O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 170 Compartilhado 63 Comentários

Galaxy A5 (2017) vs. Galaxy S7: qual deles você pode comprar?

Em janeiro passado, a Samsung apresentou o novo intermediário Galaxy A5 (2017). Como de costume, a Samsung usou o Galaxy S7 como inspiração de design. Porém, apesar da semelhança, os dispositivos da série A não têm a mesma tabela de especificações que temos no carro-chefe da fabricante. Mas como o novo Galaxy A5 se sai em comparação com o Galaxy S7?

Samsung Galaxy A5 (2017) vs Galaxy S7: design

O projeto visual do Galaxy A5 baseia-se no do Galaxy S7, logo, qualquer semelhança não é mera coincidência. Em primeiro lugar, as dimensões são quase as mesmas:

Galaxy A5 (2017) 146,1 x 71,4 x 7,9 mm
Galaxy S7 142,4 x 69,6 x 7,9 mm

Ambos os dispositivos, obviamente, possuem um visual Premium, mas o Galaxy S7 é claramente mais refinado. Em ambos os casos, o acabamento é muito bom e é excelente ver a Samsung investindo na linha de intermediários com a essência dos topo de linha.

AndroidPIT Samsung Galaxy a5 2017 4814
A Semelhança da linha Galaxy A com a S é indiscutível / © AndroidPIT

Uma diferença que vale a pena mencionar aqui é a localização do alto-falante. No Galaxy S7 a saída de som está localizada na parte inferior direita. Por quê? Melhor experiência em jogos e vídeos. Já o Galaxy A5 oferece uma experiência bem diferente com o alto-falante alojado na lateral direita.

Em ambos os aparelhos, encontramos um leitor de impressões digitais no botão de início físico e um mini-jack na borda inferior. Ao contrário do Galaxy S7, o A5 oferece uma porta USB Type-C. Ponto positivo nessa comparação. Os dois dispositivos vem com certificação IP68 que lhes garante a proteção contra água e poeira.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 4
Eis uma das grandes estrelas de 2017 / © AndroidPIT

Samsung Galaxy A5 (2017) vs Galaxy S7: tela

Com uma tela de 5,2 polegadas, o A5 (2017) é um pouco maior do que o S7, que possui 5,1 polegadas. Ambos os modelos têm um display Super AMOLED, mas o flagship do ano passado vem com maior resolução (2560 x 1440 pixels), o Galaxy A5 oferece uma qualidade bem satisfatória com o display Full HD (1920 x 1080).

Para o uso diário, os dois aparelhos oferecem ótima experiência com a tela. Aliás, o Galaxy S7 também pode ser usado na resolução Full HD depois da atualização para Android Nougat. Contudo, se você quiser usar o celular com um óculos de realidade virtual (VR), deve optar pelo S7.

AndroidPIT Samsung Galaxy a5 2017 4869
Ambos os dispositivos oferecem o modo Always On Display / © AndroidPIT

Ainda em relação à tela, os dois smartphones oferecem o modo de noite, chamado de filtro de luz azul. Este recurso é útil para olhar para a tela sem forçar demais os olhos. O modo de Always On Display também está presente em ambos os modelos.

Samsung Galaxy A5 (2017) vs Galaxy S7: software

O Galaxy S7 saiu de fábrica rodando o Android 6.0 Marshmallow, mas de forma lenta e segura, o Android 7.0 Nougat fez seu caminho até chegar ao aparelho neste último mês. Já o Galaxy A5 ainda roda com Android Marshmallow, porém, esté dentro dos aparelhos que a Samsung ainda vai atualizar para o Nougat.

Em ambos os casos, a TouchWiz é muito bem trabalhado. Pessoalmente, não aprecio todas as nuances de branco e azul, mas respeito a dedicação da fabricante neste quesito. Em relação aos aplicativos pré-instalados, tivemos uma diminuição com o passar dos anos e estão agora limitados a alguns apps da Samsung, Google e Microsoft.

Os dois aparelhos oferecem a central de jogos da Samsung: Game Launcher e Game Tools. A experiência do usuário é muito bom em ambos os dispositivos, não tenho queixas em relação ao software.

galaxy s7 edge game tool
Game launcher da Samsung / © AndroidPIT

Samsung Galaxy A5 (2017) vs Galaxy S7: performance

Ao final das contas, o Galaxy S7 é o carro-chefe e o Galaxy A5 é o intermediário. Isso resume muito bem o potencial de ambos os dispositivos: se você deseja ter o mais poderoso dos dois, escolha o Galaxy S7. Este vem como processador octa-core Exynos 8890 (quatro núcleos de 2,3 GHz e quatro de 1,6 GHz) e 4GB de RAM, enquanto os gráficos são fornecidos pela unidade gráfica Mali T880-MP12. Isso garante ao usuário uma experiência fluida com o sistema.

O Galaxy A5 usa o processador octa-core Exynos 7880 e possui menos RAM, são 3GB ao todo. O chip gráfico é inferior também: Mali T830MP3. Agora que as apresentações foram feitas, vamos à prática: testei os dispositivo em várias situações (especialmente com jogos bastante exigentes) e não tive nenhum problema ou atraso do sistema. Em outras palavras, o aparelho menos potente, sinceramente, foi igualmente bom. Entretanto, quando exigimos muito mais do processamento de dados, o Galaxy S7 se sai bem melhor.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 17
Um dos pontos forte do S7 é a câmera / © AndroidPIT

Estão disponíveis 32GB de memória interna no Galaxy A5, mas tenha em mente que parte já está alocada para o sistema. O Galaxy S7 também oferece 32GB, os quais também são usados pelo sistema. E, claro, os dois aparelhos oferecem a chance de ampliar a memória com o uso de um cartão microSD.

Samsung Galaxy A5 (2017) vs Galaxy S7: câmera

O Galaxy S7 tem uma das melhores câmeras no mercado, como foi recentemente mostrado em um dos nossos mais recentes comparativos de câmera. Será que um dispositivo de gama média da mesma marca pode destroná-lo? A resposta está implícita. O S7 tem um sensor traseiro de 12MP, abertura f/1.7, e usa a tecnologia de pixel duplo. Na frente, temos 5MP e uma abertura f/1.7.

O Galaxy S7 tem uma das melhores câmeras no mercado

O Galaxy A5 tem câmera traseira e frontal de 16MP e abertura f/1.9. Pela minha experiência, posso dizer que as imagens capturadas em ambientes com boa qualidade de luz ficam boas, mas em lugares escuros cai muito o contraste e os detalhes das fotos.

É interessante notar que a maior fraqueza do Galaxy A5 é precisamente a força do S7 que, graças à tecnologia dual pixel, oferece resultados muito precisos, mesmo em condições de pouca luz. Se você não tem grande expectativa em relação à câmera, o Galaxy A5 (2017) deve ser suficiente, mas se deseja um smartphone para fazer fotos e vídeos, então escolha o Galaxy S7... isso se o seu orçamento assim permitir, claro.

Opinion by Benoit Pepicq
O Galaxy S7 é superior ao Galaxy  A5 em quase todas as categorias.
O que você acha?
50
50
701 participantes

Samsung Galaxy A5 (2017) vs Galaxy S7: bateria

O Galaxy A5 é popular pela boa autonomia de bateria, que se deve principalmente à combinação de uma bateria de 3.000mAh e a resolução da tela (Full HD). Grande bateria e consumo moderado é uma mistura interessante. O aparelho pode ficar sem carregamento por até um dia e meio, isso com uma exigência mediana; e pouco mais de um dia em uso intensivo.

O Galaxy S7 também possui uma bateria de 3.000mAh e oferece uma autonomia um pouco inferior, mas isso não é surpreendente, uma vez que utiliza uma resolução QHD. Lembrando que se você utilizar a resolução Full HD ou HD disponível nas configurações do sistema do aparelho, o uso do mesmo poderá ser prolongado. Dito isto, o Galaxy S7 oferece o carregamento rápido como vantagem aqui. Em poucos minutos você poderá carregar totalmente o seu dispositivo.

Samsung Galaxy A5 (2017) vs Galaxy S7: conclusão

No geral, o Galaxy S7 é superior ao Galaxy A5 em quase todas as categorias. Porém, isso é de se esperar visto que cada um dos modelos pertence a uma categoria específica. Se você realmente quer o melhor, você deverá optar pelo carro-chefe. Se o potencial da câmera e desempenho não são suas prioridades, o Galaxy A5 pode ser uma boa alternativa.

O último e derradeiro elemento a considerar: o preço. O valor da Galaxy S7 diminuiu com o tempo e agora estamos bem abaixo dos 3 mil reais. Hoje, é possível encontrá-lo por cerca de 2.489,90. O Galaxy A5 (2017) é mais barato, com R$1.699,91 você pode ter o aparelho.

E aí, qual dos dois você compra?

170 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

63 Comentários

Escreva um comentário:
  • Qureria muito Um S7, mas minhas condições não permitem rsrsrs
    Então resolvi continuar na linha A (terceiro ano consecutivo, A5).
    Amei tudo... Nao tinha nada a reclamar, até ir em uma festa de aniversário e... Passar vergonha!
    A câmera traseira não tem mais estabilização ótica, então as fotos saiam muito borradas, mas dava pra controlar (se eu ficasse sem respirar). Agora a grande decepção foi na hora de tirar selfie com a galera, um show dr horror, fotos tremidas ou sem definição. Ela tem uma falha terrível, ela tem foco central, então só focava no meio e desfocava o resto... Tudo bem se fosse uma função especial, para tirar auto retrato, mas fica ativo o tempo todo e... Resumindo, todas as outras fotos foram tiradas com um J5. Hj mesmo solicitei a devolução do mesmo.

  • Aparelhos diferentes para públicos diferentes.

  • Vi de perto o novo A5 2017.. achei muito feio..parece smartphone falsificado. prefiro o A5 2016..

  • Nenhum da linha A tem giroscópio. pra vc ter essa função, tem que compra um top de linha da sammy, algo que qualquer smartphone básico de outra marca tem.

  • Eu estava indeciso entre comprar um S7 quando estivesse na faixa de 2mil reais, ou um outro aparelho na mesma faixa. Então a Samsung lançou o A5 2017. Logo de cara eu escolhi o A5. Design premium, bom processador e bateria, certificação ip68. Eu estou saindo de um S5 com quase 3 anos de uso, e essas características são as mais relevantes para mim. Não preciso de um celular super poderoso para jogos. Eu jogo no máximo "Paciência" e "Bomberman" em meu flagship de 2014. O A5 me oferece a experiência que eu precisava, não a que eu poderia ter.

  • O A5 não usa TouchWiz. Ela usa a Grace UX. Também, o A5 conta com carregamento rápido.

    CAV

  • Só espero que o Galaxy S8 venha na cor azul, quero fazer a pré-reserva assim que estiver disponível! Pois estou bastante satisfeito com o meu S7 Edge.

  • Só falou nos recursos que sao parecidos, agora tiha que falar da parte negativa porque nao é a toa que o A5 seja um intermediario, tem que haver uma diferença que distacie o nivel do S7 com A5

  • Sem dúvidas nenhuma o s7 é muito superior, porém em termos de beleza o a5 consegue chegar perto.....

  • Não faz o menor sentido um comparativo destes! São gamas diferentes! Porche X Camaro!
    Artigo inútil!

  • Muito bom esse comparativo. Eu estava justamente com esta dúvida, tenho um Galaxy S6, e tenho um interessado em comprar. Estava na dúvida entro o S7 e alguns intermediários 2017. Porém câmera para mim é extremamente importante, pois não quero carregar minha Nikon pra lá e pra cá. Portanto é um quesito que vou levar em consideração. Quando ao processamento, não uso para jogos, só para o dia a dia, porém não admito telefone, computador e mesmo carro manco, travado, devagar. Só para corrigir o tópico, o S7 tem pra escolher lojas confiáveis a vontade por 2.199,00 em 10x ou 2.049,00 à vista. Portanto mais um ponto atraente para o S7.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 4 meses Link para o comentário

    Aquela história do vale mais um top de linha do ano passado que um intermediário atual

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi