Por que a questão das atualizações do Android não é um problema de verdade

AndroidPIT Android N Nougat 2476
© nextpit

A fragmentação é certamente um dos temas mais populares no mundo Android, e o mais propenso a controvérsia. A natureza aberta do sistema operacional móvel da Google faz com que a tarefa de atualizar os dispositivos não seja nada fácil para as fabricantes. O resultado é que usuários podem esperar meses até receber a última atualização do Android. Porém, isso é realmente um grande problema? Não completamente.

Uma pergunta legítima, mas já cansada

Será que a atualização vai estar disponível para o meu smartphone? Quando vou recebê-la? Por que ainda não a recebi? Todos os dias, muitos usuários Android fazem essas perguntas. E também muitas vezes vão ao fórum ou site para fazê-las. Acho perfeitamente legítimo, já que para um mesmo fabricante, a atualização pode chegar rápido em um modelo e demorar horrores em outro. Isso dificilmente é compreendido pelos usuários.

Já não é mais um defeito oculto do Android

No entanto, o problema das atualizações não é novidade, ele é amplamente conhecido quando da compra do smartphone. Já não é mais um defeito oculto do Android. Isso pode ser decepcionante, mas é a natureza do Android a responsável por isso. Você está livre para aceitar ou não.

DeviceFragmentation2
A fragmentação é um dos problemas mais antigos no Android / © ANDROIDPIT

A face oculta das atualizações: os erros

As atualizações não trazem apenas satisfação. Antes de prosseguir, quero diferenciar os dois tipos de atualização para Android: as atualizações de segurança e as de sistema. As primeiras eu considero essencial, elas protegem os smartphones de violações, ataques e falhas. Os fabricantes vêm se esforçando bastante nos últimos tempos para entregá-las rapidamente, bem mais do que no passado. Para o segundo tipo de atualização, as coisas são bem diferentes, e o problema não é tão grave assim.

Enquanto algumas fabricantes têm poucos modelos - como a OnePlus - outras têm uma infinidade de smartphones - Samsung. Obviamente a versão do software deve ser reformulada, por exemplo, para adicionar o TouchWiz à versão do Android em questão. O tempo e o investimento necessários para adaptar as atualizações valem o esforço?

AndroidPIT marshmallow problems
Mesmo o Nougat sendo oficial desde agosto, alguns usuários ainda estão à espera do Marshmallow / © NextPit

É certo que receber a versão mais recente do Android traz mudanças. A Google adiciona a cada ano novidades de desenvolvimento que são significativas e também grande parte do charme do Android. O problema é que as atualizações, na maioria dos casos, não são bem otimizadas, e mesmo depois de meses de espera, elas acabam piorando a experiência do usuário. Novos bugs podem aparecer e o telefone acaba por ficar mais lento.

Tomando como exemplo a Apple, que oferece a capacidade de tirar proveito imediato às inovações do software. Ela é citada constantemente no campo de gestão de atualizações. No entanto, essas atualizações têm a infeliz distinção de transformar dispositivos antigos em telefones inúteis. Testemunhos são abundantes em fóruns.

Um problema sem solução?

A boa notícia é que essa situação pode mudar em breve, ou ao menos melhorar. A Google resolveu tomar as rédeas. Nas sombras, criou uma lista da vergonha, i.e., um ranking de fabricantes que oferecem atualizações. Ela não é pública, mas se acaso se tornasse, poderia aumentar a pressão sobre os fabricantes.

AndroidPIt google pixel 9884
Quer ter as últimas atualizações? Compre um Pixel! / © NextPit

A alternativa apresentada pelo pessoal de Mountain View para os aficionados por tecnologia e pelas atualizações do Android é a compra do Pixel. A Apple tem seu iPhone, agora a Google tem seus Pixel. Além de fornecer a melhor experiência do sistema operacional móvel da Google, ele tem a garantia de receber as últimas atualizações do Android. Se você comprar um Samsung ou Motorola, terá que se preparar para esperar meses até a atualização chegar.

Você acha que a entrega de atualizações do Android é um problema? Quais as soluções possíveis para resolver isso?

Ir para o comentário (208)
Pierre Vitré

Pierre Vitré
Diretor de conteúdo

Pierre é um apaixonado por novas tecnologias e dispositivos móveis desde o seu primeiro StarTac. Usuário Android desde 2011, Pierre se interessa por todas as novidades do sistema operacional, e essa foi uma das razões pelas quais ele entrou para o AndroidPIT.fr como Diretor de Conteúdo. Ele nunca deixa seu smartphone e smartwatch em casa, e ainda acredita que o Google Glass possa ser um sucesso.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
208 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Telmo Franco 19
    Telmo Franco 20/11/2016 Link para o comentário

    Cada dia que passa vou perdendo o tesão no Android. Meu Lg g3 ferrou o card sim.
    To sem smartphone Android..dai o cara me fala pow esse cel e de 2014 ta na hora de trocar, dai eu falo to usando um iphone 4 de 2010 de boaa...
    Ta meio lento, mas bem menos que um s3 mini por exemplo.
    Dai eu falo, a porra do iphone tem quase 7 anos seus merdas e eu jogo clash of royale nele, uso whatsapp, facebook Twitter e spotfy.
    Na moral to de saco cheio dessa merda.
    To no ios e o 7.1 alguma coisa..o smartphone veio de fabrica com o 5 eu acho não me lembro, e isso faz diferença nenhuma porra


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 16/11/2016 Link para o comentário

    A primeira coisa que aprendi quando comecei o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi que a única certeza no desenvolvimento de software chama-se mudança, e que se você não está pronto para ela, é melhor mudar de ramo. Alegar que preparar um software para vários aparelhos é custoso demais para ser executado torna-se então uma desculpa inválida, até porque a própria engenharia de software oferece modelos de soluções para flexibilizar o desenvolvimento dos sistemas e facilitar as mudanças. Se o sistema não possui flexibilidade à mudanças, sabendo que as mesmas existirão, então não deveria nem mesmo ser desenvolvido (lê-se interfaces proprietárias, que pelo visto até então não têm nenhuma flexibilidade à mudanças).

    Telmo Franco


  • Rodrigo J. B. Duarte 19
    Rodrigo J. B. Duarte 12/11/2016 Link para o comentário

    Meu Quantum Go 4G 32Gb tá com o Marshmallow rodando lisinho e se não vier Nougat não tô nem aí. Depois do Lollipop foi só frescura mesmo, como já foi dito aqui em outro comentário. Inclusive, na minha opinião o último grande update com *funcionalidades* de fato foi o Kitkat, com por exemplo o Immersive Mode que fez com que tantos smartphones de tela menor se apropriassem muito mais de suas potencialidades. Lembrei da importância disso essa semana quando o FL Studio teve update suportando isso, e consigo usar esse estúdio musical numa tela de 5' quando antes só conseguia uma experiência satisfatória num tablet de 7'.

    E sobre patches de segurança: o maior antivirus é um usuário sensato e cuidadoso. Sem mimimi!!


  • 9
    Francinei Menin 10/11/2016 Link para o comentário

    Prefiro que atualize, esse detalhe de Android bugado ou com erro é conversa. Tô usando Android 7.1.1 versão beta no Nexus 5x e tá rodando suave, e olha que está na beta. As fabricantes não atualizam para obrigar a compra de um novo.. Hoje a maioria dos hardwares suoortam algumas atualizações, tanto que a cyanogem mod estão aí pra isso...

    Conta desativadaFelipe Ndc


  • 22
    Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

    "compre um pixel".
    kkkkk ainda mais no brasil
    ta de tiraçao né poar

    Giuliano Nascimento


  • Victor Gomercindo 8
    Victor Gomercindo 10/11/2016 Link para o comentário

    Eu tenho a mania, de baixar os Apks de versões mais recentes, por exemplos, o Laucher do Pixel, Telefone do Google e etc, porém os mesmo normalmente necessitam um Android mais recente, que no caso agora seria o 7.1. Fico triste nesse quesito porque gosto muito de baixar essas "novidades" só que agora meu Sony M5 não dá, afinal ele esta no 6.0. Claro, não é nada tão útil mas gosto de testar novos recurso e fico impossibilitado de testar. De resto, acho que atualizações de softwares deveriam ser por apenas 2 anos, como o Google diz. Já as de segurança, deveriam sempre que a Google liberar patch novo.
    Sobre alguns celulares apresentarem tratamentos e bug depois da atualização: Eu não tenho muito problema, na época que usava iPhone, toda vez que tinha iOS novo eu instalava-o do zero, normalmente os erros de atualizações de iPhone em iPhones mais antigos se da ao fato de ter sido instalado muitas versões o que dá uma certa acumulada, por isso a maioria de sites pede para uma atualização limpa, e resolve mesmo. Por ter esse costume, também fiz isso na atualização do 5.0 pra 6.0, e acredito que essa seja uma formula para o sistema não ficar ruim na atualização. Claro, bugs sempre têm, ninguém é imune disso, até mesmo Nexus, Pixels, etc.

    Conta desativadaFrederico Junior


    • Ilma R. 34
      Ilma R. 10/11/2016 Link para o comentário

      E eu gosto de baixar apk antigo aí, fico p da vida quando depois de uma atualização de SO, a app já não funciona a contento ,por precisar de uma versão atual do play service ou porque a atualização o tornou obsoleto.


  • raphael m. 24
    raphael m. 10/11/2016 Link para o comentário

    a verdade é que com essas atualizações que a google está fazendo nos android não estão resultando em nada, a grande evolução de verdade do SO foi com o Kit Kat

    Conta desativadaRodrigo J. B. Duarte


    • 12
      Vinicius Santos 12/11/2016 Link para o comentário

      Com o Lollipop, na verdade... Foi quando o Android ganhou identidade visual. Marshmallow e Nougat só encheram linguiça

      Thalles HenriqueConta desativadaGiuliano Nascimento


    • Rodrigo J. B. Duarte 19
      Rodrigo J. B. Duarte 12/11/2016 Link para o comentário

      Concordo, Raphael. O último grande update do SO foi o KitKat, que trouxe o Immersive Mode e sistema mais leve e adaptado pra smarts menos potentes. O Lollipop detonou com a memória RAM com um monte de frescuras visuais, e no final das contas não teve muito função nova de verdade. M e N continuam na mesma...

      Conta desativada


  • Ilma R. 34
    Ilma R. 10/11/2016 Link para o comentário

    Concordo com os argumentos da matéria. Eu particularmente prefiro não fazer atualizações, sou do tipo que não mexe em time que está ganhando. No entanto, isto não significa que eu seja retrógrada e avessa a inovações, tanto que tenho todas as versões do Android exceto o o (Nogart), desde sua primeira versão. (Alpha, Beta, Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop e Marshmallow, todos funcionando)
    Não sou rica. Desde 2006 sou cliente pós da Vivo que até abril de 2015 tinha um programa de pontos do qual eu era participante, e eu podia pegar um celular por ano. Só depois disso passei a comprar.
    Tenho predileção pelo kk, porém, conheço todas as versões do Android e, as complicações que acompanham as atualizações até a correção.
    Prefiro não atualizar, mas isso não significa não evoluir com o Android.
    Resumindo não atualizo, prefiro comprar um já com o sistema novo e corrigido.
    Bom dia, Galera!

    Conta desativadaHenrique P.


  • André Gonçalves 24
    André Gonçalves 10/11/2016 Link para o comentário

    http://www.androidpit.com.br/protecao-dispositivos-lollipop-5-1 vcs do Android Pitt deveria atualizar está matéria e explicar melhor o funcionamento da função Factory resert


  • 16
    Rod 10/11/2016 Link para o comentário

    O editor da matéria falou, falou e não explicou nada. Tudo o que foi exposto na matéria todo mundo já sabe.

    CAVLuli TrevisanBruno Melo


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      Mas nunca é demais abordar esse assunto.
      Já que ou há muita gente pouco informada sobre essa realidade ou que ainda comete equívocos acreditando que vai escapar de tudo isso.

      Conta desativada


  • Hernandes Oliveira 5
    Hernandes Oliveira 10/11/2016 Link para o comentário

    Eu troco de smartphone a cada 12 meses em média, e isso me permite dentro das escolhas que faço ter sempre a versão mais recente do S.O em meu gadget. No mundo ideal, o correto seria que todos possam usufruir das novidades e funções de um S.O atualizado e fluido sem ter que comprar um aparelho novo. Seria mais produtivo esperar mais tempo por uma atualização, desde que ela quando fosse disponibilizada chegasse pra todos.

    Conta desativada


    • Bruno A. 41
      Bruno A. 12/11/2016 Link para o comentário

      As fabricantes gostam de usuários como você. Que basicamente e forçam a troca de Smart todo ano para ter versões mais recentes do SO

      Conta desativada


  • 23
    Shunsui 10/11/2016 Link para o comentário

    O problema não é só atualização, é atualização de segurança, coisas que nem isso as fabricantes também fazem, todo meio entendido deixa claro que o Android se torna inseguro por isso, o sistema 4.0 para baixo domina 15% do mercado Android, imagina 15% de 2 bilhões de aparelhos? Isso tudo é uma maneira do Androidpit defender o Android, onde o mundo todo não defende esta fragmentação e falta de atualização?

    Conta desativadaCAV


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      Beleza.
      Mas tem um detalhe: os aparelhos que rodam essa versão hoje são aparelhos de hardware fraco e que apenas servem como uma alternativa instantânea para quem não pode investir num smartphone com configurações razoáveis. Pois aparelhos que não se enquadram nesse requisito já receberam atualizações mais recentes, como o Samsung Galaxy S3 ou o Motorola RAZR HD.
      E a grande maioria foi lançada em 2011, 2012. Ou seja, são aparelhos obsoletos, que já não rendem o mesmo que nessa época com os aplicativos mais recentes ou mesmo as versões mais recentes do Android. É perca de tempo e de dinheiro investir esforços neles hoje, pois já não dão retorno nenhum às suas fabricantes.
      E você fala como se fossem ficar presos pra sempre nessa versão defasada (eles não são o iPhone 4S ou anterior, ou um dispositivo com Windows Phone 7 ou Windows RT). Quem tem interesse em ter a versão mais recente, pode muito bem correr atrás de Custom ROM, que tem aos montes na internet, e para um monte de aparelho. Só fica em versão defasada quem quer mesmo.

      Conta desativada


  • 10
    Luli Trevisan 10/11/2016 Link para o comentário

    Será que só eu não entendi?? Li o artigo e não encontrei o porquê da questão das atualizações do Android não ser um problema. Pessoalmente não vejo problema algum, quem quiser atualizações e funções diferentes, basta utilizar custom roms.

    Felipe NdcCAVHernandes Oliveira


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      Claro, que a crítica pelas atualizações de segurança não pode ser tratada dessa mesma forma, pois uma coisa é ter recursos novos. Outra, diferente, é ter um sistema seguro contra bugs ou brechas que podem ser exploradas por pessoas mal intencionadas.
      Claro que também não pode achar que vai ter atualizações a vida toda naquele aparelho. Isso, no mundo capitalista, não existe. E junta-se a isso se o aparelho realmente for durar bastante na mão da pessoa, pois ou a pessoa se desfaz do aparelho antes do mesmo completar 1 ano na sua mão, ou o aparelho acaba sofrendo alguma adversidade no meio do caminho que impeça seu funcionamento.


  • Lucas Siqueira 12
    Lucas Siqueira 10/11/2016 Link para o comentário

    Nunca vou entender o motivo dessas empresas não atualizarem os dispositivos antigos. Porque que questão de Hardware não é... Não é atoa que aparelhos de 2013 estão recebendo a CM14 e virando um monstro.

    Conta desativadaCAVHernandes Oliveira


    • 45
      Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

      Um é X, outro é baseado em X. Não é a mesma coisa.


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      Depende do aparelho.
      Mas é claro que questões de mercado ou de cunho capitalista pesam muito mais que o aparelho já não estar apto para continuar sendo atualizado.
      Uma coisa é desenvolvedor independente trabalhar numa Custom ROM. É quase certo que essa pessoa não faz isso pensando em recompensa financeira. É diferente de uma empresa, que o tempo todo espera que seus esforços (mesmo simples como mandar uma atualização para corrigir pequenos bugs) lhes deem retorno financeiro, seja pela ação em si ou pelo que decorrerá disso.


    • Bruno A. 41
      Bruno A. 12/11/2016 Link para o comentário

      A explicação é forçar você a comprar um Smart do ano.
      Simples assim


  • Douglas P. 15
    Douglas P. 10/11/2016 Link para o comentário

    Cara, seu eu compro um Moto G4 PLAY hoje, sendo que a empresa GARANTIU o versão N e O, logo em seguida ela dissesse que o aparelho não vai receber, simplismente fui ENGANADO! A culpa é das empresas como a Samsung que buscam o lucro imediato e não qualidade imediata, tomamos o Note 7 como exemplo disso!

    CAVHernandes OliveiraConta desativada


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      Esse caso já é diferente.
      Ela fez uma promessa formal de que toda a linha Moto G4 receberia o Nougat e também a versão O.
      Para você ter uma ideia, esse negócio de promessa formal não é novidade para a Motorola, que fez o mesmo aqui no Brasil com os RAZRs D1 e D3 (de quebra, certamente por influência desses dois, a Motorola Mobility matriz até tomou a decisão de incluir, de livre e espontânea vontade, os RAZR HD, i e M na história). Ela tardou, mas não quebrou a promessa, embora decepcionou com a atualização que distribuiu, que foi mal otimizada.
      É diferente do Moto G³ e do Moto G Turbo, que ela não fez nenhuma promessa. Não vou negar que é decepcionante, porque vai contra os princípios que ele vinha adotando desde a 1ª Geração da linha Moto, mas exigir "no tapetão" nesse caso não resolve nada, diferente do que será agora com o Moto G4 e o Moto Z, onde há respaldo para isso, se por ventura, a Motorola faltar com a sua palavra formalmente declarada.
      Sobre lucro, é melhor não falar muito, porque toda e qualquer empresa do ramo busca isso, isto é, não é exclusividade da Samsung. Tudo bem que disso saem muitas decisões controversas, mas independente do que aconteça, essa realidade do lucro não mudará enquanto o sistema capitalista vigorar (pelo jeito, vai vigorar por muito tempo, ainda).


  • 85
    Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

    Eu não abro mão de ter um aparelho atualizado, acho que por isso vivo trocando de smart ueheueh

    Bruno MeloHernandes Oliveira


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 10/11/2016 Link para o comentário

    Conheço a capacidade de processamento e quantidade de memoria RAM do meu aparelho e é esse o fator determinante se vou querer uma atualização ou não. Não me importo com novidades do Android. O importante é o smartphone estar sempre funcionando e não me dar raiva na hora em que eu mais precisar dele.

    FabioHenrique P.Hernandes Oliveira


  • Yure S. 35
    Yure S. 10/11/2016 Link para o comentário

    vazou a beta do Nougat para o S7 Edge e flat no XDA do reino unido, já instalei no Edge e está um monstro !!!

    Grace UX + Nougat = perfeição!!!

    Henrique P.Hernandes OliveiraConta desativadaMickael Fernandes


    • 82
      Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

      Depois dá um feedback mais aprofundado. Estabilidade, bateria e funções novas principalmente👍

      Henrique P.


    • 45
      Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

      O note era assim , rápido no início. Depois ficava ruim.


  • Paulo Wanderley da S. 21
    Paulo Wanderley da S. 10/11/2016 Link para o comentário

    Quando um aparelho não é atualizado por limitação de hardware... OK, tudo bem! Maaas, quando o aparelho não é atualizado por incompetência, falta de respeito e obsolescência programada, é revoltante! Paga-se caro por tão pouco! É o que penso.

    Edson NeryCAVHenrique P.joao paulo emilianoHernandes OliveiraMickael FernandesJonny E.Léo WalkConta desativadaEduardo Reis


    • 23
      Shunsui 10/11/2016 Link para o comentário

      Exemplo, o Moto G3 e G3 Turbo, um possui Hardware do Moto G4 Play e o outro do Moto G4 e não serão atualizados.

      Paulo Wanderley da S.


      • Paulo Wanderley da S. 21
        Paulo Wanderley da S. 10/11/2016 Link para o comentário

        Exatamente! Baita sacanagem com o consumidor!


  • 21
    Lucas 09/11/2016 Link para o comentário

    Comparem um Kit kat com Lollipop por exemplo,só as mudanças nas notificações vale toda a atualização e as melhoras de interface entre outros. Atualização é importante sim,é um direito do consumidor.

    CAVHernandes OliveiraEduardo Reis


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      Na mesma medida em que adicionou um recurso interessante na tela de bloqueio (embora pra quem tivesse um Galaxy S4, já não fosse novidade), a tela de bloqueio retrocedeu bastante do KitKat para as versões posteriores. Praticamente toda a customização que se pode podia fazer ali (colocar um ou mais widgets que quisesse ou ter o controlador do Music Player à disposição) que foi possibilitada pelo Android Jelly Bean 4.2 se perdeu do Lollipop em diante.


  • 62
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    Alguns amigos até falam, você tem que comprar um iPhone, porque Android raramente é atualizado!

    Ai falo, ok, nesse ponto é verdade, mas por acaso o iPhone permite você parear dispositivos de diferentes sistemas? Possui carregamento rápido? Tem boa amperagem de bateria? Tem uma liberdade maior no uso do sistema, onde o usuário é quem decide?

    Depois deles falarem não, eu continuo no Android, só saio, quando não tiver nenhum modelo de 4.7 polegadas ou no máximo 5.

    Analisando friamente, feliz, é aquele que consegue usar um produto e o mesmo atender as suas necessidades, por isso, sou sempre muito estudioso com qualquer produto antes de comprar.

    FabioLéo WalkEduardo ReisConta desativada


  • 99
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    Beleza!


  • 5
    Maikey Yuri 09/11/2016 Link para o comentário

    Eu sim prefiro que meu smartphone não receba uma atualização e fique tudo bugado mais tem um ponto de muita sacanagem das empresas por exemplo a Samsung até mesmo a Google que possuem ótimos aparelhos como Nexus 5 e Galaxy S5 que possuem boas especificações mais por frescura não serão atualizados, neste ponto discordo do Android. Curti que acha o mesmo e comentem.

    Eduardo ReisRoger S.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 09/11/2016 Link para o comentário

    Há tempos que essa lista deveria ser publicada, uma vez que os smartphones estão cada vez mais caros (vide o XZ da Sony, por 4K), então por isso, deveria sair sim atualizações até tês vezes para um top, mid. E não ficar nessa de já passou e só outro top novo.

    Eduardo Reis


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 09/11/2016 Link para o comentário

    a Google pelo menos envia a atualização a todas as empresas

    CAVMickael FernandesIlma R.Eduardo ReisAder MarceloHenrique P.Conta desativada


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      No entanto, seria mais eficiente se ela não mandasse é fizesse como a Microsoft faz no Windows PC: independente se o PC é de OEM ou dela, ou se tem muita tralha embarcada ou vem do jeito que a Microsoft deixou, as atualizações vem tudo igual e ao mesmo tempo (no Windows PC, porque no Mobile, não sei o porquê, mas parece que ainda tem uma certa restrição que impede a Microsoft de pôr em prática o mesmo plano, deixando as OEMs tomarem a decisão que quiser quanto a atualizações, mesmo a Microsoft dizendo que quem assumiria as atualizações em todos os dispositivos com Windows 10 Mobile seria ela, sem interferência de OEM ou operadora).

      Victor Lima


  • Jack Wilson Saldanha 5
    Jack Wilson Saldanha 09/11/2016 Link para o comentário

    A versão anterior do Android não tinha o app do Facebook nativo e infelizmente nesta atualização o Facebook veio embarcado. Horrível. Além de pesado e consumir bateria não serve pra nada. Prefiro entrar pelo navegador. Pior q infelizmente não tem como excluir esse app do face e ele tem quase 200MB.

    Guilherme FFConta desativadaConta desativadaErickson Android


    • 45
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Sério? Que droga... Odeio FB

      Guilherme FFConta desativadaIlma R.


    • 62
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Qual a marca e modelo?

      Guilherme FFConta desativada


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Que porcaria. Mas dá para desativar, não dá?

      Conta desativadaIlma R.


    • 99
      Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

      Gostaria de saber qual o aparelho...

      Conta desativadaIlma R.


    • Ilma R. 34
      Ilma R. 10/11/2016 Link para o comentário

      Antigamente o Fb era nativo em muitos dispositivos, e era uma boa, se a atualização bugava dava para voltar para a versão nativa.
      Pra que ainda gosta é muito bom!
      Mas, para quem não...
      Papagaio!

      Conta desativadaConta desativada


      • 99
        Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

        Eu não gosto!

        Conta desativadaGuilherme FFConta desativadaIlma R.


    • André Gonçalves 24
      André Gonçalves 10/11/2016 Link para o comentário

      Exatamente Jack. Respondendo a pergunta aí da galera. O Facebook veio nativo no s7 e não dá para tirar. Não uso Facebook há mais de 3 anos. Podem ver esta conta que faço login é muito antiga.

      Conta desativadaGuilherme FFConta desativada


      • 99
        Conta desativada 11/11/2016 Link para o comentário

        Acho que é um Sony Ericsson Xperia mini pro... 🤔
        Pelo menos é o que aparece no perfil dele.


  • 31
    Vinicius Da Silveira 09/11/2016 Link para o comentário

    Se o celular está funcionando perfeitamente, pra que atualizar? Pra que colocar um sistema mais pesado, que gasta mais bateria? Vai melhorar alguma coisa? Vai valer a pena essa, ou essas melhorias e um sistema mais pesado, mais gastão? Hoje temos o Android 7.0/7.1 Eu sou um usuário que usa Custom ROM, e nas customs, quem usa sabe. O que o google lançou como novidade no 6.0 Stock, no android 4.4.4 custom já tinha a maioria das funções. O que o google lançou no 7.0/7.1 como novidade, já tinha no 4.4/5.1 e 6.0 no mundo das Custom ROMs. A unica novidade, de fato nesse novo android, é a nova engine gráfica, a tal da API Vulkan. E essa nova API é o único motivo que eu tenho pra atualizar o meu celular visando mais desempenho grafico, porque de resto, não tem nada que eu já não tenha visto. O foda é ver um monte de celular sem suporte a API Vulkan recebendo o Android 7.0/7.1 pelas Customs. Não passa de um Android marshmallow com cara de Nougat. Ou melhor dizendo, não passa de uma CM13 bugada, com cara de CM14. Infelizmente a API vulkan só será suportada nos celulares que rodam o OpenGL 3.1 em diante, nada abaixo disso vai rodar a API. Mesmo as adrenos 320/330, por exemplo, terem poder de fogo pra um total update, as fabricantes, visando somente o lucro, decidiram não criar os drivers, para a geração com OpenGL 3.0.

    Guilherme FFDelmary Andrade Coutinho


    • 45
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Não é questão de não querer, é não funcionar.
      Por exemplo, a Sony não pôde enviar a última fase do beta para o z3 pois descobriu que não serviria.
      Aí teve de lançar outro beta program no X Performance e X.
      Adreno 330 se tornou incapacitada de funcionar o Nougat oficial.
      Pq uma fabricante iria lançar beta teste para um aparelho e depois no último estágio cancelar se não fosse atualizar?

      Guilherme FFConta desativada


      • 31
        Vinicius Da Silveira 10/11/2016 Link para o comentário

        A Adreno 330 não se tornou incapacitada pra rodar o Nougat Oficial. Ela só não vai rodar a API Vulkan. E não é por fraqueza, por incapacidade e sim porque a Qualcomm decidiu arquivar o desenvolvimento dos Drivers para as Adrenos 330. O mais engraçado é ver o Moto G3 com snapdragon 410+adreno 306 sendo deixado pra traz em relação ao Android Nougat e o Moto G4 play, com o mesmo snapdragon 410+adreno 306 receberá o android Nougat. Onde que entra a tal da incapacidade nessa situação? E outra cara. Se a serie 300 não fosse capaz de rodar o Nougat. Não teria Moto G1/2 com o android 7.1 oficial da Cyanogenmod já disponível. Ou então o 7.1, por enquanto não oficial, para o Moto X2. Fora outros aparelhos com a serie 300 da adreno que já estão rodando de forma não oficial o android 7.1.

        Guilherme FF


  • Franklin Gonçalves Pereira 17
    Franklin Gonçalves Pereira 09/11/2016 Link para o comentário

    Vai se tornando um problema na medida em que mais usuários vão aprendendo um pouco mais sobre o sistema e exigindo isso de suas fabricantes.
    Sofri demais na mão da LG na época com o mito LG G2 até que de raiva fiz root coloquei uma outra ROM e instalei até a ROM portada do LG G4. O Google ainda patina e muito nesse quesito.

    Guilherme FF


  • 6
    marcos antonio vaz marques de almeida 09/11/2016 Link para o comentário

    Li vários comentários desencontrados aqui.
    1- Quando sai versões novas do Android muita coisa acontece não é só incorporar funções de marcas proprietárias de fabricantes http://www.androidpit.com.br/android-nougat-lancamento-funcoes-recursos
    2- Concordo quem não usa android próximo ao puro não consegue ver as novidades visuais. infelizmente pra uns e felizmente para outros, as skins proprietárias escondem, omitem os novos visuais.
    3- Para o Público de mensageiros e redes sociais não faz diferença nem o S. O. que utilizam, aliás esse público tem medo de atualizações e estranham muito quando elas acontecem. Eu não trabalho com tecnologia, trabalho em um meio que muita gente é mais velha do que eu, e me tem como referência para a maioria das dúvidas. Me lembro que muitos compraram aparelhos da Motorola porque eu elogiava a iniciativa moto G e não gostaram da atualização para a 5 porque realmente visualmente mudou muitos em relação a 4.4.
    *Tenho certeza que essas empresas sabem disso e por isso não fazem questão de atualizar S. O. de aparelhos mais baratos.
    4- O Windows atualiza todos os dias desde o win98.
    5- Produtos não ficam bons porque quem compra não exige que eles sejam melhores.

    Eduardo ReisWellington Onofre


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      O n. 4 não tem a ver com o que foi escrito nos comentários. Usei o Windows como referência de atualização de versão de sistema operacional que era feita a cada 3 ou 4 anos. As atualizações de segurança vem praticamente todos os dias mesmo, mas o que o pessoal está melindrado não é com as atualizações de segurança e sim com a atualização do sistema todo. É disso que estão reclamando. Então, a comparação é que esse mesmo pessoal que fica reclamando que o sistema não atualizou esse ano, é o mesmo pessoal que nunca reclamou que o Windows demorava para trocar sua versão e, quando saía uma versão nova, demorava 1 ano para trocar a do seu computador.
      Não confunda atualização de bug e de segurança com atualização de versão do software. É disso que estão reclamando.

      Conta desativadaEduardo Reis


  • 85
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    Tô no aguardo do nougat para o Moto G4 e torcendo que ele resolva alguns bugs que o aparelho tem...

    Conta desativada


    • 99
      Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

      Eu também Leandro...


  • Roberto Oliveira 32
    Roberto Oliveira 09/11/2016 Link para o comentário

    ''Prefiro usar um Android com uma versão antiga e fluída do SO ao invés de uma versão nova e bugada.''

    Moto Maxx com KitKat manda um bjo pra 5.x e 6.x - Nenhuma ROM oficial roda melhor.

    Henrique P.Delmary Andrade Coutinho


    • Henrique P. 74
      Henrique P. 09/11/2016 Link para o comentário

      Eu sou seu oposto kskskks. #MotoMaxxcomNougat

      Conta desativada


      • Roberto Oliveira 32
        Roberto Oliveira 15/11/2016 Link para o comentário

        Então...eu disse ali, nenhuma Rom Oficial...
        Apesar que a cr tava com uns bug legal.
        E ai, ja consegue usar o chip da sua operadora ou so brinca no wifi?


  • 73
    Jairo rios 09/11/2016 Link para o comentário

    Atualizações mensais de segurança deveriam ser obrigatórias por um período mínimo de 3 anos , mais um editor (deve ser júnior) do AndroidPit que tenta passar informações nada plausíveis

    Conta desativadaEduardo ReisPedroThiago19


  • 45
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    O boato do dia é que o s8 pode ter 5.7" e 6.2". Nada de 5.1 ou 5.5


  • 45
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    Prefiro atualização de segurança. Versão nova acaba sendo bom para nexus e moto.
    Google poderia muito bem dar o suporte de segurança por uns 3 anos de cada versão.
    Sei que é diferente, mas em pc vc não precisa de versão nova para patch de segurança, o suporte é mais de 10 anos.

    A maioria usa pc com windows e não exige versão nova anualmente.

    O iphone venderia o mesmo tanto se o suporte fosse 2 anos.

    A maioria das pessoas adquiri um smart novo por ser melhor, o antigo está velho, aparelho estragou ou houve furto/assalto.

    Eduardo Reis


  • 45
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    Disponibilizem a atualização, depois a pessoa que escolhe se baixa ou não.
    Há quem podia estar no M e usa o K por satisfação.
    Não há garantias de melhoras.
    Eu tenho notificação do MM aqui, mas como funciona bem no L deixei como está.


  • Veronica Roses 15
    Veronica Roses 09/11/2016 Link para o comentário

    Essa discussão de que se um aparelho vai ou não receber atualização e por quanto tempo ele vai receber já devia ter sido resolvida a tempo, esses tipos de informação deveriam estar em contrato quando vc compra um aparelho, deixar isso solto só gera dúvidas e insatisfação para o consumidor. Enquanto isso não acontecer às empresas vão ligar o 'foda-se' e falar que não é sua obrigação atualizar o SO e o usuário que se resolva se quiser o seu aparelho atualizado.

    :-\

    Eduardo Reis


  • Alexandre Coppo 11
    Alexandre Coppo 09/11/2016 Link para o comentário

    O pessoal ta esquecendo que as fabricantes de celulares fabricam e vendem celulares e não SO. Não adianta querer comparar uma empresa que tem um SO próprio com outra que compra o SO de uma terceira, é igual exigir que a Dell ou a HP forcem o Windows a fazer um Windows 10 capado pra rodar nas máquinas deles de 2000.

    Vinicius Da SilveiraCAVConta desativada


    • Anderson Lopes 13
      Anderson Lopes 09/11/2016 Link para o comentário

      MAAAAAAAAS, e quando vc tem um Moto Maxx, Moto X, Galaxy S5 ou Xperia Z3 e mesmo suportando a nova versão, não recebe o update? tá errado isso, não!?

      Bruno Melo


      • Alexandre Coppo 11
        Alexandre Coppo 09/11/2016 Link para o comentário

        Não, porque a fabricante está te vendendo um aparelho e não o sistema nele embarcado. Fabricantes não ganham dinheiro com SO e sim com a venda de Smarts.

        Eduardo ReisIlma R.Conta desativada


      • Gabriel M. 14
        Gabriel M. 09/11/2016 Link para o comentário

        man, algum deles aparelhos foram incapacitados de receber devido ao Sd 801/802, que não suporta a nova API


      • 45
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        S5 tem uns 30 meses. Se nem o nexus recebia depois de 24, os outros vão?

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Alexandre, sua resposta foi perfeita.
        Anderso, o S5 recebeu atualização sim. E ainda recebeu uma de segurança no final do mês passado.

        Ilma R.


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Moisés, o Anderson deve ter errado ou não tem S5. Eu tenho e ele recebe atualização ainda, tanto se SO como de segurança.

        CAV


      • CAV 57
        CAV 10/11/2016 Link para o comentário

        De SO, a última que ele recebeu foi em Maio, se for o modelo Single, ou Agosto, se for o modelo Dual.
        De segurança, ele está recebendo os patches da Google regularmente desde Março, e certamente será assim até Dezembro. Depois, certamente acabou pra ele.


      • 31
        Vinicius Da Silveira 11/11/2016 Link para o comentário

        Ok. Mesmo sabendo que já tem android 7.0/7.1 custom para esses celulares com Snapdragon 800/801 funcionando com poucos bugs, você se esqueceu de um cara. O Moto Maxx. O Moto Maxx tem o mesmo hardware do Nexus 6. E ai? O N6 foi lançado no mesmo mês do Maxx, se eu não me engano. Mas O Nexus 6, por Ser da google veio com o Lollipop. O Maxx veio com o kitkat. O N6 vai receber o nougat oficialmente, o Maxx só pela mão das Custom ROMs. O Maxx e o Nexus 6, assim como uma versão do Note 4, rodam o Snapdragon 805+adreno 420, suportam o OpenGL 3.1, que é o requisito minimo pra rodar a API Vulkan(Os Snaps 800/801 rodam o OpenGL 3.0). E só o Nexus 6 receberá oficialmente.


  • 6
    marcos antonio vaz marques de almeida 09/11/2016 Link para o comentário

    Nossa que mundo retrogrado estou? Caramba! Estou em um site de tecnologia, sobre uma das coisas mais revolucionárias em tecnologia pessoal que já ocorreu na história que é o ANDROID e a opinião do escritor é que as atualizações não são tão importantes assim. Concordo que atualizações bugadas são péssimas e deixam nossa experiência pior. Mas as atualizações não são meras perfumarias, tem avanços significativos de funções e correções de falhas.
    Realmente após o kit kat, a maioria das tenologias já existentes foram integradas ao android. Mas hoje temos aparelhos mais rápidos, com melhor qualidade visual e mais seguros, e não é só por que temos melhores processadores e Gpus, muito em parte é a evolução do S.O. Então vamos rever o que é escrito, ou talvez não sejamos tão amantes de tecnologia assim.

    Mickael FernandesEduardo ReisJonny E.AlexandreBruno MeloAnderson Lopes


    • Bruno Melo 8
      Bruno Melo 09/11/2016 Link para o comentário

      obsolescência mental

      Fabíola Martins C OliveiraMickael FernandesEduardo Reis


    • 7
      Rafael Chaves Fonseca 09/11/2016 Link para o comentário

      Lendo toda a matéria dá para ver que ele diferencia entre atualizações de segurança do sistema e simplesmente de sistema. Quando da primeira, ele cita claramente sua importância. Já a segunda está ligada ao gosto do usuário de querer seu dispositivo atualizado. É necessário atualizar? Não. Seria agradável atualizar? Sim! Tenho um S4 Mini Duos. Roda Kit Kat. Não me sinto lesado por não ter um Lollipop rodando, mas se viesse uma atualização eu a executaria. O que foi discutido é a importância da situação e não a importância que se dá. Só de estarmos dedicando tempo para ler esse artigo somos amantes de tecnologia interessados em novidades. Imagina então quem os elabora? Seria um aficionado, por somar tempo e esforço para dar aos leitores material?

      Não acho que você está errada quanto a importância que as fabricantes deveriam dar a esse quesito. Mas elas sabem que o usuário se importa com estar por dentro das novidades e compra novos aparelhos. Exemplo o Galaxy Young que era muito bem visto e está obsoleto. Tantos outros foram assim. Elas querem que eu compre um outro aparelho. Se eu continuar com Meu S4 Mini Duos ela não vai mais lucrar. E isso está quase acontecendo. Estou procurando adquirir um novo aparelho depois de quase 3 anos com meu "senhor (velhinho) Samsung".

      Fabíola Martins C OliveiraEduardo ReisConta desativada


  • AC&MM 72
    AC&MM 09/11/2016 Link para o comentário

    É verdade, Steven, o que você mencionou, mas tem uma questão que não lembro bem como se chama quando algo acaba se tornando lei, não porque foi decretado e sim pelo costume de fazer determinada ação. Daí é como tem um comentário, se eu não estiver enganado é do Alcides, que diz que as fabricantes deveriam conscientizar seus usuários quanto às atualizações do aparelho previamente, pois assim ninguém compraria "gato por lebre".
    Por isso que eu prefiro o Nokia 3310.

    Jonny E.Conta desativadaDavid CDBruno Melo


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Nokia 3310, essa questão de direito adquirido não se encaixa em um produto vendido ao consumidor. Temos duas situações. Uma é quando o vendedor vende algo e deixa claro o que está te vendendo. E isso os fabricantes fazem, pois estampam em todos os anúncios a versão do software que está no aparelho. Só isso já é o suficiente para mostrar que você não tem direito adquirido sobre atualização, a não ser que viesse na propaganda ou mesmo na caixa dizendo que o aparelho seria atualizado por x tempo. A outra situação é quando o aparelho tem algum vício de produção e isso pode prejudicar seu funcionamento ou seu consumidor, e isso se dá no caso de falhas de segurança. Por isso o Google se importa tanto com as atualizações de segurança e as fabricantes também, pois se você for prejudicado de alguma forma por uma falha de segurança que o sistema possui, pode processá-los e, com certeza vai ganhar, mas vai gastar tempo, dinheiro e vai manchar a imagem do fabricante.


  • Delmary Andrade Coutinho 14
    Delmary Andrade Coutinho 09/11/2016 Link para o comentário

    Acabei lendo todos os comentários e percebi que realmente esse assunto de atualização do android, é uma questão a se discutir. Meu galaxy note 4 veio com o android 5.1.1 e desde a compra dele, que foi em agosto, eu estava relutando pra atualizar para o android 6.0.1, realmente, percebi que a atualização melhorou o desempenho do aparelho. Isso porque, venho de um galaxy S4 com android 4.4.2 e eu gostava daquele android... 😄
    Depois, vieram mais duas atualizações de sistema, para o meu aparelho atual... Aceitei normalmente, porém, a segunda atualização não foi muito bem sucedida. Meu aparelho estava aquecendo por nada, um simples abrir de app e mexer nele uns minutos, já deixava meu aparelho quente demais... Acabei fazendo a limpeza do sistema, reinstalei o android 6.0.1 e agora meu aparelho voltou a funcionar normalmente sem aquecer demais... Na minha humilde opinião, penso que atualização nem sempre ajuda, mas também deve-se saber exatamente o motivo de tantas atualizações, se no final podem prejudicar ao invés de melhorar o desempenho do aparelho, então creio que seja algo a ser bem esclarecido e pensado. Abraços. 😉

    Fabíola Martins C OliveiraJonny E.Fernando FonsecaAndré GonçalvesBruno MeloConta desativada


    • André Gonçalves 24
      André Gonçalves 09/11/2016 Link para o comentário

      Também tinha um s4 até semana passada. Usei ele desde o lançamento e não tinha do que reclamar. Agora estou com um s7 edge e ele é muito bom. Estou aguardando o óculos gear. Aí vai ser top. Em relação ao lolipop e o 6.01 não vejo tanta diferença. Óbvio que o 6 e melhor por causa do gerenciamento de apps que estão bem melhores


  • Fernando Fonseca 7
    Fernando Fonseca 09/11/2016 Link para o comentário

    Ainda uso, com frequência, um Samsung Galaxy s4 sem cuidado algum com atualizações. E não as quero! Porque o desempenho do smartphone em causa continua sendo muito bom! Então, basta assim.

    André GonçalvesDelmary Andrade Coutinho


  • Thiago19 40
    Thiago19 09/11/2016 Link para o comentário

    Vamos lá eu discordo com a questão levantada sobre a importância das atualizações, somente porque independente da atualização do SO muitas fabricantes sequer envio as atualizações de segurança para todos os aparelhos em utilização do mercado. Sincermante muitas versões novas do Android não trazem grandes recursos, muitas vezes só traz coisas que já haviam nas interfaces das fabricantes o que torna a atualização do sistema bem desnecessária. Ms acredito que as atualizações de segurança deviam ser lançadas pra todos os dispositivos em venda do mercado, e isso não é feito. Muitas lojas de varejo possuem aparelhos muito desfasados na vitrine e continuam vendendo, aparelhos estes que sequer tem atualização de segurança e este sim é o problema.

    Rafael Chaves FonsecaConta desativada


    • 7
      Rafael Chaves Fonseca 09/11/2016 Link para o comentário

      Esse é um ponto de vista importante. Mas penso que o usuário, ao comprar um dispositivo "novo", deve se informar das características intrínsecas daquilo.


  • 76
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    Muita gente se mata para ter a última versão do SO e usa o Facetravabook e ainda o Whatsguardaapp que salva todos os filmes e fotos, mesmo os que você envia ele salva em duplicidade, ocupando toda a memória do aparelho. Depois que trava a culpa é do fabricante.

    Conta desativadaFabíola Martins C OliveiraRafael Chaves FonsecaDelmary Andrade Coutinho


    • Thiago19 40
      Thiago19 09/11/2016 Link para o comentário

      O Facebook trava o sistema, o Whatsapp nao da a opção de salvar as midis em cartão de memoria e isso acaba com a memória interna, é uma pena.

      Rafael Chaves FonsecaConta desativada


    • Delmary Andrade Coutinho 14
      Delmary Andrade Coutinho 09/11/2016 Link para o comentário

      Concordo com vc. Por isso nem tenho facebook. Rsss. WhatsApp, utilizo para trabalho, mas configurei para não baixar nada de mídia. Porque, infelizmente o povo ainda se prende ao chatozap. Eu particularmente, acho que atualização não é lá tudo de bom.com... Se fosse, então teria que ser obrigatório pra todos os aparelhos existentes. Certo? Acho de verdade que isso é jogada da empresa, para induzir o povo a trocar de aparelhos, ainda mais se o usuário for leigo e não souber usar seu smartphone ou iPhone. Vejo muitos conhecidos que tem aparelho ótimo, mas não sabe usar. Não tem cartão de memória com mais de 2GB ou 4GB, não presta atenção com atualização de apps nativos, que as vezes nem precisam estar ativos. Tudo isso deixa o desempenho do aparelho lento. Mas o povo leigo não sabe. E com isso a troca acontece com mais frequência. Então, por essa razão, os fabricantes não se atentam a atualizar sistema com maior rapidez. Se eu estiver errada, por favor me corrijam. 😉

      Fabíola Martins C OliveiraConta desativada


      • Bruno Melo 8
        Bruno Melo 09/11/2016 Link para o comentário

        pela burrice da maioria, quem se atenta e quer algo melhor não é ouvido


      • 7
        Rafael Chaves Fonseca 09/11/2016 Link para o comentário

        Seu ponto de vista está corretíssimo. Eu acho que não se deve culpar a fabricante da má preparação do usuário mas sem tirar a responsabilidade de ter compromisso com seus usuários. Outra coisa que me incomoda, e eu sou usuário Samsung, são os inúmeros modelos de aparelho lançados por uma mesma fabricante. Às vezes se perde muito por isso. O ideal é pesquisar bastante para comprar um aparelho menos duvidoso.

        Delmary Andrade Coutinho


  • AC&MM 72
    AC&MM 09/11/2016 Link para o comentário

    Vale ressaltar que, como disse o Andreu, essa nova versão do Android é praticamente mais do mesmo. Ainda que alguns digam: " - Mas tal função não era nativa do Android e só existia em tal versão da marca "X"." Ainda assim, se fizermos uma comparação com o Lollipop e o Marshmallow, vemos que tanto a interface quanto algumas funções continuam as mesmas, havendo poucas e pequenas mudanças em relação aos demais.
    Agora quanto ao fato de alguns usuários comentarem que determinado aparelho apresentou problemas após a atualização deve-se ver o motivo para tal acontecimento. Pois pode ser desde um problema no download via OTA da atualização ou incompatibilidade de aplicativos com o sistema em si. Claro, cada caso é um caso. Não estou generalizando.
    Mas o melhor mesmo é o Nokia 3310.

    Jonny E.Conta desativadaDavid CDConta desativada


    • David CD 80
      David CD 09/11/2016 Link para o comentário

      Ótimo comentário. E o melhor é a menção ao nokia 3310, realmente um impecável aparelho. Kkkkkkkkk

      AC&MMDelmary Andrade CoutinhoConta desativada


    • 82
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Camarada me vende esse Nokia 3310? Ele é bom demais!!!

      AC&MMDelmary Andrade CoutinhoConta desativada


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Nada disso, Andreu, eu já tô negociando uma troca com o meu StarTac.

        AC&MMDelmary Andrade Coutinho


  • 44
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    As fabricantes devem deixar claro sua política de atualização na hora da compra. Simples. Se elas não querem atualizar, deixe isso claro para o comprador. Evitaria toda essa ansiedade e seria uma postura mais profissional.

    CAVDelmary Andrade CoutinhoDavid CDBruno Melo


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Acho que o simples fato de não falar que vai atualizar já é uma política clara. Nenhum fabricante promete atualização. Nunca vi uma propaganda de nenhum deles falando sobre isso.

      CAVDelmary Andrade CoutinhoConta desativada


      • 44
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Falar que não vai atualizar é diferente de não falar que vai. Um é claro, o outro é dúbio.
        Como diria Carl Sagan, a ausência da evidência não é a evidência da ausência...

        CAVThiago19


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Concordo, mas esse comportamento se encaixa perfeitamente na lei do consumidor. Se o fabricante não promete não é obrigado a cumprir.

        Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Steven, tive um LG que não me lembro do modelo, onde na caixa vinha escrito que teria atualização para a próxima versão do Android! Resultado: Nunca houve atualização nem de segurança!!! rs...

        Conta desativadaConta desativadaConta desativada


      • 44
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        I rest my case.

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Aí sim é enganação Marcelo!

        Conta desativadaConta desativada


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Isso é sacanagem Marcelão. Nesse caso você pode até processar e pedir danos morais.

        Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Pois é Andreu! 😭

        Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Ah Steven, na época fiquei com tanta raiva que vendi o aparelho! Nunca mais comprei smartphones da LG, somente SmarTVS que são as melhores.

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

        Sim, eu tenho uma smart TV da LG e a imagem é perfeita e funciona muito bem. Além disso é 3D em tempo real. Ela pega qualquer programa e transforma em 3D sem lag. Não gosto muito dessa função, mas tem gente em casa que curte demais.


    • CAV 57
      CAV 10/11/2016 Link para o comentário

      Mas elas indiretamente o deixam.
      Por exemplo:
      ► LG K3, K4, Samsung J1, Sony Xperia E, aparelhos da Positivo, Multilaser ou DL, nunca foram aparelhos pensados para receber uma atualização do Android.
      ► Moto G, Samsung Galaxy J5, LG K10, Sony Xperia M, aparelhos da Quantum, da Lenovo ou da Asus, foram pensados para receber, pelo menos, 1 atualização majoritária do Android.
      ► Moto Z, LG G, Sony Xperia Z, Samsung Galaxy S, foram pensados para receber, pelo menos, 2 atualizações do Android.


  • 11
    Frederico Cavalcanti 09/11/2016 Link para o comentário

    Acredito que o SO deve estar rodando liso e trazendo a melhor experiência com o dispositivo em relação ao Android,novas versões são sempre bem vindas !
    Mas o importante é a usabilidade exercida por cada usuário específico,pois convenhamos receber uma versão nova mas porém cheias de bug'se e sem receber as atualizações de segurança em dia ,realmente não vejo muita vantagem!
    Muitas melhorias do Android nougat já existem em aparelhos como Samsung e que só agora depois de anos se tornou nativo no Android puro! Acredito que as empresas deveriam investir sim nas atualizações,mas tbm entendo que se o fabricante se esforçar em trazer melhorias em cima do Android puro trazendo assim mais fluidez e opções que satisfaça sua gama de clientes acredito que esta busca desenfreada de atualizações a cada 10 meses não se fará tão importante,mas sim a estabilidade da versão oferecida para cada usuário na compra do seu smartphone!

    ViolaConta desativada


  • 82
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    Esse lance de atualizações, para mim, não influencia muita coisa, uma vez que o que importa para mim são as funções, e esse Nougat tá beem fraquinho nesse ponto, trata-se de um avanço de números somente. Só satisfaz a galerinha do Android capado/puro, que demoram anos e anos para provar o que as fabricantes já lançaram há anos. Mas gosto é gosto...

    André GonçalvesViolaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Penso da mesma forma. Por isso não gosto do Android puro. Pode ser até mais liso, mas não tem as funções que uma TW oferece.

      André GonçalvesThiago19Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        A alegação de alguns é que basta baixar apps de terceiros para obter as mesmas funções. Para mim isso não é nada prático, muito menos produtivo. E nunca uma função implementada por uma Samsung ou LG terá a mesma confiabilidade de um app feito por um desenvolvedor qualquer da vida...

        Conta desativada


    • 93
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Andreu, mas pra mim o Android puro é top, pois utilizo somente aplicativos da Google! Então é lógico que vou achar Samsung e etc muitos poluídos. Veja o exemplo da agenda do Google e da Samsung, a da Google é muito melhor e não tenho a opção de excluir a da Samsung sem fazer root! Deixo claro que discordo, mas respeito sua opinião magnata. 👍

      Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Cada usuário é um caso Marcelo... Já eu detesto os apps da Google, enquanto outros amam rsrs
        Vai entender...

        Conta desativadaConta desativada


      • 93
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Verdade Andreu, só mudaria de idéia se recebesse uma doação de um S7 (Pra mim o melhor do mercado) de vossa senhoria! 🤑🤑🤑

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        KKKKK Tem que fazer igual ao Deivis: rezar para eu ganhar o prêmio principal da Mega da virada!!!

        Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Tô começando agora...🙏

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Marcelo, só uma informação para você. Todas as agendas usam o mecanismo da agenda do Google. Não existe nenhuma que seja outro app. Elas são, na verdade skins diferentes colocadas no mesmo mecanismo. Se você instalar a agenda do Google, ela só vai ser a skin oficial e a skin da Samsung será desativada. Pode reparar que todas as agendas oferecidas têm as mesma funções da agenda do Google, só muda formato e cor.

        Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Interessante Steven, não sabia desta informação! Valeu por compartilhar.

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

        Eu também não sabia e estava procurando uma agenda que tivesse a função de repetir o mesmo evento a cada 15 dias, algo que havia sido tirado em uma atualização no S3 (não lembro qual) e percebi que nenhuma agenda tinha essa função. Daí, quando veio uma atualização com essa função, todas as agendas (Sansung, Google, e todos os apps de agenda) passaram a tê-la. Então fui pesquisar a respeito e descobri que todas são skins da agenda nativa do Android.


  • AC&MM 72
    AC&MM 09/11/2016 Link para o comentário

    Bom, sejamos realistas. Como vi alguns comentários aqui, temos dois tipos de situações:
    A primeira referente ao caso de o aparelho não apresentar suporte (hardware) para atualização. Nesse caso não tem como viabilizar uma atualização em sua plenitude se o aparelho não vai responder a altura do que o sistema oferece, pois se for pra ser dessa forma, vai ter gente reclamando que a fabricante "fulana" não presta, a Google não se compara a Apple, o Android é ruim e melhor mesmo é o IOS e outras coisas que costumamos ver por aqui que não passa de blá, blá, blá.
    A segunda questão é o fato de o aparelho ter hardware compatível com a atualização e não ser incluído como um dos que a receberão. Aí é falta de vergonha e "patifagem" das fabricantes, principalmente, por motivo de quererem lucrar sem, em primeiro lugar, respeitarem a integridade dos direitos do consumidor.
    Já foram feitos muitos comentários a esse respeito quanto ao quesito de fragmentação, mas estou citando isso não apenas como um "papagaio" que só sabe imitar o que os outros dizem, mas para poder reforçar e deixar claro que nada vai mudar se somente comentários como esses ficarem restritos a fóruns como esse e não ser tomada providência alguma. É só observarem que daqui a algum tempo quando alguém trouxer esse mesmo tema, tanto aqui quanto em outro lugar (fórum, site ou coisas do gênero), vão aparecer, praticamente, os mesmos comentários das mesmas pessoas.
    Em viata disso é que eu prefiro o Nokia 3310.

    Jonny E.Bruno Melo


    • Bruno Melo 8
      Bruno Melo 09/11/2016 Link para o comentário

      é dessa segunda questão que falo.. hardware é hardware, se o software não roda nele, nao tem jeito.

      AC&MM


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Não estou defendendo nenhum fabricante, mesmo porque sou consumidor e não dono da Samsung ou da Apple (infelizmente), mas em que lugar do manual ou mesmo no código de defesa do consumidor está escrito que deve haver atualização do SO? Pergunto isso porque muita gente está colocando aqui que é falta de respeito com o consumidor, mas está esquecendo que os fabricantes vendem com uma versão de SO e não prometem atualização, então você não foi enganado na hora da compra e nem estão faltando com o respeito com você. Na verdade, quando um fabricante lhe dá uma atualização, ele está dando mesmo, sem você ter comprado, porque o que você comprou é a versão que veio embarcada no seu aparelho.

      Viola


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Ah... e tem mais uma coisa, vou trocar meu startac por um Nokia 3310. Já vi que é bem melhor.

      AC&MM


  • 9
    italo alexandre 09/11/2016 Link para o comentário

    Eu q o diga. Meu x play nunca mais vai ter a autonomia de 8, 9h de tela ligada q tinha com o lollipop... Até hj não disponibilizaram uma atualização que corrigisse os bugs do marshmallow. Não pega 4g, trava a multitarefa, autonomia de 6h, etc. Tá bem pior do q era antes com o 5.1.1


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Nesse caso acho interessante colocar um CM


    • Thiago19 40
      Thiago19 09/11/2016 Link para o comentário

      A Motorola faz isso mesmo sempre lança rápido o novo sistema mas deixa o aparelho cheio de bugs, nesse quesito é melhor ficar como a Sony que demora um pouco pra atualizar mas quando atualiza deixa o aparelho rodando tranquilamente.


  • Viola 10
    Viola 09/11/2016 Link para o comentário

    Vejo este lance de ter o Android atualizados com a última versão com uma neurose. Só os tops e alguns intermediários recebem, os demais aparelhos nascem e morrem com a versão que foram lançados.Infelizmente a política de atualização e assim, e não vai mudar tao cedo. Muitas pessoas se preocupam em ter a última versão do Android, más não atualizam nem os apps instalados em seus dispositivos.

    Henrique P.Fabíola Martins C OliveiraConta desativadaLuiz de SáJonny E.Frederico CavalcantiDelmary Andrade CoutinhoConta desativada


    • Bruno Melo 8
      Bruno Melo 09/11/2016 Link para o comentário

      você está descrevendo um perfil de usuário que nao é o unico.. generalizar nao adianta, ainda que grande parte nao ligue ou nem saiba o que são atualizações


  • 76
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    Todo mundo enaltece a Apple por causa das atualizações do sistema. Isso é uma armadilha que pouca gente conhece. Eles fazem a obsolescência programada. A cada atualização seu aparelho fica mais lento até que você se vê obrigado a trocar. Meu cunhado sempre passa por isso. No momento ele tem o iPhone 5 e me mostrou que está uma carroça. Estava esperando sair o 7 para trocar. E é dessa forma que a Apple ganha bastante com as vendas e passa a falsa sensação de ser boazinha com as atualizações. Não adianta, não tem milagre, quanto mais avançada a versão de um SO, mais exigência de hardware. Sempre foi assim com o Windows, com o OSX e com o iOS. Por que vai ser diferente com o Android?
    O pessoal compra um aparelho e acha que vai ter atualização até o Trump explodir o mundo... ops... acho que vai mesmo, porque o fim está próximo...kkkkkk

    CAVFabíola Martins C OliveiraPhelipe B.Conta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Obs. Estou falando das atualizações de versões e não de segurança. As de segurança são muito importantes.

      CAVFabíola Martins C OliveiraConta desativadaConta desativada


      • Bruno Melo 8
        Bruno Melo 09/11/2016 Link para o comentário

        A questão é ter um tempo de pelo menos 18 meses de atualização. É respeito com o consumidor. obs: iphone 5s ta voando com o ios 10.xx...

        CAV


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        O 5S ainda não entrou na obsolescência. Vai entrar no ano que vem, é só esperar.
        Na minha opinião as pessoas deveriam se preocupara muito mais com as atualizações de segurança, que estão vindo em um ritmo bom, do que com a atualização de versão. O que me dá a impressão é que eles ficam com aquela sensação de que a mulher do vizinho é sempre melhor e não aguentam saber que saiu uma versão nova e seu aparelho ainda não tem.

        Fabíola Martins C OliveiraConta desativadaConta desativada


      • Aldemir Fernandes 4
        Aldemir Fernandes 09/11/2016 Link para o comentário

        E as atualizações de segurança quando se tem uma versão "nova" do SO, não deve atualizar também?
        Ai você está sendo contraditório. Se você está no Android 5 e a correção da brecha só é corrigida com a versão 6, como fica então? Não atualiza? É isso que ocorre hoje em dia..e ai?


      • Thiago19 40
        Thiago19 09/11/2016 Link para o comentário

        O iphone 3gs não era mais comercializado e ja tinha saído de linha e mesmo assim a Apple mandou correção de segurança pra ele.


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Aldemir, não ocorre dessa maneira. Cada versão tem sua vulnerabilidade. As vulnerabilidades da versão 5 são diferentes das da versão 6 e as correções que o Google solta são direcionadas a cada versão. Se meu aparelho está com a versão 6, vou receber uma atualização este mês e se o seu está com a versão 5, você receberá também este mês, mas será uma atualização diferente.
        Não sei como está nos aparelhos intermediários ou nos de entrada, mas tenho o S5 e o S7 da Samsung e ambos receberam atualização de segurança este mês.


      • Fabíola Martins C Oliveira 9
        Fabíola Martins C Oliveira 10/11/2016 Link para o comentário

        Será? Estou com medo de atualizar meu celular e ter bugs, mas não queria perder as atualizações de segurança


      • CAV 57
        CAV 10/11/2016 Link para o comentário

        E não é o que acontece, Bruno?
        Atualização de correção de bugs, todas as OEMs consideram 18 meses, independente da categoria do aparelho.
        Isso não significa que todas as categorias terão atualizações regulares. Não é a mesma coisa. Mas o prazo de 18 meses, pelo que se consta, vem sendo respeitado.


      • 76
        Conta desativada 10/11/2016 Link para o comentário

        Meu S5 tem 2 anos e meio e continua recebendo atualização de segurança. Acabou de receber uma.


    • Thiago19 40
      Thiago19 09/11/2016 Link para o comentário

      Os aparelhos da Apple duram muito mais pra utilização, o iphone 5 é de 2012 querendo ou não 4 anos é bastante tempo...


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Sim, mas o S3 que acabei de dar para minha empregada também é de 2012 e funciona redondinho. Não tem nenhum travamento e nem lentidão. A Samsung não faz a obsolescência programada. Ela para de atualizar para não deixar o sistema lento. Acho que isso sim é respeito com o consumidor. Não sei com os consumidores da Apple aceitam essa sacanagem.

        CAVFabíola Martins C OliveiraConta desativadaConta desativada


      • 82
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Igualmente ao meu pré histórico Note 2 Steven, que também é de 2012. Para mim é bem melhor deixá-lo desatualizado, porém funcionando perfeitamente. E garanto que ele ainda deixa alguns meia boca de 2016 no chinelo!!!

        CAVFabíola Martins C OliveiraConta desativadaConta desativada


      • 31
        Vinicius Da Silveira 09/11/2016 Link para o comentário

        Se você me der um Galaxy S2, lá de 2011. Eu vou instalar o Android 6.0.1 nele e ele ficará totalmente funcional para os dias atuais. E muito mais fluido que o iphone 4s e com muito mais funções que o iphone 5.


      • CAV 57
        CAV 10/11/2016 Link para o comentário

        E vale ressaltar que num iPhone 4S ou anterior, você não consegue instalar a versão 10 se você quiser, porque não tem esse negócio de Custom ROM nos aparelhos da Apple. Você vai ter que se contentar com a última versão do seu aparelho de um jeito ou de outro.

        Conta desativada


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 09/11/2016 Link para o comentário

    O cara compra um Fusca e quer que ele tenha desempenho de Ferrari, vem uma atualização que deixa o sistema um pouco mais pesada e ferra de vez com o desempenho. Aí o cara diz que a culpa é de todo o mundo, menos dele que comprou o fusca.
    Aí eu pergunto, as atualizações de sistema que não prestam ou o aparelho do cara que não tem hardware potente o suficiente?

    CAVHenrique P.Jonny E.Roberto OliveiraGustavo L.Bernardo JúniorDelmary Andrade CoutinhoBruno MeloConta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Perfeito!

      Henrique P.Phelipe B.


    • 99
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Não tem como atualizar um Pocket para o Android Nougat!

      Mickael FernandesHenrique P.Phelipe B.Bruno MeloConta desativada


    • Gustavo L. 38
      Gustavo L. 09/11/2016 Link para o comentário

      Cada caso deve ser analisado a parte. Teve muita atualização cag*da pra top de linha também, mas concordo que comprar celular de entrada não dá pra ter atualização e bom desempenho.

      CAVPhelipe B.Mickael FernandesConta desativadaHenrique P.Conta desativada


    • Rogerio Droid Tec 47
      Rogerio Droid Tec 09/11/2016 Link para o comentário

      Fatasso meu parceiro!

      Phelipe B.Conta desativadaHenrique P.


    • Diego Silva 3
      Diego Silva 09/11/2016 Link para o comentário

      Seu exemplo não funciona, primeiro, a Empresa só atualiza para Uma versão, se o aparelho Conseguir proporcionar uma experiência agradável a nova versão, segundo, a Equipe do Cyanogenmod, já mostrou inúmeras vezes, que é possível fazer uma ótima otimização, para aparelhos básicos, e proporcionar uma experiência muito Boa! Entendeu? A culpa não é do usuário, a culpa é o descaso, a falta de vontade de fazer uma boa otimização em cada aparelho, um abraço querido!

      Fabíola Martins C OliveiraVinicius Da Silveira


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 09/11/2016 Link para o comentário

        Se fosse assim o S2 Lite (hoje ele é considerado um aparelho básico) teria espaço lá no menu de devices da página de downloads da CM. CM 13 dele não passou de uma mera versão Unofficial.

        CAVPhelipe B.


    • 31
      Vinicius Da Silveira 09/11/2016 Link para o comentário

      Eu concordo com algumas coisas. Mas e os Tops de linha de 2012/2013/2014 que tem desempenho semelhante ou maior que a maioria dos intermediários novos? E ai? Como fica os celulares com snapdragon S4 Pro, lá de 2012, que tem desempenho semelhante, ou senão igual aos snapdragons 615 de 2015 que receberam o update para o android Nougat, sendo que esses aparelhos de 2012 nem chegaram ao Marshmallow? E os Snapdragons 800 de 2013 que tem um desempenho superior aos snapdragons 617? E os Snapdragons 801, que tem desempenho semelhante ao snapdragon 625, que é o snapdragon intermediário mais recente? Eu tenho um Moto Maxx, ele tem o mesmo hardware do Nexus 6, ambos foram lançados no mesmo mês se eu não me engano. O Nexus 6 por se um nexus, saiu já com a versão mais recente da epoca, o Lollipop. O Maxx por não ser um Nexus, saiu com o kitkat. O N6 vai receber o android Nougat pela Google, o Moto Maxx não, pelo menos não pela Motorola. Alias já tem o 7.1 pro Maxx, com poucos Bugs, graças a comunidade de desenvolvedores. O Diego deu um belo exemplo totalmente verídico, que é o da CyanogenMod. Sabia que tem celular de 2009 rodando o android 6.0.1 de forma totalmente usável para o uso diário? Pois é, o HTC HD2, que na época nem foi lançado com android. E sabe porque ele consegue rodar? Porque o processador dele é um ARMV7, na época era o top de linha. Já os ARMV6, como um galaxy pocket, no máximo aguentariam o kitkat. Você acha que fabricantes ficam felizes em saber que tem celular tão velho rodando um sistema tão novo? você acha que a Samsung fica feliz em saber que o Galaxy S2 e o S3 estão rodando o android 6.0.1 pela Cyanogen melhor que os celulares de novos de entrada que ela fabrica? A Google e as fabricantes não querem pessoas usando um RAZR de 2011, ou um Galaxy de 2011, ou um velho HTC de 2009. As fabricantes querem que você compre um celular novo A cada 6 meses. E muita gente adora comparar a apple. A apple desenvolve o sistema, para celulares dela. Esses celulares mudam quase nada um para o outro. O sistema então nem se fala. No caso da apple, é mais do que obrigação dela. No caso da Google e outras fabricantes de android, é um grande descaso.

      CAVViniciusHenrique P.


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 09/11/2016 Link para o comentário

        Mano mas você parou pra pensar que, mesmo com o celular em boas condições, o aparelho pode não ser compatível com as alterações principalmente em códigos fontes. No caso há muitos aparelhos que são compatíveis com os novos códigos fontes, mas há outros que não. Algumas fabricantes alteram, principalmente o material design, e interfaces gráficas.

        Conta desativadaFabíola Martins C Oliveira


      • 31
        Vinicius Da Silveira 09/11/2016 Link para o comentário

        É mais ou menos que eu eu já tinha falado, em relação ao ARMV6 e 7. Mas na parte grafica também acontece sim. Por exemplo, esse belo descaso das fabricantes com relação aos aparelhos com OpenGL 3.0. A google simplesmente ligou o foda-se para a maioria dos tops de linha de 2014 e disse, quer saber, só vai rodar o android nougat 100% quem tiver suporte ao OpenGL 3.1 em diante. Ou seja, celulares fodas como Moto X2 e Xperia Z3 não receberam o nougat por usar um Snapdragon 801+adreno 330 que não suporta o OpenGL 3.1, só o 3.0. Esse é só um exemplo. Existe uma porreira de celular só com o suporte ao 3.0 e ficou de fora. Quase todos os celulares de 2014 ficaram de fora. Ai vem a contradição. A Motorola teve a infeliz ideia de lançar o Moto G4 play, que tem o mesmo snapdragon 410+adreno 306 do Moto G3, que não receberá o Nougat. O G4 play ta na lista dos aparelhos que receberão o Nougat. Ai você vê claramente a cara de pau da fabricante. Tem limitações. Sim tem, mas as vezes, que cria essas limitações são as próprias fabricantes de forma proposital.

        CAVHenrique P.


    • Henrique P. 74
      Henrique P. 10/11/2016 Link para o comentário

      Breves como sempre Phelipe

      Phelipe B.


  • Eduardo S. 18
    Eduardo S. 09/11/2016 Link para o comentário

    Vale a pena o debate. Há aparelhos que realmente não suportam bem atualizações. Em outros, basta a fabricante se esforçar um pouco. As atualizações da Samsung e da HTC nos últimos tempos tem melhorado o uso dos aparelhos. O HTC One M8, com o Marshmallow, ganhou nova vida. Veja que é um top de linha. O Samsung Galaxy S5 Mini, depois de sua atualização para o Marshmallow, melhorou um pouco em relação ao Lollipop. Aqui se trata de um intermediário. Complicado é um dispositivo de entrada ser atualizado e não perder desempenho.

    CAVHenrique P.Conta desativadaBruno Melo


    • Bruno Melo 8
      Bruno Melo 09/11/2016 Link para o comentário

      bom ponto, eduardo


    • Henrique P. 74
      Henrique P. 09/11/2016 Link para o comentário

      Isso é fato. Fora que cada versão de Android depois do KitKat, os códigos fonte (partes vitais do OS) mudam, sendo que o os Androids 5.1 e 7.1 são versões de correções de uma quantidade absurda de bugs.

      Conta desativada


  • Brunno Honorio 29
    Brunno Honorio 09/11/2016 Link para o comentário

    qual a novidade do texto acima ?


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 09/11/2016 Link para o comentário

    Também concordo que as atualização de segurança são mais fundamentais que as novas versões do SO, que cada vez menos tem apresentado "revoluções" em cada nova versão.

    Henrique P.Conta desativadaConta desativada


  • Ader Marcelo 38
    Ader Marcelo 09/11/2016 Link para o comentário

    Assunto sempre polêmico em vários pontos mas vamos lá, em minha visão a atualização é benéfica por questão de recursos, segurança e desempenho, claro que todos esses pontos passam por parênteses pois além da Google fazer o trabalho dela direito com o mínimo de problemas (Engraçado que mesmo com as versões beta isso ainda tá ocorrendo =\), as fabricantes também devem ter os seus cuidados pois as vezes os erros vem delas e não da fonte, com esses fatos acredito que a Google deva investir em uma espécie de Google Play Service mais profunda para atualizar o android em pedaços e quem sabe até o seu núcleo, seria uma ótima saída sem interferir nas fabricantes e aos poucos isso parece estar acontecendo, recentemente li que em alguns comentários no código do Nougat há algo falando sobre, torço muito para que algo desse naipe chegue ao Android. No quesito precisar das atualizações é algo a se discutir pois até mesmo esse modelo que citei acima não pode ou não deveria degradar o dispositivo, ou seja, deixar ele lento por questões de desempenho, logo, até isso tem que ser bem pensado e no meu ver, atualizar sem consentimento pois uma atualização não é algo apenas para adicionar firulas, há segurança e correções embutidas que não são comentadas. E uma coisa que vejo muito mas poucas pessoas comentam, nós aqui no Androidpit e pessoas que conhecem um pouco mais do Android adoram atualizações, mas a grande maioria das pessoas que compram (digamos, usuários normais👻), nem ligam pra isso, querem apenas usar e que tudo funcione, a questão atualização para essas pessoas parece estar ligada a troca de dispositivo por um recente.

    Henrique P.Jonny E.Conta desativadaDelmary Andrade CoutinhoConta desativadaBruno Melo


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Outro dia uma amiga veio me mostrar o aparelho dela (S5) e perguntou. "O que é esse ícone aqui em cima que eu não consigo tirar?" Era um aviso de atualização do sistema ... hahahaha.

      Henrique P.Conta desativada


    • 99
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Como comentei uma vez que a maioria das pessoas nem aplicativo elas se preocupam em atualizar...

      Conta desativadaHenrique P.Conta desativada


  • 76
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    Para mim atualização nunca foi problema. Não tenho essa neurose. Prefiro meu Samsung com TouchWiz rodando bem com versão anterior do Android do que um Pixel com versão pura do Android. Para mim falta muita coisa na versão pura. Coisas que o Google coloca nas versões mais novas normalmente já existem na TowchWiz em versões antigas.
    PS. Haters de TW podem descer a lenha...kkkk ... Victor, é a sua deixa!

    Henrique P.Gustavo L.Conta desativadaDelmary Andrade CoutinhoConta desativada


    • 99
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Top e intermediário da Samsung é uma beleza com a TowchWiz!

      Gustavo L.Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Muita calma Cláudio Bananeira, concordo somente com a linha A, S e Note (Se ela não vai morrer). rs...

        Jonny E.Conta desativadaConta desativada


      • 99
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Tem razão rsrs

        Conta desativadaConta desativada


    • Gustavo L. 38
      Gustavo L. 09/11/2016 Link para o comentário

      Porque você tem um S7 Edge hahaha Eu por exemplo ja sofri um Win Duos (quando meu aparelho foi pro conserto), mas a TW é boa sim, nos aparelhos com bom HW.

      Conta desativadaHenrique P.Jonny E.Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Eu ainda tenho meu S5 velho de guerra também.

        Conta desativadaGustavo L.


  • Aldemir Fernandes 4
    Aldemir Fernandes 09/11/2016 Link para o comentário

    PQP...Não comento aqui...mas essa ai n]ão é pra hoje. Quer dizer então que a fragmentação não é um problema. Quer dizer então, pela lógica, que eu vou ficar com o windows XP porque ele está mais estável que o 10 e vou ter que trocar de máquina ano a ano porque os fabricantes "disseram" que a máquina "não suporta". Que "bela defesa". me poupe velho...que argumento mais insípido e fraco. Que defesa mais ridícula!

    Bruno Melo


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Vou dar um exemplo. Eu tinha em minha casa um Dell All in One com Windows 7 professional. Quando saiu o 8, migrei com a versão pura, ou seja, formatei o computador. Ficou uma m****. Voltei para o Windows 7 e usei até o mês passado quando troquei por uma máquina melhor. Não adianta querer colocar um trator na caçamba de uma Saveiro. Tem que ter um caminhão para isso. Não adinata ter um Moto G (1) ou um Galaxy S (2 ou 3) e achar que pode colocar a última versão do Android que tudo vai ser lindo. Quer um sistema melhor em um aparelho atualizado? Tem que colocar a mão no bolso e não comprar um aparelho e achar que o fabricante vai ficar alimentando o sistema operacional o resto da vida. Quando você compra o aparelho, fica bem claro que ele vem com a versão (x) do Android. Ninguém fala que ele será atualizado até você virar avô.

      Henrique P.Jonny E.Delmary Andrade CoutinhoConta desativada


      • Aldemir Fernandes 4
        Aldemir Fernandes 09/11/2016 Link para o comentário

        Isso ai...cada um com sua opinião....a minha é...isso NÃO ISENTA da fabricante em menos de um ano não prover a atualização. Se está com bug, ela tem que correr para melhorar a estabilidade. Pela lógica então, você vai "morrer" com seu aparelho, sofrendo com vulnerabilidades (que todo SO tem, seja ele Linux, Windows, MAC, Android, iOS) porque é melhor ficar na versão antiga. Tá certo então... Uma coisa são 3, 4 anos. Outra coisa é dentro de um ano,1 ano e meio, o aparelho ser deixado de lado.

        Bruno MeloConta desativada


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Concordo com você que cada um tem a sua opinião e respeito. Mas acho que você não entendeu meu comentário. Estou falando de atualização de versão, que é o que o povo sempre reclama. As atualizações de segurança e de bugs são MUITO importantes e essas têm chegado com frequência mensal, o que é ótimo.

        Jonny E.Conta desativadaDelmary Andrade CoutinhoConta desativada


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Outra observação. O Windows sempre demorou 3 ou 4 anos para mudar a versão e nunca reclamaram disso. Por que tem que ser todo ano?

        Conta desativadaConta desativada


      • 99
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Neste caso você está certo brother Aldemir...


      • Aldemir Fernandes 4
        Aldemir Fernandes 09/11/2016 Link para o comentário

        Mas existem as atualizações (Service pack's). E o Android? quantas att's você recebeu numa mesma versão?

        Conta desativada


      • Aldemir Fernandes 4
        Aldemir Fernandes 09/11/2016 Link para o comentário

        Ai mais uma vez: E se existir uma brecha na versão 5, que por economia de tempo e recurso de desenvolvimento, só for corrigida com a versão 6? Não atualiza também? COmo fica? Atualização de versão não é só para recursos novos.

        Jonny E.Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Tenho o S5 e o S7. O S7 peguei esse mês e recebi uma atualização de segurança logo em seguida. Até postei aqui. O meu S5 recebe em média uma atualização por mês e recebi uma no fim de outubro.

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Aldemir, você leu minha resposta acima? Cada versão tem suas brechas corrigidas pontualmente. Não precisa fazer uma versão inteira só para corrigir uma brecha. Isso é programação pura e no Android é muito fácil. Basta descobrir a brecha que fica fácil resolver. Você está me dando a impressão que entende que para corrigir determinadas falhas é necessário reconstruir o sistema. Não, é só mudar uma ou duas linhas da programação.

        Conta desativadaConta desativada


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 09/11/2016 Link para o comentário

        A não ser que seja CyanogenMod que tem pouca modificação e só coloca os apps e pronto, isso no caso do S3


  • Renato 30
    Renato 09/11/2016 Link para o comentário

    Discordo plenamente desse artigo. Atualizações de versão de sistema também traz mais segurança para o usuário final, dizer que não faz diferença é tapar o sol com a peneira, pois duvido que quem escreveu esse artigo tenha um Moto G 2015 por exemplo. Uma fabricante não garantir pelo menos 3 anos de atualização de SO para um dispositivo lançado é uma falta de respeito nos dias de hoje. Não digo para ser como a Apple que atualizou o iPhone 4s por 5 anos, mas não atualizar o smartphone nem 1 ano após seu lançamento é um absurdo.
    Talvez quem escreveu esse artigo troque de smart todo ano, simplesmente pra ter a nova versão do SO da Google, mas nem todos podem fazer isso.

    As fabricantes tem que começar a valorizar seus usuários, assim como a Apple faz com os seus.

    Antes que me acusem de ser Fanboy, saibam que uso os dois SOs mobiles.

    Conta desativadaBruno Melo


    • 99
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      O Moto G 2015 foi uma sacanagem!

      Conta desativadaBruno Melo


  • Josue Js 12
    Josue Js 09/11/2016 Link para o comentário

    Poucas pessoas falam, mas o momento ideal para atualizar o Android para a nova versão, caso estiver disponível é uns 5 meses depois do lançamento da Google. Atualizar logo de cara é ruim, pois muitos apps não estão totalmente otimizados para rodar na nova versão, isso gera muitos bugs lentidão. Um exemplo foi um comparativo do Galaxy S7 e um Pixel onde os jogos abriam mais rapido no Android 6.0 do S7 do que no Android 7.0 do Pixel. Já os apps comuns abriram melhor no pixel. Obviamente os jogos levam mais tempo para serem otimizados, por isso a diferença no desempenho.
    Muitas pessoas detonam as fabricantes querendo atualizações rápidas, porém isso não é o ideal para ninguém, é melhor esperar alguns meses para ter um sistema estável com todos os apps otimizados, do que receber rápido e ficar meses com bugs até todos os apps serem otimizados.
    Pretendo instalar uma ROM customizada do Android só no início de 2017, quando tudo estiver certinho com as ROMs e com os apps.

    Conta desativadaHenrique P.


    • Henrique P. 74
      Henrique P. 09/11/2016 Link para o comentário

      Dependendo do teu celular já tá pra vir nightly do CyanogenMod 14.


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 09/11/2016 Link para o comentário

    Prefiro que vem atualização das fabricantes mesmo, mas se não tiver jeito coloco uma custom ROM e tá resolvido.

    Jonny E.Conta desativadaConta desativadaConta desativada


  • 84
    Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

    eu sempre disse isso n adianta ter o aparelho atualizado se 90% das vezes a atualizaçao acaba com a fluidez do aparelho

    Jonny E.Conta desativadaConta desativadaConta desativada


    • 99
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Isso, isso, isso...

      Conta desativadaConta desativada


  • AC&MM 72
    AC&MM 09/11/2016 Link para o comentário

    Ainda bem que o meu Nokia 3310 não tem esse problema.

    Conta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Hahahaha....

      Conta desativada


    • 99
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Este Nokia 3310 é o melhor mesmo!

      Conta desativada


  • 33
    Luiz Henrique 09/11/2016 Link para o comentário

    Prefiro usar uma custom rom atualizada e otimizada. Do jeito que está escrito na matéria parece que não existem atualizações que melhoram o uso do celular. Se os devs conseguem as OEMs só não fazem porque não querem (gasto). E outra, parem de insistir nessa lista da vergonha como se isso fosse mudar alguma coisa.

    Márcio


  • Bruno Melo 8
    Bruno Melo 09/11/2016 Link para o comentário

    Ai, mandou mal androidpit, na minha opinião.. Vejo a questão de atualização como respeito ao consumidor. Acho muito ruim as fabricantes lançarem smartphones novos que ja vem mortos por que nunca verão atualização. Hoje , tirando o pixel e os nexus, somente a motorola chega mais perto de oferecer atualizações.

    A apple atualiza com mais rapidez por ter bem menos aparelhos e um hardware conhecido e controlavel internamente, mas nao está livre de bugs. Esse protecionismo em conjunto com medo é que acho que mandaram mal. A atualização traz melhorias pra uns e avarias a outros; não atualizar e ficar receoso quanto a atualizar tbm é ruim.

    Em meu ver, a Google devia fechar um pouco a plataforma e ser mais rigida com relação a atualização. O problema é que uma boa parte das pessoas que usam ios e android nao ligam pra atualizações..se rodar face, wpp ja ta bom. Para esses, entao, atualizar é um bom problema. Claro que o principio de mercado diria então : " quer atualizado, compra outro entao". Só penso que falte um pouco de respeito das fabricantes com a google e com o consumidor.

    Jonny E.MárcioMarcius LuizAndré Gonçalves


    • Marcius Luiz 4
      Marcius Luiz 09/11/2016 Link para o comentário

      Concordo com você Bruno, acho que a Google tinha que ter uma politica como a da Apple, em que os aparelhos tem vida útil de 2, 3 ou 4 atualizações no máximo junto com as fabricantes. onde as mesmas teriam que entrega las no máximo de 3 meses apos serem lançadas se não fizerem perderiam a chance de comercializar os novos sistemas do Android

      MárcioBruno Melo


      • Bruno Melo 8
        Bruno Melo 09/11/2016 Link para o comentário

        exato, marcos.. Nem todas cumprem os 18 meses de atualização. Tambem não podemos pensar que o aparelho se nao tiver atualização vai explodir e ficar inutil, mas é um pouco de respeito com o consumidor. Tive um Moto X1 nos bons tempos de motorola e nunca me deixou na mão, recebi bastante atualização e só troquei por ter queimado a placa. Fiquei receoso com o mercado do android e fui para o IOS.. gosto da experiencia fluida e mastigada do sistema, mas sinto falta de recursos que só o android podia me proporcionar mas vejo a politica de atualização ainda muito frouxa. Espero voltar ao android em breve e com perspectiva de ter meu aparelho atualizado respeitosamente.

        Jonny E.Márcio


      • 45
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Tem de adaptar a cada aparelho. Não é igual a pc ou ios.

        Bruno MeloConta desativada


      • Bruno Melo 8
        Bruno Melo 09/11/2016 Link para o comentário

        pse, sao muitos aparelhos com muitos hardwares.. não é uma tarefa fácil

        Conta desativada


  • Eder Ferreira de Lima 6
    Eder Ferreira de Lima 09/11/2016 Link para o comentário

    Nunca li tanta porcaria...

    Cara, se o sistema sai BUGADO é problema é realmente do Android (Google) ela que otimize o sistema para que isso não ocorra...

    Quer dizer que você prefere ficar com o KitKat pq ele é estável e roda bem, do que seguir em frente no sistema, só pq podem existir alguns bugs que A PROPRIA DEV. NÃO TEVE CAPACIDADE PARA CORRIGIR?

    Anteriormente as atualizações de iOS quase não tinham bugs, hoje é comum vermos atualizações pouco tempo depois do sistema ser lançado...

    Fora falhas de segurança em sistemas antigos que são corrigidas em versões mais novas...

    Seguindo sua linha de raciocínio eu vou ficar com o Windows XP, que era parrudo e rodava bem...

    PQP!

    Fechem o android pit brasil... Só tem matéria MERDA de uns tempos pra cá...

    Thalles HenriqueDouglas MarquesMickael FernandesAlexandreJonny E.Dan CautellaGustavoBruno MeloConta desativada


    • Junior Neimar Mendes Lima 2
      Junior Neimar Mendes Lima 10/11/2016 Link para o comentário

      Concordo nunca li tanta porcaria... acho que não entendesse o texto (favor ler novamente)... pra concluir o raciocinio tenta colocar o windows 10 em um PC atlhon XP ou pentium 3... eh preferível não atualizar e manter o XPzão vei é isso que o autor da materia ta dizendo....

      Fabíola Martins C Oliveira


  • André Gonçalves 24
    André Gonçalves 09/11/2016 Link para o comentário

    Sei que nao tem nada a ver com a matéria, mas cadê a função de rastreio que existe no iPhone? Ja passou da hora do Google tomar vergonha e liberar esta função no Android. Enquanto isso a bandidagem e o mercado negro de compra e venda comemora.


    • Marcius Luiz 4
      Marcius Luiz 09/11/2016 Link para o comentário

      Bom dia !Andre a solução já existe, e pode ser baixada na play store. Chama se gerenciador de dispositivos android e é grátis dá uma conferida lá. Voc instala o app e depois acessa pelo Chrome ou qualquer dispositivo que tenha o app é muito simples de usar

      André Gonçalves


      • Eder Ferreira de Lima 6
        Eder Ferreira de Lima 09/11/2016 Link para o comentário

        Eu acredito que o que ele quis dizer é que isso deveria ser integrado no sistema... Não algo que eu precise baixar...

        André Gonçalves


      • André Gonçalves 24
        André Gonçalves 09/11/2016 Link para o comentário

        Bom dia Marcius. Os que estão disponíveis na playstore já conheco a maioria. Qualquer quiosquezinho que faz manutenção em celulares por aí ficam é rindo de quem instalou. Eu falo e do sistema nativo de rastreamento nativo criptografado que tem no iPhone. Por causa dele e que a bandidagem não gosta muito de vender iPhone por que eles não conseguem desinstalar o sistema de rastreio. IPhone em feira de rolo não tem valor, já aparelhos Android e outros...são alimentos para continuar alimentando roubos e mais roubos de celulares. Já a algum tempo que os bandidos não pedem mais a carteira ou o relógio. O ladrão chega e já pede o celular porque sabe que vai vender rápido. Há um tempo atrás saiu uma matéria no tudocelular falando deste sistema nativo anti-roubo no Android mas até agora nada. Muitos fabricantes não estão nem aí para o consumidor final. Não tenho autorização do site para postar o link.


      • André Gonçalves 24
        André Gonçalves 09/11/2016 Link para o comentário

        O nome do sistema de rastreio nativo que o Google está ou estava desenvolvendo se chama Factory Reset Protection . Procurem na Internet. CAMILA RINALDI essa matéria daria muito o que falar aqui e seria uma forma de alguém no Google nos ouvir


    • Junior Neimar Mendes Lima 2
      Junior Neimar Mendes Lima 10/11/2016 Link para o comentário

      Ainda ta em beta como quase tudo do google (brinquedo) mas ja tem a muitos anos...

      google.com/android/devicemanager


  • 12
    Felipe Forato 09/11/2016 Link para o comentário

    "Prefiro usar um Android com uma versão antiga e fluída do SO ao invés de uma versão nova e bugada." nada disso!!!!! Prefiro uma CM.... Fluida e atualizada....kkk

    Camila Rinaldi


    • 76
      Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

      Já usei CM atualizada e desisti. Pelo menos nos aparelhos da Samsung acaba sendo um retrocesso, já que se perde muitas funções. Esse é o motivo para a CM ser fluida, a retirada de determinadas funções e menos uso da RAM. Assim fica fácil de fazer algo que rode bem. É como a Apple trabalha no seu iOS.

      Delmary Andrade CoutinhoConta desativada


      • 82
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Fiz essa besteira uma vez qd utilizava o Note 2. Passei uns dois dias com essa ROM, e meu Note virou uma bela porcaria, um aparelho capado. Reinstalei a ROM original e ponto final. CM NUNCA MAIS!!!

        Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 09/11/2016 Link para o comentário

        Fiz isso com o S2. Voltei para a original e ele funciona na mão da minha empregada até hoje, e muito bem. Agora eu dei meu S3 pre ela e o S2 deve ir pra mão da filha e viver mais alguns anos.

        Conta desativada


  • André Sousa 17
    André Sousa 09/11/2016 Link para o comentário

    Atualizações são sim um problema, por causa de vulnerabilidades de segurança que o Google Play Services não consegue cobrir, como no caso do Stagefright. Isso não torna o Android um poço infinito de virus, mas o Google deveria fazer um melhor serviço quanto a isso, talvez separando partes do sistema para tornar uma atualização parcial como algo mais simples, sei lá.

    Mas deveria haver um maior esforço nesse sentido por parte dos fabricantes e do Google.

    Jonny E.Juliano OlivettiConta desativadaAndré GonçalvesCamila Rinaldi

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.