O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Opinião 610 Compartilhados 111 Comentários

Esqueça o Teclado do Google. O Slash é o melhor teclado do momento!

Passamos a maior parte do nosso tempo digitando em nossos smartphones, seja enviando mensagens, escrevendo e-mails ou acessando sites pela internet. Escolher um bom teclado faz parte de um processo que torna nossa experiência com o software mais interessante. Nunca gostei muito do Teclado do Google, e já me aventurei em opções famosas como o Swiftkey. Este último, inclusive, era a opção que eu usava como padrão no meu dispositivo. Mas isso mudou depois que conheci o Slash.

Ideal para mensageiros e redes sociais

É inegável que o Slash tem um apelo maior para aplicativos de mensagens e redes sociais. A grande sacada do desenvolvedor foi adicionar extensões de serviços populares dentro do teclado, evitando assim que o usuário precise sair de uma conversa para buscar um vídeo no YouTube, por exemplo. Conheci o Slash enquanto buscava por um aplicativo para compor minha seleção com os melhores teclados para Android. Desde então, ele se tornou a opção padrão do meu Xperia Z3+.

Funciona assim: dentro de uma conversa, e-mail ou qualquer ambiente do sistema que ative o teclado, basta selecionar um serviço que aparece no topo do teclado e fazer uma pesquisa. Pronto! Você poderá pesquisar por GIFs animados, vídeos, fazer pesquisas no Google, Facebook, Twitter e sites de notícias direto da barra superior do teclado.

slash keyboard first
Pesquise por várias coisas dentro do Slash / © AndroidPIT

O WhatsApp não suporta GIFs animados em todas as plataformas, mas os usuários do Telegram, por exemplo, podem desfrutar deste recurso que é um dos mais legais do Slash.

A ordem dos atalhos dentro do teclado pode ser alterada pelo usuário. Essa é uma ótima notícia para você que não envia GIFs, por exemplo, e prefere adicionar um atalho para sua biblioteca do Spotify (e também Apple Music) ou para pastas do Google Drive. O Slash vem com 28 atalhos de serviços pré-instalados, desde os mais famosos até sites de compras, mapas para envio de rotas e pesquisas internas do dispositivo. 

slash keyboard services
Serviços disponíveis do Slash / © AndroidPIT

Além disso, o visual minimalista do Slash pouco altera a área útil que a maioria dos teclados convencionais utilizam, mesmo contando com uma barra adicional em sua parte superior.

Correção de palavras e predição funcionais

Recentemente, conversei com alguns leitores do site sobre o Swiftkey e outras alternativas de teclados. Basicamente, um dos pontos que mais chama atenção dessas pessoas é o sistema de predição e correção de alguns teclados, que é bastante funcional. O backup do vocabulário/dicionário e a sincronização com outros dispositivos também é um ponto positivo na hora de escolher pelo Swiftkey, por exemplo.

slash keyboard corrective
Sistema de predição e correção do Slash / © AndroidPIT

Além de ser um teclado com apelo social, o Slash vem com configurações interessantes para quem não abre mão de uma boa escrita na hora de conversar com amigos. O dicionário em português vem instalado por padrão, mas outros idiomas podem ser baixados e habilitados como opções secundárias. Existe a opção de personalizar atalhos, correção automática e predição. A predição, aliás, é bem funcional e não fica devendo nada para o Teclado do Google ou para o Swiftkey.

Infelizmente, o sistema de sincronização do vocabulário do usuário não está disponível no momento, ou seja, o Slash pode não ser uma boa opção para quem usa mais de um dispositivo.

Prós e contras do Slash

Quem gosta de personalizar o teclado com temas também notará algumas diferenças entre a versão do Android e iOS. No sistema da maçã, além dos tradicionais temas preto e branco, o Slash vem com outras cores que são adicionadas aos poucos pelos desenvolvedores do app. Para Android, contudo, as opções se restrigem a variações de tons mais claros ou escuros do Material Design, que é o tema padrão do Teclado do Google.

slash theme first
Temas do Slash para Android / © AndroidPIT

Um ponto a favor do Slah é o consumo de memória e internet, que são consideravelmente baixos. As pesquisas feitas nos serviços não consomem muita internet e o funcionamento do teclado em uso convencional também não interfere no rendimento do sistema. Ao fechar o WhatsApp para fazer uma pesquisa simples no Google, por exemplo, você estará gastando mais internet do que quando esse processo é feito pelo próprio Slash.

O recurso de escrita por gestos está disponível no Slash e, por sinal, ele foi adicionado através de uma atualização que o app recebeu recentemente. Como o teclado Slash é um aplicativo novo, acredito que muitos recursos serão implementados com novas atualizações.

Como baixar o teclado Slash para Android

Agora, julgando a proposta do app, sua performance e os recursos que estão embarcados, posso afirmar que o Slash é uma alternativa de peso para os teclados mais famosos da Play Store. Incluindo o Swiftkey. Você pode baixar o Slash (grátis - sem propagandas e compras internas) diretamente da Play Store no botão abaixo:

Slash Keyboard Install on Google Play

Ps: Para baixar o Slash para iOS, acesse a App Store a partir do seu iPhone ou iPad.

O que você achou do Slash? Qual teclado você utiliza no seu Android?

Os comentários favoritos dos leitores

111 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi