O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
516 Compartilhado 319 Comentários

Não existem mais razões para usar o WhatsApp

O WhatsApp não precisa de introdução. A plataforma multibilionária de mensagens instantâneas é considerada muito grande para falhar. Mas, além do tamanho, existe alguma outra razão para usar o WhatsApp? Resolvi levantar algumas questões a favor e contra o aplicativo de bate-papo.

Razões a favor do WhatsApp

Razão número 1: Todos os meus amigos usam, então eu uso também

O argumento mais comum é a quantidade de usuários ativos na plataforma, e essa massa é conhecida por atrair atenção. Quando perguntado, "Por que você usa WhatsApp?", muitas vezes vem a resposta padrão: "É como me comunico com os meus amigos". Contudo, quando você olha ao redor, todos usam pelo menos uma alternativa.

Seja a boa e velha mensagem de texto, que geralmente não custa mais muito, ou mesmo via e-mail, pois você provavelmente tem um e-mail, ou outro mensageiro: todo mundo tem pelo menos um método alternativo para se comunicar. E que tal realizar uma chamada? Sim, o seu smartphone faz isso também.

AndroidPIT huawei p9 1436
As pessoas ainda ligam para os pais ou avós / © AndroidPIT

Razão número 2: todos os meus grupos de conversa estão no WhatsApp

Um coisa é certa: quando planos importantes são transferidos para o Facebook, você não saíra do sistema tão cedo. Porém, precisamos nos perguntar se os grupos de conversa são realmente a melhor opção como ferramenta de planejamento.

Opinion by Eric Herrmann
A função de grupos do WhatsApp é terrível.
O que você acha?
50
50
2770 participantes

Os grupos no WhatsApp são confusos, barulhentos, você não pode gerenciar as permissões dos membros corretamente e não pode colocar tópicos. Desta forma, novos participantes devem ser sempre plenamente introduzidos ao assunto da discussão. Também se acumulam ao longo dos anos, os grupos mortos, pois mesmo sendo um administrador de um grupo, você não pode fechar o mesmo se ainda existirem participantes no grupo.

Whatsapp group chat de
Você pode deletar apenas os grupos vazios no WhatsApp / © AndroidPIT

Os grupos no WhatsApp são, portanto, pouco mais do que rudimentares. Se você quiser alcançar tantas pessoas quanto desejar, mova suas discussões para o Facebook Messenger. Antes de reclamar: você também pode usar o Messenger sem ter necessariamente uma conta no Facebook. Basta registrar-se como no WhatsApp, ou seja, usando o seu número de telefone.

Facebook Messenger Install on Google Play

Razão número 3: o WhatsApp é criptografado e completamente seguro

Conversas criptografadas de ponta a ponta são legais, mas não são tudo. Os metadados ainda estarão armazenados no WhatsApp. O WhatsApp sabe com quem você está falando e quando. O WhatsApp também sabe o seu número de telefone e o de todos os seus amigos - mesmo se eles não estiverem no WhatsApp. Da mesma forma, se você tiver aceitou os novos termos de uso do WhatsApp, este compartilhou o seu número de telefone celular com a empresa proprietária: o Facebook.

Threema screeenshots dec 2016 en
O Threema criptografa tudo e não salva anda / © AndroidPIT

A melhor maneira de se manter anônimo é usando o Threema. A empresa suíça nem precisa do seu número de telefone celular ou endereço de e-mail. Agora, se você quiser cadastrar o e-mail ou número de telefone, no entanto, eles vão ajudá-lo a encontrar seus amigos no Threema sem salvar seus dados em seus servidores. Ou você pode simplesmente pedir que seus amigos enviem os IDs deles no Threema.

Threema Install on Google Play

Razão número 4: WhatsApp é gratuito

A questão com o Threema é que a maioria das pessoas não estão dispostas a pagar pelo serviço quando o WhatsApp é oferecido gratuitamente. Entretanto, existem alternativas gratuitas ao WhatsApp. O Telegram tem uma enorme base de usuários, o sinal tem melhor criptografia, e o Facebook Messenger é tecnicamente superior e tão grande, então por que usar o WhatsApp para tudo?

Telegram screeenshots dec 2016 en
O Telegram é muito mais divertido que o WhatsApp. / © AndroidPIT

Se o WhatsApp é gratuito, devemos nos perguntar o por quê. Como a empresa está ganhando dinheiro? O Telegram afirma que ainda usa o dinheiro dos investidores por enquanto. O WhatsApp e o Facebook, por outro lado, são financiados através de anúncios segmentados. Eles têm um monte de informações pessoais sobre seus usuários que deveriam supostamente ser anônimas, e estas são o produto que vendem aos seus "parceiros". Algumas pessoas sentem-se sim bem desconfortáveis com isso.

Telegram Install on Google Play

Razões contra o WhatsApp

Razão número 1: verificação pelo número do telefone

O WhatsApp está vinculado ao seu número de telefone celular, com o qual você se inscreveu. Por que qualquer provedor de serviços de bate-papo exigiria que você desse o número de telefone do cartão SIM? Esta é uma conexão desnecessária. A chave para o anonimato é evitar este tipo de conexão.

Opinion by Eric Herrmann
O WhatsApp é superestimado.
O que você acha?
50
50
2241 participantes

Você não pode usar o argumento de que o WhatsApp precisa do número para ajudá-lo a encontrar seus amigos. O Threema faz a mesma coisa, mas sem salvar suas informações. Não há nenhuma razão para permitir que os aplicativos acessem sua agenda particular de contatos, cheia de informações sobre outras pessoas.

Razão número 2: o WhatsApp funciona em apenas um dispositivo, e precisa ser um smartphone

Você só pode usar o WhatsApp em um dispositivo, que deve ser um smartphone. Me pergunto por que as pessoas ainda aceitam este tipo de limitação em 2016? Quando você quiser usar o serviço no seu desktop, você ainda precisa do seu smartphone ligado e conectado à internet. É loucura. O Facebook Messenger, o Telegram e o Hangouts permitem que você use o serviço em um tablet, smartphone ou PC.

AndroidPIT huawei mediapad whatsapp 2
Para usar o WhatsApp no tablet apenas pela versão web do serviço / © AndroidPIT

Razão número 3: o WhatsApp não possui um bom sistema de backup

Se você mudar o seu número de telefone, todos os seus dados de conversação desaparecerão. Existem backups no Google Drive ou no iCloud, mas é necessário configurá-los manualmente. Então será uma questão de sorte se estes foram devidamente restaurados para o novo dispositivo ou não. Se você mudar do Android para o iPhone, ou vice-versa, restaurar o seu histórico de bate-papo é impossível.

Com o Telegram, o Facebook e o Hangouts, tudo está na nuvem e imediatamente disponível em todos os seus dispositivos.

 

backupwhatsappgdrive
Você precisa configurar o backup no WhatsApp de forma manual / © AndroidPIT

Razão número 4: ligações para números de telefone

Mais uma vez, o WhatsApp está atrelado ao seu número de telefone. Então, quando você alterá-lo, pode ser uma dor de cabeça enorme. Use o assistente de migração no WhatsApp para mover as coisas, mas esteja ciente de que seus contatos não serão notificados automaticamente sobre a alteração de número, a menos que eles estejam em um grupo com você.

Então, você terá que enviar seu novo número manualmente para todos os seus amigos. Convenhamos que isso não é uma coisa realmente boa!

Mudar seu número de telefone irá migrar os dados da sua conta, seus grupos e suas configurações. Antes de prosseguir, por favor, confirme se você pode receber SMS ou ligação em seu novo número. Se você possui um novo aparelho, você deve, primeiro, alterar seu número em seu aparelho antigo.

Conclusão

Se você é um usuário nato do WhatsApp, provavelmente não concorda com a minha opinião. Desculpe, mas eu realmente entendo o que você está passando. Eu mesmo sou um usuário do WhatsApp, infelizmente, por questões de convívio social, sou forçado a reinstalar o app.  Porém, no meu smartphone roda em paralelo o Skype, o Facebook, o ICQ, o Telegram, o Hangouts e o Threema. E todas as vezes que uso um destes, sinto meu coração bater forte novamente. O WhatsApp ainda não faz isso.


Este artigo é uma opinião. O conteúdo presente nele representa a opinião do autor e não reflete a opinião de toda a equipe editorial do site.

516 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo há 8 meses

    Meio tendenciosa. Não entendo qual a implicância com o whatsapp.

  • Steven há 8 meses

    Não precisa ficar nervoso, Marcelo. A tendência é essa mesmo. Basta você não gostar de algo que o outro gosta que já vira inimigo. O cara fica irritado e responde com 10 pedras na mão.
    Não preciso colocar as limitações do WhatsApp. Se você não percebeu, o Eric já colocou no artigo. Porém, se ler o artigo ou o meu comentário te irritou, não posso fazer nada por você. Eu estou sossegado aqui na minha casa. Bom descanso.

  • Andreu Vasconcelos há 8 meses

    Podem falar o q for, que X, Y ou Z são melhores e td mais, mas enquanto o WhatsApp estiver atendendo bem, eu continuo com com ele. Eu e a grande maioria das pessoas. Mas o choro é livre, bem como as opiniões divergentes. Agora as razões contra citadas na matéria não convencem nem minha filha de 10 anos...

  • Steven há 8 meses

    Eu entendo perfeitamente. É ruim e limitado.

  • David CD há 8 meses

    Mas desde quando isso é culpa do WhatsApp? E desde quando isso tira a qualidade do WhatsApp? Isso é culpa do teu círculo de pessoas, e não do WhatsApp.

319 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu até que uso, mas quem me conhece sabe que não pode contar com o WhatsApp se precisa da minha atenção urgente. Vivo com ele desligado, pois assumi que é só para zoeira e conversa descompromissada. Nem por isso deixam de me encontrar. A empresa só aceita email para solicitações e envio de documentos, parentes me ligam se o assunto é urgente.

  • Pois eu concordo com tudo que você falou, outra coisa chata no whatsapp e que você não citou é que whatsap (nos grupos) o seu numero telefone fica exposto para todos verem, mesmo que não seja parte dos seus contatos, lembro que quando a galera abandonou o Orkut e foram para o facebook, a grande maioria alegavam questões de privacidade (na época talvez o facebook respeitava a nossa privacidade), hoje todo mundo adora o whatsapp e quase ninguém se incomoda em ter o seu numero de celular exposto para mais de 250 pessoas em cada grupo que faz parte.
    Parabens, Otimo post,

  • O WhatsApp não é o melhor app, não é meu favorito e sou Team Telegram mas dai dizer que o Messenger é melhor?

    Vamos com calma, herr Herrman! - O Whats é muito mais leve, tem interface mais amigável e simples, e não importa o nível de conexão, até em 2G ele funciona - isso quando não cai, ok. hahaha
    Também não da pra comparar com o Skype, muito menos o Hangouts (que Deus o tenha).

    O Whats, como o mano ja falou mais cedo, é mais simples, leve, bem divulgado e funcionou direito primeiro.
    Vai ser dificil fazer o Telegram pegar, principalmente aqui no Brasil, mas eu ainda tenho fé.

  • Talvez as características citadas acima façam do whatsapp o whatsapp, se for pra ficar igual os outros melhor usar os outros não é?

  • Acredito ainda que um dos motivos pro sucesso do Whatsapp é o próprio nome, que muitas vezes insistimos em dizer "zap zap" rsrsrsrsrs

  • sim, só continuo usando o whatsapp por causa dos meus contatos teimosos e acomodados, mas a questão não é achar ele ruim, muito pelo contrário, acho o whatsapp melhor que o messenger do facebook por exemplo, porém muito inferior ao Telegram, a comparação chega ser covarde de tão atrasado que o whatsapp é, enfim ¯\__(ツ)__/¯

  • Não existe nada perfeito nesse mundo mas esse Eric é um perfeito idiota.

  • Seria legal se cada usuário pudesse escolher o app que mais lhe agrada e conseguir conversar com todos os outros. Mesmo esquema das operadoras, ligo e mando sms pra qualquer uma diferente da minha.

  • Em um lugar que 90% das pessoas usam o Whatsapp o que posso fazer? Eu gosto do LINE. Falem sobre ele.

  • "Razão número 1: verificação pelo número do telefone"

    Graças ao root e ao Titanium Backup eu dispenso essa verificação quando reinstalo o Whatsapp.
    Eu fiz uma copia completa do APK + Dados, e é dentro dos dados que se encontra a verificação feita anteriormente, e pra GARANTIR ainda mais eu os guardei na NUVEM.

  • O Whatsapp é usado por todo mundo pq foi um dos primeiros mensageiros para Smartphone que funcionava de forma simples, rápida e eficiente, além disso, o Facebook comprou e fez integração com a rede social "facilitando" o preenchimento do cadastro e upload de fotos.
    É uma realidade triste, mas é a verdade.

    Concordo que seja limitado e etc e que o Telegram é muito melhor, mas o Whatsapp é o mais conhecido.

    SMS, foi deixado de lado até pelas fabricantes e desenvolvedoras. O "app" de sms do android é sofrível. A Apple até tentou melhorar com o iMessage, mas mesmo assim, as pessoas não usam muito.

    Infelizmente, não conseguiremos parar de utilizar o Whatsapp tão cedo. Talvez, se um dia eles fizerem a burrada de começar a cobrar para mandar mensagens, as pessoas podem começar a migrar de mensageiro.

  • Não gosto do Whatsapp, uso os outros e sou bem mais feliz. Infelizmente, meu círculo de contatos ainda insiste e tenho que usar. Vendi meu aparelho recentemente e sofri com essa questão do backup (Drive x iCloud).

  • Explica pra minha mãe que no telegram você envia arquivos de até 1 gb, kkk... pra ela só importa o fato de todo mundo usar o whatsapp, os amigos, os vizinhos e os parentes que moram longe. Eu gostei do allo, mas de vantagem só temos a nuvem e o assistant, que só geek usa.
    O whatsapp não é destaque em recursos, mas se for pra ficar sozinho noutro app recheado de recursos eu prefiro ele.
    Outro ponto: por ser deficiente visual e precisar do talkback, fico na mão com o telegram, já que não é acessível.

  • Só faltou uma maneira prática para compartilhar pelo Telegram também.

  • Algo que falta nestes programas é poder bloquear grupos por horário. Ou seja fora do horário de trabalho os grupos que são profissionais parariam de receber mensagens. Seria um sossego só.
    Aproveitando faltou para o redator falar que usa o ALLO e o ODIGO. É mesmo o Odigo não existe mais, kkkkkkkkk

  • Eu utilizo majoritariamente o Telegram, somente alguns grupos que ainda me seguram no WhatsApp, o engraçado é que ele fala do WhatsApp, mas fica recomendando outro aplicativo da mesma empresa, e o pior, ele usa um monte de aplicativos, não gosto do Whats, mas ele me parece mais um indeciso do que alguém que realmente possa levantar argumentos relevantes contra algum em específico.

    • Eu acho que ele colocou vários apps no texto para o pessoal não ficar bravo nos comentários, pois o povo já pegou birra dessa disputa WhatsApp vs Telegram. Toda hora que se fala em um, alguém grita o nome do outro. Por isso ele deve ter acrescentado vários mensageiros no texto, para disfarçar que o intuito (mais uma vez) é empurrar o telegram no povo, mesmo eles não querendo.
      Obs: Eu só uso Telegram, na verdade só usei o WhatsApp uma vez, e por urgência profissional, mas mesmo assim eu acho que já encheu a paciência essa história de querer forçar o povo a usar Telegram. Se as pessoas não querem sair do WhatsApp, então o jeito é aceitar e seguir com a vida.

  • Texto de conclusão do editor:
    "Se você é um usuário nato do WhatsApp, provavelmente não concorda com a minha opinião. Desculpe, mas eu realmente entendo o que você está passando. Eu mesmo sou um usuário do WhatsApp, infelizmente, por questões de convívio social, sou forçado a reinstalar o app. Porém, no meu smartphone roda em paralelo o Skype, o Facebook, o ICQ, o Telegram, o Hangouts e o Threema. E todas as vezes que uso um destes, sinto meu coração bater forte novamente. O WhatsApp ainda não faz isso."

    Vejam ele usa:
    1- Skype
    2- Facebook
    3- ICQ
    4- Telegram
    5- Hangouts
    6- Threema
    7- WhatsApp

    O problema é o WhatsApp?????

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi