O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 71 Compartilhado 34 Comentários

Telegram vs. ICQ: qual é o melhor app de mensagem?

Resolvemos comparar dois mensageiros que foram lançados em tempos bem diferentes, mas entregam ao usuário a mesma experiência de uso. O ICQ nasceu junto com a internet comercial em meados de 1996, e após 14 anos foi disponibilizado como aplicativo na Play Store. O Telegram teve seu auge em fevereiro de 2014, quando uma pane nos servidores do WhatsApp fizeram os usuários migrarem emergencialmente para o serviço. Descubra em nosso comparativo todas as diferenças e semelhanças entre esses dois mensageiros.

comparativotelegramicw
Telegram vs. ICQ. / © ANDROIDPIT

Telegram vs. ICQ: Cadastro

Para utilizar o Telegram pela primeira vez é preciso fornecer o número de telefone e aguardar o código de verificação do dispositivo. Após a confirmação, o usuário deverá informar o nome e escolher uma foto para o perfil. Os mesmos passos são aplicados no ICQ, que oferece a possibilidade de importar informações do Facebook, caso o usuário deseje encurtar o processo de escolha pela foto para o perfil.

Telegram vs. ICQ: Compatibilidade 

Definitivamente, a compatibilidade entre sistemas não será um problema para o usuário que escolher um desses aplicativos. O ICQ não possui um cliente Web para ser utilizado no navegador, no entanto, está disponível uma versão do aplicativo em Java, que funciona em diversos dispositivos mais antigos. Confira a tabela de compatibilidade de ambos os aplicativos abaixo.

  ICQ TELEGRAM
Compatibilidade  iOS, Android, PC, Windows Phone, Mac OS X, Windows 8, JAR (JAD e SIS) Android, iOS,Windows Phone, Mac OS X, PC, Linux, Web cliente (navegador, Chrome app, Firefox app)

Telegram vs. ICQ: Compartilhamento

Com o Telegram é possível enviar fotos, vídeos, localização e contato através de um atalho encontrado ao lado das informações do contato. Além das opções anteriores, o mensageiro permite enviar arquivos de suítes de produtividade, como Microsoft Office, e documentos armazenados no Google Drive (até 1,5GB). As opções de compartilhamento são mais limitadas no ICQ, é possível enviar fotos, vídeos, buscar imagens no Google e anexar um arquivo de até 4GB.

comaprtilhamentodois
Recursos de compartilhamento do Telegram (esquerda) e ICQ (direita). / © ANDROIDPIT

Telegram vs. ICQ: Personalização

O Telegram utiliza os emoticons do próprio dispositivo e alguns emojis próprios, permitindo também que o usuário defina um papel de parede específico para cada conversa. Desde que testei o Telegram pela primeira vez em 2012, poucas mudanças foram introduzidas em relação à personalização das conversas, até mesmo os papéis de parede que acompanham o mensageiro são os mesmos. Percebe-se que nesse quesito, o Telegram sofre do mesmo problema do WhatsApp.

personalizacaotelegram
Personalização do Telegram. / © ANDROIDPIT

Em relação ao papel de parede, o ICQ também permite personalizar de forma individual cada conversa. No entanto, os emoticons funcionam como no WeChat, oferecendo uma variedade de adesivos, desenhos e mini-animações que podem ser baixados na loja interna do mensageiro. Outro recuso interessante, é a possibilidade de mudar o tema do aplicativo, alternando entre verde, azul, vermelho, madeira, escuro e no padrão semelhante ao Hangouts.

personalizacaoicq
Emoticons e mais personalização no ICQ. / © ANDROIDPIT

Telegram vs. ICQ: Segurança

A segurança é o ponto chave do Telegram, oferecendo criptografia de conversas, verificação em duas etapas e senha para bloqueio do aplicativo. Além dos recursos mais avançados, opções como "visto por último" e status do perfil, podem ser configuradas manualmente para cada contato. O ICQ por sua vez, não oferece nenhum recurso específico para segurança ou privacidade em suas configurações, apenas o uso de um código PIN para bloqueio do aplicativo. Realizei uma pesquisa no site oficial do aplicativo, e não encontrei qualquer menção relacionada a este quesito. 

privacidadedois
Recursos de segurança do Telegram (esquerda) e ICQ (direita). / © ANDROIDPIT

Telegram vs. ICQ: Chamadas

De acordo com os desenvolvedores do Telegram, a especialidade do aplicativo consiste em trocar mensagens em texto. Em resposta aos usuários no FAQ oficial do aplicativo, os desenvolvedores não descartam a possibilidade de incluir ligações e vídeo-chamadas, mas tal recurso será disponibilizado caso a base de usuários do Telegram aumente.

O ICQ disponibiliza o recurso de chamadas por voz diretamente do aplicativo. As ligações são claras, no entanto, a qualidade pode variar de acordo com a frequência do sinal da operadora ou qualidade da rede Wi-Fi.

Conclusão

O ICQ é um aplicativo de tradição, mas sua usabilidade não convence. Todos os recursos presentes no ICQ podem ser encontrados em qualquer mensageiro, até mesmo no ChatOn. O Telegram por sua vez, possui recursos e funções que o tornam mais interessante a cada atualização. O aplicativo enfrenta o mesmo problema que qualquer outro concorrente do WhatsApp passa: a dificuldade em migrar contatos. No entanto, os recursos do Telegram convencem, e talvez seja questão de tempo para ele se tornar uma das preferências entre os usuários.

Você utiliza algum desses aplicativos do nosso comparativo? Qual é o seu favorito? 

Os comentários favoritos dos leitores

34 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi