O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 1.269 Compartilhados 348 Comentários

Review do Galaxy Note 7: o melhor e o pior em um só smartphone

Atualizado: Samsung paralisa produção do Note 7

Atualização: considerando os problemas relacionados à bateria do Galaxy Note 7, nem eu nem o AndroidPIT recomendamos a compra do aparelho. Caso você tenha adquirido o aparelho, recomendo a troca imediata do mesmo. Para mais informações sobre a atual status sobre a produção do Galaxy Note 7, confira a seção "data de lançamento e preço" abaixo.

Este é o melhor smartphone já construído pela Samsung e, ao mesmo tempo, o mais problemático dos últimos vinte anos. Por mais controverso que o Galaxy Note 7 possa parecer neste momento, as chances de você ter este celular e as funções exclusivas de uma das séries de maior sucesso do mercado móvel aumentaram e muito depois do recall que a fabricante foi obrigada a realizar na última semana.

Tive a chance de testar o no smartphone de 5,66 polegadas da Samsung e, apesar da grave falha com a bateria, é inevitável não olhar para o Galaxy Note 7 e não ver um grande smartphone. Continue lendo este review e entenda o que faz do Note 7 o melhor smartphone da categoria.

Prós

  • Melhor câmera do mercado
  • Design inigualável
  • Qualidade da tela superior
  • USB Type-C
  • Capacidade de armazenamento
  • S-Pen
  • Game Tool
  • Certificação IP68

Contras

  • Performance
  • Problemas com a bateria (recall)
  • Qualidade de áudio mono

Samsung Galaxy Note 7 – Data de lançamento e preço

O Galaxy Note 7 foi oficialmente apresentado pela Samsung no dia 02 de agosto, e a pré-venda do aparelho estava prevista para começar no dia 12 de setembro no Brasil; já as vendas, no dia 23 do mesmo mês. O valor sugerido do aparelho no país seria de R$ 4.299,00 para a versão de 64GB. 

Contudo, devido a problemas na bateria do dispositivo - que estariam causando a explosão das unidades quando carregadas - levaram a Samsung ao maior recall da sua história nos últimos vinte anos e a fabricante resolveu adiar a comercialização do smartphone no Brasil:

"Por enquanto não temos previsão de lançamento do smartphone [Galaxy Note 7] no país."

Paralisação da produção do Galaxy Note 7

A declaração acima, me foi passada hoje (10/10), quando entrei em contato com a assessoria de imprensa da Samsung no Brasil para saber mais sobre  a paralisação da produção do Galaxy Note 7 após novos relatos de incêndios espontâneos de dispositivo supostamente livres de problemas. 

De acordo com um dos fornecedores da Samsung em contato com a agência de notícias sul-coreana "Yonhap", a paralisação temporária da fabricação do Note 7 foi decidida em cooperação com órgãos reguladores de Coreia do Sul, Estados Unidos e China. A decisão inclui uma fábrica da Samsung no Vietnã que é responsável pelas remessas globais do Galaxy Note 7.

Operadoras como a Verizon, T-Mobile e AT&T pararam até mesmo o envio das unidades "seguras" do Note 7

Em contato com a Samsung na Alemanha, nossa equipe obteve a confirmação de que a empresa está ajustando a produção do Note 7 para ter assegurar qualidade e segurança do produto. Logo, ainda é difícil alegar que a Samsung vai cancelar a comercialização do dispositivo neste momento.

Nos Estados Unidos, operadoras como a Verizon, T-Mobile e AT&T pararam até mesmo o envio das unidades "seguras" do Note 7, que serviriam para substituir os modelos com defeito. Contudo, até mesmo essas unidades estariam explodindo.

Recall do Galaxy Note 7

Com base nas investigações da Samsung, o problema estava em uma célula da bateria, que acabou deixando em contato um ânodo-cátodo (elétrodo negativo - elétrodo positivo) e fazendo com que a bateria superaquecesse. De acordo com a empresa, este é um problema extremamente raro, mas pode acontecer durante o processo de fabricação da bateria.

Para se ter uma ideia do que acontece com esta bateria defeituosa - fabricada por uma subsidiária da própria Samsung - seria como colocar o seus dedos em uma tomada. Ou seja, ocorre um choque entre as polaridades (positiva e negativa) e, claro, isso acaba gerando o stress do hardware que, por fim, acaba explodindo.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7466a
Na caixa do Note 7, temos os fones de ouvido, o cabo USB Type-C, um pequeno adaptador micro USB 2.0 - USB Type-C, um conector USB e o adaptador para carregamento rápido / © AndroidPIT

O recall é, normalmente, um processo conhecido da empresa automobilística e sempre vem associado à segurança do usuário. Como a Samsung estava colocando em risco não apenas a vida dos proprietários, mas também os bens dos mesmos - em outras palavras, a fabricante sul-coreana estava prestes a receber o maior número de processos judiciais da sua história - foi necessário reaver todos os dispositivos já comercializados nas regiões nas quais o modelo com a bateria da sua subsidiária haviam sido vendidos.

O último recall de grandes proporções da Samsung havia acontecido em 1993. Na época, alguns produtos da empresa foram montados a partir de componentes tão mal fabricados que a empresa teve que remover mais de 150 mil produtos e destruí-los na frente de mais de 2 mil trabalhadores, gerando um prejuízo de 5 bilhões de won.

Samsung Galaxy Note 7 – Desenho & Qualidade de Construção

O design do Galaxy Note 7 é inspirado no Galaxy S7 Edge, com pequenas otimizações. O resultado é um desenho simétrico e este é, sem dúvidas, um dos smartphones mais bonitos que já tive nas minhas mãos. 

A simetria do Note 7 pode ser percebida principalmente nas laterais. A moldura metálica foi afinada ao máximo nas laterais, e se ajusta perfeitamente às bordas curvas do display e da parte traseira. À primeira vista, pode não parecer uma diferença significativa, mas as mudanças são sentidas quando você tem o dispositivo em mãos. Assim, quando seguramos o novo Galaxy Note nas mãos, a impressão é a de que este não é um dispositivo de 5,7 polegadas, pois se encaixa muito bem em uma mão.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7484
A parte traseira do Galaxy Note 7 vem com Gorilla Glass 5 / © AndroidPIT

Quando comparamos este modelo ao seu antecessor, o Galaxy Note 5, percebemos mais mudanças. Começando pela tela curva, aliás; tanto na parte da frente quanto na parte de trás. O fato do Note 7 ter os cantos mais angulosos do que o Note 5 garante ao aparelho um ótimo grip.

AndroidPIT samsung galaxy note7 samsung galaxy s7 edge comparison 7
O Note 7 teve seu design baseado no S7 Edge / © AndroidPIT

Na frente do Note 7, temos o scanner de íris localizado na parte superior da tela. O botão de início, que também integra a função de leitor de impressões digitais, não é saliente e não interfere no projeto visual do Note 7.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7548
Na lateral esquerda, temos os botões de volume / © AndroidPIT

Apesar deste dispositivo trazer o mini jack 3,5mm e ainda uma caneta Stylus, ou mesmo uma bateria de 3.500mAh, ele é quase tão espesso quanto o Galaxy S7 Edge. Para se ter uma ideia, as dimensões do novo iPhone 7 Plus são 158,2 x 77,9 x 7,3mm; com uma tela de 5,5 polegadas, as do Note 7 são 153,5 x 73,9 x 7,9mm.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7555
O Galaxy Note 7 oferece a possibilidade de expandir a memória interna usando um cartão micro-SD / © AndroidPIT

Certificação IP68

Em relação ao seu antecessor, o Galaxy Note 7 oferece a certificação IP68 de resistência à água e à poeira, que também se estende à S Pen. Assim, não existe mais o problema de quedas acidentais da caneta Stylus na água. Esta característica é extremamente boa para quando estamos com as mãos molhadas e precisamos utilizar o aparelho, pois é sempre difícil fazer a tela touch reconhecer o toque com a mão molhada.

AndroidPIT samsung galaxy note7 001
Molhar a S Pen não será um problema / © AndroidPIT

Sobre a Stylus

A S Pen também ganhou melhorias. A ponta está mais fina, o que faz com que a experiência de escrever e desenhar se torne muito mais fluida. Apertando o botão integrado ao acessório por alguns segundos, este se converte em um apagador, com o qual se pode eliminar as notas eventualmente criadas, sem precisar ativar esta função na tela.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7529
O design do Note 7 manteve o layout elegante dos últimos dispositivos da Samsung e a S-Pen / © AndroidPIT

Samsung Galaxy Note 7 – Tela

A tela do Samsung Galaxy Note 7 usa a tecnologia Super AMOLED nas suas 5,66 polegadas de diagonal, e tem uma resolução WQHD (2566 x 1440). O que a torna única em relação aos outros modelos da série é o fato de ser dual-edge. Logo, não existe uma versão do Note 7 com display plano.

No que toca à qualidade das cores da tela do Note 7, posso dizer que temos cores vivas, pretos intensos e imagens super nítidas, tudo o que podemos esperar de um display Super AMOLED da Samsung. Entre as principais características da tela do Note 7, posso citar o fato de oferecer suporte para HDR10, usar o filtro azul e ser construída com o Gorilla Glass 5, da Corning.

AndroidPIT samsung galaxy note7 003
A tela Super AMOLED do Note 7 é realmente rica em brilho / © AndroidPIT

Suporte para HDR10

A principal novidade da tela do Galaxy Note 7 é que esta está pronta para reproduzir vídeos e games em HDR. Em teoria, essa função permite ao display deste aparelho reproduzir cores e brilhos de uma forma mais realista. O recurso HDR10 da tela do Note 7 possui, como o nome já diz, uma gama mais ampla de cores de 10-bits, são 1.024 níveis de luminosidade em vez do padrão de 8-bits que é de 256.

Assim, um tela com HDR é capaz de exibir imagens muito mais detalhes, ricas em cores, com maior brilho e pretos mais profundos. O fato de termos uma gama de cores maior faz com que evitemos a perda na qualidade das imagens que vemos na tela. Abaixo, você confere um exemplo de imagem, no qual é possível perceber mais harmonia na distribuição da cor cinza:

8 bit vs 10 bits comparison hdr
Diferença entre o padrão 8-bits e 10-bits em uma gradiente de cinza / © CreativeCloudUser

De acordo com o profissional de vídeo do AndroidPIT, Robert D'Antoni, o fato do Note 7 trazer suporte para HDR10, torna a fabricante uma das primeiras a investir no recursos que deve ser tendência daqui para frente:

"A tela HDR do Note 7 é a primeira da categoria que oferece o padrão de referência HDR10, com alcance dinâmico de 10-bit. Até muito recentemente, o alcance de cor de 8-bit era o padrão para praticamente todos os dispositivos disponíveis para consumo no mercado (celulares, TV's, monitores de computador). Fabricantes de televisores que esperaram até o último momento para trazer novidades para seus produtos vêm investindo em aparelhos com suporte para HDR e chamam a atenção para a quantidade de nits destes televisores. O padrão HDR10, bem como o seu grande competidor Dolby Vision, oferecem uma precisão de imagens superior e uma experiência visual rica, com brancos mais brilhantes e pretos mais escuros.

Com a grande quantidade de câmeras e smartphones oferecendo o formato RAW, com captura de dados que ficam entre 12 ou 14-bits, e praticamente todos os filmes profissionais e séries de TV sendo produzidos em espaço de cores de 12, 4 e 16-bits, o gargalo real para ver estas fotos tem sido telas de 8-bits. O Galaxy Note 7 oferece ao consumidor uma forma de ver imagens em formatos muito mais recentes e que deverão ser o padrão do futuro".

Filtro azul

O modo noturno á algo que os usuários de smartphones Android vêm pedindo há algum tempo. Fabricantes como a Asus e a Apple trazem o recurso nos seus smartphones, e o Android 7.0 Nougat já oferece esta função de forma nativa. Levando em consideração que o Galaxy Note 7 é um dispositivo que é uma ferramenta de produtividade, a Samsung traz um filtro de luz azul na central de notificações.

Quando ativado, este recurso deixa a tela mais amarelada conforme o dia vai escurecendo. A intenção aqui é fazer com que o usuário diminua o esforço ocular, já que as luzes emitidas pela tela são mais confortáveis para o olho humano. Com isso, o usuário não se cansa de olhar para a tela do dispositivo à noite ou sob condições de baixa luminosidade.

AndroidPIT samsung galaxy note7 002
Note 7 com filtro azul ativo / © AndroidPIT

Gorilla Glass 5

Na época do lançamento do novo vidro Gorilla Glass 5, a Corning, fabricante deste vidro, afirmou com base em seus testes que este material é quase duas vezes mais resistente que o antecessor, suportando 80% das quedas a uma altura de até 1,60m.

O Galaxy Note 7 que testei não sofreu nenhuma queda, logo, não posso afirmar muito sobre a durabilidade da mesma; contudo, durante o tempo em que fiquei com o aparelho, não notei nenhum arranhão e nunca usei nenhuma proteção. Vale lembrar que o aparelho ou estava solto na minha mochila ou no meu bolso.

Samsung Galaxy Note 7 – Características Especiais

Scanner de íris

Um dos recursos mais badalados do Galaxy Note 7 é o scanner de íris. O sensor para o reconhecimento biométrico está posicionado na parte superior esquerda do aparelho e possui uma resposta rápida, especialmente depois de um tempo contínuo de uso. Contudo, não é tão funcional quanto o leitor de impressão digital deste smartphone.

A grande vantagem de se usar o scanner de íris em um smartphone é a segurança. Como cada pessoa possui um padrão único da íris em cada olho, que se mantém inalterado ao longo da vida, isso faz com que os dados da íris sejam praticamente impossíveis de serem replicados, tornando a leitura da mesma uma das chaves mais seguras e confiáveis de autenticação biométricas disponíveis.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7501
O scanner de íris é uma das principais novidades do Note 7 / © AndroidPIT

O Galaxy Note 7 permite usar apenas uma íris por aparelho; logo, apenas você poderá desbloqueá-lo usando tal opção. Para gravar os dados da sua íris, é preciso remover seus óculos, mas para desbloquear a tela usando o scanner, isso não será necessário.

Dito isso, para ativar o escaneamento da íris, antes, será necessário selecionar obrigatoriamente um padrão de desbloqueio da tela seguro: senha, PIN, padrão. Por causa disso, todas as vezes que você desejar desbloquear a tela com a íris, terá que ativá-la, deslizar o dedo sobre ela e então posicionar o aparelho em frente aos olhos.

samsung galaxy note 7 iris scanner
Recomenda-se remover os óculos para gravar os dados da íris no Galaxy Note 7 / © AndroidPIT

Como já relatei aqui no site, o uso do scanner de íris não é intuitivo e acaba gerando mais etapas do que facilitando o uso do aparelho. Além disso, como o uso de uma senha, PIN ou padrão se faz necessário, o fato do aparelho conter esta opção, mesmo para fins de validação da identidade para pagamentos, não o torna necessariamente mais seguro que qualquer outro modelo do mercado, visto que o desbloqueio também se dá usando uma senha, PIN ou padrão.

Durante meu teste, consegui desbloquear o Note 7 com o scanner de íris mesmo usando óculos escuros. Todas as pessoas que usaram o aparelho com os meus dados de íris não conseguiram desbloquear o mesmo. Logo, o recurso é realmente preciso, mas não é tão eficiente quanto o leitor de digitais que é extremamente rápido no Galaxy Note 7. 

USB Type-C

O Galaxy Note 7 vem com a suporte para USB 3.1 Type-C, o que possibilita ao aparelho ter uma potência de carga muito maior se comparado aos seus antecessores. O Type-C é capaz de suportar até 100 Watts (W), ou seja, uma corrente de até 20 volts (V) e 5 amperes (A).

A entrada USB do Note 7 possui 24 pinos de conexão, o que torna a capacidade de transmissão de dados deste aparelho muito maior do que a de smartphone com USB 2.0 ou qualquer outro iPhone com Lightning.

Além deste recurso oferecer uma velocidade de carregamento maior e uma quantidade de transferência de dados maior, o USB Type-C é o padrão que vamos começar a ter daqui para frente, em modelos como o Moto Z, Moto Z Play, Zenfone 3, Xperia XZ e outros.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7471
A Samsung troca o padrão da entrada USB do Note 7 para Type-C / © AndroidPIT

No uso diário, como este padrão ainda não está difundido, lembre se de levar o cabo e o adaptador para todos os lugares. Além do cabo USB Type-C, a Samsung também envia na caixa do Note 7 um pequeno adaptador micro USB 2.0-USB Type-C, um conector USB e o adaptador para carregamento rápido.

S-Pen ou caneta Stylus

Os Comandos Aéreos ou Air Commands, o software central da S Pen, ganharam melhorias. Em primeiro lugar, existe agora uma função de lupa para ampliar o conteúdo. A S Pen também permite a tradução de palavras e frases. Este recurso foi desenvolvido de forma integrada à câmera do dispositivo. Logo, o Note 7 se torna ainda mais produtivo para quem viaja muito, visto que pode ser usando para traduzir placas, menus ou instruções de uso.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7589
Além dos recursos padrões da S Pen, você pode adicionar outras opções aos Comandos Aéreos / © AndroidPIT

A função mais divertida, no entanto, é a possibilidade de criar GIFs e enviá-los aos amigos. A partir de um vídeo do YouTube, por exemplo, pode-se usar a S Pen para destacar uma sequência de movimentos e convertê-los em GIFs. Se você gosta deste formato, é possível criar suas próprias "histórias" e enviá-las por toda parte.

AndroidPIT samsung galaxy note7 gif
A edição de conteúdos a partir da S Pen ganhou diversas melhorias, como a possibilidade de criar animações / © AndroidPIT

Com a tela desativada, ao remover a S Pen, é possível escrever notas de forma rápida durante uma reunião ou apenas anotar uma ideia. A ativação do app de anotações se dá com a tela no modo Always On (AOD) e funciona de forma ágil e prática.

Samsung Galaxy Note 7 – Software

A nova versão do TouchWiz no Note 7 está adaptada ao design e às cores dos aparelho. Tivemos no Note 7 uma otimização da interface do usuário do Galaxy S7, como a redução das cores dos ícones, o que a torna mais elegante. No Note 7, a interface passa a ser chamada de Grace UX e, em uma comparação direta com a TouchWiz do S7; de minha parte, posso dizer que ficou mais madura e sutil.

O dispositivo sai de fábrica rodando com o Android 6.0.1 Marshmallow e, apesar da Samsung ainda não ter confirmado oficialmente quando o aparelho receberá a atualização para o Android 7.0 Nougat, a operadora T-Mobile confirmou que o aparelho deverá receber a mais nova versão do sistema operacional da Google.

A Samsung trouxe ao Note 7 tudo o que existe de mais funcional e produtivo nas séries S e Note
AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7616
Apesar das mudanças o estilo, a TouchWiz Grace UX manteve muito daquilo que já conhecemos da UI da Samsung / © AndroidPIT

Com a mudança na UI da linha Note, alguns recursos estão mais difíceis de serem encontrados. Durante meu teste, tive realmente dificuldade de achar o menu do "Smart Lock", o que só foi possível através do ícone da busca nas configurações. Aliás, uma dica: o uso dos locais confiáveis do Smart Lock em conjunto com qualquer um dos sensores biométricos do Galaxy Note 7 tornará a sua experiência com o aparelho melhor, visto que você não precisará desbloquear a tela quando estiver em casa ou no trabalho.

Pasta Segura

E se você quer que todos os seus arquivos estejam protegidos de olhares curiosos, a Samsung integrou ao Note 7 uma função chamada Pasta Segura. Nela, é possível armazenar tudo aquilo que você deseja manter de forma privada, sendo que o acesso se dá apenas pelo uso de um dos sensores biométricos.

pasta segura note 7
Use sua impressão digital para acessar seus dados / © AndroidPIT

Game Launcher

O Game Launcher, a central para jogos da Samsung anunciada com o Galaxy S7 e S7 Edge, também está presente no Note 7. Este recurso adiciona automaticamente seus games a uma pasta específica e passa a indicar jogos conforme você usa a função. O Game Launcher pode ativar a opção de economia de bateria enquanto você joga e ainda oferece o botão flutuante "Game Tool".

Usando o Game Tool, é possível gravar os jogos e compartilhar com outros usuários, e ainda torna possível desativar as teclas capacitivas durante uma partida, melhorando a experiência com o jogo.

Tela Edge

A função "Tela Edge" está presente no Galaxy Note 7 e permite que, ao deslizar o dedo a partir de uma aba na tela da direita para a esquerda ou vice-versa, tenhamos a chance de acessar uma lista de serviços. Este recurso oferece ao usuário um atalho para até cinco contatos favoritos, identificados com cores diferentes, e permite adicionar sites favoritos em uso conjunto com o navegador nativo da fabricante.

Em relação ao software, a Samsung trouxe ao Note 7 tudo o que existe de mais funcional e produtivo nas séries S e Note. Contudo, a performance do Note 7 deixa a desejar e, muito disso é consequência desta quantidade de funções do Note 7. Para se ter uma ideia, uma análise de desempenho deste smartphone da Samsung em comparação ao OnePlus 3, feita pelo pessoal do XDA Developers, mostrou que enquanto o Note 7 rodava 96 processos, o OnePlus 3 rodava 50, sendo que ambos os dispositivos continham o mesmo número de aplicativos instalados.

Samsung Galaxy Note 7 – Performance

O Galaxy Note 7 foi anunciado com duas variantes de processador: uma com o Snapdragon 820, a outra com o Exynos 8890. A unidade que testei é embalada pelo processador da Samsung e é o mesmo dos Galaxy S7 e S7 Edge. Além disso, o aparelho vem com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido até 256 GB via cartão microSD.

Infelizmente, a memória interna não pode ser integrada à externa, já que não existe um controlador que combine as diferentes velocidades de cada uma.

Durante o tempo que testei o Note 7, uma coisa ficou clara: o aparelho não entrega neste momento a performance que a tabela de especificações técnicas promete. A TouchWiz está pesada e 4GB de memória RAM são apenas suficientes para rodá-la. A Samsung deveria ter seguido os passos da OnePlus e ter adicionado 6GB de memória RAM ao novo Galaxy Note.

AndroidPIT samsung galaxy note7 benchmark
À esquerda, o resultado do AnTuTu; à direita, o resultado do GeekBench / © AndroidPIT

Não me entenda errado: a performance do Note 7 é satisfatória, mas um update da TouchWiz poderia transformar a experiência com este dispositivo em algo realmente melhor. Durante uma partida de Nova 3, o sistema engasgou algumas vezes, o oposto do que aconteceu quando jogado no OnePlus 3, por exemplo. Mesmo no multitarefas, o lançamento dos aplicativos se dava de forma mais lenta nos últimos dias em que usei o aparelho.

Nos testes de benchmark do Note 7, notei praticamente as mesmas pontuações atingidas no Galaxy S7 Edge, com uma pequena diferença que deixava este novo smartphone um pouco abaixo, mas nada que deveria ser sentido no dia-a-dia. Além disso, muitos dos dispositivos que já foram testados aqui no AndroidPIT, embalados pelo Snapdragon 820, apresentaram um desempenho equivalente ou melhor do que o Exynos 8890.

Samsung Galaxy Note 7 – Áudio

Apesar de emitir um áudio com volume alto, o Galaxy Note 7 ainda não é o melhor smartphone em termos de qualidade de som. Assim como o Galaxy S7 Edge, usar o Note 7 para tocar álbuns do Spotify em casa ou ambientes fechados não é um problema em 75% do volume, mas depois disso, dependendo do estilo da música, o áudio perde em clareza.

Isso chega a ser frustrante, especialmente porque a Samsung investiu muito neste dispositivo para produtividade e entretenimento. Uma tela com qualidade HDR deveria ter o suporte de um alto-falante  estéreo. Outro problema é a posição do speaker, que durante o uso do aparelho para jogos acaba sendo obstruído pela mão. A sensação que tenho é a de que a fabricante melhora a experiência de gamers ao oferecer o botão flutuante Game Tools e, ao mesmo tempo, se esquece que o áudio é um dos pontos mais relevantes durante um jogo.

AndroidPIT samsung galaxy note7 samsung galaxy s7 edge comparison 8
O alto-falante do Galaxy Note 7 é praticamente o mesmo do Galaxy S7 Edge / © AndroidPIT

Contudo, quando usamos o aparelho com os fones de ouvido, a coisa muda. Assim como no Galaxy Note 5, a Samsung traz um equalizador de áudio nativo do software, que pode ser usado para otimizar o som de vídeos e músicas, independente do aplicativo ser ou não da fabricante. No entanto, não espere por milagres; o áudio pode ser melhorado usando este recurso, mas a mudança não é realmente significativa de uma configuração para outra.

Na caixa do Galaxy Note 7 temos um par de fones de ouvido incluído. Uma notícia não muito boa para os usuários é que este aparelho não possui Rádio FM, ou seja, você terá que usar o streaming de rádios e isso inclui usar o seu plano de dados.

Fazendo chamadas

O speaker do telefone é realmente bom e microfone consegue captar bem a voz e deixar de lado os ruídos do ambiente em que a pessoa que recebe a sua ligação está. E, apesar do tamanho do Galaxy Note 7, a captação da sua voz é muito bem feita. De acordo com as pessoas com as quais realizei chamadas durante meu teste, minha voz era clara e em nenhum momento havia cortes.

Samsung Galaxy Note 7 – Câmera

Como visto no caso da tela e das especificações de hardware, o Note 7 possui o mesmo sensor de câmera do Galaxy S7 Edge. E, com isso, temos uma das melhores câmeras de smartphones do mercado. 

A câmera principal vem com uma resolução de 12 megapixels e sensor de imagem com 1/2.5 polegadas. Os pixels têm um tamanho de 1,4 micros e são mais sensíveis à luz do sol. Esta combinação com a abertura de f/1.7 e a tecnologia Dual Pixel captura imagens mais nítidas e com ótimos contrastes. A vantagem da tecnologia Dual Pixel é, essencialmente, que o foco automático funciona de forma rápida.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7515
O sensor da câmera do Note 7 é praticamente plano em relação à parte traseira / © AndroidPIT

O Note 7 também apresenta pequenas melhoras no aplicativo da câmera, dirigidas principalmente ao manuseio com uma só mão. Trocar rapidamente da câmera traseira para a frontal ou acessar o menu de ajustes e de filtros agora é possível graças a um rápido toque lateral. Você ainda pode clicar duas vezes sobre o botão físico da home para lançar rapidamente a câmera do aparelho.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7577
A interface da câmera é sóbria e realmente fácil de usar / © AndroidPIT

A câmera do Galaxy Note 7 é uma das melhores que já testei. Um ótimo estabilizador ótico de imagem e um autofoco super rápido; poucas fotos não ficaram boas no primeiro clique. A representação das cores é realmente precisa, as imagens são nítidas e temos um grande número de detalhes nas fotos, o que não causa aquele efeito comum de imagem digitalizada. A gama dinâmica é muito boa, o que causa um bom balanço entre a luz e a sombra nas imagens capturadas pela câmera, como percebemos abaixo:

galaxy note 7 test camera dinamic range

A câmera frontal tem resolução de 5 megapixels e também abertura de  f/1.7. O software da câmera frontal também oferece modos para correção e destaque de determinadas parte do rosto em selfies ou fotos em grupo.

Para ver todas as imagens e vídeos em tamanho real e sem edições, acesse a minha galeria de imagens no Google Fotos clicando no link abaixo:

Note 7 review camera test inside
Note 7 review camera test
Note 7 review camera test color
Note 7 review camera test night

Samsung Galaxy Note 7 – Bateria

Em primeiro lugar, preciso dizer que este teste começou alguns dias antes da Samsung reconhecer oficialmente o problema com as explosões da bateria do Note 7. Assim, manterei neste review o teste da bateria em conformidade ao nosso guia de testes. Contudo, vou atualizar está análise assim que a Samsung nos enviar uma segunda unidade do Galaxy Note 7, com o defeito da bateria corrigido.

Dito isso, o Galaxy Note 7 conta com uma bateria de 3.500mAh, o que significa 100 mAh a menos que o Galaxy S7 Edge. Contudo, é um avanço para a série, visto que o Note 5 vinha com 3.000mAh. Durante meus testes, o aparelho teve uma autonomia de bateria esperada de um smartphone com tamanha potência.

O motivo para adicionar uma bateria de 100mAh a menos ao Note 7 deve estar diretamente ligado à inclusão de mais hardware no dispositivo, como o scanner de íris ou a S Pen, que também ocupam espaço.

note 7 battery
Nos nossos testes, a bateria do Galaxy Note 7 se mostrou boa / © AndroidPIT

Durante os meus testes, a bateria do Note 7 se comportou muito bem: pude carregar o aparelho na parte da manhã até 100% da sua capacidade e, apenas na manhã do dia seguinte precisei carregá-lo novamente. Usei o aparelho conectado ao Wi-Fi na maior parte do tempo, assisti vídeos e jogava pelo menos dois jogos por dia: Nova 3 e Asphalt 8. Além disso, utilizei o Chrome para acesso à internet e aplicativos como o Messenger, Facebook, Twitter, YouTube, câmera, Netflix, Spotify e a tela com o brilho automático ativada.

Tive apenas um grande problema com um teste de benchmark, que enquanto rodava, consumiu metade da energia do aparelho, algo que nunca me havia acontecido antes:

AndroidPIT samsung galaxy note7 battery bra
Tive um grande consumo da bateria ao rodar o benchmark Basemark / © AndroidPIT

Modo de economia de energia

O novo dispositivo da Samsung vem com dois modos de economia de energia: Média e Máxima. O primeiro limita o uso de dados móveis em segundo plano, reduz a velocidade do processador e diminui a resolução da tela, fazendo com que a GPU seja menos exigida e gastando assim menos energia. Já o segundo é bem mais agressivo e oferece o uso do telefone e mensagens, por exemplo; isto limita o desempenho do aparelho e impede o uso da rede em segundo plano.

Além disso, a Samsung otimizou o consumo de energia durante jogos com o objetivo de salvar energia. Quando lançamos o Game Launcher, por exemplo, temos a opção de "Economia de energia durante jogos".

Carregamento rápido da bateria

O Galaxy Note 7 traz a tecnologia de carregamento rápido e também sem fio. Com o aparelho, pude apenas testar o carregamento rápido via adaptador e cabo, de modo que o processo foi bem rápido; quando o aparelho estava em 0%, precisou de 1h e 20m para chegar a 80% de carregamento. Esta função é realmente importante para que possamos nos locomover o mais rápido possível, sem ter que ficar esperando horas para um carregamento de 30%.

Samsung Galaxy Note 7 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Phablet
    • Modelo:
    • N930F
    • Fabricante:
    • Samsung
    • Dimensões:
    • 153,5 x 73,9 x 7,9 mm
    • Peso:
    • 169 g
    • Tamanho da bateria:
    • 3500 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,7 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • AMOLED
    • Tela:
    • 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
    • Câmera frontal
    • 5 megapixels
    • Câmera traseira
    • 12 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 6.0 - Marshmallow
    • Interface:
    • TouchWiz
    • RAM:
    • 4 GB
    • Memória interna:
    • 64 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Samsung Exynos 8890
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 2,3 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito Final

Como dito no início deste review, "este é o melhor smartphone já construído pela Samsung e, ao mesmo tempo, o mais problemático dos últimos vinte anos". Se deixarmos de lado o fato de que a empresa teve que fazer o recall de todas as unidades do Note 7 já vendidas por conta de um problema que coloca em risco a segurança dos usuários, este aparelho teria uma avaliação entre 4 e 5 estrelas.

O Galaxy Note 7 tem um grande design, uma tela e uma câmera excelentes, um hardware com grande potencial, especialmente depois de um update do software para otimizar a nova TouchWiz ou Grace UX, e uma bateria que pode durar o dia todo. Apesar do preço alto, o Galaxy Note 7 seria um pacote completo se não fosse o problema na construção da bateria.

O iPhone 7 Plus é o grande concorrente do Note 7, foi anunciado na semana passada; a Apple vai disponibilizá-lo no mercado antes da Samsung conseguir colocar o seu smartphone de volta às lojas. Olhando por este ângulo, a fabricante sul-coreana terá que reduzir o preço do novo Note para não perder ainda mais dinheiro com este lançamento. E isso é bom para você que está pensando em comprar um novo smartphone.

Desenho e qualidade de construção 10
Tela 10
Software 7
Performance 7
Câmera 10
Bateria (precisa de uma segunda opinião) 8
Conectividade 10
Preço 7

Levando em consideração que o Galaxy S7 Edge está custando R$ 3.999,90 no varejo nacional, antes de descartar a chance de compra do Galaxy Note 7 por causa dos problemas com a bateria, diria para você aguardar o desfecho desta momento dramático que a Samsung vem passando. Pois talvez você consiga ganhar um bom desconto na compra deste smartphone em um futuro bem próximo.

Por fim, preciso dizer que o Galaxy Note 7 é um dos melhores, senão o melhor smartphone que testei até hoje e que me fez claramente notar que preciso de um novo celular, com funções mais inteligentes e uma capacidade produtiva maior. Sim, estou cogitando o Note 7 como meu próximo smartphone; isso agora dependerá da Samsung acertar ao trazer este aparelho de volta ao mercado.

E aí, o Galaxy Note 7 pode ser o seu próximo smartphone? Por quê?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Telmo Franco há 4 meses

    Alguém me faz uma lista de 5 coisas que fariam nesse Note 7, que não conseguiriam fazer no note 3 com a mesma satisfação...
    Eu fiz uma das coisas que consigo fazer..
    1-whatsapp
    2- Facebook
    3- navegar na Net
    4- ver vídeos
    5- jogar qualquer jogo da Googleplay.

    Note 3 por volta de 1500 pratas com 3gb de RAM.. preço de moto G4.
    Faz favor.. até quando o Brasileiro ser esculachado.
    Com esses "avanços" esse cel tinha que ser no máximo 2500!

  • Steven Oliver há 4 meses

    Para que ser mal educado? Compra quem quer. se você não quer, fique no seu canto e respeite os outros.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    há 2 meses

    Oi Douglas, como já afirmei outras vezes e em outros reviews, nossas análises não são imparciais, sempre que você ler um review aqui no AndroidPIT, vai encontrar a opinião do editor sobre o aparelho nele. Mas como você disse, existem outros canais com uma abordagem diferente da nossa. E seguindo essa linha, na minha opinião o Galaxy Note 7 é o melhor smartphone da Samsung já feito, e o melhor smartphone que já testei de uma forma geral, não é a melhor performance, mas no conjunto da obra ele é o "pica das galáxias" neste momento. Eu realmente espero ver a questão da bateria resolvida e corrigida, claro.

  • Neto Castro há 4 meses

    To vendo uns mal educados xingando quem compra e a marca. Para né. Não se trata de ser caro ou não. Tem pessoas que podem pagar o que custa. E não se trata de a gente querer boicotar a Samsung e parar de comprar aparelhos high end da marca. Temos que enfiar na cabeça que só a margem de lucro alta não é suficiente pra por o aparelho a 4300. É preciso muito imposto pra chegar ao preço final de 4000. Logo não falem da empresa e sim dos impostos que são cobrados aqui.

  • Steven Oliver há 4 meses

    Outro que tem que ser mal educado. É muito difícil aceitar que tem gente que pode comprar?

348 Comentários

Escreva um comentário:
  • meu próximo dispositivo , vou esperar esse problema da bateria esfriar , vai que o preço diminui tb kk

  • É.. esse ano quem levará o premio para a SAMSUHG dos SMARTPHONE TOPS de melhor DISPOSITIVO pra fazer churrasco, pra lavar louça, pra limpar casa, pra ser manicure, pra encher as garrafas de água vazias, de dar ração para os animais de casa, por dirigir, por tudooooooooooooooooooooooooo, será o GALAXY S7 ( 4 core, 8 core, EDGE)
    Aplausos mas este dispositivo é coisas de lokô!!! Tá de parabéns.

  • Pelo que li agora cedo no Bloomberg a paralisação não é temporária. Mataram o Note 7.
    DEVELOPING: Samsung confirms it's ending production of Galaxy Note 7 after battery issues.

  • Parece que o problema é muito além da bateria. Praticamente a Samsung desistiu, visto que esse já afetou a receita da Samsung. E será questão de tempo encerrar de vez a produção, visto que é um aparelho que só lhe acarreta prejuízo e mancha a imagem da linha Note, que simplesmente é uma linha que todo ano fatura o título de smartphone do ano.

    • Se no próximo Note 8 a Samsung voltar a ser o que era e deixar de perseguir a Apple/Sony, deverá em nome da segurança colocar nele bateria removível muito mais segura porque se ameaçar dar problema é só trocar por uma nova melhor.

      • O problema não é a bateria. Senão os aparelhos trocados não teria voltado a explodir. O projeto note 7 parece ir além da bateria, o que ocasiona uma perda enorme para a Samsung, o que a já faz pensar em anteceder o s8 logo, para amenizar na memória de todos o vexame do note 7.

  • Essa notícia é um estouro hein

  • Cheira a sabotagem.
    Exatamente no momento em que a Samsung ta ganhando por cabeça da Apple, gente especializada erra na construção da bateria?
    No mínimo, suspeito...

  • É inacreditável o que está acontecendo no setor mobile da Samsung. Noticias da explosão do Note 7 (que sempre foi desde o Note 3 os melhores smartphones do ano) repercutindo no mundo todo, já deixa um vazio histórico na história da Samsung. Errar com a linha Note é inadmissível, como disse é inacreditável. É o segundo maior produto da Samsung e guerreiro contra a concorrência, com esse erro a Samsung entregou o ouro pra Apple e marcas chinesas que vão lucrar com a falha da marca.
    Eu nunca gostei de Smartphones com a traseira de vidro, só confio nos Xperia da Sony que perto dos S6 São super resistentes. Digo por experiência própria tive o Xperia Z Ultra e S6 Edge Plus ambos com traseira em vidro e o Xperia era bem superior na resistência, poderia ser pressionado no bolso ou cair que não trancava a tela, já o meu S6 Edge Plus teve a tela trincada em seis dias, não foi grave mais incomodou. A Samsung poderia apostar em um Note ou smart da linha S em metal nobre e alumínio aí sim teremos resistência e beleza em um smartphone da Samsung. Infelizmente os top da Samsung desde o S6 são lindos mas são frágeis não recomendaria.

  • Eu demorei alguns anos para me convencer a comprar um aparelho da linha Note. Quando me convenci, pimba! O bicho começa a explodir e a Samsung paralisa a produção.

  • E o note 7 não para de "bombar" .... 😂
    Se receber algum, não é presente, é tentativa de homicídio uahauahau

    • Pesando bem os produtos da Samsung, de um modo geral, sempre "bombam" na casa do consumidor, com algumas honrosas exceções, ou durante a garantia ou pior, depois dela. Tem gente que compra TVs com o SDK da NETFLIX desatualizado e a Samsung não está nem aí, igualzinho a Panasonic e Philips com suas TVs tops com menos de 5 anos de uso.

      • Walter, Acho as TVs da Samsung as melhores ao lado da LG. Os smartphones e tablets também são muto bons, tirando os de entrada que são relativos ao preço. Porém, os notebooks não prestam. Posso falar isso porque já tive de tudo um pouco e nunca uma TV deles me deixou na mão, além de sempre ser a mais atualizada e com mais recursos que a concorrência. Já os notebooks parecem ser fabricados pela Positivo.

  • Pois é... a própria Samsung prova, que até o momento nada no mundo supera o Galaxy Note 4, este sim é digno do nosso dinheiro com todos os centavos incluídos.

    • Produto bonito esse Note 4, full featured, mas totalmente feito de plástico pelo preço absurdo no lançamento.

      • A Samsung poderia lançar um Note ou S inteiro de metal como alguns top chineses, ficaria mais refinado, o calor seria melhor distribuído no corpo do aparelho e seria mais resistente. Os S6 são muito frágeis, comprei um S6 Edge Plus não fiquei nem um mês com ele, vendi com a tela trincada por que eu suspeito que trincou com super aquecimento por que ele também super aquecia durante o carregamento. Digo com toda certeza ainda bem que o Note 4 e S5 foram feitos de plástico.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi