O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
#throwbackthursday 83 Compartilhados 274 Comentários

#TBT: Qual foi o seu primeiro smartphone? Este foi o meu!

Nesta semana, comemoramos 22 anos do lançamento do primeiro smartphone. Isso mesmo, 22 anos. Muita coisa mudou desde que o IBM Simon Personal Communicator foi anunciado em 16 de agosto de 1994. Pesando 500g e oferecendo uma caneta Stylus, este foi o primeiro "telefone esperto" de pelo menos 50 mil pessoas no mundo. E o seu, qual foi? O meu primeiro smartphone foi um Android!

Assim como toda grande novidade, o IBM Simon não era considerado um smartphone na época do seu lançamento. Mas, devido ao fato de combinar mobilidade com funções que apenas computadores tinham na época, o aparelho é tido hoje como o primeiro smartphone já lançado no mundo.

Como o IBM Simon, o meu primeiro smartphone também tinha tela de toque, calendário, aplicativo para anotações, a possibilidade de enviar emails e mensagens e ainda podia ser carregado para cima e para baixo. Contudo, em vez de 500g, o meu gadget tinha 164g. O que, veja bem, foi uma boa evolução de 1994 à 2010.

IBM Simon e suas 500g de pura modernidade em 1994
AndroidPIT throwback thursday IBM Simon
IBM Simon e seus recursos: caneta Stylus e 500g de pura modernidade em 1994 / © AndroidPIT

Sim, meu primeiro smartphone foi comprado em 2011, e lembro que queria um iPhone 4, mas quando cheguei na loja me encantei mais pelo Android, e depois pelo preço dele! Se hoje em dia, esse tipo de dispositivo tende a ser caro, imagine em 1994. Em entrevista à BBC Londres, Charlotte Connelly, curadora da exposição que marca o 22º aniversário do IBM Simon, no Museu da Ciência de Londres, disse que o aparelho custava na época, 899 dólares. E o preço sugerido do meu primeiro smartphone foi de 425.52 libras. Nada barato também.

Além da adição das câmeras e inúmeras outras funcionalidades e melhorias de software, o aumento da capacidade da bateria de um smartphone da década de 90 para 2010 marcou a evolução dos dispositivos móveis, apesar deste ainda ser um mal que nos aflige diariamente. O IBM Simon oferecia apenas duas horas de uso do aparelho sem ter que carregá-lo. Já o meu primeiro celular inteligente entregava até 9h em 2G e até 5h30min em 3G. Apesar destes números, lembro que conseguia levar o consumo de energia na boa até chegar em casa à noite e ter que plugá-lo à tomada.

primeira imagem salva HTC Desire HD
Essa é uma das primeiras imagens feitas com o meu primeiro smartphone / © AndroidPIT

Meu primeiro smartphone não vinha com uma caneta Stylus, mas rodava com o Android,. Ele chegou com versão 2.2 Froyo de fábrica e, logo depois, recebeu o update para o Android 2.3 Gingerbread e ficou nele para sempre. Lembro de estar com um amigo, que também comprou o mesmo aparelho, e estávamos deslumbrados - essa era a palavra - com todas as possibilidades que teríamos dali para diante com o nosso primeiro smartphone.

Comprei o meu smartphone em uma decisão quase que irresponsável, por conta do valor do dispositivo, mas queria muito ter o aparelho para fazer vídeos em um festival de música. Na época, pensava em escrever sobre a cena musical de Berlim para revistas brasileiras. Contudo, logo percebi que 2011 ainda não era bem o ano para começar a usar smartphones para o streaming de vídeos em tempo real, pois minha expectativa havia se mostrado infinitamente maior do que a experiência de uso que tive com o meu primeiro celular inteligente.

O meu primeiro smartphone foi o HTC Desire HD
Androidpit HTC Desire HD
Tenho apenas uma memória ruim do Desire HD: Gingerbread! / © AndroidPIT

Se você ainda lembra dele com carinho, diz aí: qual foi o seu primeiro smartphone?

274 Comentários

Escreva um comentário:
  • Meu primeiro Esperto-fone foi o Xperia E em 2013x travava mais q tudo, mas era lindo kk

  • meu primeiro celular foi um LG MG220 , meu primeiro smart foi um xperia x10mini em 2010 ( amava ele *--* ) paguei caro com força na época kkk.

  • meu primeiro celular foi um Motorola V3 em 2007 e meu primeiro Android foi um Galaxy Y kkkkkk

  • O meu primeiro "smartphone", pois se tinha Symbian S60 era um "telefone esperto", foi um Nokia 3650.

    Foi o primeiro e último celular que comprei top de linha (para a época) - caro pra dedéu :), investimento que na época valeu pois era algo que não existia e eu sempre fui ligado não no must-have, mas meu estilo geek de explorar a fundo o potencial dos aparelhos (quando o $$$ permite adquirir ou ter um para review) pedia um.
    Fiquei sonhando com o Nokia 6600 que ela lançou algum tempo depois, mas acabou que demorou um tempão até que pude adquirir um Nokia N76, que alias até hoje está na gaveta e funcionando!

    Com ele fiz o coordenador do curso de graduação babar ao ver eu navegar entre os slides da minha apresentação de TCC.
    Também na mesma apresentação fiz ele babar sobre o tema Domótica, automação residencial/comercial e sobre o uso de um smartphone para isso.

    Ah, antes de smartphones eu já tive vários PDAs desde o Palm m100, terminando num HP iPaq (pois é, até o "i" a Apple copiou rsrs).

  • O meu primeiro celular foi um Siemens A56
    Já o primeiro smartphone foi o Nokia Lumia 520

  • O meu primeiro celular foi "Nokia 6160"

  • o meu foi ym Nokia Asha 501.

  • Nokia 5530 xpress music. Rodava synbian e tinha uma canetinha stilos pra usar na tela resistiva. Tinha 50mb de memória interna e rodava todos os apps muito bem.

  • O meu foi um Xperia não sei o modelo. era Sony Ericsson ainda é o Android era o 2.1.1 ecclair

  • Meu primeiro smartphone? Samsung Corby? Ou LG GW550?
    Primeiro smartphone com Android? Galaxy Ace Duos!
    Até que, dado a minha pouca experiência (portanto, pouca exigência) com smartphones, até que foi um smartphone bacana.

  • O meu primeiro foi um Nokia E63 com Sybian. E o tenho até hoje. Hoje lógico, uso outro. Tenho um Z3+ e um Zenfone 2 32 gb.

  • Nokia 6210 Navigator
    iPhone 2g
    iPhone 3g
    iPhone 4
    Motorola Razr i
    Nexus 4
    Xiaomi Red Mi 2
    Nexus 6P

  • Até 2011 eu tinha um Sony Ericsson, laranja!!! Daí minha namorada me presenteou com um Galaxy Y. Foi meu primeiro smartphone.

  • Samsung Galaxy S3 (2013 - 2013)
    LG G2 (2014 - hoje)

  • Smart é tudo!

  • Todos os meus aparelhos até o momento foram android, pois ainda não surgiu um concorrente que me fizesse mudar de ideia, em menos de 6 anos nessa plataforma mudei de aparelho 8 vezes:

    1°_Galaxy 5
    2°_Razr D1 Sem TV
    3°_Galaxy S3 Mini
    4°_Moto G 4G 1° Geração
    5°_Galaxy S3 Neo
    6°_Galaxy S4 (Usado)
    7°_Moto E 1° Geração (Reserva)
    8°_Nexus 5 (Atual)

  • Meu primeiro smartphone Android foi o Motorola Defy+.

  • 1° Moto E (2014/2015)
    2° Moto G 3° Geração (Atual)

  • Meu primeiro foi um Xperia X10 mini pro em 2011 que ainda funciona. Depois um galaxy note 1 em 2012 que foi roubado e em 2013 o galaxy note 3 que uso atualmente.

  • Conecei no mercado dos smatphones em 2011, e hj adoro. Aqui esta minha lista
    1°-Samsung Galaxy 500
    2°-Samsung Galaxy Corby
    3°-Samsung Galaxy S2 Lite
    4°-Lg L1 II
    5°-Lg L3 II
    6°-Samsung Galaxy Win
    7°-Moto G1
    8°-Lg G3
    9°-Lg G4
    10°-Lg G5se (atual)
    Particularmente, achei a Lg a melhor marca dentre todos os smartphones que comprei, o G4 foi o melhor, com seu custoxbeneficio incrível e sua camera espetacular.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi