O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
184 Compartilhados 33 Comentários

O que podemos esperar do Snapdragon 821, o novo processador da Qualcomm?

Por meio de um comunicado oficial, a Qualcomm anunciou a chegada do Snapdragon 821. A provável estreia do chip se dará no aguardado Galaxy Note 7 e apresentará um novo nível de performance nos dispositivos móveis. Saiba mais sobre o componente nas próximas linhas. 

Além do Exynos 8890, desenvolvido pela Samsung, o Snapdragon 820 pertence ao seleto clube de processadores mais rápidos do mercado e faz parte de tops de linha como o Galaxy S7 (versão norte-americana), HTC 10, LG G5 e o OnePlus 3. Agora, com a chegada do Snapdragon 821, a Qualcomm promete um chip até 10% mais rápido que o seu antecessor.

AndroidPIT oneplus 3 vs samsung galaxy s7 edge cameras
Dois smartphones com o  chipSnapdragon-820 Galaxy S7 (versão EUA) e o OnePlus 3 / © AndroidPIT

O desempenho superior do Snapdragon 821 se dá na velocidade máxima do clock, que pode atingir 2,4GHz, contra 2,1GHz do Snapdragon 820. Fora isso, a Qualcomm não divulgou outras informações referentes a desempenho, mas afirmou que a apresentação oficial do chip ao grande público se dará nas próximas semanas. 

Segundo o site norte-americano Anandtecho chipset que compõe o Snapdragon 821 também integrará um novo processador gráfico. Em vez de um Adreno 530, com clock de 624 MHz, teremos uma GPU com velocidade de 650 MHz, ainda que seu nome não tenha sido divulgado. É esperado ainda algumas melhorias nos recursos de eficiência energética, o que resultaria em maior autonomia da bateria. 

Estreia no Galaxy Note 7

Levando-se em conta a coincidência de datas, é bastante provável que o primeiro dispositivo a contar com o Snapdragon 821 seja o Galaxy Note 7. Segundo rumores, o phablet da Samsung será apresentado no próximo dia 02 de agosto, em Nova York. Logo, não há melhor ocasião para que o novo chip high-end da Qualcomm fazer sua estreia. 

Além do Galaxy Note 7, o Snapdragon 821 pode equipar também os dois novos modelos Nexus fabricados pela HTC, o Sailfish e o Marlin e, até mesmo, o Xiaomi Mi Note 2. 

Snapdragon 821: bom o suficiente para o Google Daydream? 

No comunicado sobre a chegada do Snapdragon 821, há uma frase que indica que o chip também pode fazer parte dos dispositivos equipados com o Daydream - a plataforma do Google para criação de aplicativos de alta qualidade para realidade virtual. Segundo a fabricante, seu novo processador ajudará a elevar smartphones, tablets e óculos de VR a um novo nível.

Pensando em termos de cronograma mais uma vez, a chegada do Snapdragon 821 se encaixa no calendário do Google para smartphones certificados para rodar o Daydream, como foi anunciado no Google I/O 2016. 

Para ler as legendas em português, ative o Close Caption (CC) e, em seguida, clique no símbolo de Configurações (a pequena engrenagem ao lado do "CC"), clique em Subtitles > Auto-translate e escolha a opção "Português".

Ainda que a chegada de processadores mais rápidos seja sempre uma boa notícia, é bom ter em mente que o Snapdragon 821 é mais uma versão otimizada do Snapdragon 820 do que processador completamente redesenhado. Isso só deve acontecer a partir de 2017.  

Os comentários favoritos dos leitores

33 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi