O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 515 Compartilhados 82 Comentários

Review do Xperia XA Ultra: será que uma grande câmera frontal justifica a compra?

Atualizado: O Xperia XA Ultra chegou no Brasil!

O Xperia XA Ultra chega ao mercado nacional em duas semana e possui como característica principal a câmera frontal de 16MP com suporte de um flash de LED. A tela de 6 polegadas do dispositivo também chama a atenção, assim como o design do aparelho. Mas será que este phablet entrega a melhor performance da categoria? Confira os prós e contras do Xperia XA Ultra no meu review completo do dispositivo.

Destacar mudanças recentes

Avaliação

Prós

  • Xperia UI
  • Boa autonomia da bateria
  • Câmera frontal
  • Captação áudio

Contras

  • Câmera traseira
  • Performance

Sony Xperia XA Ultra – Data de lançamento e preço

O Xperia XA Ultra foi apresentado no mercado brasileiro nesta quarta-feira (24/8), em São Paulo. O preço anunciado para dispositivo é de salgados R$2.399 e será disponibilizado em duas cores: branco e preto, e somente na versão de 16GB.

O Xperia XA Ultra estará disponível para a pré-venda a partir da próxima segunda-feira (29/8), com exclusividade na loja online da Sony. No varejo, a comercialização do aparelho se dará 15 dias após o início da pré-venda. A versão single estará disponível pelas operadoras do país e a versão dual-SIM em lojas físicas e online.

Sony Xperia XA Ultra – Desenho & Qualidade de Construção

Em comparação com a linha Xperia Z e, até mesmo os demais modelos Xperia X e X Performance, o Xperia XA Ultra possui uma característica de design que chama a nossa atenção no momento em que a tela é ativada: a única borda lateral que vemos no aparelho é parte a parte visível da moldura. Neste sentido a Sony está de parabéns nesta série XA.

Uma característica bastante interessante também é que, mesmo com a inclusão de um sensor de 16MP na parte superior frontal do XA Ultra, ainda assim a fabricante manteve as proporções das bordas dos modelos anteriores da linha.

AndroidPIT sony xperia xa ultra review 2797
O Xperia XA Ultra é pura tela / © AndroidPIT

O Xperia XA Ultra não é um dispositivo discreto com suas 6 polegadas de tela e, por vezes, segurar o aparelho nas mãos não é tão confortável quanto ter um modelo como o Moto X Style, por exemplo, com a sua traseira curva. Logo, se você não tem interesse em phablets, aconselho não recorrer ao Xperia XA Ultra. Agora, se este é o seu nicho, fique sabendo que a Sony realmente conseguiu otimizar e, muito, a parte da frente do aparelho para a tela.

Apesar do nome Ultra, o novo phablet da Sony não possui características de Premium. Este é um intermediário com recursos extras, mas não conta com o leitor de impressão digital, bem como o Xperia XA. Assim, o dispositivo vem como a mesma característica de design do Xperia Z3+, por exemplo, no botão para ligar/desligar o aparelho.

AndroidPIT sony xperia xa ultra review 2830
A posição do alto-falante não podia ser pior para quem usa o smartphone para jogos e multimídia / © AndroidPIT

A moldura do Xperia XA Ultra é feita de alumínio, mas a parte traseira é claramente policarbonato. O modelo pesa somente 202 gramas, e tem 8,4 mm de espessura.

Na lateral esquerda do frame, temos as entradas para cartão SIM e cartão de memória Micro-SD cobertas por uma tampa. Contudo, essa cortina característica dos smartphones da linha Xperia que garante a resistência à água, no caso do XA Ultra é puramente estética, visto que o dispositivo não conta com tal certificação.

AndroidPIT sony xperia xa ultra review 2829
A porta para as bandejas do cartão SIM e micro-SD está protegida por uma tampa, mas isso não significa que o aparelho é resistente à água / © AndroidPIT

Na parte superior encontramos a entrada mini jack para fones de ouvido, e na parte inferior encontramos um alto-falante. Aliás, não existe pior posição para os speakers que esta, visto que automaticamente já posicionamos a mão sobre ele em jogos e na hora de assistir a vídeos.

Sony Xperia XA Ultra – Tela

A tela do Xperia XA Ultra possui 6 polegadas e uma densidade descente de pixels por polegada quadrada: 367 ppi. A tela possui uma resolução Full HD e o display usa a tecnologia IPS LCD, o que oferece uma boa experiência sob luz do sol intensa quando o brilho da tela está em 100% da sua capacidade.

AndroidPIT sony xperia xa ultra review 2788
A Xperia XA Ultra poderia mostras as cores de forma mais quente / © AndroidPIT

Para o consumo de multimídia a tela do XA Ultra fica acima da média, os ângulos de visão são realmente bons. Contudo, por vezes a experiência com o balanço de branco não é satisfatória. Quase todas as imagens que se faz com as câmeras parecem ruins na tela do aparelho, mas quando jogadas no computador a impressão é outra. Penso que essa é a primeira vez que tenho essa experiência, pois normalmente é o oposto.

AndroidPIT sony xperia xa ultra screenshot white balance
Assistente de tela do Xperia XA Ultra / © AndroidPIT

A Sony oferece a chance de equilibrar o balanço de branco, mas apesar de tentar deixar as cores mais quentes usando essa função, mas não obtive sucesso que valha uma menção neste review visto que a mudança tem que ser feita no olho e não existem modos ou padrões pré-estabelecidos para auxiliar o usuário neste sentido. A experiência com o brilho da tela no zero é boa, uma das melhores que já tive com um dispositivo da Sony.

Sony Xperia XA Ultra – Software

No Xperia XA Ultra, a Sony deu uma polida no software e deixou a UI mais leve e colorida. Entre na versão do Android 6.0 Marshmallow que vem instalada no Xperia XA Ultra temos alguns elementos novos, como um novo visual para o aplicativo de SMS e o teclado Swiftkey como padrão no lugar do Xperia Keyboard.

AndroidPIT sony xperia xa ultra screenshot 1 keyboard
O teclado da Sony deu lugar ao Swiftkey (acima) / © AndroidPIT

Entre os recursos que chamam a atenção, o uso do aparelho com uma mão é uma ótima opção para um dispositivo de 6 polegadas, no entanto, você terá que configurá-lo da melhor maneira possível antes de passar a usá-lo. Se você mantivê-lo ativo de modo geral, na tela de bloqueio, terá que dar dois comandos até poder lançar a câmera ou o discador de forma rápida, pois arrastando o dedo do canto direito ou esquerdo vai reduzir a tela para uso com uma mão e, depois disso, terá que tentar acionar tais recursos para poder usá-los.

Devo dizer que, essa solução encontrada pela Sony não me agradou, especialmente porque o uso do aparelho com uma mão já vem pré-selecionado e, quando você percebe isso no meio de uma situação em que precisaria acionar rapidamente o discador a partir da tela de bloqueio, a qualidade da experiência de uso se reduz a zero.

AndroidPIT sony xperia xa ultra screenshot 1 one hand settings
Opções para configuração do modo de tela com uma mão / © AndroidPIT
AndroidPIT sony xperia xa ultra screenshot 1 one hand
Modo de uso para uma mão / © AndroidPIT

A Xperia UI conta ainda com uma nova tela de bloqueio e um sistema de sugestões de apps que funciona a partir da tela inicial. A Sony ainda envia uma série de aplicativos pré-instalados, alguns removíveis e outros não, como o Spotify, o Kobo eBooks, Sky Go, Amazon e até o anti-vírus AVG.

Sony Xperia XA Ultra – Performance

Por dentro, o Xperia XA Ultra vem embalado como o mesmo processador do modelo intermediário original o Xperia XA e não empolga para um smartphone com "ultra" no nome. A CPU é a MediaTek Helio P10 octa-core de 2,0 GHz, um chip pensado para os intermediários. A memória interna do aparelho é de 3GB e o armazenamento é de 16 GB, podendo ser expandido até 200GB através de um cartão microSD.

Se na versão menor da série Xperia XA os gráficos já ficavam abaixo do esperado para a GPU Helio P10, que possui dois núcleos de 700 MHz. Com o Xperia XA Ultra, que possui uma tela maior, tivemos praticamente os mesmos pontos entre um e outro aparelho. Assim como no XA, os jogos ainda podem rodar na resolução de 720p, contudo, se você quiser usar o potencial da tela do XA Ultra, que oferece 1080p, os efeitos gráficos serão reduzidos.

AndroidPIT sony xperia xa ultra screenshot 1 benchmark
Benchmark do Xperia XA / © AndroidPIT

Lembrando que a arquitetura do chipset é a Cortex A-53 de classe média, o que pode justificar o desempenho intermediário do processador octa-core.

Contudo, o que mais me incomodou foi a demora para abrir alguns aplicativos, especialmente no multitarefa. Isso pode ser melhorado acelerando a escala das animações nas opções de desenvolvedor. Contudo, um aparelho novo com uma CPU como a Helio P10 e 3GB de RAM não deveria fazer isso.

Agora, uma coisa é certa, assim como recomendamos o uso de um cartão microSD para otimizar o desempenho do Xperia XA, este também será o caso da variante Ultra, que chega com apenas 16GB de armazenamento interno no país. É possível formatar o cartão para utilizá-lo como memória interna no dispositivo da Sony.

Não é possível executar esse procedimento pelas configurações do sistema, mas, através do artigo abaixo você poderá descobrir como utilizar a linha de comando que executa este recurso:

Sony Xperia XA Ultra – Áudio

Assim como o Xperia XA e outros smartphones da fabricante japonesa, o XA Ultra possui um speaker é ligeiramente mais agudo. A qualidade das chamadas, contudo, é clara e não temos aquele efeito "eco" ao fundo. No modelo de teste que a Sony encaminhou para o AndroidPIT, não ofereceu os fones de ouvido na caixa.

Acessando as configurações do dispositivo, temos a chance de usar o aplicativo de equalizador da Xperia UI, que conta com ajustes para tons graves, médios e agudos.

O som do alto-falante mono da Sony é bom, apesar do efeito metalizado do áudio quando o volume está em 100% da capacidade. Contudo, a opção de colocá-lo no canto direitos inferior prejudica muito a experiência com games e consumo de multimídia.

O que realmente me chamou a atenção foi a captação de áudio por parte dos microfones. Tive a chance de usar o aparelho durante um concerto e, conforme você pode ver na galeria de vídeos e imagens logo baixo, a nitidez do áudio impressiona.

Sony Xperia XA Ultra – Câmera

As câmeras da Sony são sempre um diferencial nos smartphones Xperia. Contudo, preciso dizer que o Xperia XA Ultra é o unicórnio entre os Xperia, no qual a câmera frontal oferece melhores resultados que a traseira. Ao contrario do Xperia C5 Ultra, no qual ambas as câmeras possuíam o mesmo sensor, no XA Ultra a câmera frontal tem 16MP, com abertura f/2.0 e suporte de um flash de led; já a câmera traseira possui 21,5MP, com abertura de f/2.2 e também conta com suporte de flash de led.

AndroidPIT sony xperia xa ultra review 2785
O uso do flash na câmera frontal auxilia na qualidade das imagens / © AndroidPIT

O interessante é que a câmera de 16MP possui configurações um estabilizador ótico de imagem, enquanto a de 21,5 apenas o SteadyShot, que funciona como estabilização digital. Logo, nos vídeos que fiz, a minha impressão é a de que a câmera frontal fez um serviço muito melhor, até mesmo em relação à captura de imagens, visto que é otimizada para condições de baixa luminosidade.

AndroidPIT sony xperia xa ultra screenshot 1 camera settings
Ajustes do software de câmera / © AndroidPIT

Quando analisei as imagens capturadas com a câmera frontal, a impressão que tive nas selfies é a de ter sempre um forte efeito de lente olho de peixe, especialmente na hora da captura, pois o pós processamento das câmeras da Sony sempre oferecem uma grande correção da imagem final e, por consequência, corrigem tal característica.

Em relação à câmera traseira, quando olhamos as fotos e vídeos em um software no computador, é possível identificar leves borrões ou distorções nas imagens capturadas pelo dispositivo. Já as mídias capturadas com a câmera frontal realmente mantêm a qualidade.

selfie sony xperia xa ultra
A câmera frontal faz vídeos e fotos melhores que a câmera traseira / © AndroidPIT

O autofoco híbrido do Xperia XA Ultra é excelente para quem gosta de dar o foco na cena e capturar a imagem rapidamente, contudo, me pareceu lento em comparação ao Xperia Z5, por exemplo. Como já é tradição nos smartphones da Sony, o Xperia XA Ultra vem equipado com um botão físico para ser usado como gatilho da câmera.

Embora a câmera conte com um modo manual interessante, a opção Auto Superior pode ser o modo mais viável para quem não tem conhecimentos específicos com ajustes.

Infelizmente, tive problemas na hora de usar o aplicativo da câmera. Um erro que fez o software congelar por quatro vezes quando estava usando a câmera frontal. Depois de várias tentativas para consertar o problema, sem ter outro aplicativo usando a câmera em segundo plano ou algo do gênero, tive que reiniciar o aparelho. Devo dizer que o sensor da câmera superaqueceu quando isso ocorreu.

AndroidPIT sony xperia xa ultra screenshot 1 camera error
Mensagem de erro da câmera do Xperia XA Ultra / © AndroidPIT

Sony Xperia XA Ultra – Bateria

O Sony Xperia XA Ultra possui uma capacidade de bateria pequena para o seu tamanho, são 2.700mAh, fixa. Para se ter uma ideia, o Xperia Z5 Compact possui os mesmos 2.700mAh battery, mas em uma tela de 4,6 polegadas. No review do Xperia XA, realizado pelo meu colega Eric Herrmann, o aparelho deixou a desejar no quesito autonomia de bateria, mas durante o meu teste com a variante Ultra, confesso que fiquei surpresa com a capacidade de gerenciamento deste aparelho.

AndroidPIT sony xperia xa ultra screenshot 1 bettery
Benchmark da bateria do XA Ultra / © AndroidPIT

O Xperia XA Ultra oferece um bom desempenho quando o assunto é autonomia de bateria e, pode chegar a até 8 horas de uso para vídeos, o que me chama bastante a atenção para um aparelho com tais especificações. Nos testes de benchmark, o desempenho do Xperia XA Ultra se mostrou acima daquela de aparelhos como o Moto G4 Plus, Xperia X e do LG G5, por exemplo.

Além disso, o tempo de carregamento do aparelho é rápido devido ao uso da tecnologia UCH12, que usa a suporte do carregamento rápido da Qualcomm. Isso é realmente positivo, visto que em pouco tempo é possível carregar o dispositivo por mais algumas horas.

Sony Xperia XA Ultra – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Phablet
    • Modelo:
    • Ainda não disponível.
    • Fabricante:
    • Sony
    • Dimensões:
    • 164,2 x 79,4 x 8,4 mm
    • Peso:
    • 202 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2700 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 6 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (367 ppi)
    • Câmera frontal
    • 16 megapixels
    • Câmera traseira
    • 21,5 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 6.0 - Marshmallow
    • Interface:
    • Xperia UI
    • RAM:
    • 3 GB
    • Memória interna:
    • 16 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • MediaTek MT
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 2 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito Final

O Xperia XA Ultra é melhor que a variante original da série, porém, é um phablet e são poucas as pessoas que conseguem realmente utilizar um smartphone de 6 polegadas no dia a dia. Apesar do belo design e de uma excelente câmera frontal, a câmera traseira deixa a desejar.

Este smartphone é indicado para quem realmente quer tirar todo o potencial que uma câmera frontal pode oferecer

Apesar do bom contraste e dos excelentes ângulos de visão da tela do Xperia XA Ultra, a reprodução das cores e o equilíbrio de branco acabam prejudicando a experiência do usuário. Apesar da boa autonomia da energia, a Sony poderia ter oferecido uma capacidade de bateria muito maior dado o tamanho do dispositivo.

O software da Sony é cheio de recursos e possui uma das interfaces mais bem feitas do Android, contudo, o hardware não oferece um bom desempenho. Este smartphone é indicado para quem realmente quer tirar todo o potencial que uma câmera frontal pode oferecer, bem como uma excelente captura de áudio. Mas se você quer uma tela grande para poder ter uma boa experiência em jogos, a qualidade dos gráficos do XA Ultra não ajuda. Agora, se você pretende utilizar o dispositivo para redes sociais e mensageiros instantâneos, não encontrará muitos problemas.

Uma boa alternativa a este dispositivo poderá ser o Zenfone 3 Ultra, que deve chegar ao mercado em meados de setembro.

E aí, você teria um smartphone dedicado à selfies e capturas de vídeo com a câmera frontal?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Neto Castro há 3 meses

    Se a pergunta é sobre câmera frontal falem de câmera frontal galera. Pouco importa nessa matéria as especificações de câmera traseira dos concorrentes. O LG G4 não tem câmera frontal boa. A câmera frontal desse cel é uma das melhores ou a melhor do mercado. Mas pra mim nao justifica a compra porque nao gosto de selfies.

  • Deivis Schuman há 4 meses

    Compensa muito mais pegar um LG G4 que tem desempenho e configurações melhores, além de ter uma das melhores câmeras de todos os tempos em um Smartphone, tanto traseira como frontal e custa bem menos que esse cavalão ai!

  • Muraque O. há 3 meses

    Não vamos perder o foco da materia do artigo, o dispositivo tem uma camera e tanto frontal, pronto falei.

  • David CD há 3 meses

    Essa já fez bons celulares, e bons smartphones, hoje ela só engana. Não tem como vc deixar de levar um s7, pra levar um xperia X, ou qualquer outro modelo relevante.
    Se perdeu no tempo.

82 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi