O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 90 Compartilhado 51 Comentários

Cuidados que você deve ter na hora de comprar smartphones usados

Economia ladeira abaixo, dólar em alta e as fabricantes não ajudando muito nos preços. Comprar um smartphone novo nos dias atuais é tarefa que doi no bolso mais do que nunca. Mas é possível adquirir bons aparelhos seminovos (ou usados se preferir) a valores bem justos e aproveitar bem o seu potencial por um longo tempo. Basta seguir as dicas abaixo:

Pesquise, pesquise e pesquise

Hoje, há uma vasta oferta na venda de smartphones usados e, como quase tudo que envolve o nosso bolso, pesquisar pelo melhor preço e produto é essencial. E três ites podem servir como ótimos pontos de partida para isso: o de classificados online OLX, o e-commerce Mercado Livre e o Trocafone, página especializada na compra e venda de celulares e tablets usados.

LOJASONLINEDEF
OLX, Mercado Livre e Trocafone: opções para pesquisar smartphones usados/ © ANDROIDPIT

Mas ao mesmo tempo em que você faz essa pesquisa, procure sempre checar também quanto as lojas estão cobrando por um modelo novo, para ver se a diferença de valores compensa. E sempre desconfie se o telefone que você está interessado está com um valor muito abaixo do praticado, mesmo sendo usado. Se parece golpe e tem cheiro de golpe...normalmente é golpe. Não existe fórmula mágica na venda e nem na revenda que faça esse tipo de produto ficar incrivelmente mais barato.  

A presença da nota fiscal deve ser inegociável

A exigência da nota fiscal é importante para dois casos: o primeiro é que o documento é a garantia de que não se trata de um smartphone roubado, o que pode te dar uma grande dor de cabeça, além de prejuízos (ver mais abaixo). O segundo é que se o aparelho ainda estiver na garantia, esse documento é que vai permitir que você o leve na assistência técnica sem ter que pagar por algum tipo de reparo. Sem nota fiscal, nada feito. 

A nota fiscal é uma das garantias de que você não está comprando um smartphone roubado

Confira se todos os acessórios são originais

Ao analisar o smartphone usado que você está de olho, uma das primeiras coisas a ser feita é verificar se todos os acessórios do aparelho são originais, desde o carregador e o cabo de dados (os itens mais importantes), até o fone de ouvido, passando pelas eventuais capinhas de proteção. Se você notar que algum desses itens não é original, pergunte o motivo ao proprietário. E, claro, pesquise sobre a qualidade da marca do acessório substituto. Ou peça um desconto. 

carregador rapido galaxy s6 adaptador
Certifique-se de que os acessórios do smartphone sejam originais / © ANDROIDPIT

Realize testes exaustivos no smartphone

Seja você um usuário básico, intermediário ou avançado, realizar testes no smartphone seminovo que você quer comprar é algo obrigatório. Teste todos os acessórios, a sensibilidade da tela multitouch, instale alguns apps e jogos para ver a quantas anda o desempenho do aparelho e da sua bateria, cheque a qualidade dos alto-falantes, das câmeras, faça ligações...enfim, vire o telefone de “ponta-cabeça”. 

Se você é um usuário mais avançado, instale alguns apps de benchmark, como o AnTuTu e o Geekbench 3, para ver como se comportam os processamentos da CPU e da placa gráfica e se o dispositivo tende a esquentar. E antes de tudo isso, ainda faça um levantamento para checar se o modelo tem grande entrada em assistências técnicas ou um grande volume de reclamações. 

samsung galaxy s2 9 7 benchmark
Antes de comprar um smartphone usado, teste seu desempenho/ © ANDROIDPIT

Cheque se o telefone já passou por uma assistência técnica

Pergunte ao atual proprietário do smartphone se o aparelho já passou por alguma assistência técnica e qual foi o motivo. Às vezes, o aparelho apresenta pequenos defeitos de fábrica que são rapidamente resolvidos na assistência e não merecem grande preocupação. Mas se os problemas aparecem em áreas mais sensíveis como tela e bateria, aí é o caso de ficar mais atento. Cheque a garantia, pesquise quanto custaria uma eventual manutenção do modelo e, se ainda assim você quiser o telefone, negocie um bom desconto. 

ANDROIDPIT battery 5
Verifique sempre o histórico do celular / © ANDROIDPIT

Verifique se o IMEI está bloqueado

Para não cair na cilada de comprar um smartphone roubado, a melhor saída é consultar o seu IMEI. Para quem não sabe, o IMEI é uma espécie de RG do telefone e cujo número está localizado na caixa, na parte interna traseira do aparelho (próximo à bateria) ou que pode ser descoberto ao digitar na tela do o código *#06#.

Com esse dado em mãos, é possível consultar na internet se o aparelho está bloqueado por roubo ou furto. Basta acessar o site "Consulta Aparelho Perdido" e digitar o número do IMEI. A página consultará o Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI), sistema coordenado pela Anatel e administrado pelas operadoras. Hoje a base de dados do CEMI tem cerca de 6,5 milhões de celulares registrados, que não podem ser mais utilizados. 

AndroidPIT IMEI code
A consulta do IMEI do aparelho é obrigatória/ © ANDROIDPIT

Logo, se ele estiver bloqueado, funções como acesso à internet e chamadas de voz ficarão desabilitadas. E se você comprou um celular que esteja com o IMEI bloqueado, terá um belo peso de papel com despertador em mãos.  Em suma: consulte o IMEI antes de comprar qualquer aparelho de segunda mão. 

E você? Conhece mais alguma boa dica para comprar um smartphone usado? Compartilhe com a gente. 

90 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Fabio Zenari 9/mar/2016

    Excelente artigo!
    Gostaria de compartilhar uma experiência para que outros não caiam no mesmo golpe que cai.
    Eu por anos sempre fiz "rolos" na olx e não tive problemas mas recentemente comprei um Iphone 6 na Olx, fiz todos os testes, consultei Imei e estava tudo certo, só esqueci de exigir a nota fiscal.
    Pois bem, depois de 3 semanas o aparelho teve o imei bloqueado, tentei contato com o rapaz que peguei o aparelho e nada, acabei descobrindo um golpe comum que fazem, a pessoa compra um smartphone e coloca seguro, em seguida anuncia em olx, mercado livre e faz uma troca pelo mesmo aparelho mas de outra cor ou marca, em seguida aciona o seguro informando que foi roubado e recebe outro novinho do seguro e acaba lucrando muito em cima disso, foi o que aconteceu comigo.
    O iphone que fiquei só funcionava operadora Oi, acabei vendendo ele por um preço um pouco mais abaixo, inteirei o resto do dinheiro e comprei um Iphone 6 novo.
    É caro mas estou seguro pois todos os dados, garantia, nota estão no meu nome.
    Da próxima vez que pegar um usado seja qual for, a nota fiscal é inegociável

51 Comentários

Escreva um comentário:
  • Puts Fabio, comprei ontem pelo Mercado Livre um usado sem nota... nem chegou ainda.... ainda tá no prazo para cancelar, agora fiquei em dúvida!

  • Andei pesquisando por Z3 e G4 usados, consegui várias propostas na troca pelo meu M4 mais volta, opetei pelo G4, apesar do carregador vir zoado, peguei o meu carregador sony que tinha aqui, tinha nota, arrumei todos os problemas dele: tela, botão de volume, trocaram a speaker e a carcaça o celular ficou zero. Bom, se fosse comprar um iria gastar mais, então acho que valeu a pena. Não veio com fone, mais na troca ficou com o meu fone da sony. Então ficou bom.

  • Boas dicas. Vou guardar este artigo para consulta futura. Obrigado!

  • Nesse país, é melhor comprar um intermediário novo (nf em seu nome, garantia etc) do que um top de linha usado (mesmo com nf). :)

  • Já vendi uns 10 celulares (fora notebook e pcs) no mercado livre e na olx, sempre aparelhos em boas condições, com nota fiscal (e a eletrônica),acessórios, coloco até película e capinhas novas e entrego as antigas junto e ainda deixo todos os meus contatos com o comprador, mas toda vez que pensei em comprar não deu certo por má fé dos vendedores, aparelhos diferentes do anunciado, com defeitos óbvios como mal encaixe ou trincados ou mesmo bateria paralela e só descobri na hora que peguei o aparelho, por isso sempre digo: só compre se o vendedor de cara oferecer a nota fiscal e der informações além daquelas que vc pediu, como autonomia da bateria, se é fácil achar acessórios....

  • Já comprei um aparelho de segunda mão (Motorola I867) e fiz desta forma mesmo: exigi Nota Fiscal, verifiquei o motivo da venda, mexi no aparelho e como estava tudo OK, paguei pelo aparelho. É importante pesquisar, indagar, questionar, pq os aparelhos já são caros pra pagar um valor, imagina ter q pagar mais pra fazer um reparo ou então ter o dinheiro jogado fora por conta de problemas no aparelho. Temos q conferir tudo e mais um pouco pra evitar dor de cabeça.

  • Não tenho coragem! Tenho receio em comprar um produto avariado.

  • Por isso que a melhor opção é comprar um novo

  • Já comprei um usado no ML e tem aparência de novo, nenhum dano fisicamente (já usava película e capa). Minha única dica e conversar diretamente com o vendedor e pedir um vídeo do estado do celular, assim poderá ter certeza que irá fazer uma boa compra.

  • Uma boa dica também é verificar se o aparelho já molhou ou pegou alguma umidade. A maioria tem um adesivo atrás da bateria ou atrás da tampa traseira que indica se o aparelho já molhou. Claro que isso não é 100% certo, pois o aparelho pode muito bem molhar numa parte que não tenha o adesivo, mas é alguma coisa..

  •   45

    Não vejo problemas em fazer a compra de um smartphone usado, desde que o produto se encontre em bom estado e que fique claro a procedência do produto.
    Uma dica adicional para quem deseja comprar um smartphone sem marcas de uso aparente, é verificar com o vendedor se ele usava cases de proteção e películas na tela.

    Nunca comprei um smartphone usado, mas já vendi vários em excelente estado, chegando a se assemelhar a um novo.

  • Smartphone é algo muito pessoal pra se comprar de segunda mão. Acho que vale a pena investir um pouco mais e pegar um novo.

  • compre direto da china...LG G2 F320 por menos de 500reais, + imposto (meu caso 80reais..)..alie press

  • O barato quase sempre sai caro. Se tiver condições, compre zero. Smartphone não é bem durável, principalmente nas mãos de um proprietário relaxado ou de um golpista.

  • Excelente artigo!
    Gostaria de compartilhar uma experiência para que outros não caiam no mesmo golpe que cai.
    Eu por anos sempre fiz "rolos" na olx e não tive problemas mas recentemente comprei um Iphone 6 na Olx, fiz todos os testes, consultei Imei e estava tudo certo, só esqueci de exigir a nota fiscal.
    Pois bem, depois de 3 semanas o aparelho teve o imei bloqueado, tentei contato com o rapaz que peguei o aparelho e nada, acabei descobrindo um golpe comum que fazem, a pessoa compra um smartphone e coloca seguro, em seguida anuncia em olx, mercado livre e faz uma troca pelo mesmo aparelho mas de outra cor ou marca, em seguida aciona o seguro informando que foi roubado e recebe outro novinho do seguro e acaba lucrando muito em cima disso, foi o que aconteceu comigo.
    O iphone que fiquei só funcionava operadora Oi, acabei vendendo ele por um preço um pouco mais abaixo, inteirei o resto do dinheiro e comprei um Iphone 6 novo.
    É caro mas estou seguro pois todos os dados, garantia, nota estão no meu nome.
    Da próxima vez que pegar um usado seja qual for, a nota fiscal é inegociável

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi