O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 508 Compartilhado 28 Comentários

Quanto custam as ligações pelo WhatsApp?

Em teoria, o serviço de ligações pelo WhatsApp é gratuito, mas não os dados que ele consome. Se você estiver num café usando a rede Wi-Fi, não há custos envolvidos a não ser o do espresso que você pediu. Contudo, se estiver usando o seu próprio plano de dados, irá gastar, sim, um bom dinheiro ao fazer ou receber chamadas pelo WhatsApp. No artigo abaixo, mostramos quanto do seu plano o serviço de ligações pelo WhatsApp consome, e quanto você gasta com ele.

Como obtivemos os nossos resultados

Eis a metodologia do nosso teste: fizemos uma série de ligações pelo WhatsApp e monitoramos o consumo de dados com duas ferramentas: os números dados pelo próprio sistema do Android e um aplicativo que mede gasto de dados chamado Data Monitor. Disponibilizamos abaixo ambos os resultados e efetuamos uma média nas diversas chamadas efetuadas.

Não vamos fornecer um valor concreto em Reais neste teste, pois cada plano é diferente. As médias que obtivemos, contudo, mostram se vale a pena começar a usar o WhatsApp para fazer ligações ou se é melhor continuar usando o método tradicional. Outra coisa a se ter em mente é a escassez de planos com dados ilimitados e a oferta bem maior de pacotes com muitos minutos de conversas grátis.

AndroidPIT WhatsApp voice calls call log outgoing
Nossos testes mostraram que só vale a pena usar as ligações pelo WhatsApp se você estiver na rede Wi-Fi. / © ANDROIDPIT

Os resultados

As nossas ligações duraram seis minutos e os testes foram feitos com rede 4G. O consumo de dados variou grandemente, mas os resultados médios foram semelhantes a outros testes já feitos em sites especializados. O Data Monitor produziu resultados que variaram de 800 KB a 1,3 MB, com uma média de 960 KB por minuto. O sistema do Android nos deu uma média mais baixa de 600 KB por minuto.

Mesmo se fizermos uma média entre esses dois resultados, fica bem claro que algo como 800 KB por minuto para ligações é um consumo alto demais. Dessa forma, não se deve substituir as ligações normais por ligações através do WhatsApp, pois o custo será mais alto. Por enquanto, pelo menos, elas devem se restringir mesmo a quanto voc~e usar uma rede Wi-Fi.

whatsapp calls activate
Receber chamadas pelo WhatsApp também irá consumir os seus dados. / © ANDROIDPIT

Como saber quanto custam as ligações do WhatsApp para você

Você também pode fazer seu próprio teste para ver quanto custam as ligações do WhatsApp com a sua conexão e dispositivo. Cada pacote é diferente, bem como a velocidade da rede e outros fatores. Dessa forma, você pode facilmente reproduzir o nosso teste e fazer sua própria análise de custos.

1. Primeiro, é bom testar a velocidade da sua rede. Instale Ookla Speed Test no seu smartphone e faça vários testes durante diferentes horários do dia, tanto em ambientes fechados como ao ar livre, para obter uma média da velocidade da sua conexão. Claro, não se esqueça de testar o consumo de dados, não a velocidade da Wi-Fi.

Speedtest.net Install on Google Play

*Para que você tenha uma ideia, estas são as velocidades máximas para várias redes em uso hoje:

AndroidPIT MobileBitRates
As velocidades máximas para várias redes atuais (em kbit/s). / © Wikimedia Commons

2. Em seguida, instale um aplicativo para medir os volumes de dados de aplicativos individuais. Usamos o Data Monitor.

Data Monitor Install on Google Play

3. Agora você precisa fazer uma série de ligações de teste. Em teoria, elas devem ser idênticas, principalmente no que diz respeito à duração. O melhor´ligar de onde você geralmente já faria chamadas, para obter resultados mais próximos da realidade.

4. Sempre que fizer uma ligação, confira seu app de monitoramente de dados e anote os resultados.

5. Da mesma forma, vá até as configurações do Android e anote quanto de dados o sistema indicou que foram transmitidos. Isso irá ajudar a fazer uma média dos resultados. Para isso, vá a "Configurações > Uso de dados" e anote  ou faça uma captura de tela dos dados do WhatsApp imediatamente antes e depois de realizar cada ligação.

6. Depois de ter anotado todos os números, faça uma média de todos os resultados e você achará um consumo de KB/minuto.

7. Por fim, dê uma olhada no pacote da sua operadora para saber quanto cada MB lhe custa. Assim fica fácil descobrir quanto em média uma ligação feita pelo WhatsApp custa para você, tanto em consumo de dados quanto em Reais no caso do seu plano particular.

Quanto custa o minuto de ligação pelo WhatsApp para você?

508 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

28 Comentários

Escreva um comentário:
  • Matéria interessante, porém, necessita de atualizações quanto ao novo consumo quase ínfimo de dados móveis e opção para reduzir o consumo durante a chamada do Whatsapp

  • Primeiramente , a matéria precisa de atualização , pois o Whatsapp passou por muitas mudanças desde a liberação do recurso, principalmente com a opção de "reduzir o uso de dados durante uma chamada do Whatsapp" . além disso, o app passou a mostrar a quantidade de dados consumidas em cada chamada, de voz ou de vídeo {liberada recentemente no Beta}. em varias ligações que já fiz, pude perceber que 10 minutos de ligação consomem cerca de APENAS 2 MB ! [ com o modo de economia ativado] (pode fazer o teste). portanto, cabe dizer que qualquer pessoa hoje, mesmo no pré pago pode fazer chamadas via whatsapp tranquilamente sem se preocupar tanto com o gasto de dados móveis. Quanto as chamadas de vídeo, estas sim, tem um consumo maior : 1 Minuto consome 5,3 Mb / 2:37 , consumiram 14,4Mb . (porém, novamente é um recurso beta e que ainda pode ser melhorado em termos de consumo com opções, assim como ocorreu nas chamadas de voz !) . Deve-se lembrar sempre que o foco principal do Whatsapp é permitir a comunicação mesmo em redes lentas e devido a isso, suas opções de chamada de voz são as melhores já existentes nesse ramo. não caia nessa de que "não vale a pena" ligar pelo whatsapp pq isso é passado, na epoca em que o recurso estava em fase inicial ...hoje já está muito melhor e SIM, vale a pena (e muito) !

    Salvo algumas exceções : Internet lenta (3G ou 2G) de péssima qualidade / local com pouco sinal (shoppings , metrô etc) - (como é de praxe no Brasil [ operadoras péssimas e serviço caríssimo ]) em uma ou AMBAS as partes da chamada, realmente não valeria a pena. compreenda que a ligação do whatsapp nada mais é do que um serviço Voip direto (e que portanto depende de internet funcional em ambos os lados) , porém, com um Codec incrivelmente capaz de compactar 10 minutos de voz em apenas 2 Mb. porém, a necessidade de uma conexão estável (mesmo que 2G, mas estável, funcionaría perfeitamente !) é totalmente necessária para a utilização do recurso !

  • 1. Abra o Whatsapp
    2. Vá em Configurações
    3. Uso de dados
    4. Config de chamadas
    Marque a caixinha: "Reduzir uso de dados".

  • Não faz sentido gastar um único kb com ligações por whatsapp. Instáveis, ruídos, interferências. Pra que serve isso? Brasileiro realmente é engraçado (pra não dizer outra coisa).

    • você se refere a um período onde o recurso estava recém lançado, em testes e que necessitava muitos aprimoramentos, dos quais já ocorreram ... hoje o recurso está totalmente funcional e econômico no uso de dados.

  • pouco mais d 2 centavos o mega ta valendo (vivo pós)

  • Uso do sms ou Hangouts, ligar? Só se for importante mesmo pois eu e meus contatos não ligam usam só sms e mensagens com pacotes de dados.

  • Interessante! 😆

  • cara, confesso que ainda não tinha pensado nesse lance do consumo de dados, ainda bem que só usei o recurso de ligação do whatsapp com conexão wi-fi, pois fiz uma conta +ou- considerando essas informações com o meu plano que é o Claro Controle 450MB/mês, é concluí que é mais barato fazer ligações convencional, bom saber

    • A conta está errada. hoje 10 minutos de chamada de voz no whatsapp consomem apenas 2 Mb ! ( com o recurso de economia de dados habilitado no App). já chamadas de vídeo consomem cerca de 5,5 Mb / minutos

  • Consomem Dados sim e muito nunca usei essa funçao do Whatsap numa rede 4G mas na 3G da Claro da ate pra conversar mas sinceramente essa funçao do apk so e realmente ineressante se as duas partes estiverem em boas redes so wi fi mesmo

  • Não se falou em valores concretos, mas se chegou a uma conclusão concreta: NÃO VALE A PENA! Porém, eu discordo. Na Vivo, p.ex., no pacote pré de 250MB (por R$ 14,90) o valor do MB sai por aprox. R$ 0,06, e levando em conta que cada minuto de ligação gastará cerca de 1MB, acho um valor interessante. E, mesmo sem pesquisar, não acredito que as outras operadores não tenham planos iguais ou mesmo melhores que este do exemplo.

  • lol

  • A mim, me basta apenas o mensageiro no cel.

  • Esqueceram de falar que com 50kbps o whatsapp muda o codec, e a qualidade cai, mas a ligação mantém.

  • Internet ilimitada 💜👌

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi