O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 44 Compartilhado 69 Comentários

TouchWiz: o que mudou na nova interface de usuário da Samsung

Durante o evento unpacked do Galaxy S6 e do Galaxy S6 Edge, o que pude notar com relação à experiência de uso da TouchWiz foi a de que finalmente a Samsung trouxe um propósito ao design da sua interface de usuário. Com uma estrutura mais lógica e uma significativa redução de botões desnecessários nos menus e configurações, a equipe de designers da fabricante sul-coreana deixou a TouchWiz mais intuitiva e simples de usar. Agora que estou testando o S6 por mais tempo, posso afirmar que a skin da Samsung está mais enxuta, leve e fluida. Abaixo, você confere o que existe de nova mais recente versão da TouchWiz que chega com o Galaxy S6.

samsung galaxy s6 s6 edge
TouchWiz: o que muda na nova interface do usuário da Samsung. / © ANDROIDPIT

Assim como vimos a Google investindo em animações e cores com o lançamento do Android Lollipop, a Samsung fez o mesmo com a TouchWiz. Coincidência ou não, a TouchWiz está muito mais colorida e brilhante, e é inevitável a não associação à Optimus UI do LG G3. Além do redesenho dos ícones dos aplicativos e da otimização dos widgets, um dos exemplos que melhor traduz as diferenças entre aquilo que temos na UI do Galaxy S5 hoje, rodando com Android 5.0, e aquilo que temos na nova versão da TouchWiz do Galaxy S6, rodando com Android 5.0.2, está no software da câmera. Abaixo, é possível perceber o quão intuitivos e simples estão o design e a apresentação das opções de modos, por exemplo:

modo camera galaxy s6 galaxy s6 edge touchwiz
À esquerda, a aparência dos modos de câmera no Galaxy S6; à direita, os mesmos recursos no Galaxy S5. / © ANDROIDPIT

Aqui, percebemos que em relação ao design da interface de usuário temos uma TouchWiz antes e outra depois do Galaxy S6. Dito isso, abaixo relaciono algumas das principais novidades da skin da Samsung que chegam com os novos dispositivos high-end da fabricante.

Você ainda não pode desinstalar apps embarcados

Você ainda não pode desinstalar apps embarcados, mas pode desativá-los em sua grande maioria. Entre raras exceções, quase tudo pode ser desativado ou desinstalado na nova versão da TouchWiz. Para se ter uma ideia, todos os Google Apps embarcados, com exceção do "Configurações Google", podem ser desativados. Além deles, os aplicativos da Microsoft também: OneDrive, OneNote e Skype. Os aplicativos sociais embarcados também, tais como o Instagram, Facebook, Messenger e WhatsApp. Contudo, muito pouco pode ser desinstalado. Logo, a Samsung ainda oferece uma liberdade relativa aos usuários.

aplictivos embarcados samsung touchwiz
A Samsung enxugou um grande número de aplicativos embarcados da TouchWiz, mas ainda assim não oferece a possibilidade dos usuários removerem os mesmos para sempre. / © ANDROIDPIT

Ajustar a altura do teclado

A Samsung resolveu oferecer aos usuários do Galaxy S6 e do Galaxy S6 Edge (até o momento) a chance de ajuste da altura do teclado stock do dispositivo. Para tanto, basta acessar o menu de configurações do teclado e escolher o tamanho do teclado arrastando a alça na parte superior do mesmo, para cima ou para baixo.

teclado touchwiz samsung galaxy s6
Acessando as configurações do teclado é possível redimensionar o mesmo. / © ANDROIDPIT

Serviços de produtividade da Microsoft

Se a Samsung enxugou a TouchWiz de um lado, do outro incluiu serviços de uma parceria inusitada com a Microsoft. A fabricante sul-coreana, que já não oferece mais a possibilidade de expandir a memória do dispositivo através do cartão microSD, agora dá até 100GB na nuvem para os usuários através do OneDrive. Aplicativos como o OneNote e o Skype também estão na gaveta de apps do Galaxy S6 e devem chegar para os demais dispositivos comercializados pela Samsung.

microsoft apps touchwiz galaxy s6
A TouchWiz agora possui embarcados aplicativos de produtividade da Microsoft, tais como o OneDrive, o OneNote e o Skype (eles podem ser desativados, mas não desinstalados). / © ANDROIDPIT

Gaveta de Apps não suporta mais navegação interminável

A gaveta de apps já não mais suportará a navegação interminável entre a lista de aplicativos. Assim, não é mais permitido ir da última página para a primeira sem voltar através das páginas anteriores.

galaxy s6 touchwiz gaveta apps
Ao percorrer os aplicativos na gaveta de apps, agora será necessário voltar entre as telas para chegar da última à primeira (esquerda). / © ANDROIDPIT

Disposição dos ícones na grade da tela entre 4×4, 4×5 e 5×5 

Na nova TouchWiz, também é possível selecionar a disposição dos ícones na grade da tela entre 4×4, 4×5 e 5×5 nas telas de início e demais.

galaxy s6 touchwiz icones
À esquerda, temos uma grade da tela dividida em 4x4; à direita, 5x5. / © ANDROIDPIT

Flipboard substitui a Minha Revista na linha Galaxy S

Por último, mas que não podia deixar de ser mencionado, desde o Galaxy S5 a Samsung oferece o serviço "Minha Revista" na tela de início da linha Galaxy S, onde é possível acessar uma série de canais de notícias pelos usuários. Já na versão da TouchWiz que acompanha o Galaxy S6, assim como no Galaxy Note 4, o recurso passou a se chamar "Briefing" e faz uso do Flipboard para a entrega de feeds de notícias.

flipboard touchwiz revista galaxy s6
Na nova TouchWiz, temos o Flipboard como aplicativo nativo de notícias (esquerda); já na versão anterior, tínhamos o serviço "Minha Revista" (direita). / © ANDROIDPIT

Finalmente, é preciso dizer que apesar das mudanças introduzidas à TouchWiz e que chegam antes com os Galaxy S6 e S6 Edge tornaram a experiência mais fluida e rápida devido ao fato de que o software está mais leve, mas também em consequência da performance do processador destes dois dispositivos. Assim, para que possamos ver a real diferença de desempenho da versão mais recente da skin da Samsung em conjunto com o Android Lollipop, será necessário usar a mesma nos modelos anteriores da linha Galaxy S, bem como da série Galaxy Note.

Existem outros dois recursos de software presentes no Galaxy S6 Edge que estão diretamente ligados ao fato de que o aparelho possui as bordas curvas, como a agenda de favoritos acessível a partir da lateral direita e as notificações também disponíveis na borda esquerda quando na tela de bloqueio. Porém, estas são características exclusivas do aparelho e não devem chegar para nenhum outro modelo da linha linha Galaxy através de uma atualização de software.

E aí, o que você achou das novidades introduzidas à TouchWiz? Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários abaixo.

44 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

69 Comentários

Escreva um comentário:
  • Comprei recentemente um S6 edge verde de 64 GB em substituição do meu S5 que deu pau na tela ou na GPU, nem sei ainda.
    Mas o fato é que me decepcionei com o S6. Esperava bem mais, ainda mais com a atualização para o Android 5.1.1 que ocorreu logo que liguei ele pela primeira vez.
    O que mais me chamou a atenção e que está me atrapalhando bastante na minha rotina é que a função Soneca do despertador agora não se pode mais configurar com o número de repetições e intervalos desejados. Ela só vem com uma única configuração: 3 vezes com intervalos de 5 minutos. Só dá para ativar ou desativar a função e mais nada! Além disso, o botão para acionar a Soneca quando ele desperta, é pequeno demais. Eu, dormindo, sem óculos, tenho uma enorme dificuldade de enxergar o botão da Soneca para aciona-lo e dar mais uma dormidinha!
    Também não gostei que acabaram com a possibilidade de passar as telas infinitamente repetindo a primeira após a última. Agora ele chega na última e tranca. Para voltar à primeira, tem que dar "ré" passando por todas as anteriores. Um saco!
    Ele esquenta muito ainda, apesar da troca do processador. Basta usar um tempinho vendo vídeos, ou só navegando em redes sociais para se ter uma desagradável temperatura nas mãos. Quando está carregando a bateria também esquenta bastante.
    Não existe mais também a possibilidade de se diminuir ou aumentar a sensibilidade ao toque na tela. Acho ela demasiadamente sensível. Às vezes, nem toco na tela e ele já fez o que não devia!
    No bolso da calça seguidamente ele destrava e faz coisas sozinho se não estiver usando alguma segurança de travamento.
    Por falar nisso, o leitor de digitais dele falha toda hora para destravar o celular! Canso de ter que digitar a senha de backup porque ele não leu minha digital!
    Não é mais à prova d'água, não tem mais conexão USB 3.0 e não aceita expansão da memória com cartão microSD. Por isso é que optei por um de 64 GB, pois 32 GB já acho pouco em virtude do compartilhamento com o sistema e APPs embarcados.
    Enfim, só vi desvantagens em relação ao S5 no quesito funcionalidades. Só ganha mesmo no design, na resolução da tela e na câmera fotográfica que são superiores.
    Não vale o preço que cobram por ele de jeito nenhum!

  •   6

    ESTOU CRIANDO UM GRUPO ,SO PRA PESSOAS QUE CURTE TECNOLOGIA,JOGOS ETC, CHAMA LA NO WHATSAPP QUE EU ADICIONO 7199928182 GRUPO CRIADO JA !

  • ... concordo com a Camila... olhando pro preço o mesmo fica feio... rsrs

  • A Samsung deveria inovar mais no visual dos temas, que seja igual, mas pelo menos mais parecidos com os do Lollipop, assim o a Lg fez. O padrão é bem ultrapassado (o visual mudou um pouco, mas mesmo assim, deveriam inovar de vez).

  • Quanto a Gaveta de Apps não suporta mais navegação interminável isso já está presente no S5, o que odiei bastante, é bom lembrar também dessa nova versão do Android 5.0 que está causando um Bug enorme, devido a incompatibilidade com o Skype, pois fica rodando em segundo plano um tal de "mm-qcamera-daemon" que se responsabiliza por 28% do consumo da bateria, a qual tá drenando e se esvaindo antes do meio dia com uso moderado. Por sorte consegui ontem baixar uma atualização que resolveu esse erro.

  • Queria so dxar minha opiniao. Tive a oportunidade de ter em primeira mao a ROM vazada do 5.0 pro note 3. Sou hard-user e possuo a linha Note desde a 1° geracao e tnho a possibilidade de poder mexer com outros aparelhos de outros fabricantes. Creio q em materia de TW a samsung e a sony sempre foram as q mais propuseram solucoes diferenciadas em seus sistemas explorando muito mais o android em seus produtos q outros fabricantes. Realmente nunca fui fã das TW da samsung pois hj no meu note 1 e 2 rodam com CM...porem no meu Note 3 estou com a original do 5.0 e realemente noto a diferença da fluidez do 5.0 e principalmente a duraçao de bateria do meu produto mesmo usando diversas telas abertas ao msmo tmpo. Quem diz q nao tem uma boa diferença de ter um note é pq nunca o usou realmente ou nunca usou o q o aparelho realmente propoe...produtividade...creio q em processador...ram...camera existe muitos produtos lado a lado....mais na hora q medimos a multi tarefa q esse cara oferece...dificil me provarem um aparelho melhor q ele...

  • A atualização já foi "catalogada", e é possível que alguns usuários já comecem a recebe-la ainda em março

  • essa comparaçao feriu alguem.

  • Será que essa nova TW chega pra linha de aparelhos que não seja S e Note? Tenho um galaxy alpha, e essa interface ia ficar uma maravilha rodando nele...

  • Pelo que vi rolando até agora na net, essa nova TW é uma comedora compulsiva de RAM. Sei não se vai fazer alguma diferença essas mudanças.

  • A Samsung "acertou" de um lado nessa interface, pois isso é subjetivo e depende de cada usuário, e aí simplesmente erra por outro lado, praticando preços exorbitantes. Quanto ao hardware, acredito que os outros fabricantes não irão deixar barato com toda certeza vão superar o S6. Antes que venham com essa baboseira do tipo "a Samsung não obriga ou não coloca arma na cabeça de ninguém pra comprar"... Já digo, se ninguém é obrigado, pela lógica quem gosta e compra Samsung deveria ser considerado louco, assim como quem compra Apple? Se for pra virar Apple que mudem logo de sistema operacional e sejam "exclusivos" como tal.

  • Na boa?! Pode ser o top de linha da SAMSUNG, podem mudar o que for na TouchWiz, mas sempre vai estar mais pesado, e sempre com travamentos.

    A marca deveria investir mais em certos aspectos.


    #SóAcho

  • A Tw está bem fluída no s5 ficou melhor do que com o kit kat imagine essa do s6

  • a tw da samsung tem que mudar muito,meu amigo veio do estados unidos e trouxe o note edge e comparando com alguns smatphone top de 2014 na pratica a diferente de fluides nao vie nada de diferente que venha a pagar tao caro por ele.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi