O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2.525 Compartilhados 903 Comentários

Galaxy S8: será que a Samsung se arriscará a remover as bordas do aparelho?

Com o fim da comercialização do Galaxy Note 7, o próximo carro-chefe da Samsung é esperado por todos os fãs da marca. Pouco a pouco, novas informações sobre um futuro Galaxy S8 vão ganhando forma. Os últimos rumores revelam que a tela do aparelho deverá ocupar boa parte da parte frontal do dispositivo. Confira esses detalhes acessando a seção "Tela".

Destacar mudanças recentes

Pegue um atalho

Samsung Galaxy S8 - Data de lançamento e preço

Lançamento em fevereiro: Não é novidade que os aparelhos da linha Galaxy S são lançados geralmente durante o primeiro trimestre do ano, especificamente, no dia que precede a abertura do MWC, uma das feiras de tecnologia mais importantes da Europa. Não por coincidência, este é o dia voltado para as fabricantes apresentarem seus produtos à imprensa e, no ano que vem, isso ocorrerá no dia 26 de fevereiro 2017.

Lançamento em abril: Contudo, o lançamento e a disponibilidade dos novos flagship também pode ocorrer no início de abril. Isso porque com os problemas de explosões das baterias dos Galaxy Note 7, a Samsung possa vir a tomar medidas adicionais para garantir a qualidade dos seus produtos.

Samsung Galaxy S8 - Design

Ausência da entrada minijack: De acordo com uma notícia exclusiva do canal SamMobile, são grandes as chances do Galaxy S8 chegar ao mercado sem a entrada tradicional para os fones de ouvido. Se por um lado isso é algo bom para os engenheiros da Samsung, que terão mais espaço para outros componentes, como a bateria, por exemplo, para os usuários pode ser uma dor de cabeça, visto que teríamos que comprar um adaptador caso queiramos usar nossos fones de ouvido com entrada 3,5mm. Vale lembrar que durante a apresentação do Note 7, os executivos da empresa criticaram o fato da Apple remover tal entrada. Para mais informações, clique no link abaixo:

Sensor biométrico ultrassônico: De acordo com o site Ubergizmo, o próximo celular da Samsung será lançado sem o botão home. O motivo seria a economia de espaço para melhor aproveitamento da carcaça do aparelho para a tela. Isso representaria uma grande mudança para a fabricante que, de acordo com o site, poderia incorporar o leitor de impressão digital na tela, usando a tecnologia ultrassônica da Qualcomm, como a Xiaomi fez recentemente no Mi 5s.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 10 review
Será que estamos prestes a ver a linha Galaxy S sem o botão físico da home? / © AndroidPIT

Samsung Galaxy S8 - Tela

A tela é talvez a característica mais importante de um smartphone, pois é a partir do display que outros componentes do aparelho são pensados, ou mesmo o design. Em relação ao Galaxy S8, os rumores mostram que a Samsung está experimentando diferentes abordagens:

Tela Edge, S8 e S8 Plus em vez de S8 Edge: é muito provável que a Samsung opte por usar uma tela Edge no modelo menor do Galaxy S8 Edge. Essa decisão obrigaria a fabricante a remover a nomenclatura Edge da linha, passando a usar apenas Galaxy S8 e Galaxy S8 Edge.

Manutenção da resolução QHD: Fontes ligadas ao site SamMobile revelaram que o próximo carro-chefe sul-coreano deve vir com tela com resolução 2K e 5,5 polegadas (1440 x 2560 pixels), e não com resolução 4K, como apontavam os rumores anteriores. Além disso, o novo dispositivo deve vir com a tecnologia OLED M8, que é superior ao que temos nas atuais telas que utilizam essa tecnologia em termos de cores e contraste. Os Galaxy S7 e S7 Edge utilizam o OLED no padrão M7.

Design sem bordas:  de acordo com uma fonte da Bloomberg, a tela do Galaxy S8 irá ocupar quase toda a parte da frente do aparelho, fazendo com que o botão físico da Home fique oculto no vidro, na parte inferior. O rumor é que as telas do aparelho tenham 5,7 e 6,2 polegadas e, caso a fonte da Bloomberg estiver correta, o fato do aumento no tamanho do display não deve influenciar negativamente na experiência de uso do dispositivo porque teremos uma compensação das dimensões do mesmo.

Force Touch: o site The Investor afirmou que a Samsung está considerando trazer o recurso force touch ao Galaxy S8. Desta forma, o smartphone reconheceria diferentes pressões feitas na tela e responderia com ações diferentes. Tal característica pode ser encontrada hoje nas linhas iPhone 6S e iPhone-7, da Apple, bem como no Huawei Mate S.

Nossa opinião: Aparentemente a Samsung vem experimentando diferentes opções para os novos aparelhos da linha S8. Ao contrário, tantas informações diferentes sobre o tamanho da tela não poderiam surgir ao mesmo tempo. Agora, se a fabricante sul-coreana realmente extinguir as bordas, assim como a Xiaomi provou ser possível com o Mi MIX, então dará um passo enorme na direção do novo. Para mim isso soa como algo arriscado, especialmente depois do problema envolvendo a bateria do Note 7, mas também pode ser o tudo ou nada para a Samsung.

Fontes: BloombergThe InvestorWeiboWeiboWeiboSamMobile

androidpit samsung galaxy s7 14
Tela AMOLED do Galaxy S7 com resolução 2K / © AndroidPIT

Samsung Galaxy S8 - Características especiais

Assistente Bixby: Anunciamos recentemente aqui no site a compra da Viv pela Samsung, a empresa formada por alguns dos criadores da Siri, assistente de voz da Apple. Agora, como era de se esperar, rumores sobre o uso da tecnologia de inteligência artificial da Viv no próximo Galaxy S estão começando a aparecer. Um documento vazado na Coreia do Sul mostrou um pedido da empresa para licenciar o nome Bixby.

O novo assistente está sendo testado no Project Dream, codinome interno do Galaxy S8, e deve ser finalizado parcialmente na época do lançamento do dispositivo no mercado. O S8 deve ser anunciado em fevereiro, mas deve chegar às lojas em março, o que pode ser tempo suficiente para que os desenvolvedores possam aprimorar a nova função.

Tendo como base os concorrentes do Bixby, é possível que o novo assistente seja capaz de executar recursos iguais aos da Cortana, do Google Now e da Siri, por exemplo, unindo ainda funções que estão disponíveis no S-Voice. 

siri vs google now
Galaxy S8 terá assistente virtual à altura do Google Now e da Siri / © ANDROIDPIT

USB Type-C: A Samsung resolveu abrir mão do USB Type-C nos Galaxy S7 e S7 Edge. No entanto, a empresa lançou o Galaxy Note 7 com o novo padrão e deverá optar pelo USB Type-C na próxima geração da linha Galaxy S.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7529
O USB Type-C deve ser usado como padrão do Galaxy S8 / © AndroidPIT

Samsung Galaxy S8 - Bateria

O retorno da bateria removível: Devido aos problemas com a bateria do Galaxy Note 7, a Samsung poderia rever a posição sobre a bateria fixa dos seus aparelhos. Nada foi dito ainda neste sentido, essa é uma aposta da nossa equipe, visto que tal característica poderia vir a livrar a empresa de um recall caso os problemas das suas baterias venham a se repetir. 

A bateria removível também pode ser uma alternativa para aqueles que pretendem usar o dispositivo por mais de um ano, visto que esse período irá requerer inúmeros ciclos de cargas. Uma bateria irremovível, logo, significa a antecipação da obsolescência programada. 

Também é esperado que o S8 venha equipado com a tecnologia de carregamento sem fio turbo, que já foi utilizada em outros aparelhos da Samsung.

Samsung Galaxy S8 - Especificações técnicas

As últimas informações sobre o Galaxy S8 estão relacionadas com o armazenamento e a memória RAM do dispositivo. Segundo o site SamMobile, a Samsung irá dar um grande update na memória interna do S8 em comparação com os Galaxy S7 e S7 Edge, implementando 6GB de RAM e 256GB de armazenamento no novo modelo. Não está confirmado, contudo, se o modelo com essa capacidade de memória interna suportará cartão microSD.

Os primeiros rumores sobre o Galaxy S8 indicavam que o aparelho poderia contar com 8GB de RAM, ao invés dos 6GB atuais, mas, segundo o site SamMobile, essa capacidade maior é destacada internamente pela marca. 

As mesmas fontes que vazaram informações sobre a tela 4K do Galaxy S8 ao site SamMobile também passaram algumas informações sobre o processador do dispositivo. O S8 deve vir embalado pelo chipset Exynos 8895 fabricado em processo de 10nm (nanômetros). O modelo contará ainda com 6GB de memória RAM.

Segundo o site PhoneArena, a Samsung já escolheu o Exynos 8895 como o chipset do S8. Essa versão do chipset poderia alcançar um clock de até 4,0 GHz (30% mais veloz que o Exynos 8890, que atinge até 3,0 GHz). As chances de termos este componente no futuro Galaxy S8 são realmente grandes.

Especificações Samsung Galaxy S8: dados técnicos
Tipo Smartphone
Número do modelo SM-G950
Fabricante Samsung
Dimensões Desconhecido
Peso Desconhecido
Bateria 4.200 mAh
Tela 5,5 ou 5,7 polegadas (variante Plus teria 6,2 polegadas)
Tecnologia de tela AMOLED
Resolução 1.440 x 2.560 Pixel (576 ppi)
Câmera frontal 8 MP
Câmera traseira 12 MP
Flash LED
Versão do Android Android 7.x Nougat
Interface do Usuário TouchWiz
RAM 6GB ou 8GB
Armazenamento interno 64GB, 128GB e 256GB
Armazenamento externo Sim, microSD até 256GB
Processador (SoC) Exynos 8895 / Qualcomm Snapdragon 835
Núcleos 8
Frequência máxima 3GHz
Conectividade Wi-Fi, Bluetooth 4.1, GPS, NFC, USB Type-C

E tão ou mais importante que a questão da velocidade, está o fato de que o Exynos 8895 seria fabricado em 10nm (nanômetros). Isso significa um menor consumo de energia do processador o que, consequentemente, proporcionaria maior autonomia de bateria.

É fundamental dizer que os 4GHz citados foram atingidos em um processo de overclocking, ou seja, dificilmente o Galaxy S8 chegaria ao mercado com essa velocidade. Seria mais razoável supor, no entanto, que o processador do dispositivo passe dos 3GHz.

Samsung Galaxy S8 - Câmera

Câmera frontal com foco automático: O site Korea IT News trouxe algumas novidades sobre a câmera frontal de 8MP do Galaxy S8. De acordo com a publicação, o novo sistema da lente frontal contará com foco automático (autofocus/AF), que aumenta significativamente a qualidade dos autorretratos tirados pela câmera frontal. 

Os rumores confirmam que os engenheiros da Samsung estão construindo uma mecanismo que é capaz de movimentar a lente, prolongando-a para que foco no rosto do usuário seja mais preciso. Além disso, fornecedores sul-coreanos tem relatado recentemente que o novo carro-chefe da marca deve contar com um sistema de câmera dupla na parte traseira.

A Samsung pretende compensar as perdas referentes ao cancelamento do Note 7 com o Galaxy S8 e, adicionar duas câmeras seria uma das formas de garantir sucesso junto aos fornecedores. Um usuário do microblog chinês Weibo afirmou que a câmera do Galaxy S8 teria um sensor de 12 MP, Samsung S5K2L2 e outro de 1.3 MP, Sony. A câmera frontal teria, supostamente, 8 MP.

E aí, o que você espera do Galaxy S8?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jefferson Silva há 1 semana

    Tem gente nesse site que merece prêmio de chato do ano. A mesma piada de sempre sobre explosão. Meu Deus.

  • Andreu Vasconcelos há 2 meses

    A pressa... A velha inimiga da perfeição... Calma Samsung, calma...

  • Muraque O. há 3 meses

    É.. tem muito gente falando sobre a tampa traseira do S7.. lacrada e tal.. meus amigos.. tem como abrir sim.. com cuidado mas tem.. mas fica aqui minha pergunta, pra que?
    Alowwwww.. terra... apartir do S5 os GALAXY S não tem facilidade de travarem.. ao menos que fiquem entranto em SITES PORNOGRAFICO no 12 e outros SITES sem segurança alguma "http". Estou desde 31/05/2016 com o GALAXY S7 sem B.O algum.. altos jogos de PSP, altos filmes pirata que baixo, altos apps.. e com GALAXY S5 foram 2 anos explorando sem root..
    Que venha o S8.. mas o S7 ta bem top.

  • Rosane O. há 1 mês

    Poxa, uma câmera só já faz um "estrago", duas então.... será que a Samsung vai quebrar meu ritual de não trocar de smartphone a cada ano? XD

  • Deivis Schuman há 1 mês

    Ué brother Moises! Além de abrir o mar vermelho e fazer sair água de pedra, agora tu enxerga o futuro tbm?

903 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi