O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 14 Compartilhado 54 Comentários

Usuários estão tendo problemas com o slot do chip SIM do Moto G5 Plus

Atualizado: Comunicado da Motorola

Você alguma vez já teve problemas com a bandeja do cartão SIM de algum smartphone? Alguns usuários americanos do Moto G5 Plus estão usando erroneamente o slot do novo dispositivo, que não é híbrido, mas requer certa atenção durante o primeiro uso. Segundo os relatos apurados pelo site Android Police, devido ao uso incorreto, o dispositivo estaria engolindo o cartão da operadora. Atualização: a Motorola enviou um comunicado ao AndroidPIT comentando o caso. Confira-o na íntegra clicando aqui.

Destacar mudanças recentes

Usuários americanos estão se confundindo com o slot para o cartão SIM e microSD do Moto G5 Plus. O modelo é o primeiro a contar com slot interno removível, que era uma característica dos modelos mais caros da marca. Esse tipo de bandeja foi adotada pela Motorola no modelo Plus devido a sua parte traseira ser fixa.

Contudo, os usuários que nunca usaram um compartimento com essas caraterísticas estão tendo alguns problemas com o Moto G5 Plus, que está engolindo cartões inseridos incorretamente. Essa confusão está acontecendo nos países onde existe a versão single-SIM, visto que a Motorola incluiu no manual do usuário dessa versão a instrução de uso para esta bandeja e também para o slot dual-SIM.

slot chip sim moto g5 plus single
Este é o slot single-SIM: SIM à esquerda e microSD à direita / © Android Police

As bandejas são parecidas, onde o SIM fica em cima e o microSD embaixo. No caso da versão single-SIM existe apenas um compartimento na parte superior. Devido a presença da instrução de uso para a versão Dual no mesmo guia do modelo para um único chip, os usuários estão achando que ao colocar um segundo SIM no espaço do cartão de memória este modelo pode ser "transformado" em dual-SIM.

Ao colocar um segundo chip no espaço que é reservado ao cartão microSD o mesmo fica preso quando inserido no aparelho, fazendo com que o usuário precise levá-lo até a assistência. Contudo, como os cartões tem dimensões deferentes, é possível que estes usuários estejam forçando o encaixe do chip errado por pura desatenção.

Atualização: Para esclarecer este caso, a Motorola nos enviou um comunicado reforçando que está trabalhando para adaptar os manuais do Moto G5 Plus. A empresa diz que o desenho do cartão microSD ao contrário também pode estar causando confusão nos usuários, veja:

A Motorola detectou um erro na comunicação visual do manual do Moto G5 Plus que indica como inserir a memória externa do Micro SD card. Apesar da posição do cartão estar correta, o desenho mostra os contatos para cima, quando o correto seria para baixo, o que pode causar equívoco por parte dos consumidores. A Motorola lamenta o ocorrido e esclarece que já tomou medidas para a correção da informação, que estará retificada no manual online disponível no site oficial da empresa (www.motorola.com..br) até o fim desta semana.

A empresa afirma que também está trabalhando para realizar a correção do manual físico dos próximos lotes do produto. Até o momento, não há registros de reclamações de consumidores em nenhum dos pontos de contato de atendimento ao cliente da Motorola. Ressaltamos também que tanto o call center quanto as assistências técnicas já foram notificadas sobre o erro existente no manual e sabem como orientar os usuários sobre a utilização correta do slot do Micro SD card.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na inserção do cartão de memória, a Motorola orienta seus clientes a buscarem as assistências oficiais ou o serviço de Atendimento e Vendas ao Consumidor pelos telefones 4002-1244 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 773 1244 para as demais localidades.

Mais uma vez, a Motorola reforça o comprometimento de suas lideranças locais e globais no aprimoramento contínuo e atendimento de seus clientes. O maior compromisso da companhia é a satisfação de seus consumidores. Oferecer produtos com alta tecnologia e qualidade, além de serviços que atendam às necessidades de seus consumidores, são as prioridades da empresa.

Motorola Mobility

Como usar o slot dual-SIM do Moto G5 Plus

No Brasil, nós não temos essa versão com um chip, mas isso não impede que alguns usuários confundam a posição dos cartões ou como usar o slot. Por isso, vou deixar aqui uma instrução para você que nunca teve contato com esse tipo de bandeja.

Primeiramente, você deve estar ciente que o Moto G5 Plus utiliza cartões no padrão nano-SIM, logo, o providencie junto a sua operadora. Remova o slot com a ajuda da pinça que vem na caixa, com cuidado. Encaixe os slots das operadoras em cima e o cartão de memória embaixo seguindo a posição dos desenhos.

moto g4 plus micro sim
Este é o slot dual-SIM do modelo nacional / © AndroidPIT

Certifique-se que esteja tudo bem encaixado e coloque o slot na mesma posição que você o tirou de dentro do aparelho. Você também pode usar apenas um chip-SIM nessa bandeja, colocando este no espaço de número um.

A Motorola bem que podia ter liberado a opção dual-SIM para todos países. Se está havendo confusão, é porque os usuários estão interessados em usar um segundo chip de operadora em seus aparelhos. 

Você já teve problemas com o slot SIM de algum smartphone?

14 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

54 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi