O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 35 Comentários

Prepare-se para economizar mais internet com este recurso do Google Chrome

A Google implementou uma série de recursos tanto no Android quanto no Chrome para poupar dados de internet dos usuários, pensando principalmente naqueles que contam com franquias ou pacotes mais básicos. O Datally foi lançado recentemente com esse objetivo: nos ajudar a monitorar o consumo de internet móvel, por exemplo. O próximo passo nesse sentido é o LazyLoad para Google Chrome.

O LazyLoad, que chegará primeiro no Chrome para Android, é um recurso que permite ao navegador fazer o carregamento de sites de uma forma progressiva. Isso significa que será primeiro carregado apenas textos, imagens e outros elementos que estão visíveis para o usuário. As outras partes do conteúdo é carregada aos poucos na medida em que o usuário começa a rolar a página, ou seja, essa função não carrega a página por completo e sim de acordo com a navegação.

O Lazy Loading é usado por alguns sites através de bibliotecas Javascript. Uma vez implementado no Chrome, fará com que todos os sites acessados a partir do navegador contem com um carregamento de página progressivo. Segundo a equipe do Chromium, o carregamento através dessa função torna a navegação 18% mais rápida e até 35% mais econômica no que diz respeito ao uso de dados de internet. Já é alguma coisa, não é mesmo? Em tempos de fim da neutralidade da rede nos Estados Unidos, a ajuda é mais do que bem-vinda por lá.

Existem, contudo, algumas divergências sobre o uso dessa ferramenta, como o uso da página para impressão. A dúvida aqui é saber se uma página com Lazy Load será impressa por inteira ou somente as partes que foram carregadas, principalmente no Chrome para PC. Outra questão é o funcionamento do zoom em sites, pois o carregamento de partes ainda não exibidas pode tornar esse gesto menos funcional e menos ágil É claro que essas questões serão resolvidas até o lançamento da ferramenta (espera-se).

Bastante promissor esse recurso, não? De que forma você economiza internet no seu Android?

Fonte: Chromium

71 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   56
    Clayton C. há 2 meses

    Muito bom, na minha opinião o Chrome é o melhor navegador da atualidade. que venham mais inovações no browser. E acredito que os possíveis problemas citados Bruno já deve estar em teste pela equipe de desenvolvimento, porque seria ruim imprimir uma página e ela vir só pela metade, mais na visualização de impressão do Chrome já dá para ver. Muito bom recurso. Economia é sempre bem vindo.

35 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações