O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
135 Compartilhados 113 Comentários

OnePlus 3T vs. Samsung Galaxy S7 Edge: o novato pode derrubar o veterano?

O OnePlus 3T acaba de entrar para o universo dos topos de linha. Será que o aparelho tem fôlego para assumir o posto de melhor smartphone do momento e desprestigiar o Galaxy S7 Edge? Neste artigo eu vou separar pontos que são semelhantes entre ambos, e também o que existe de melhor em cada um dos modelos.

OnePlus 3T vs. Samsung Galaxy S7 Edge - Design e acabamento

O OnePlus 3T é uma versão melhorada do OnePlus 3, mas, em termos de design, não existem melhorias significativas, visto que o projeto é o mesmo. O dispositivo mede 152,7 x 74,7 x 7,35 mm, com um peso de 158 gramas, tudo isso dentro de uma estrutura feita num bloco único de alumínio.

AndroidPIT oneplus 3t 1377
OnePlus 3T / © AndroidPIT

A Samsung oferece um dispositivo com dimensões semelhantes: 150,9 x 72,6 x 7,7 mm. Apesar da combinação entre vidro e alumínio, o peso do S7 Edge é semelhante ao do 3T, ligeiramente inferior até. O Edge é mais espesso, menor e mais leve.

Ambos os dispositivos são visualmente elegantes. O OnePlus 3T na cor cinza escuro é muito bonito, mas sua aparência, de modo geral, fica dentro daquilo que esperamos de um smartphone com design clássico. Acho que em termos de design o S7 Edge tem mais a oferecer para os usuários, até porque temos nele a famosa tela com as bordas laterais curvas, uma pegada confortável e até mesmo a conveniência da certificação IP68 de resistência à água.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 2
S7 Edge  © AndroidPIT

Os pontos positivos do OnePlus 3T que o tornam diferente visualmente do S7 Edge é a porta micro USB Type-C. É claro que em termos de carregamento rápido temos uma semelhança entre ambos. De modo geral, o Galaxy S7 Edge oferece um design mais elegante, unido ao acabamento mais premium. As bordas curvas e a certificação contra água também podem contar bastante na escolha pelo modelo.

OnePlus 3T vs. Samsung Galaxy S7 Edge - Tela

Outro aspecto pouco inovador no OnePlus 3T é sua tela, visto que temos aqui o mesmo painel AMOLED (óptico) de 5,5 polegadas Full HD se seu predecessor. A densidade de pixels é de 401ppi, com luminosidade máxima de 482 cd/m².

O Galaxy S7 Edge, por sua vez, conta com um painel Super AMOLED que possui as mesmas 5,5 polegadas, mas com definição QHD. A densidade de pixels é de 534ppi, com luminosidade máxima de 653 cd/m². A melhor característica da tela, como dito anteriormente, são suas bordas curvas, que se tornaram indispensáveis para alguns, e inúteis para outros.

androidpit oneplus 3t screen1
Tela do OnePlus 3T  © AndroidPIT

De modo geral, temos aqui um painéis com tecnologias similares, com maior nitidez no Galaxy S7 Edge. O AMOLED é sempre útil por economizar energia, deixando de iluminar os pixels pretos do painel. Isso é ainda mais útil com o modo ''Always On'' do Edge, que exibe uma prévia das notificações de forma simplificada num fundo preto quando a tela está bloqueada. 

A tecnologia de tela muda um pouco entre ambos, visto que temos o AMOLED óptico no OnePlus 3T, que conta com o modo de cores sRGB, tornando os tons mais realistas e menos saturados. De modo geral, ambas as telas são boas em termos de cor, brilho e ângulos de visualização.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 9
Tela QHD do S7 Edge  © AndroidPIT

OnePlus 3T vs. Samsung Galaxy S7 Edge - Software

Ambos os dispositivos são baseados no Android 6.0.1 Marshmallow, mas rodam com customizações. O OnePlus 3T roda com a OxygenOS 3.5.1, enquanto o S7 Edge roda com a interface do usuário TouchWiz.

Pode parece que ambos sejam semelhantes à primeira vista, mas, na prática, tudo é bem diferente. Enquanto a TouchWiz é bastante modificada, o OxygenOS mantém parte do sistema inalterado, aliás, vemos nele uma forte influência do Android Nougat. A skin da Samsung tem mudado muito nos últimos anos, embora continue sendo inconfundível, com suas cores chamativas e ícones arredondados. Ambos devem receber o Nougat em breve.

androidpit galaxy s7 edge review 1
Game Launcher do S7 Edge  © AndroidPIT

Cada aparelho oferece funções de software específicas. O S7 Edge conta com alguns truques que funcionam apenas nas bordas curvas da tela, exibindo informações sobre a previsão do tempo e entre outros. O OnePlus 3T oferece vários recursos interessantes, como o modo noturno, que pode melhorar a experiência de uso do usuário em ambientes pouco iluminados.

Aliás, não temos no 3T nenhum tipo de bloatware pré-instalado. O Game Launcher, por sua vez, é outro recurso interessante do S7 Edge, que transforma o dispositivo num console, aproveitando ao máximo o poder de processamento gráfico do aparelho.

OnePlus 3T vs. Samsung Galaxy S7 Edge - Desempenho

Em termos de potência, o OnePlus 3T é um marco, superando inclusive o S7 Edge. Temos nele o NOVO processador Snapdragon 821 e nada menos que 6GB de memória RAM. O S7 Edge fica um passo atrás no processador, o Snapdragon 820, assim como na RAM, que é de "apenas" 4GB.

Outra vantagem que o 3T tem está no seu modelo "Gunmetal" (cinza escuro), que conta com 128GB de armazenamento interno. É claro que o OnePlus 3T não é um aparelho perfeito, visto que o mesmo não suporta cartões microSD, como é o caso do Edge. Para uso diário, ambos os dispositivos darão conta de tarefas cotidianas tranquilamente. Em termos técnicos, contudo, temos uma clara vantagem para o 3T.

  3D Mark Sling Shot ES 3.1 3D Mark Sling Shot ES 3.0 3D Mark Ice Storm Unlimited ES 2.0 PC Mark Work Performance Google Octane 2.0
OnePlus 3T 2358 2983 30610 6848 6566
Samsung Galaxy S7 edge 1976 2362 30310 5077 10292

OnePlus 3T vs. Samsung Galaxy S7 Edge - Câmera

O Galaxy S7 Edge é dono de uma das melhores câmeras do mercado. Ele tem uma lente de 12MP com abertura f/1.7, que está aliada à tecnologia dual-pixel, que captura fotos melhores de objetos em movimento. A estabilização óptica complementa o conjunto do Edge. Na prática, a câmera deste dispositivo é excelente.

AndroidPIT oneplus 3t 1371
Câmera do OnePlus 3T  © AndroidPIT

O OnePlus 3T tem uma câmera frontal de 16 MP com abertura de f / 2.0. Ele não tem a tecnologia dual-pixel ou lentes duplas, nem qualquer outra tecnologia moderna ou "revolucionária", por isso, temos aqui uma câmera que faz o trabalho apenas satisfatório em comparação com o S7 Edge.

A câmera do OnePlus 3T entrega bons resultados, mas, de modo geral, ela é inferior a lente do S7 Edge. O Galaxy S7 Edge traz resultados precisos e, além disso, o tamanho do pixel e maior no modelo da Samsung (1µm vs. 1,34µm). Abaixo vicie confere o ensaio e fotos em alta resolução feito com a câmera de ambos os modelos:

OnePlus 3T vs. Samsung Galaxy S7 Edge - Bateria

A Samsung resolveu equipar o S7 Edge com uma bateria de 3.600mAh, que não surpreende muito se levarmos em consideração o tamanho do dispositivo e sua resolução de tela. A OnePlus foi um pouco além, colocando uma bateria um pouco menor, de 3.400 mAh. Contudo, os 200mAh a mais que o S7 Edge carrega não faz do modelo um vencedor nesse quesito.

A capacidade da bateria ajuda, mas a otimização entre o software e o hardware ajuda ainda mais. O resultado aqui é bem semelhante, visto que ambos os modelos são capazes de oferecer um dia de uso completo sem a necessidade de carga adicional neste período.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge review
S7 Edge tem bateria de 3.600mAh © AndroidPIT

Temos o carregamento rápido em ambos os modelos. O OnePlus 3T usa o sistema de carga Dash (5 volts e 4 amperes), que permite o carregamento muito rápido - embora eu tenha conseguido levar a bateria de 5% para 57% em 30 minutos. O S7 Edge também tem um sistema de carga rápida (Quick Charge 2.0), passando de 5% para 43% em cerca de 30 minutos também.

OnePlus 3T vs. Samsung Galaxy S7 Edge - Especificações técnicas

  OnePlus 3T Samsung Galaxy S7 Edge
Modelo: OnePlus 3T G935F
Fabricante: OnePlus Samsung
Dimensões: 152,7 x 74,7 x 7,35 mm 150,9 x 72,6 x 7,7 mm
Peso: 158 g 157 g
Tamanho da bateria: 3400 mAh 3600 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas 5,5 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED AMOLED
Tela: 1920 x 1080 pixels (401 ppi) 2560 x 1440 pixels (534 ppi)
Câmera frontal 16 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels 12 megapixels
Flash: LED LED
Versão do Android: 6.0.1 - Marshmallow 6.0 - Marshmallow
Interface: Oxygen OS TouchWiz
RAM: 6 GB 4 GB
Memória interna: 128 GB
64 GB
32 GB
64 GB
Memória removível: Não disponível microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 821 Samsung Exynos 8890
Número de núcleos: 4 8
Velocidade máx. 2,35 GHz 2,3 GHz
Conectividade LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.2 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

OnePlus 3T vs. Samsung Galaxy S7 Edge - Veredito final

É difícil eleger o melhor smartphone dele comparativo. O OnePlus 3T é mais recente, portanto é natural que suas especificações estejam mais atualizadas. Mas, nem por isso, o Galaxy S7 Edge fica para trás em termos de performance. É claro que o modelo sul-coreano tropeça em algumas atividades numa comparação direta com o 3T, mas seu design, por sinal, e suas funções tornam o aparelho único.

O preço pode ser o fator que mudará a escolha do usuário, visto que a versão de 128GB de OnePlus 3T sai por 599 Dólares no exterior (R$ 2.026,00 sem taxas), enquanto no Brasil o S7 Edge de 32GB está saindo por algo em torno dos R$ 2.730,00 no comércio.

Qual aparelho do comparativo você escolheria?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Steven Oliver há 4 dias

    Os dois são ótimos, mas eu ressalto 3 características que me fazem preferir o S7 Edge
    Resistência à água
    Tela
    Assistência no Brasil (garantia)

  • David CD há 4 dias

    Realmente, faz todos sentido a assistência técnica da garantia. Todos aparelhos que tive, já fizeram uma viagem até lá. Por isso que pra mim não faz sentido pegar um smartphone importado.

  • Marcelo Neri há 4 dias

    Concordo com Steven e David, garantia e assistência técnica pra mim são muito importantes também!

  • Denis Correia há 4 dias

    "Qual aparelho do comparativo você escolheria?" - OnePlus 3T. Como gosto de interfaces pouco modificadas e próximas do Android puro, seria essa a minha escolha. Além disso, considero essa curvatura das telas Edge difíceis de proteger e mais propensa à danos. No mais, são dois belos smartphones e quem escolher qualquer um deles, estará bem servido.

  • Lucas Goulart F. há 4 dias

    Além de que não há uma real utilidade da tela Edge que me faça optar por ela.

113 Comentários

Escreva um comentário:
  • 599 dolares? CUSTA 479 NO SITE OFICIAL A VERSÃO DE 128gb

  • De onde vocês tiraram que o preço do Oneplus 3T é 599$??? No site custa 479$ o com 128GB.

  • Pra mim, a versão normal do ONE PLUS 3 já é melhor que qualquer versão do S7.. imagine o a versão atualizada.

  • O 3 já desbancava o s7, redundante falar que o 3T irá.

  • OnePlus 3T e muito top seloco, como eu queria esse cel :/

  • prefiro o oneplus 3T maaaaaas nada dele aparecer aqui né

  • Nem precisa comparar. É nítido que o s7 tem um conjunto superior, que traz uma experiência android mais eficiente ao usuário.

  • Não tem nem um 1 ano que o S7 Foi lançado e já é considerado veterano? oloco kkk'

  • Quanto comentário sobre ip65/68..

    Não tem nem 1 ano que a maioria dizia que não era necessário, que celular não é feito para molhar.
    Ninguém critica de não ter na linha A.. Que na teoria seria equivalente a xperia M. Nem o moto Z tbm.. Coisa que até os outros moto g tinham em nível menor..

    Criticam o preço dos outros fabricantes, mas até zen 3 deluxe snap 820 e Xz que vêm da Ásia chegaram por preço menor, s7e era 4300,00...
    Sem esquecer que o cancelado tbm seria mais de 4000.
    Não importa se é 2700 hj, não era qdo veio. Outros custarão 2700 em 6-7 meses depois.


    Câmera dupla, tela UHD, som estéreo etc..

    Não entendo pq de algo X ser considerado bom/necessário somente qdo passa a ter nos galaxy..

    Há quem critique cam f2.0 pois o s7 usa f1.7. [ PIXEL f2.0- 89 PTS, X PERFORMANCE f2.0- 88 PTS]. E tbm a ausência de OIS.
    Um que foi colocado no mesmo nível e um melhor..

    Há quem critique smarts de metal pq não tem o carregador magnético tipo s6/s7 , mas esquece que o corpo de vidro é necessário para tal coisa. Prova é a Apple querendo voltar ao vidro.

    A ideia de Apple e Sammy de biometria na tela é para tirar o botão e ocupar mais espaço com o display.
    Para quem usa na lateral ou atrás não vai fazer diferença.
    E mesmo algumas usando speaker frontal inferior ou botão biometria vão ser criticadas se não usarem na tela..

    Aí se o s8 mantiver tela 2k o que é possível, já que há boatos de um s8 5,7" e s8 plus 6,2" , há quem dirá que foi decisão acertada pois 4k gasta energia e o olho não vê mais que 300 ppi.. Assim como era dito até maio/junho.


    Não vejo diferença entre quem faz isto e o pessoal que fica dias na fila quando lançam o novo iphone..

    • Desculpe Moisés, mas não sei de onde você tirou isso de ninguém achar necessário a resistência à água há 1 ano atrás. Desde que começou a aparecer nos aparelhos da Sony e depois no S5 (2,5 anos) muita gente achou isso muito necessário e nós vemos nos comentários. Basta retroceder um pouco e ler, inclusive os meus comentários. Veja que é um item tão buscado pelos consumidores que até a Apple se rendeu a ele.
      Acho que a evolução é necessária e muitas empresas vem fazendo isso, mesmo a Samsung. E não é porque ela coloca em seus aparelhos que as pessoas que não gostam dela tem que detestar ou mesmo falar que é algo desnecessário.

      *Editado*
      Esta é a frase original que o Moisés havia usado no seu comentário antes de editar e deturpar a minha resposta:
      *"Não tem nem 1 ano que ninguém dizia que era necessário, que celular não é feito para molhar."*

      • Obrigado por comentar, já imaginei que seria o #1.

        Já sabia que ia falar que as coisas evoluem.
        Se não me engano o gear vr veio na época do Edge Plus, não vi um comentário sobre 2k ser pouco.
        Até quem nem tem diz hj que é pouco, tudo após o boato de tela 4K.
        Se é bom ou não não sei, não pretendo ter um celular 6 cm dos meus olhos.

        Desde o início era de se notar que o g5 ia fracassar pela falta de praticidade. Maioria pagou pau e só começou a criticar qdo soube do g5 SE.

        Leio vário sites, inclusive internacionais. Onde ocorre menos o que citei. Olhe Tecmundo, Tudo Celular e outros e confira se estou errado.
        Veja comentários nas matérias da cam do iphone ou pixel; do lançamento do z5 premium ...

      • Mas quem experimenta VR, e as próprias fabricantes, sabem que 2K é pouco Moisés. Não sei por que vc insiste tanto nesse assunto de telas 4K, já que vc acabou de dizer que não pretende ter um celular a 6cm dos olhos. Basta vc comprar um fhd e tá resolvido seu problema. A evolução tem que ocorrer, precisa ocorrer e vai ocorrer, mais cedo ou mais tarde. Questões de consumo energético e processamento é o de menos, as fabricantes sempre dão um jeito. A Samsung já até deu um jeitinho no S7 Edge, possibilitando a redução da resolução da tela, por enquanto de forma manual. Creio que futuramente o próprio aparelho irá detectar que foi conectado ao Gear VR e irá alterar a resolução para o máximo. Ao retirar ele retorna para o ajuste previamente selecionado pelo usuário. Num futuro S8, por exemplo, pode ser que o sistema libere a resolução 4K somente para VR e o usuário, qd em uso normal, escolha 2K ou fhd. Enfim, tem solução para tudo. O que não pode é estacionar.

      • Eu falei da resistência à água, Moisés, e sua resposta foi somente sobre a resolução 4K. Interessante saber que você prevê o futuro. Poderia usar esse dom para evitar tragédias, por exemplo.
        Ah... e eu vi que você editou sua resposta trocando a palavra "NINGUÉM" POR "MAIORIA", talvez para parecer que minha resposta não era coerente. Então vou replicar aqui o primeiro parágrafo seu original.
        *"Não tem nem 1 ano que ninguém dizia que era necessário, que celular não é feito para molhar."*

      • Eu sei que hoje td é diferente de 2013 por exemplo.
        Um j5 deve ser melhor que o s3.

        A questão Andreu é ter gente que faz pouco caso da coisa X, aí qdo aparece a coisa X no Galaxy começa a falar bem. E critica os aparelhos que não têm.
        Tipo os motoboys qdo o stock recebe algo que tds nós usamos desde 2013..
        Isto não entendo...

        Eu adoraria passar o meu de full hd para hd por uns 15% a mais de bateria, não é pq outra fabricante oferece que devo falar mal.
        Tbm acho bem útil o samsung pay.

      • Escrevi de madrugada... Nem voltei depois.. Não inventa...

      • Bom, aí é outra história Moisés. Por isso eu sempre digo que, se tratando de hardware, quanto mais melhor. Inclusive acho que a Samsung já deveria ter adotado tela 4k e 6GB de RAM já no finado Note 7.

      • Como disse, escrevi de madrugada.
        Depois voltei pela manha e vi que vc tinha respondido. Pois não ativo para me enviar aviso de resposta.
        Não mexi em nada...
        Era o que me faltava .....

        Comentários são para as pessoas trocarem ideias, expor seus pontos. A troco quê iria deturpar sua resposta..
        Aff...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi