O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
260 Compartilhado 108 Comentários

Eis o motivo pelo qual as operadoras têm medo do WhatsApp

Em um movimento recente encabeçado pela Vivo, as operadoras declararam guerra ao WhatsApp. Para as teles, o aplicativo de mensagem nada mais é do que uma operadora clandestina. Um pesquisa divulgada esta semana, mostrou em números o motivo das empresas estarem preocupadas. E se eu fosse o dono de uma delas, realmente estaria com a pulga atrás da orelha.

O estudo, realizado pelo MobileTime em parceria com a Opinion Box, constatou que 62,7% dos usuários de smartphone no Brasil realizam chamadas pelo WhatsApp. Um em cada três utilizam a função pelo menos uma vez por dia. Além disso, 30,8% dos entrevistados disseram que utilizaram pelo menos umas vez na semana o recurso de chamadas de voz do aplicativo.

62,7% dos usuários de smartphone no Brasil realizam chamadas pelo WhatsApp

Esses números podem ter uma ligação direta com a melhora na qualidade das chamadas. Em julho de 2015, quando foi divulgada a preliminar da pesquisa, 19% dos entrevistados deram uma nota ruim (1 e 2 em uma escala que vai até 5) para a qualidade das ligações pelo aplicativo. Agora esse número caiu para 11%.

Ao todo, 1.895 pessoas responderam a pesquisa. Como era esperado, o WhatsApp tem a preferência dos usuários brasileiros. Facebook Messenger ficou em segundo, seguido de Telegram.

WhatsApp faz concorrência direta com as operadoras no país

Uma das conclusões da pesquisa é que o WhatsApp, com o lançamento do recurso de chamadas de voz gratuitas no ano passado, é sim um rival direto das operadoras. “Depois de verem seu volume de SMS cair consecutivamente, trimestre a trimestre, agora correm o risco de sentirem impacto também nas chamadas de voz”, diz o estudo ao apontar o temor das operadoras.

E isso já foi sentido no ano passado, logo após a liberação do recurso no aplicativo. Dados da Teleco apontam uma queda acentuada no tempo gasto pelos usuários em ligações: 111 minutos por mês, enquanto antes das chamadas de voz pelo WhatsApp era uma média de 134 minutos.

Operadoras correm o risco de sentirem impacto nas chamadas de voz

Além de deixar de ganhar dinheiro com o SMS, as operadoras estão ganhando menos com as chamadas. Isso tem um impacto direto no caixa das empresas. A TIM, por exemplo, divulgou um lucro em 2015 20,3% menor do que 2014.

Com esses números é possível entender melhor a birra das operadoras contra o WhatsApp. Enquanto algumas ainda tentam entender como lucrar com a popularidade do aplicativo, outras, como a Vivo, criam iniciativas próprias - aplicativo Tu Go - para bater de frente.

Na sua opinião, o WhatsApp é um vilão ou aliado das operadoras? O usuário pode se beneficiar com essa "guerra"?

Os comentários favoritos dos leitores

108 Comentários

Escreva um comentário:
  • As ligações feitas pelo aplicativo são boas, quando a Internet é de boa qualidade. Ou seja, nem todos os lugares tem acesso a internet ou mesmo 3g ou 4g... Então, muitos usuários vão continuar a utilizar ligações pelas operadoras, que deveriam começar a investir em planos melhores e acessíveis para seus clientes continuarem a usar ligações, começando pela redução de valores na tarifação entre outras operadoras, unificando o valor de custos para os clientes ligarem sem medo de pagar caro por uma ligação, por exemplo.

  • Lendo quase todas as respostas, vejo que o brasileiro não está sem informação, e estão todos certos em não concordar com as operadoras. Serviço péssimo com cobrança altíssima. As operadoras de telefonia, de Tv a cabo entre outras empresas, deviam melhorar os serviços prestados, dando mais qualidade aos usuários e cobrando valores justos. Mas, pelo que sabemos, as empresas preferem brigar contra os aplicativos, em vez de se juntar a eles. No Brasil, tudo se cobra caríssimo, mas não tem qualidade. A começar pelo governo picareta, que estamos enfrentando de uns tempos pra cá...

  • Whatsapp é um concorrente como qualquer outro. O problema é que no Brasil as empresas não tentam melhorar o serviço pra bater a concorrência. Aqui, todas as ferramentas são utilizadas para que o serviço bom piore e fique igual a concorrência ruim. Basta ver a novela com o Netflix e a vivo querendo limitar até a banda larga.

  • Aliado! Pois as operadoras cada vez mais estão tentando lucrar de maneira errada, com altos custos de chamadas entre outros meios de comunicação.

  • Uma solução simples é as operadoras resolverem ganhar dinheiro na área do WhatsApp oferecendo um pacote de dados mais generoso e de melhor qualidade. Assim, os usuários vão continuar usando o app tanto por Wi-Fi quanto por 3G, o que no meu caso é o único empecilho pra usar o serviço do App

  • Recomendo que as operadoras se contentem apenas em fornecer Internet 3G, 4G de qualidade aos usuários. Os tempos são outros, tudo se adapta ou se reinventa. Não faço uso de chamadas de voz pelo whatsapp, pois acho a Internet oferecida pelas operadoras de péssima qualidade. Mas se o serviço é de péssima qualidade, porque não tentar melhorar o fornecimento das redes 3G, 4G aqui no Brasil, em vez de ficar gastando dinheiro com processos contra o whatsapp que vão acabar em pizza mesmo.

  • Longa vida ao whatsapp e morte às operadoras.

  • Esse caso é o mesmo do cartão de crédito, a NuBank está vindo sem anuidade e sem juros e está mudando o modo de pensar das empresas de cartão de crédito que cobram absurdos do seu cartão, ligação pelo whatsapp está revolucionando o jeito de se comunicar com as pessoas, agora só falta a chamada em vídeo, ai meu caro quero ver alguém segurar o Facebook.

  • É bom as operadoras sentirem este tipo de ameaça que vai se tornar cada vez mais real. Elas não fazem nada atrativo ao cliente? Só querem ganhar dinheiro? Quando se faz um contrato de voz e dados o que ocorre é que o mesmo não é explicado de forma clara, e muitas vezes descobrimos coisas que o vendedor não nos falou que existia. Voz sobre IP, caminha lento, a passo de tartaruga no Brasil, mas a verdade é que este serviço vai ganhar cada vez mais espaço no nosso meio.

  • Só mesmo no Brasil. Ninguém pode oferecer serviço melhor e mais barato à população, a exemplo do Uber e do whatsapp, que tem uma galerinha do mal que só se importa com o próprio umbigo querendo cancelar, e que se estrepe o povo. Por não se preocupam em melhorar seus serviços pra competir melhor? E a Tim, ta reclamando do quê? Pegando o boi e as vacas todas de ainda ter tido lucro, com o servicinho péssimo que oferece, onde todas as ligações, eu disse todas, caem ou ficam picadas na maior parte do tempo. UMA VERGONHA. E o pior é que o governo (governo?) ainda permite que essas empresas façam o que querem no nosso quintal. UMA VERGONHA, de novo!

  • As operadoras ganham muito mais vendendo pacotes de Internet hoje do que ganhavam com SMS a alguns anos atrás! O mundo está mudando e se elas não se adequarem a essa nova realidade e ondas de mudanças perderão clientes! Tanto é verdade que a Vivo é uma das únicas operadoras que não dão nenhuma vantagem para os clientes usarem whatsapp é justamente a que mais briga! O tempo médio de ligação caiu porque simplesmente hoje preferimos mandar um "zap" e bater papo nos grupos do que ficar com aparelho esquentando o ouvido.

  • O peradoras de merda. Tem que fali tudo é viva o whastapp

  • oq eu posso dizer tenho chip mais nem uso carrega pra q pra ele comerem meus créditos sem mais nem menos só uso o zap por mim nem teria chip

  • Ainda não consigo gostar da função de ligação do Whatsapp, mas eh inegável que essa funcionalidade eh um adianto e tanto para nós usuários (rélis mortais). As Teles investem pouco e cobram muito (salvo pouquíssimas exceções). Com isso, o app sai na frente, pois não eh necessário ficar refém desta ou daquela operadora pra nos comunicarmos. Isso deveria ser tomado como exemplo pelas companhias. Aprendam e melhorem empresas de telefonia. Estamos atentos!!!

  • Quando essas operadoras merdas vão aprender que o futuro das comunicações é DADOS, INTERNET.
    Quem oferecer INTERNET COM BOA VELOCIDADE, "ILIMITADA" e com PREÇO adequado vai encher o bolso de dinheiro.
    O problema é que essas empresas do arcabouço, acomodadas, que não inovam, não praticam a livre concorrência querem continuar ganhando potes e mais potes de dinheiro fazendo NADA com qualidade LIXO e cobrando MUITO

  • Que se lasquem as operadoras! Se elas fornecessem bons serviços à preços justos, não teriam nada a temer. Mas, elas nos fornecem serviços ridículos e a Anatel nada faz para regulamentar tanto abuso. Então, o consumidor usa um app gratuito que traz mais benefícios. O Whatsapp está para as operadoras como o Uber para os taxistas: em vez de melhorarem os serviços de m... eles preferem derrubar a concorrência que fornece serviços melhores à qualquer custo.

  • acho é pouco.
    Só falta o wtzap criar a internet móvel gratis pra ficar tudo perfeito :)

  • enquanto usarem serviço porco terão medo mesmo

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi