O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
338 Compartilhado 172 Comentários

Por que você não precisa de um smartphone com 6GB de RAM

Não tenho nada contra o progresso, aliás ele é parte fundamental do meu trabalho. Mas tem uma coisa no desenvolvimento dos smartphones que já está me cansando. Os rumores dizem que os próximos três carros-chefe a serem lançados virão com 6 GB de memória RAM, o que não faz muito sentido se você pensar bem. Abaixo você confere meus motivos.

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
2820 participantes

Pela primeira vez na vida me sinto como um velho. Em alguns meses uma série de dispositivos com 6GB de RAM poderiam ser lançados. E eu não entendo porque tanto foco nisso.

Samsung, OnePlus e Vernee poderiam ser os responsáveis pela criação dos aparelhos com 6Gb de RAM. Alguns rumores apontam até 8 GB. Normalmente eu receberia o progresso tecnológico de braços abertos, mas neste caso não acho que este progresso corresponda a uma necessidade

Neste caso o progresso não corresponde a uma necessidade

Para que são necessários 6 ou até 8 GB de memória RAM? Ok, o Android está baseado no sistema Linux e programados para se beneficiar de toda a memória RAM possível. Isso reduz o tempo de espera e permite passar de um aplicativo à outro mais rapidamente. Mas nem tanto assim.

Meu Nexus 6P tem 3 GB de RAM e nas últimas 24 horas só 66% desta capacidade foi utilizada, ou seja, 2 GB de RAM enquanto usava um total de 55 aplicativos. Será que eu deveria instalar ainda mais aplicativos para tirar proveito do total da minha memória RAM?

androidpit Nexus 6P 11
Meu Nexus 6P tem 3 GB de RAM, e 1 GB ainda está sobrando / © ANDROIDPIT

Claro que eu gosto de ter RAM de sobra, mas os smartphones estão cada vez mais caros e eu não quero pagar por componentes que não me oferecem uma vantagem óbvia. Me dê uma bateria que dure três dias, uma tela que funcione com óculos de realidade virtual, ou uma tela que não quebre se cair no chão. O que você quiser, mas não me faça pagar mais por chips de memória RAM que não são capazes de tirar proveito do cenário atual do Android.

E você, acha de um aparelho com 6 GB de RAM necessário? Pagaria mais por isso?


Este texto reflete a opinião de um editor em particular e não necessariamente os pensamentos de toda a equipe editorial.

338 Compartilhado

172 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu considero que para quem gosta de jogos, é gosta de fazer transição rápida entre apps principalmente aplicativos pesados como de editor de imagens, 6GB de ram está muito bom.
    Digamos que comece a ser lançados mais jogos do mesmo tipo que "After Pulse" se vc tem 6GB de Ram , da pra responder uma mensagem em um app de comunicação e voltar ao jogo sem problemas.

    Isso é só um exemplo, mas muitos outros podem ser mostrados.
    Outro ponto a ser considerado e salto evolutivo que software passam sempre pedindo mais demanda de potência de um aparelho, nesse caso tendo um desse tipo com 6GB de Ram se torna desnecessário ter que adquirir outro futuramente tendo em vista que já possui um que pode durar bastante sendo superior até mesmo a outros que sejam lançados futuramente como de entrada .

  • Acho que tudo tem que fazer parte de um conjunto. 6gb de ram associados à um processador top como o ainda no forno SD635, uma adreno top. Câmera boa o suficiente para fotos noturnas e rápidas. Bla Bla Bla. Nada disso adiantará sem uma tela realmente resistente e não está Gorila merda Glass que quebra com qualquer tombinho. Sem contar que precisamos de de baterias de no mínimo 5.500mAh para conseguirmos chegar até o fim do dia com alguma folga. Uma pitada de preço abaixo dos R$ 2.500,00 seria ótimo. Só acho.

  • Tenho um OP3 com 6gb de RAM, volta e meia ele fica com mais de 5gb utilizados, deixando mais apps em cache, deixando td mais rápido, se vc só usa apps leves, tlvz n tenha uso, mas se vc joga varios jogos, e/ou usa muito o chrome, mais RAM é recomendado. Além do que aumenta a vida util do aparelho, já q msm os apps mais leves, tendem a ficar mais pesados com o tempo, em 2012 1gb de RAM era coisa de top de linha, atualmente em 2017 celulares de entrada vem com no minimo 2gb.

  • Que artigo merda em. Vc não usa os 6GB por que não tinha nenhum com essa capacidade. À partir do momento em que tenha, os desenvolvedores terão maior abertura para desenvolver apps mais poderosos. Isso é óbvio como todo avanço nesse sentido.

  • Cadê a matéria? Ela começou e parece que se perdeu no caminho.
    Pensei que haveriam argumentações, pesquisas, dados, etc, mas nada.
    Uma conjectura das mais fracas.

  • Quanto mais RAM no Android mais ele consome.
    Deveria mudar esse cenário.
    Quando o IOS estiver com 2 ou 4 gb de ram o Android estará usando 8 ou 12gb e ainda não será suficiente.

  • Eu acho bom na minha opinião, mas só se o celular ñ for caro mo máximo entre 1,5 a 2mil reais m q eu tenha condições e só pra nem um dos lados perderem em investimentos, mas q todo mundo ganhe à e outra coisa q o celular fosse inquebrável igual ao moto X force apesar de eu ñ ter testado ainda, mas segue vários teste e aparentemente mostra ele ser praticamente inquebrável essa é minha opinião logo comprarei um desses moto X force mas por motivo de ñ ter q colocar a mão no bolso em menos de 1 ano de uso.

  • Isso chama-se complexo de iPhone.

  • Quando peguei o note 3, ele tinha espantosos 3Gb de RAM. Não creio que 6 Gb vai impactar tanto o valor do aparelho. Eu compraria..

  • Eu já havia entrado na pré venda do Xiaomi Mi5 Exclusive (pro, para alguns), daí a LeNovo através de sua subsidiária Zuk lançou o Z2 pro com SD820, 6GB de RAM e 128GB de ROM. Fiquei vários dias procurando detalhes sobre esse aparelho, assistindo reviews no YouTube, lendo comparativos, etc...conclusão. Desisti do Xiaomi, apesar de possuir algumas poucas vantagens (modem LTE superior, NFC, câmera de maior resolução), mas que não foram o suficiente para tirar o ZUK da minha preferência, mesmo porque o ZUK z2 tbm tem outra coisa que me atrai: melhor câmera para fotos noturnas. Lembro que comprei há 3 anos atrás meu atual chinês (ZP999) qdo 3GB de RAM era absurdo, mas passei a editar videos, fotos, abrir manuais em PDF, muito mais apps sem engasgo algum. Eu nem sequer tenho jogo no celular, uso mesmo pra trabalhar, pois fico as vezes dias viajando e o acesso a notebook se torna difícil.
    Acho que os 6GB de RAM pode parecer exagero agora para alguns, mas sei que para mim será muito útil.

  • Meu Moto X 2014 roda uma beleza com 2 GB 👍

  • Meu celular tem apenas 1 GB de ram e estou bem satisfeito com isso, 6 GB de ram seria bom tbm mas não sei pra que tanto

  • Eu uso um Moto X 2ª Geração(2014), ele é um pouco antigo, mas ele tem 2 gb de memoria RAM e ele roda tudo muito bem! A unica coisa que ele peca é na câmera e por não possuir entrada SD. Eu concordo com a matéria, hoje em dia aparelho com 1 gb dá para usar legal mas não é o suficiente, vejo que a necessidade atual é por no minimo 2gb. 6 ou 8 gb de RAM já é exagero, muito raro um usuário normal ou até um expert em android usar essa quantidade absurda de RAM, sendo que as pessoas estão trocando cada vez mais rápido de aparelhos. Agora imagine, smartphone não é foi feito pra ser um bem durável, e um aparelho com 6 ou 8 gb de RAM não vai sair com um bom custo/beneficio, as pessoas estão cada vez mais propícias a pagar mais caro em um aparelho só pra dizer aos amigos que ele tem muito mais RAM que eles, mas possivelmente ele não vai usar esse aparelho caríssimo por pouco mais de 2 anos.

  • Ao invés de colocarem quantidades absurdas de memória RAM num dispositivo que ainda não é capaz de lidar com tanto, por que não desenvolvem melhores processadores, melhores sistemas de refrigeração/resfriamento e melhores baterias?Ah, aproveitando, por que também não desenvolvem diretrizes de desenvolvimento para o Android que proíbam as fabricantes de desenvolverem tanto hardware lixo para tornar o Android um sistema menos bugado e mais leve, estável, fluido e atrativo?

  • O que realmente precisa aumentar é a capacidade de armazenamento, algo em torno dos 128GB até 480GB

    • Caraca, 480GB? Haja músicas, fotos e filmes para colocar nisso aí!
      Mas, agora é sério, acho difícil aumentarem o armazenamento dos dispositivos durante um bom tempo, principalmente agora com praticamente tudo sendo mantido na nuvem.

  • 2 gb de RAM acho suficiente se tiver um bom conjuntos, prefiro mais bateria... que mais memória RAM e outra se sobra 300mb de RAM, usando vários aplicativos, está bom...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi