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Vulkan! É assim que o Google vai melhorar a qualidade dos jogos no Android

Entre as novidades mais esperadas para a próxima grande atualização do Android, está a compatibilidade do sistema com a API Vulkan. Mas o que isso vai trazer de bom para nós usuários? Fui atrás desta resposta e tudo o que você precisa saber é que isso pode dar um salto de qualidade no desempenho gráfico dos smartphones. Em outras palavras, jogar no celular será muito mais legal!

O que é a Vulkan?

A Vulkan é uma API gráfica open source desenvolvida sobre o guarda-chuva do grupo Khronos e que conta com apoio de diversas empresas de peso, como AMD, Valve, Nvidia, Intel e Qualcomm.

Sua biblioteca básica de códigos é herdada de outra API, a Mantle, cedida pela AMD para acelerar o processo de desenvolvimento. A Vulkan é feita para complementar tecnologias já existentes como o OpenGL e OpenGL ES.

O objetivo é que em um futuro próximo a Vulkan se torne padrão para a criação de soluções gráficas em 3D, tanto em PC quanto em dispositivos mobile.

Em outras palavras, jogar no celular será muito mais legal!

Os principais concorrentes são o Directx 12, desenvolvido pela Microsoft para Windows e Windows Mobile, e o Metal, desenvolvido pela Apple para iOS e OS X. Uma das vantagens da Vulkan é ser multiplataforma, permitindo integração com diferentes sistema operacionais e variados modelos de hardware.

Compatibilidade

A API é compatível com GPU Adreno 400 ou superior, Nvidia Tegra K1 ou superior,  Mali 600 ou superior  e PowerVR 6 Series ou superior. Entre os sistemas operacionais estão  Android, Tizen,  Windows, SteamOS e Linux.

Como a Vulkan funciona?

As APIs gráficas funcionam como uma ponte de comunicação entre o software e a camada mais baixa do dispositivo (CPU, GPU e RAM). Quanto melhor otimizada essa comunicação, mais o aplicativo ou game rodará sem engasgos e os gráficos serão mais fluidos - sempre de acordo com a capacidade do hardware, obviamente.

A API permite um desempenho melhor

No Android, até hoje, os desenvolvedores de apps com recursos em 3D são limitados a trabalhar com drivers que fazem a integração de forma automática com o hardware, limitando, assim, o processo de criação.

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Os gráficos dos jogos ficarão ainda melhores no seu aparelho / © ANDROIDPIT

A Vulkan atua justamente na melhor integração do gráfico em 3D com o hardware do aparelho. Oferecendo um melhor gerenciamento de recursos, a API permite um desempenho melhor. Além, é claro, de exigir menos do hardware.

De acordo com o grupo Khronos, a Vulkan minimiza a sobrecarga de driver para gráficos e oferece um controle direto sobre a GPU. Outra grande vantagem é a capacidade de trabalhar a GPU em paralelo aos diferentes núcleos de CPU, evitando assim limitar o desempenho ou a capacidade de todo o sistema.

Quando a Vulkan chega e o que vai melhorar?

O resultado são gráficos rodando mais lisos, com uma exigência menor de configuração do aparelho. No vídeo de demonstração a diferença é gritante:

O anúncio de que o Android teria suporte a nova API foi feito em agosto do ano passado pelo Google. A expectativa era que ela fosse implementada no Android Marshmallow, mas até agora isso não ocorreu.

Provavelmente a novidade chegará apenas para o Android 7.0 N. O novo sistema operacional deve ser anunciado durante o Google I/O, que acontece em maio. No evento, também deveremos ver na prática a Vulkan rodando no Android.

Se você é desenvolvedor e quer testar a Vulkan, a empresa atualiza diariamente o repositório no GitHub.

E aí, você também acha que o Android precisa melhorar a qualidade gráfica dos jogos que você tem no seu celular?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo há 9 meses

    Cara, que bom esse seu comentário. Realmente fez toda diferença.
    Li a matéria novamente depois de ler esse cometário, e só então, realmente, tudo que foi escrito fez sentido.
    Muito obrigado.

  • Vini Pontes há 9 meses

    Esse é o tipo de recurso que melhora muito na fluidez do sistema!! O que os iPhones sempre foram os melhores sem discussão foram em GPU. Os jogos abrem muito mais rápido no iOS devido ao Metal e as implementações do sistema em si. Esse Vulkan parece um passo grande em direção à otimização de gráficos em si e em jogos. E o melhor, MULTIPLATAFORMA! Todas as fabricantes que utilizarem o Android (com as especificações necessárias) já vão usufruir desse recurso! Excelente notícia. Parabéns AndroidPit.

  • Daniel há 9 meses

    Sempre acho muito interessante quando o próximo SO traz algo novo que realmente impacta na nossa experiência com o celular!
    Pelo que vi PARECE que essa nova tecnologia irá trazer por tabela um outro benefício muito importante pra gente : economia de bateria!

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