O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
67 Compartilhados 27 Comentários

Pokémon GO: problemas no servidor, o que fazer?

"Olá, abre teu Pokémon GO e vai para a praça atrás da tua casa. Tem um Fearow lá". Essa é a mensagem que você manda no WhatsApp para o seu amigo, depois você prepara o celular, a bateria extra e sai de casa. Chegando lá: "Houve um problema no servidor, por favor, tente mais tarde". Logo agora? Enquanto a Niantic não consegue otimizar o aplicativo para garantir uma experiência de usuário boa para todos, propomos algumas soluções.

Pokémon GO e os problemas com o servidor

Antes de passarmos para as soluções, vamos entender a situação. Como se pode imaginar, o problema com o servidor impede os usuários de jogar o Pokémon GO, e isso é tudo que interessa. Entretanto, vale a pena explicar, ao menos, quais sãos os "problemas do servidor", nem que seja para termos uma ideia do que os desenvolvedores têm que lidar.

AndroidPIT pokemon go
A mensagem de erro mais irritante do momento / © AndroidPIT

A Niantic certamente esperava que o Pokémon GO fosse um sucesso, mas não poderia esperar que legiões de jogadores, no mundo inteiro, estivessem prontos a ir à caça de Pokémon nas suas cidades. "Afinal de contas, eles têm vida, emprego, família, certo?", devem ter pensado os desenvolvedores. Não pensaram que o jogo viraria o hit, que sairia em todas as redes sociais e meios de comunicação; assim, não se preparam o suficiente, nem aos seus servidores, para tudo o que aconteceu. 

Resumindo, muitos usuários conectados simultaneamente = quedas temporárias (ou no caso do Pokémon GO, praticamente constantes). Os desenvolvedores receberam a mensagem e têm trabalhado duro para lançar uma atualização e novos servidores para lidar com o caos gerado, o que permitirá que joguemos cacemos Pokémons sem interrupções.

Dito isso, vamos ao que interessa: o que fazer para solucionar os problemas.

1. Reinicie o aplicativo

Qual a primeira resposta de programadores, técnicos, desenvolvedores ou engenheiros eletrônicos para qualquer pergunta técnica? "Desligue e ligue". Com o Pokémon GO essa solução nem sempre funciona. Se muitos usuários estiverem conectados ao mesmo tempo, os servidores estarão lotados, mas sempre pode aparecer uma vaguinha: talvez algum usuário tenha desistido de jogar, ou a bateria acabou. Não custa tentar.

AndroidPIT pokemon go 8840
Sempre preste atenção para onde vai / © AndroidPIT

2. Jogar quando todos dormem

Você reiniciou o app repetidas vezes e mesmo assim, nada de ele funcionar? Feche o app, coloque o smartphone no bolso e deixe algumas horas passarem. O melhor momento para jogar sem perturbações é quando os outros jogares estiverem dormindo. Coloque o despertador para uma hora antes do seu horário normal, ou para o meio da madrugada, e aproveite os servidores ociosos. Claro, não vá me culpar por estar sonolento no trabalho ou na aula.

3. Desinstale o aplicativo

Talvez seja uma solução radical demais para alguns. Desinstalar o game e reinstalá-lo para que, magicamente, ele comece a funcionar! Não é bem essa a ideia, na verdade. O Pokémon GO não funciona? Encontre a luz e desinstale-o. Apenas volte a instalá-lo quando estiver otimizado e com servidores suficientes.

SPEC1
Cace fantasmas ao invés de monstros de bolso / © ANDROIDPIT

Existem várias outras alternativas com jogabilidade semelhante; é claro que você não estará colecionando Pokémons, mas pode matar zumbis ou expulsar fantasmas. Assim, poderá continuar a caminhar de maneira desesperada pela cidade e ninguém vai notar nada!

4. Tire do armário as suas cartas Pokémon

Enquanto o servidor não funciona, que tal marcar uma noite com os amigos para jogar cartas Pokémon? Certamente eles também não estão conseguindo se conectar, então embaralhe seu baralho Pokémon e que a batalha comece!

AndroidPIT TBT Pokemon 4526
Go old school e busque outras formas de jogar Pokémon / © AndroidPIT

P.S.: não convide os amigos que só descobriram Pokémon por causa da Niantic, eles vão pedir cartas emprestadas e reclamar a noite toda.

Como você passa o tempo enquanto o Pokémon GO não conecta?

27 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi