O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
820 Compartilhados 128 Comentários

Câmera do Xperia Z3+ recebe update anti-aquecimento... e superaquece!

A maioria dos usuários do AndroidPIT sabem que um dos meus principais smartphones é o Xperia Z2 e que acredito que o Xperia Z3 é realmente um dos melhores smartphones que podemos encontrar hoje no mercado. Entretanto, nunca escondi minha frustração em relação ao superaquecimento dos dispositivos da Sony. No início da semana, mostrei em vídeo como o superaquecimento do hardware do Sony Xperia Z3+ tornava o uso da câmera do aparelho praticamente impossível. Contudo, a Sony acaba de liberar um update corretivo e refizemos o teste.

Primeiro teste

No vídeo abaixo, mostro como a câmera do Xperia Z3+ não aguenta 10 segundos de uso até fechar para resfriar o hardware do aparelho. Isso acontece com a maioria dos modos da câmera, especialmente aqueles que prometem uma experiência com realidade aumentada e vídeos em resolução 4k. Entramos em contato com a Sony na Alemanha e este parece ser um problema que afeta todos os dispositivos Xperia Z3+ e, provavelmente, está relacionado às críticas em relação ao Snapdragon 810.

Segundo teste

Como dito no vídeo acima, a Sony confirmou ao AndroidPIT que um update corretivo já estava sendo preparado, e a fabricante agiu bastante rápido e liberou o update ainda na mesma semana. De posse do novo firmware, atualizamos nosso Xperia Z3+ e pudemos refazer este teste que, ao final, mostra que muito pouca coisa mudou:

De acordo com a Sony Alemã, as mudanças da versão 28.0.A.7.24 do SO do aparelho trazem melhorias de estabilidade, otimização das funções da câmera e melhora da rotação automática da tela. Entretanto, a câmera ainda sofre com o superaquecimento do hardware, como podemos ver neste segundo teste e o uso da câmera continua impraticável. A Assessoria de imprensa da fabricante informa que mais um update está sendo preparado e deve chegar nos próximos dias.

Outras fabricantes driblaram este problema nos dispositivos embalados pelo mesmo processador usando um recurso chamado "CPU Thermal Throttling", que reduz a velocidade da CPU em 50% quando a mesma atinge determinada temperatura. Este é o caso do LG G Flex 2, por exemplo, que para entregar uma experiência de uso melhor, precisa reduzir o desempenho do processador.

Será que teremos o primeiro "recall" de smartphones da linha Xperia da história?

Os comentários favoritos dos leitores

128 Comentários

Escreva um comentário:
  • Porcaria é o que define o Z3+ Dual um smartphone com tanto marketing e zero de qualidade uma câmera tão boa mas não pode ser usado por mais de 30 segundo e ainda por cima a Sony não assume a falha e faz um Recall, todas as atualizações do software que diziam que iria resolver só pura ilusão, os desenvolvedores são tão incompetentes que nem sequer conseguem resolver isso. Sem problemas pois já entrei os ação no DECON e na justiça comum para reaver todo o dinheiro corrigido já que a assistência da Sony não conseguiu resolver o problema pois mandei e voltou igualando ao que foi como já esperado, com todas as provas que tenho de email e telefonemas já me garantiram que vou ganhar então façam o mesmo.

  • Se tem uma palavra que descreve bem a aquisição do Xperia Z3+ é "decepção".

    O primeiro problema que tive foi um travamento enquanto estava utilizando o whatsapp. A tela simplesmente ficou cinza e o aparelho superaqueceu, só desligando quando estava totalmente descarregado. Estava em viagem e pensei que o mesmo iria explodir. Tive que por para carregar por horas e só consegui ligá-lo após resetar o aparelho.
    Atualmente ele está superaquecendo novamente e fica reiniciando sozinho. Até mesmo com o aparelho no meu bolso, sem qualquer tipo de uso, ele aquece. Quando aquece, a imagem da tela começa a tremer e reinicia. Já ocorreu de umas três vezes a tela ficar trêmula, esverdear e em seguida reiniciar.

    Entrei hoje em contato com o suporte online para ver quais medidas tomar.

    • Isto é defeito. O meu aquece, mas só quando se procura usar a Câmera de Vídeo por muito tempo, especialmente se usar o 4K, que na verdade é quase impraticável usar, gravar em cartão de memória é complicado e na memória do aparelho ocupa muito espaço.

  • Eu comprei ciente do aquecimento da câmera, mas parece um "cara ou coroa" tem metade falando que dá problema e outra metade dizendo que não. Comprei numa loja de importados, comprei o Green é lindo, fino, espetacular de bonito. Tomara que sirva pra o que quero, tirar umas fotos bonitas de vez em quando. Raramente gravo algo. O meu está fazendo inúmeras atualizações. Peguei hoje.

  • Entao!!! Junho!!! Depois de varias atualizações!! Festa junina!!!! Esta porcaria que comprei so por causa da camara Sony, desligou por superaquecimento 4 vezes em uma dança que durou uns 10 minutos... Perdi bons momentos... Vontade de jogar na parede!!! Quem compra por causa de camera esquece deste aparelho....

  • O meu usa este mesmo firmware e não fecha a cam.... Dei sorte.
    Já usei o 4k e AR várias vezes.

  • Estamos em abril 2016, já recebi duas atualizações do Marshmallow.... A câmera continua aquecendo e desligando em modos especiais, tanto em vídeo como em câmera com efeitos RA
    Porcaria!!!!

  • bom dia gostaria de saber se o z3 ainda esta aquecendo e se o z5 vai vir uma versao dual sim para o brasil

    • A Sony me confirmou que não vem dual sim do Z5 para o Brasil. Só como importado, ou na lojinha da paulista que vi o Z5 compact vermelho e outros dual sim.

  • Não há aquecimento quando utilizo o app de câmera da Google. Mas, a qualidade não é a mesma!

  • Nossa estou decepcionado, o meu chegou ontem e sério como dei esse vacilo eu sabia mas achava q poderia ser exagero mas ele aquece com qlq atividade desde as mais simples jogos ( qlq um) até no watsap pqp eu achava q era só em 4k sempre fui fã da marca possuo TVs home theater câmera PlayStation e resolvi adquirir o aparelho qui decepção, como uma empresa desse porte coloca essa porcaria no mercado isso e inaceitável, amanhã eu vou ligar para a anatel e Procon p saber os meus direitos 2,300 numa porcaria q eu preciso poupar ele se quiser usar a camera, dica de marketing a Sony ofereçam luvas de brinde a quem comprar essa bomba, ou adcionem uma alça para passar roupa com ele... Isso não vai ficar assim.

    • Se comprou pela Internet, pode devolver a loja em até 7 dias...
      Como já encaminhei 2x para assistência e só piorou, entrei no juizado de pequenas causas.

  • Comprei recentemente um Xperia Z3+, percebi o problema de super aquecimento, porém, em intensidade muito menor do que apresentada neste artigo. Para exemplificar, gravei mais de 3 minutos de um vídeo em 4K sem interrupção da câmera; o efeito que mais gera aquecimento é a filmagem em realidade aumentada, que faz a câmera fechar em pouco mais de 1 minuto. Não sei se amenizaram a situação com os últimos firmwares indicados para instalação, apesar dos problemas, o aparelho apresenta excelentes características: rápido, fluido, boa tela (melhor que a retina display), boa câmera (pior que a do LG G4), excelentes características de ligações (sinal e qualidade do som dos auto falantes microfone). Soma-se à estas caraterísticas o seu design agradável - recomendo a aquisição de películas de vidro e capinha protetora, seu corpo de vidro não transmite muita confiança. A bateria não é lá grande coisa, dura um dia de uso moderado, no modo Stamina chego às 20:00hrs com 30% da bateria, mas com algumas limitações de acesso.
    O aparelho não indicado ao usuário Havy User, jogos pesados fazem o bichinho ficar nervoso. Mas, usuários com perfil corporativo, que gosta de vídeos, ouvir músicas (com qualidade, apesar dos fone de ouvido vagabundo), acessar e-mails, whatsapp, quer tirar fotos bacanas e acessar Redes Sociais, ele dá e sobra!
    Confesso que comprei com muito receio, na verdade aproveitei uma promoção que fez o mesmo ficar bem em conta e, até o presente momento, tenho gostado muito do aparelho, recomendo!

    • Como faço para instalar essa firmwares indicado para instalação???

    • Antonio, alguma melhora? Penso em comprar o Z3+ mas estou receoso.

      • Sinceramente, não compre. O aparelho em si é bacana. Mas esse lance de esquentar e desligar durante a filmagem mostra a ineficiência. Mesmo que não faça gravações por muito tempo, não deixa de ser um defeito.
        O meu já foi 2 X para assistência e nada.

      • Não desperdice seu dinheiro! Esse aparelho é extremamente frágil e aquece Muito!
        Temperatura errada pela mão causando desconforto, estou esperando ele estourar na minha mão para entra com um baita processo de reparação de perdas e danos...

  • Comprei um Z3+ dual E6533 e de fato esquenta muito. Tenho prints de tela fechando a 2 minutos e 25 segundos. Isso já com a última atualização de versão, qual seja a 28.0.A.8.251. super pesada essa atualização e o Android ainda é o 5.0.2.
    Falei com alguns atendentes do suporte da Sony e perguntei se tinham muitas reclamações, e disseram em todas as vezes que eu era o primeiro a reclamar, (como sou azarado, e devo ter voz de bobo rs!!!!)

    A orientação inicial foi essa:
    Fazer a reinstalação do sistema em modo reparo pelo programa PC Companion 2.1. Não resolveu.
    Depois mandaram via e-mail a informação de que já estava disponível pelo pograma Sony PC Companion 2.1 a versão 28.0.A.8.251 que salvo engano tem 2 GB. Baixei e instalei e nada.

    A orientação agora é enviar via correios o celular para assistência (pra quê eu não sei, porque ainda não tem como reverter isso). Mas vou enviar e pedir meus R$ 2.450,00 de volta.
    O mais impressionante, uma empresa do tamanho da Sony se expor com isso. Continuam vendendo o aparelho e nenhum órgão nesse país toma atitude.

    Detalhe: a mensagem de aquecimento aparece ao uso de fotos e vídeos normais, não necessariamente em 4k. Tente usar o GPS e pegar o celular na mão. O filho do meu amigo tem 6 anos, pediu para jogar, passado 10 minutos, começou a chorar, ao perguntar a ele o que tinha acontecido, ele disse que assustou porque o celular tava muito quente e deu aquela "biliscada"no dedo dele. E de fato, mesmo um adulto se segurar firme o aparelho nessa condição, não causa queimadura, mas a mão fica vermelha.
    Quem garante que todo esse aquecimento não compromete a vida útil do aparelho? Eu estou fora. Embora o aparelho seja o que eu procurava; leve, fino, dual chip, a prova de líquidos, câmeras boas, boa configuração hardware.

    Minha reclamação ao aparelho é o aquecimento excessivo e a bateria, que é a propaganda mais mentirosa e deslava que já fui vítima. Durar 2 dias? ahahahaha. Demora cerca de 3 horas para carregar e não dura 7 horas em uso normal (poucas ligações, algumas trocas de mensagens e consulta de emails), não sou fanático em redes sociais, aliás, nem app tem, tão pouco de whatsapp. Enfim, a Sony tem capacidade técnica para ter um celular top, o melhor celular do mundo, mas simplesmente fizeram o Z3... Será que ninguém testou antes de soltar esse aparelho para o mercado. Desrespeito.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi