O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 108 Compartilhado 61 Comentários

O Facebook está dominando cada vez mais a nossa vida digital. E não estamos notando

Nesta semana, foi anunciado que o Instagram atingiu a marca de um bilhão de downloads na Play Store, a loja de aplicativos do Google. Esse número, por si só, já seria algo respeitável, uma vez que apenas outros 18 apps conseguiram a façanha. Mas o que talvez ninguém tenha percebido é que o Facebook – dono do Instagram – está cada vez mais presente em nossa vida digital. 

Explico: dentro desse ranking de 19 aplicativos com mais de um bilhão de downloads, quatro deles - pertencem ao Facebook: o app da própria rede social, WhatsApp, Facebook Messenger e, agora, o Instagram. E desses quatro, você, fatalmente, tem pelo menos dois deles no seu smartphone. Basta considerar que a base de usuários do Android é de 1,4 bilhão de usuários. 

O Facebook tem quatro apps com mais de um bilhão de downloads. O Android tem uma base de 1,4 bilhão de usuários. Faça as contas

E note também que os quatro apps atendem a algumas das funcionalidades mais utilizadas em um smartphone: compartilhar nosso cotidiano e saber o que acontece pelo mundo (Facebook), nos comunicarmos com nossos familiares e amigos (WhatsApp e Facebook Messenger) e postar e compartilhar fotos que fazemos com a câmera do nosso telefone (Instagram). E, em comum, todos ainda têm acesso à nossa geolocalização.

androidpit facebook messenger vs whatsapp vs telegram
Dois messengers com mais de 1 bilhão de downloads pertencem ao Facebook/ © ANDROIDPIT

Ou seja, boa parte da nossa vida cotidiana vem sendo acompanhada pelo Facebook, que utiliza nossos dados para fins publicitários (anúncios, vídeos, banners segmentados, bots para interação com as empresas etc), como muitas empresas digitais fazem. Mas isso também faz com que a empresa fundada por Mark Zuckerberg se aproxime cada vez mais do Google como “dona da internet”. 

Opinion by Rui Maciel
Se aperfeiçoar o seu mecanismo de busca, o Facebook pode ser um sério candidato a quebrar o monopólio do Google.
O que você acha?
50
50
226 participantes

O Facebook como mecanismo de busca

Lançado em 2013, o mecanismo de buscas do Facebook ainda não chega perto do Google em termos de eficiência, mas vem se aperfeiçoando cada vez mais, com resultados mais precisos. Se antes a função basicamente era usada para buscar pessoas que estivessem na rede social ou algum grupo cujo assunto era do seu interesse, hoje a evolução é evidente. 

Quando fazemos uma busca pelo Facebook, ainda não temos páginas web relacionadas aos termos, como faz o Google. Mas há resultados mais segmentados e até melhor divididos, por meio de abas. 

Se você buscar, por exemplo, o termo “melhores restaurantes em São Paulo”, a rede social trará resultados segmentados por pessoas, fotos, grupos, locais, aplicativos, eventos, entre outros. Ou seja, é possível analisar suas buscas por ângulos diversos, permitindo resultados mais eficientes. 

TEMPLATEFACEBOOKDEF
O sistema de buscas do Facebook vem se aprimorando cada vez mais / © ANDROIDPIT

Como dissemos antes, a precisão dos resultados do mecanismo do Facebook ainda come poeira perto da do Google. Mas, claro, nada impede que seus algoritmos relacionados a essa funcionalidade se aperfeiçoem cada vez mais, com soluções ainda melhores e que atraiam cada vez mais anunciantes. Aí, meus caros, a Big G terá aquela senhora dor de cabeça que nunca teve com Yahoo ou Bing. Seu monopólio pode estar em risco em um futuro não muito distante. 

Fotos, redes sociais, comunicação e buscas...como diria aquele velho meme da internet: “Só falta o Zuckerberg comprar a fábrica de colchões Ortobom para ser dono de 24 horas do nosso dia”. Quem viver verá...

E você acha que o Facebook pode ter (ou já tem) o mesmo domínio que o Google na internet mundial?
 

Os comentários favoritos dos leitores

61 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi