O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
460 Compartilhados 158 Comentários

Versão prévia da suposta TouchWiz UX mostra que a Samsung ouviu os usuários

Quando o assunto são smartphones da Samsung, uma das principais reclamações dos usuários é a pesada modificação do Android feita pela empresa e chamada de TouchWiz. Aparelhos top de linha nunca foram tão afetados, mas dispositivos de entrada e intermediários sofriam para rodá-la, mas a nova TouchWiz prova que isso esta ficando no passado.

No início do mês, a Samsung lançou um programa na China e na Coreia, a New Note UX para os usuários do Galaxy Note 5. A intensão aqui era mostrar aos usuário uma prévia do que será a TouchWiz no Galaxy Note 5, que posteriormente será adotada como padrão nos demais dispositivos da empresa.

FP
Flávio Prado
De forma geral, as modificações deixam a interface TouchWiz mais elegante e simplificada.
O que você acha?
1267 participantes
50
50

Os primeiros resultados das mudanças podem ser conferidas no vídeo abaixo, feito por um dos usuários do programa New Note UX, que mostra uma TouchWiz ainda mais limpa e mais integrada ao Material Design, com uma interface reformulada e minimalista. Quem acompanha os lançamentos da Samsung sabe que a interface vem melhorando consideravelmente a cada lançamento, de modo que aparelhos de entrada, como o Galaxy J1 2016, consegue rodar sem engasgos a versão atual da TouchWiz.

No vídeo, é possível perceber que entre as mudanças estão a reformulação da tela de notificações e atalhos do sistema, com fundo branco e ícones em um tom suave de azul. Os botões somem e ganham apenas uma linha divisória entre cada atalho. Os atalhos para WiFi e Bluetooth, por exemplo, ganham um pequeno menu contextual ao serem tocados, exibindo redes e dispositivos próximos.

new touchwiz
Antiga e a nova central de notificações da TouchWiz respectivamente / © AndroidPIT

No menu de configurações, vemos que agora são exibidas as subcategorias logo abaixo de cada categoria, e cada ícone possui uma cor diferente. Os ícones prioritários da Samsung também foram levemente modificados, com maior destaque para o app da Galeria, como é possível ver na imagem abaixo. Eles também estão mais planos e uniformes, entregando uma aparência mais consistente ao sistema.

touchwiz new
Novos apps da Samsung à direita, em comparação com os ícones atuais / © AndroidPIT

De forma geral as modificações deixam a interface TouchWiz mais elegante e simplificada, muito longe ainda de um Android puro, mas esse nunca foi o objetivo da Samsung, que busca na verdade é retirar as pesadas modificações que atrapalhavam o desempenho e entregar uma interface amigável e bela para quem já é um usuário da marca e também deixar os novos usuários confortáveis com a implementação visual mais próxima da filosofia do Google.

É claro que ainda é uma versão de testes, sendo que as mudanças definitivas somente serão apresentadas junto com o novo Galaxy Note em agosto, e posteriormente para outros aparelhos. Mas essas modificações deixam claro que a Samsung está ouvindo a reclamação de seus usuários e buscando deixar a sua interface modificada do Android cada vez mais eficiente, o que é algo extremamente positivo.

Mas e aí, o que você achou destas mudanças da nova TouchWiz?

Os comentários favoritos dos leitores

158 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi