O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 70 Compartilhados 64 Comentários

Quem disse que o Android tem que ser inovador?

O Android vem sendo apontado por muitas pessoas, incluindo algumas aqui no AndroidPIT, de não ser inovador o suficiente. Talvez isso aconteça porque a Apple vem superando o Android em termos de inovação. Talvez porque o Google precise fazer mais. Ou, quem sabe, porque o progresso que o Google está trazendo não esteja implicado na inovação, mas sim na evolução tecnológica.

A inovação está morta; vida longa à evolução!

Acredito que a grande razão de se pensar a respeito do Android como lento e relutante à inovação está relacionada ao fato de como o Google implementa os novos recursos do seu OS. Estas mudanças são feitas a partir de uma meia dúzia de versões betas que se arrastam por um longo tempo até serem concluídas. A Apple, por outro lado, tende a liberar novas funções de forma mais "digestiva", "redonda", ou em um estágio pelo menos bem mais perto da palavra "completo".

AndroidPIT android N vs iOS 10
Ambos os sistemas operacionais continuam a sua marcha inexorável do progresso, mas para onde? / © AndroidPIT

No entanto, muitas destas funções, tanto da Apple quanto do Google, são adições que muitos dos aficcionados em smartphones jamais diriam ser inovações. Nada lançado nos últimos anos pode ser realmente dito como "a próxima grande novidade" (e nem me venha falar do 3D Touch). Mas isso, na realidade, não é bem falha do Google ou da Apple, mas sim um processo natural das coisas. Quando pensamos em smartphones, já temos que ter em mente que tal tecnologia possui poucas chances de inovação, e se esta ainda tiver que ser "a próxima grande novidade", provavelmente não a veremos chegar.

Neste sentido, penso que temos que deixar a inovação de lado e focar na evolução, e é nisso que o Google é excelente.

CM
Chris Marshall
O importante é não confundirmos o ritmo lento das coisas por falta de ambição.
O que você acha?
245 participantes
50
50

Inovações silenciosas

Google Now foi anunciado há quatro anos, a revista Popular Science nomeou tal aplicativo como a melhor "inovação" do ano há quase três anos, e agora o serviço passou por uma metamorfose e se transformou no Google Assistant, um serviço que usa inteligência artificial (AI) avançada e permite o diálogo em duas vias.

Por mais que ambos os assistentes de voz - Google Now e Google Assistant - possam ser considerados inovações, estes estão em desenvolvimento há um bom tempo, e não são criações surpreendentes a ponto de fazer com que sintamos o efeito "wow" de uma inovação propriamente dita.

Este é um bom exemplo de inovação silenciosa, e o Google está a anos luz da Apple neste sentido, e de qualquer outra companhia. Quando o assunto são algoritmos e AI no uso de aplicativos no dia-a-dia, o Google é rei.

AndroidPIT google now voice commands 1
Google Now é o principal assistente de AI do mundo / © AndroidPIT

O Google Wallet, ou a carteira do Google, começou há cinco anos, dois anos antes do Apple Pay, e viu o Android Pay nascer, em fevereiro de 2015, como um competidor direto do serviço de pagamentos da Apple.

O Google Wallet e o Google Pay representam juntos uma forma de evolução, tendo como base um serviço que usamos há muito tempo - cartões bancários - e traduziu isso para algo mais leve e prático.

E o Google está fazendo grandes avanços em outras áreas também, como a de realidade aumentada, através do Projeto Tango.

O Google é o rei das inovações silenciosas

Neste jogo da evolução, quem salta mais alto é o Google. Através de uma série de betas e refinamentos, o Google lança várias pequenas verões melhoradas, recheadas de novidades super interessantes para smartphones, bem como já vem investindo em campos como a Internet das Coisas através do Google Home e o Android Auto.

Google i o Home 00
O Google Home é mais do que assustador, mas certamente todos nós teremos uma versão dele no futuro / © Google

O importante é não confundirmos o ritmo lento das coisas por falta de ambição. Nós todos amamos a narrativa da mudança do mundo de forma genial, mas isso é uma coisa rara, e se for realmente viável, certamente não vale a pena ficar esperando ou lamentar por sua inexistência. Se isso tiver que acontecer, nós certamente não estaremos esperando por tal inovação. O que podemos contar, e o Google merece crédito por isso, é com a busca paciente de projetos que melhores as nossas vidas.

Até mesmo o próprio suporte para realidade virtual do Android Nougat, através de uma plataforma chamada Daydream, é um resultado que chegará a longo prazo, após anos de desenvolvimento e maturação natural de uma tecnologia. A realidade virtual e a realidade aumentada juntas, poderiam muito bem ser "a próxima grande novidade" que precisamos (ou que veremos), mas esta não chegarão de repente: virão porque o Google construiu as bases e encontrou maneiras de fazer com que essas tecnologias funcionem de forma perfeitamente possível em nossas vidas.

Você concorda comigo quando digo que o Google está evoluindo muito mais quando o assunto é smartphone do que qualquer outra empresa mundo afora?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Bnr T há 3 meses

    Ta falando asneira, quer dizer que não se pode comparar um GALAXY S7, GGAALAAXXYY, ( vc disse GALAXY sem exceções) com um iPhone ? avaaa vê se eu to na esquina! quanta besteira só falou asneira. E Nexus é perfeito? ai mds... Alias é xingar e não chingar...

64 Comentários

Escreva um comentário:
  • A Google é uma das que mais investem em inovação (Microsoft também), enquanto que a Apple é uma das que mais investem em compra de patentes de quem inovou, quando não dá para comprar simplesmente copiam dos outros.

    Raros casos de realmente você dizer "olha, é a primeira vez que vejo isso, parabéns Apple!".

  • Nos últimos anos a maior inovação realmente útil que eu vi, e que me surpreendeu, é a opção de formatar cartão SD como memória interna.

  • Existem vantagens em alguns aspectos no sistema bastante fechado do iOS(Fora de segurança, talvez não muitos), mas não dá para dizer que a Apple é mais inovadora. Fora a mudança de interface o iOS permanece basicamente o mesmo há vários anos. Não há muita coisa a se inovar aí, é justamente esse foco no Iphone(Ao invés de nas tecnologias do futuro) que a Apple de Tim Cook está afundando.

  • Na minha opinião as empresas não dão ponto sem nó. Absolutamente tudo que elas fazem tem um único objetivo: lucro e, lucro esse que, com absoluta certeza, elas querem que venha não importando se isso vai enraivecer alguns milhares de consumidores mundo afora. Um exemplo, a Samsung que sempre idolatrei, hoje não mais, (tive o primeiro Galaxy Note que era fenomenal) fez algo recentemente totalmente condenável que achei uma canalhice e parece que absolutamente todos os sites estão fazendo vista grossa pra isso, inclusive o Androidpit, que foi a exclusão da principal e mais importante função do Android Marshmallow em sua versão do Android, a Touchwiz (e eu diria a mais importante da história do Android) que é a possibilidade de instalar apps direto no cartão SD e não entendo os motivos de a mídia simplesmente ignorar isso ao ponto de não fazer matérias criticando essa decisão. Pensem, a própria Google - e a Apple e Microsoft não fogem a essa regra - querem que gastemos milhares de Reais em aplicativos e outros conteúdos em suas lojas, mas lançam aparelhos com memórias internas ridículas de 4, 8 ou 16GB e quando disponibilizam versões com mais memória interna cobram valores surreais por isso, o que é injusto. Sabemos que a Microsoft resolveu isso desde seu Windows Phone 8.1, mas foi a única. Não preciso nem falar dos preços absurdos da Apple. E aí a Google decide mudar isso, mas a Samsung deliberadamente decide tirar esse direito do consumidor no que diz respeito aos seus novos aparelhos com Android Marshmallow e, inclusive naqueles que estão recebendo atualização para esta versão do SO da Google e claro, com a única intenção de lucrar fazendo com que as pessoas que querem continuar na Samsung, mas que querem poder armazenar apps e demais conteúdos em seus aparelhos sem restrições tenham que comprar seus modelos mais caros para esse fim, o que é tremendamente injusto. Vão dizer que minha reclamação não tem justificativa? OK, mas não aceito isso da parte da Samsung. Isso foi canalhice. Eu poderia comprar o J7 por exemplo que acaba de receber atualização pro Android 6.0, mas não vou porque não poderei instalar meus apps no cartão SD. E aí Androidpit? Alguma resposta sobre isso

    • Cara eu até concordo contigo em alguns pontos, mas a pura verdade é que as empresas pensam no lucro acima de tudo, por mais que a Google venha facilitando nossa vida com inúmeras funções e produtos ela também quer ganhar dinheiro com isso. A Samsung claramente removeu essa função devido a vendas de aparelhos é claro, afinal é uma das que mais lucra com isso. Já a Apple é uma putaria sem-fim, tanto que ela não lançou a versão de 32gb do iPhone Se(você compra um iPhone de 16gb enche sua memória o que você faz provavelmente compra outro mas qual alternativa que você tem? Apenas o de 64 que é muito mais caro).

      Olha cara eu acho que hoje as empresas seguram muito as "inovações" não tem como elas mostrarem novas funções todo ano, estamos em um patamar que a tecnologia já deu um salto hoje ela caminha a passos curtos e lentos.

  • única coisa que falta pra mim no Android é em questão de interface, tem deixar ele mais flat , e dar um efeito mais "blurred"

  • Na boa, este IOS tb não inova tanto, além de ser um sistema muito fechado e monótomo

  • Sinceramente? Eu não tenho o que reclamar do Android, porém, o que peca são as fabricantes. No dia em que o Google assumir a produção de hardware também, creio que esse boom não será só entorno da Apple.

  • Acho um absurdo comparar o iOS com o Android no quesito inovação. Se for por na ponta do lápis, o Android está anos luz a frente do iOS.

  • "A Apple vem superando o Android em termos de inovação "- pera lá, Apple é uma empresa, Android um sistema, e ainda sim não, não está superando. Muito pelo contrário, ela em si tá esquecendo seus PCs, forçando o iPad Pro como substituto de notebooks e pegando coisas que já haviam no Android e inserindo no IOS. Inovação foi um leitor de digitais que preste num smartphone, um chip 64-bit em que o sistema aproveitasse e não só perfumaria.

  • Na boa, eu quero mesmo é que o Android rode mais liso (mesmo após muito tempo se uso), e que ele pare de travar. E me parece que é exatamente isso que o Android está tentando fazer nos últimos anos.

  • Android parou no kit kat versão 4.4.4 e não inovou mais.

  • A muito tempo que as duas pararam no tempo, e não causam mais aquele impacto. Eu mesmo não espero a nova versão do Android com aquele entusiasmo, basta vê a decepção que foi o lolipop, com seus bugs. E o marshmallow que não trouxe nada além do esperado, não surpreendeu em nada, apenas corrigiu os erros do lolipop, ou seja, foi se o tempo que esperávamos inovações, agora é só uma versão nova que complementa a antiga.

  • nenhuma nem outra inovam
    chegou a um estagio q nao tem mais o que inventar agora é so aprimorar o que se tem de bom tanto apple como google
    a começar a todas as fabricantes atualizarem todos seus aparelhos mais rapido
    pq nao adianta de nada o android ter milhoes de coisas a mais que o ios se a demora é grande ou entao a pessoa é obrigada a comprar um lançamento para ter a ultima atualizaçao

    eu como usuario de ios nao quro mais inovaçoes so quero q inovem na bateria apenas nisso

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi