O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 284 Compartilhado 112 Comentários

O que o Zenfone 3 traz de tão diferente do Zenfone 2?

O Zenfone 3 já teve a oportunidade de dar as caras ao menos duas vezes. A primeira foi durante seu anúncio oficial, na Computex deste ano, e a última aconteceu na IFA 2016. Todas as características sobre o aparelho já foram reveladas, restando a Asus anunciá-lo oficialmente pelo mundo, o que inclui o Brasil. Sendo assim, resolvi separar as informações que temos sobre o dispositivo e compará-las com o Zenfone 2, o top de linha que a marca lançou por aqui em 2015. Será que o novo modelo é tão diferente assim do seu sucessor?

Zenfone 3 vs. Zenfone 2: Acabamento e construção

É inegável que a Asus fez um ótimo trabalho no visual do Zenfone 3. O policarbonato em excesso dá espaço ao vidro e alumínio, numa combinação super leve, que chega a estranhar em um primeiro contato. Quem já teve a oportunidade de manusear o Quantum Go não estranhará a pegada do Zenfone 3. O modelo brasileiro, embora seja construído em vidro na parte frontal e traseira, é extremamente leve.

AndroidPT asus zenfone 3 1
Parte frontal do Zenfone 3 / © AndroidPIT

Do Zenfone 2 restaram apenas os botões capacitivos, que permanecem sem retroiluminação, mas estão dispostos na posição padrão do sistema. As linhas curvas, a traseira côncava e os diferentes tipos de texturas também ficaram no passado. O novo dispositivo possui um ar mais elegante e, certamente, irá agradar aqueles que buscam por um design mais refinado.

AndroidPIT ASUS ZenFone 2 Deluxe 9694
Parte frontal do Zenfone 2 © ANDROIDPIT

Outro ponto que a Asus melhorou no Zenfone 3 foram nas bordas laterais, que estão mais estreitas em comparação com o Zenfone 2. O campo superior e inferior frontal não receberam essa mesma otimização. Contudo, nenhuma empresa vem trabalhando esses aspectos atualmente com êxito. 

Zenfone 3 vs. Zenfone 2: Tela

A Asus, aparentemente, está indo na mesma direção da Sony no quesito tela, visto que ambas as marcas mantiveram seus modelos mais tops na resolução Full HD. Isso não é necessariamente um problema, até porque, como nós sabemos, a bateria do aparelho rende mais nesse padrão de resolução do que em um display Quad-HD. Contudo, a marca taiwanesa não trouxe nenhuma novidade no que diz respeito ao painel do Zenfone 3.

Nesse caso, temos a mesma qualidade de reprodução do Zenfone 2, incluindo o mesmo nível de contraste, de cores e de brilho. Geralmente, telas LCD não oferecem a mesma qualidade de imersão dos painéis AMOLED, mesmo quando a fabricante realiza otimizações através de um calibrador de imagens ou algo do tipo. Logo, com relação ao display não temos nenhuma surpresa no novo modelo.

Zenfone 3 vs. Zenfone 2: Desempenho e software

Antes do Zenfone 3 ser oficialmente lançado, a Asus já tinha adiantado que o dispositivo viria equipado com tudo o que existe de mais moderno no mercado. De fato, ele não fica para trás nos quesitos de especificações e conectividade, em relação aos top de linhas de linha de outras marcas apresentados neste ano. USB Type-C e leitor biométrico, por exemplo, marcam presença no Zenfone 3. 

Outro aspecto que o novo dispositivo herdou de seu predecessor foi o poder de fogo. A Asus manteve os 4 GB de RAM que fora introduzido pelo Zenfone 2, o primeiro aparelho com essa quantidade de memória a chegar no mercado. Existe uma outra versão do Zenfone 3 com 3 GB de memória RAM, que pode ser considerado por alguns como um downgrade.

AndroidPT asus zenfone 3 16
Zen Ui no Zenfone 3 / © AndroidPIT

O ganho mais visível no novo aparelho é o processador Snapdragon 625, deixando de lado o chipset da Intel que embalava o modelo anterior. Esse chip é o mesmo presente no LG G5 SE. Acredito que com esse componente da Qualcomm, a Asus poderá distribuir as atualizações do Android mais rapidamente. Não sabemos ao certo se é devido a algum problema nesse sentido, mas, mesmo com 4GB de RAM, foram mais de 9 meses para  que o Zenfone 2 recebesse o Android Marshmallow.

O Zenfone 3 é um modelo em meio a uma série de dispositivos que levam o mesmo nome, logo, estamos falando aqui de uma versão mais "básica". O Zenfone 3 Deluxe e o Ultra entregam um nível de experiência superior, mas, claro, têm preços mais elevados. Ainda sobre o desempenho do aparelho não posso deixar de falar sobre a interface do usuário da Asus, a Zen UI.

AndroidPIT ASUS ZenFone 2 Deluxe 9697
A Zen UI no Zenfone 2 © ANDROIDPIT

A interface melhorou bastante desde a primeira versão que tivemos acesso por aqui, que rodava no Zenfone 5. O software não conta com partes mal traduzidas ou recursos inúteis. Pelo contrário, temos no Zenfone 3 uma versão mais madura da interface do usuário. Contudo, ainda podemos ver um excesso de aplicativos e de duplicidades (dois players de música, dois navegadores de internet, etc...) que são impossíveis de se remover.

É claro que não queremos que todas as fabricantes passem a oferecer o Android puro, mas, se o usuário ganha recursos e apps de brinde, também deveria existir a opção de removê-los ou desativá-los por completo. Como disse a Camila Rinaldi no hands-on do Zenfone 3, a Zen UI ainda tem muita gordura pra queimar.

Zenfone 3 vs. Zenfone 2: Especificações técnicas

O Zenfone 3 traz inúmeras características novas, contudo, as especificações do modelo não são muito diferentes de seu predecessor. Confira:

  ASUS ZenFone 3 ASUS Zenfone 2
Modelo: ZE552KL/ZE520KL ZE551ML
ZE500CL
ZE550ML
ZE551ML
Fabricante: Asus Asus
Dimensões: 152,6 x 77,4 x 7,7 mm 152,5 x 77,2 x 10,9 mm (ZE551ML, ZE550ML)
148,1 x 71,5 x 10,9 mm (ZE500CL)
Peso: 155 g 170 g (ZE551ML, ZE550ML)
155 g (ZE500CL)
Tamanho da bateria: 3000 mAh 3000 mAh (ZE551ML, ZE550ML)
2500 mAh (ZE500CL)
Tamanho da tela: 5,5 polegadas 5,5 polegadas (ZE551ML, ZE550ML)
5 polegadas (ZE500CL)
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 1980 x 1080 pixels (410 ppi) 1920 x 1080 pixels (0 ppi) (ZE551ML)
1280 x 720 pixels (0 ppi) (ZE500CL, ZE550ML)
Câmera frontal 8 megapixels 5 megapixels (ZE551ML, ZE550ML)
2 megapixels (ZE500CL)
Câmera traseira 16 megapixels 13 megapixels (ZE551ML, ZE550ML)
8 megapixels (ZE500CL)
Flash: LED Dual-LED
Versão do Android: 6.0 - Marshmallow 5.0 - Lollipop
Interface: ZenUI Ainda não disponível.
RAM: 3 GB
4 GB
4 GB (ZE551ML)
2 GB (ZE500CL, ZE550ML)
Memória interna: 32 GB
64 GB
32 GB (ZE551ML)
16 GB (ZE500CL, ZE551ML)
128 GB (ZE550ML)

Memória removível: microSD microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 625 Intel Atom
Número de núcleos: 8 4
Velocidade máx. 2 GHz 2,3 GHz (ZE551ML)
1,6 GHz (ZE500CL)
1,8 GHz (ZE550ML)

Conectividade HSPA, LTE, Dual-SIM , Bluetooth 4.2 HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.0

Zenfone 3 vs. Zenfone 2: Conclusão

É válido dizer que o Zenfone 3 é uma atualização do Zenfone 2? Pessoalmente, acredito que não. Como disse no decorrer do artigo, existem mudanças na linha de design, na interface e funções inéditas que estão presentes no novo dispositivo. Você encontrará algumas semelhanças, mas isso é algo que acontece bastante quando um modelo faz parte de uma linha de aparelhos com o mesmo nome.

Opinion by Bruno Salutes
O Zenfone 3 é uma clara evolução do Zenfone 2.
O que você acha?
50
50
1134 participantes

Quem acompanha os lançamentos da Asus consegue notar que a empresa investiu bastante no Zenfone 3. De modo geral, os usuários terão acesso aos mesmos recursos, independente da versão do dispositivo comprado. Sensor biométrico e USB Type-C estão presentes em todos os modelos. O mais básico tem especificações de top de linha, principalmente quando olhamos para os modelos de outras marcas.

Logo, posso dizer que Zenfone 3 é uma clara evolução do Zenfone 2. O novo aparelho oferece um conjunto de recursos e ferramentas que não está disponível no modelo anterior. Mais do que oferecer memória RAM adicional, o Zenfone 3 permitirá que recursos atuais estejam acessíveis em diversas camadas de preços. Ainda estamos avaliando a câmera e a bateria do novo modelo e, assim que possível, atualizaremos este artigo com um veredito final sobre ambos.

O que você achou do Zenfone 3? Acha que o modelo é uma evolução do Zenfone 2?

Os comentários favoritos dos leitores

112 Comentários

Escreva um comentário:
  • Agora na minha opiniao, zefone 3 5.5 polegada estive as medidas um pouquinho menor ficaria maginifico, grande acerto zefone 3 seria estive adiciona bateria com amperes maior e carregador turbo e tambem e nao fosse chip hidrico, mais sim dual chip e entrada de cartao , usando os tres,
    Ai zefone estaria muito a frente todos, aparelho muito bonito, no fato motox play da motorola conseguiu agregar uma bateria melhor melhor 3630 amp tela 5.5 e carreg turbo e dual chip e cartao, e com aparelho menor que todos concorrente, lenovo nao conseguiu fazer isso

  • Estou aguardando pouco, mais estarei apostando zefone 3 tela 5.5 polegada 64 giga e 4 giga ram, acho pouco grande aparelho envista do motox play as medidas, mais quero tela 5.5 polegadas, charo que nao irei compra no brasil valor dele aqui e praticalmente 70% de imposto, mais como ja praticalmente comprei motox play, estou aguardando chegada, irei fazer a experiencia qual é o melhor e mais confortavel.

  • Para quem não acreditava em mim, eis a resposta da Asus que como fabricante de Smartphones é uma excelente Astronauta, procurem pelo tópico Today i got the mail from asus about android nougat no Fórum da Asus, o Zentalk!

  • E a pergunta que não quer calar!! Será 4G nos dois Slots ou apenas no primeiro, como o erro fatal do meu ZF2?

  • Lenovo P2 fiquei muito interessado, uma pena não ter USB -C e o Quantum Fly a qual não tem NFC e USB - C apesar de ser bonito e com bom desempenho pelas reviews ao meu ver deixou muito a desejar, importar um top mesmo.

  • Gostei bastante desse zenfone 3! Por favor Asus, não esfaqueie a gente com o preço!

  • Para mim as características principais são tamanho de tela, dual chip, resolução das câmeras, qualidade de som e imagem, então promete o Z 3ultra - Asus com tela de 6.8", câmera 8 e 16, anunciado som 🔊 externo super audível, espero que tenha a característica do meu atual, Z ultra Xperia da Sony, aprova de água, proteção sempre é bem vinda, sendo assim certamente vou adquirir esse aparelho

  • nossa! que decisão acertada por parte da ASUS em trazer o SnapDragon 821 no conjunto de hardware. algo que nem a Samsung nem LG tiveram o bom senso de disponibilizar em seus Phablets.

  • Possivelmente meu próximo smart, ficou top!!!

  • Pessoal, uma pergunta aí para os experts! Zenfone 3 ou Quantum Fly? Se analisarmos custo/benefício, acho que vai dar Quantum. Mas nas especificações gerais, não dá Zenfone 3, não?

  • O número 3

  • Parece que não vai ter muitos bloatwares como o zen2

  • São tantas escolhas de importação, e aqui no Brasil não muitas, vou ficar é louco, dos tops estou interessado no One Plus 3, Zenfone 3 Deluxe e principalmente no Leeco Le Max 2 pro me chamou muita atenção, ele não tem entrada pra fone e não pega rádio, o importante é o USB-C, se a grana não compensar pra pegar esses, vou nos intermediários, esse Lenovo Vibe P2, me seduziu, como fator principal a bateria, mesma coisa no Quantum FLY, ótimo aparelho, mas disputar contra os lançamentos concorrentes sem USB - C, não vale tanto a pena, a melhor opção aqui com preço em conta, desempenho e tecnologias inovadoras, seria o Zenfone 3 mesmo.

  • O mais importante..... preço , sem.ele não dá para opinar.

  • galera uma opniao aqui, o zenfone 3 tem 2 variantes uma com 5.5 de tela e outro com 5.2 de tela e a bateria e de 2600 para o de 5.2 , eu nao curto muito tela grande queria pegar esse menor mas estou com medo da autonomia se pequena

  • Esse ZF 3 é lindão!

  • Ainda gosto do zen2 uma pena a intel ter matado o aparelho com a arquitetura que botou, ótimo aparelho desempenho fantástico e um bom preço coisa q n veremos tao cedo

  • LG G5 Se vem com SNAPDRAGON 652, inverteram aí os números...

Mostrar todos os comentários
284 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi