O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 221 Compartilhado 62 Comentários

Será que ainda precisamos de um número de telefone?

Eu tenho uma teoria de que os números de telefone estão ultrapassados. Assim, para testar a minha teoria eu fiz um pequeno experimento. Durante uma semana eu usei meu smartphone sem o cartão SIM, só pra ver o que iria acontecer. Meu telefone parou? Foi tipo missão impossível? De jeito nenhum, mas não foi tão fácil assim.

O cenário

Primeiro, vamos avaliar a situação: Você está em um bar com os amigos e começa a conversar com uma pessoa X enquanto seu drink não chega. Tudo está indo perfeitamente: vocês estão se entendendo. Antes de voltar pra sua mesa, você pede pra trocar contatos. Mas, e agora? Nos dias de hoje você pode simplesmente dar seu nome para ele/ela te adicionar no Facebook para vocês conversarem depois. Pelo menos é o que o Facebook quer que você faça e; até certo ponto, eu concordo.

installer derniere version apk facebook messenger android hero image 00
O Facebook conecta poucas pessoas quando comparado as operadoras. / © ANDROIDPIT

A última previsão do Facebook para o futuro é que os números de telefone serão extintos. O vice presidente da Messaging Products, David Marcus, fez um post no blog divulgando para as 800 milhões de pessoas que utilizam o Messenger todos os meses, os benefícios que o app tem, além da tradicional mensagem de texto, tais como a capacidade de compartilhar fotos, vídeos, sua localização e, claro, os adesivos.

Com o aumento da superioridade de aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger, as mensagens de texto (SMS) parecem estar silenciosamente saindo de moda, particularmente nos Estados Unidos, onde os planos de dados são amplos e acessíveis, mas se este for realmente o caso, significa que poderemos viver sem números de telefone?

O que é o número de telefone?

Os números de telefone começaram na década de 1870 como uma maneira de conectar uma chamada com outro telefone de linha fixa. Você falaria primeiro com uma telefonista, que iria então conectá-lo a linha de destino, que foi fixada por localização geográfica, e foi assim que os números começaram.

Com a proliferação dos telefones celulares, estes números já não indicam uma linha geograficamente fixa; seu smartphone agora se comunica com a torre, pares ou até mesmo um trio de torres mais próximas. Hoje em dia, todos os números de telefone, fixo ou celular, estão conectados através da rede pública de telefone (PSTN). Ainda que a rede seja antiga, continua permitindo conexões extremamente rápidas, e sua base global de usuários é muito mais vasta do que a do Facebook.

call phone daria
Muito antes do seu Android. / © ANDROIDPIT

São quase 7 bilhões de assinaturas de celular ao redor do mundo. A porcentagem de usuários individuais cai para mais ou menos 4.4 bilhões, mas a questão é que o número de usuários de linhas telefônicas é muito maior que os usuários do Facebook Messenger.

A primeira vítima: Os dados móveis

Aplicativos como o Facebook Messenger, Hangouts e Skype, chamados serviços de OTT (Over-the-Top) dependem dos dados móveis do dispositivo ou uma conexão Wi-Fi. Sem comprar um cartão SIM de uma operadora com plano de dados e consequentemente um número de telefone, você provavelmente não vai obter acesso aos dados móveis. Sem um número, eu fiquei dependendo da conexão Wi-Fi, o que foi difícil de achar se eu não estivesse em casa ou no trabalho. Além disso, não são muitos os aplicativos de mensagem que podem ser usados sem um cartão SIM.

A segunda vítima: As pessoas com quem eu me comunico

Quando eu decidi deixar de usar o meu cartão SIM, o número de possibilidades para contactar as pessoas que eu me comunico ficou bastante reduzido. Eu uso muito o WhatsApp, e mesmo pra isso é preciso um número de telefone. Eu tentei usar o Facebook Messenger, Line e o Google Hangouts, que permitem a troca de mensagens de texto e de voz, mas ninguém que eu conheço se interessa muito por esses serviços.

google hangouts messenger app
Ninguém que eu conheço usa isso. / © ANDROIDPIT

Então, é possível viver sem um número de telefone?

Bom, eu sobrevivi, mas foi difícil e fiquei muito feliz quando a semana de teste acabou. Pessoalmente, estava tudo bem enquanto eu pudesse usar meus aplicativos favoritos, como o Feedly e o Instagram, mas, contactar pessoas já é outra história. A verdade é que a PSTN é usada por tanta gente, independente de quem seja: você será capaz de falar com qualquer um através dela. Considerando que muitos dos meus amigos estão deixando o Facebook completamente ou o usam com pouca frequência, o círculo de pessoas que eu possa contactar sem um cartão SIM encolheu consideravelmente. 

xiaomi mi4i dual simcard
Sem um desses, você não vai conseguir falar com quase ninguém. / © ANDROIDPIT

Frequentemente, meu único recurso para contactar as pessoas era ligar de um telefone fixo ou mandar um e-mail, mas o primeiro é cada vez mais difícil de se fazer, e o segundo é geralmente muito mais lento do que um SMS, mensagem de WhatsApp ou uma chamada de celular.

Ainda que em outros lugares do mundo os dados móveis sejam muito mais acessíveis, infelizmente, este não é o caso do Brasil, deixando muito a desejar, portanto, é quase impossível que os números de telefone entrem em extinção num futuro próximo.

O que eu aprendi com tudo isso?

Aprendi que erradicando prematuramente o número de telefone, como eu tentei fazer, você está limitando drasticamente seu círculo de comunicação. Serviços alternativos, como Hangout e Skype, não te permitem ligar para usuários que não usem o mesmo serviço, enquanto a TIM não se importa se você ligar pra alguém da VIVO ou vice-versa.

Até que os serviços de mensagens alcancem alguma semelhança com a universalidade oferecida pela PSTN, a praticidade de um número de telefone não pode ser ignorada. Agora, eu vejo que estava procurando a solução para um problema que ainda não existe.

E você, já teve que ficar sem um cartão SIM? Como se saiu? Qual aplicativos usou? Você acha que os números de telefone ainda são necessários? Comente aqui!

221 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

62 Comentários

Escreva um comentário:
  • Infelizmente, esta realidade não é tão realidade quando você mora em lugares que simplesmente nem a rede telefônica celular oferece o 3g, e ainda tem muuuito lugar no Brasil assim. No interior do Paraná (não na rodovia ou no meio do mato, mas em cidades pequenas) só é possível o 2g, e capengando. Algumas cidades maiores, tem 3g com pessima qualidade. No Paraná, só funciona na prática e de forma eficaz o 4g, em Curitiba, Londrina e Maringá (nos centro dessas cidades) e Foz do Iguaçu. Passei por um apuro pra entrar em contato com uma pessoa, estava numa cidadezinha paranaense chamada Marilãndia do Sul. A minha salvação pra achar uma pessoa e conversar com ela, veio pelo sms, pois nem conversa de voz eu conseguia onde estava, de tão ruim o sinal. É possível sim, viver sem um número de celular apenas com aplciativos. Mas não a nível de Brasil, ainda.

  • Acredito que a numeração seja algo díficil de acabar, até porque estamos falando de uma identificação. Seu celular são números assim como você (RG), sua casa (cep e número da casa) e por aí vai. Agora acredito que os hábitos quanto a comunicação estão mudando. Hoje em dia uso chamadas por voz bem menos comparado a 5 anos atrás. Uso Whatsapp com amigos e até familiares (inclusive meu pai que tem mais de 60 anos e é leigo em tecnologia). Há situações onde é mais fácil mandar uma mensagem pra um grupo do que ligar pra cada um e se comunicar. Tenho um chip da Oi a 15 anos mais hoje em dia ele serve mais como celular do ladrão pois não coloco créditos e não o uso há meses. Eu queria até um plano de telefonia celular que priorizasse mais os dados do que voz a preços mais módicos. O Tim Beta foi o mais próximo que achei e é o que uso atualmente.

  • Eu sou a favor dos números, não é a toa que o meu já está com mais ou menos 11 anos.

  • Ainda gosto ouvir vozes pessoas que amo.

  • falar com pessoas por voz é muito incomodo né ??? próximo passo é acabar com os microfones pra não ouvirmos a voz dos outros.

  • Corrijam-me se estiver errado, mas o Hangouts permite sim ligar para usuários que não usem o mesmo serviço através de números de telefones, sejam fixos ou móveis,nacionais ou internacionais.

    • Funciona sim. Inclusive você pode configurar o Hangouts para que a pessoa para quem você esteja ligando veja o seu número de celular na tela, como se você estivesse fazendo uma ligação a partir do seu cartão SIM mesmo. Muito bom.

  • Calma... Iremos chegar lá

  • Mas sem o número de telefone acabam as operadoras de telemarketing... Aí eu vou falar com que quando estiver triste 😂😂😂

  • Não uso meu número, não gosto de usar 3g. Tenho outras coisas importantes pra fazer enquanto estaria recebendo milhares de mensagens...
    Só uso WiFi mesmo. Em algum momento do dia ligo o WiFi e atualizo as mensagens.

  • Cartão SIM, não consigo viver sem.......

  • Eu só uso número de telefone para contatar a empresa que trabalho quando em emergências, fora isso, só email e mensagens do WhatsApp e ligação voip pelo próprio WhatsApp, ou viber, que é melhor para conexões lentas.

  • Não vai acabar os números principalmente porque nem todos usam o email ainda. Email serveria pra cadastrar em vários apps e poderia substituir o número no whatsapp facilmente mas grande parte dos que tem celular não usam email por que desses 7 bilhões a maioria não é smartphone e é muito mais fácil e rápido contatar alguém (principalmente novo) digitando uns números do que procurando pelo nome ou email em uma rede social ou app e a pessoa pode ter o nivel de conhecimento e aparelho que for que vai saber atender. A única forma de mudar isso seria todos os telefones usar email ao invés de números mas acho difícil.

    Mas uma coisa que com certeza deve acabar é o cartão SIM, porque nada impede que um número seja gerado ao cadastrar um aparelho utilizando o IMEI do mesmo com aquela operadora, ia agredir menos o meio ambiente com o fim da produção dos SIM, que servem mais pra levar serviços da operadora com tecnologia ultrapassada que só usa quem não tem smartphone.

  • Eu só li o titulo, mas já quero dizer que também me pergunto isso, por enquanto precisamos sim de um número de telefone já que alguns apps utilizam eles, mas pra mim não sinto falta, operadoras fazem um promoção de ligação e SMS e acho bem difícil hoje em dia isso ser vantajoso para alguns, é bem difícil eu colocar crédito no meu celular, pra onde eu vou sempre tem wifi, e quando eu recarrego os créditos acabo esquecendo que os tenho e é isso.

  • Is números são hoje em dia a forma de pagar para as operadoras pelo serviço, cobertura grátis de internet 100% do tempo é utopia pois não conheço ninguém que trabalhe de graça.

  •   21

    Eu raramente utilizo

  • Na minha modesta opinião, acho isso meio surreal, até mesmo porque as linhas são essenciais.
    Um exemplo disso, você vai fazer um curriculum e vai deixar seu facebook?
    Com fotos das suas baladas, suas bebedeiras, festas e roles com os amigos?
    É mais fácil colocar o seu número de telefone e no máximo um email que não seja vinculado ao facebook.
    Outro exemplo disso, acontece alguma coisa com um parente querido, você vai receber notificação pelo messenger? Fulano esta internado. É claro que não, vão te ligar para dar a noticia que fulano esta internado.
    Achei essa matéria um pouco fraca até mesmo porque necessitamos e muito de nossas linhas móveis.

    • Você procura pessoas no Facebook pelo nome delas, não pelo e-mail. Logo, quando você faz uma entrevista de emprego em uma empresa, certamente ela já procura pelo seu perfil no Facebook.
      E não vejo porque não poderia dar alguma notícia pelo Messenger ou pelo WhatsApp... se acha ruim avisar em texto, faz uma ligação VOIP pelos apps ué...

  • dados móveis iam todos pro saco em dois dias

  • O problema de acabar com o chip eh porque precisariamos de wifi direto, quando eu morava no Peru eu tinha um modem de bolso e sempre que eu saia eu o levava, a bateria durava cerca de 6 horas. Eu pagava por mes uns 100 reais e o modem era gratis, nao tinha fidelidade e voce podia fazer recarga quando quisesse.
    Eu sempre ligo por whatsapp, messenger ou hangout, e so se for caso de emergencia porque me comunico preferencialmente por mensagens (eh que sempre que me ligam tenho que parar tudo que estou fazendo e me incomoda entao nao gosto de incomodar os outros).

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi