O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
676 Compartilhados 106 Comentários

Esqueça o Chrome. O Opera Mini é o melhor aliado do seu Android!

Quem nunca deixou de descobrir novos aplicativos por puro comodismo? Acreditamos que as opções que vem pré-instaladas no Android são suficientemente boas para o nosso uso cotidiano. Porém, as coisas mudam um pouco quando começamos a testar alternativas que encontramos no Google Play. Minha recente descoberta foi o Opera Mini.

Por que isso?

Particularmente, não sou fã de benchmarks e de rankings que divulgam performances de apps ou dispositivos. Entretanto, a coisa muda um pouco de figura quando o assunto são browsers de internet, seja para computadores de mesa, tablets ou smartphones. 

Procuro acompanhar quais são as tendências que envolvem os navegadores de internet, como novas extensões, plugins, mecanismos de processamento de conteúdos e por aí vai. Quem acompanha esse mundo pantanoso sabe que algumas empresas tentam monopolizar o mercado web utilizando seus sistemas operacionais, desde a Microsoft com o temível IE (agora Edge), passando não pelo Safari, da Apple, Firefox, da Mozilla e chegando até o Chrome, da Google.

Mas, e a boa e velha competição de mercado, como fica? Nos últimos dias resolvi abandonar o Chrome e passei a usar o Opera Mini como meu navegador pessoal no Android. Também pensei em reunir 3 motivos para tentar convencer você a fazer o mesmo.

1. Atualizações que fazem toda a diferença

Durante meu tempo de experiência com o Opera Mini, fui agraciado por uma atualização muito interessante. Primeiramente, o app começou a oferecer suporte e integração com cartões microSD, permitindo que o navegador suba arquivos para serviços de armazenamento a partir do armazenamento externo. Além disso, tudo o que roda no Opera Mini pode ser salvo no SD, como fotos, vídeos e até os dados do navegador.

A função que eu achei mais interessante foi o acelerador de vídeos, que existia apenas na versão completa do navegador. Com ele, o Opera Mini comprime parte dos dados de vídeos para acelerar a reprodução e economizar no plano de internet móvel. Além disso, esse compactador também economiza banda do Wi-Fi, fazendo com seus vídeos rodem mais rapidamente sem gastar tanta bateria ou processamento.

confdadosoperamini
Leitor integrado de QR Code (acima) e acelerador de vídeos (abaixo) / © ANDROIDPIT

Um dia antes deste update, outra atualização adicionou um leitor de QR Code integrado ao navegador. Assim, sempre que eu vejo um código QR no metrô ou em qualquer lugar, faço a leitura do mesmo pelo próprio browser, que se encarregará de fazer o processamento das informações na internet.

2. O paraíso das funções

O Opera é um navegador que sempre está associado a economia, seja ela de performance ou de dados. De fato, o browser é um grande aliado nessas tarefas. Mas, nem por isso, sua versão Mini é um browser de internet "capado", ou seja, existe uma gama de recursos que o tornam único.

A primeira delas é o modo noturno que, particularmente, fez toda a diferença no meu uso. Esse modo ajusta as configurações do display do aparelho, fazendo com que a leitura de textos e sites fique mais agradável. É possível controlar o nível do brilho, o que pode ser útil para adaptar a tela do telefone em diferentes tipos de iluminação.

modoleituraopera
Modo noturno do Opera Mini / © ANDROIDPIT

Outro ponto que me chamou atenção foram os ajustes das páginas, que podem ser adaptadas de acordo com o tipo do dispositivo. Se você estiver usando um tablet, por exemplo, pode optar pela opção que otimiza o navegador e as páginas que serão carregadas para uso em telas grandes.

No caso dos smartphones, o ganho em aproveitamento da tela foi bem interessante. Abaixo, você confere o Opera Mini em modo smartphone, ao lado do Chrome em modo padrão:

comparacaochromesideopera
Opera Mini (ao centro) tem melhor aproveitamento de tela do que o Chrome (direita) / © ANDROIDPIT

Além da navegação pela internet, o ganho em performance é outro ponto que merece atenção. Entre as configurações do Opera Mini você encontrará opções para ajustar o modo como as imagens serão exibidas ou salvas. É possível compactar fotos para que o carregamento das páginas seja mais rápido.

3. Econômico em todos os sentidos

Durante o tempo em que usei o Opera Mini, realizei diversos ajustes entre as configurações do app para otimizar minha navegação pela internet. Compactei imagens, deixei o acelerador de vídeos ativado e também o modo de economia de dados, que é conhecido como Opera Turbo.

Entre os dias 6 e 8 de março, o Opera Mini processou 121 MB de dados. Desse total, 51,43MB foram compactados pelo navegador. O Chrome, por sua vez, recebeu 453 MB de dados - mais do que o dobro - compactando apenas 98,32MB desse total.

Além de consumir mais por conter menos opções de compactação, o gerenciamento de dados nativo do Chrome se mostrou menos eficiente em comparação ao Opera Turbo.

Vale a pena usar o Opera Mini no Android?

Sim, o Opera Mini, além dos recursos que mencionei, oferece suporte para notificações do Facebook e muitos outros recursos. Claro, muitas opções existentes no Opera também estão no Chrome. No entanto, o navegador do Google perde na quantidade de recursos, principalmente aqueles que otimizam a navegação pela internet.

O Opera Mini pode não ser o navegador principal do seu Android, mas, indico que você o tenha instalado como uma segunda opção se possível. Além de ser muito eficiente e rápido, o browser não pesa no dispositivo.

Aliás, aproveite para baixar o navegador agora!

Browser Opera Mini Install on Google Play

E aí, qual navegador de internet você utiliza? Está disposto a dar uma chance ao Opera Mini?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Willian Belizario há 8 meses

    o problema é q o chrome é bem loco, ele tem permissões para controlar sua mente para q mesmo se vc usar outro browser vc sempre acaba voltando a usar o chrome..bem loco :O

  • Lígia Bento há 8 meses

    Já usei o Opera, mas não consigo abandonar o Chrome no Android, já que a integração com o desktop e os recursos ótimos.

106 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu usava o opera mini pelo bloqueador de anuncios mas acontece que nao consigo fazer login na conta googke ou comentar em nenhum site nao seria possivel eu estar comentando aqui atraves dele por exemplo. Entao voltei correndo pro chrome melhor ver alguns anuncios que nao poder interagir com meus sites favoritos

  • Já faz algum tempo que uso o Opera Mini, no android, recentemente passei a usa-lo como navegador principal também no computador. Desde o momento que comecei a sincronizar tudo, e passei a usufruir de todos os recursos multi plataforma, é meu navegador principal. Antes procurava um navegador que fosse capaz de suprir minhas necessidades, e trocar o Chrome, no android, meu navegador secundário é o Chrome; no computador, uso o Opera, as vezes o Firefox.... e o Chrome? Nem instalado está mais!

  • Opera Mini é sensacional, único navegador que consegue aliar velocidade com a máxima compressão de dados, e isso obviamente, ajuda na economia, fazendo o 3G/4G, durarem muito mais.

  • não consigo sair do chorme, por causa da sincronização que ele tem com a conta do google

  • Boa dica!

  • Já usei o opera mini há muito tempo, hoje prefiro o UC Browser e o Chrome, pra mim são os melhores.

  • Em dado momento já baixei o Opera, hoje tô cm uc brouser, muito top, mas não consigo largar o bendito Chrome, vai entender.

  • Como faço para alternar entre a versão mobile e desktop de um site pelo opera mini? No Chrome é bem facil. E outra: tem muita coisa que não funciona ou não tem compatibilidade com o Opera. Por exemplo: logar aqui com minha conta do Google para comentar foi um sofrimento...

  • O Opera mini é um excelente navegador economiza dados é mais rápido para carregar.

  • alguem sabe se ele tem suporte para o chromecast?

  • Eu uso o uc browser, ele é bem leve e muito mais rápido e Chrome e opera mini juntos, fora q ele é bem compatível com os sites e reproduz em flash player oq tem suporte a plug-ins...

    Sempre achei ele melhor e muito mais leve q qualquer um...

  • Eu gosto tanto do Opera que uso até no meu PC! O Chrome para smartphone é bem pesado, em relação ao Opera.

  • Utilizava o Opera Mini há um tempo atrás, mas deixei por conta de que o Chrome já vir instalado. Nem sei como está este navegador. Vou baixar e se for bom mesmo, volto pra dar 5 estrelas ⭐⭐⭐⭐⭐

  • O Opera mini e um ótimo navegador!
    Mas agora fico meio receoso por causa da suposta negociação de compra pelo chineses!

  • Instalei no LG G4, Redmi 2 e no desktop Linux Mint 17 e estou satisfeito com o uso de memória, velocidade, funcionalidades, acho que vou usá-lo como padrão.

  • O Opera Mini revolucionou a maneira que uso a internet. Alterno entre os modos de Economia Alta e Extrema e com isso economizei muitos dados do meu plano 4G *-* além dele ser rápido, consegui acessar sites, e-mails e redes sociais numa boa e por conta disso me livrei dos aplicativos do Chrome, Facebook e E-Mail :) recomendo que usem, é realmente bom !!!!

  • Ainda prefiro o chrome.

  • É bom mesmo, mas o Chrome quebra tanto galho..

  • Opera é o melhor navegador.....que ninguém usa

  • Uso o Opera Mini desde os Symbian e os Windows Mobiles que já tive. Atualmente com o Android utilizo o Puffin para abrir páginas em desktop (na minha concepção bem melhor que o Chrome nesse sentido) uso o Chrome para abrir páginas em outros idiomas, nesse sentido o Chrome é insubstituível :) ( Copyright : Minha opinião) rs

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi