O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
112 Compartilhado 34 Comentários

Como o Google ganha dinheiro com o Android?

Mesmo sendo o sistema mais utilizado no mundo, muitos dizem que o Google não faz muito dinheiro com o Android. Inclusive, uma análise de mercado mostrou que a empresa ganha mais com o iOS do que seu sistema operacional próprio. Mas será isso mesmo? Entenda nessa matéria como o Android é uma fonte inesgotável de dinheiro para o Google.

Antes, é bom sabermos que esse papo de que o Google não lucra com o Android não existe. Como dito acima, a empresa nunca forneceu esses dados então fica difícil saber o quanto o Android rende. O mais próximo que sabemos é que o Google, por baixo, tenha ganhado cerca de 33 bilhões de dólares desde 2008, sendo 22bi de lucro líquido.

Esses números foram passados pela Oracle, baseado em documentos fornecidos pelo Google em um processo que a a própria Oracle está movendo contra a gigante das buscas. No link abaixo, você encontra mais detalhes sobre esse processo:

Como você deve saber, o Android é um sistema operacional livre para qualquer fabricante de smartphones usá-lo, por isso, é interessante saber de onde vem esses bilhões que o Google já ganhou. Embora não haja como saber exatamente, duas são as fontes primárias de lucro do Big G: publicidade mobile e venda de aplicativos.

1. Ganho com publicidade

publicidade
Publicidade dá muito, muito dinheiro / © undefined

Graças aos advogados da Oracle, agora sabemos que a publicidade móvel é claramente a principal fonte de receitas quando se trata de Android. Só para se ter uma idéia, o Google pagou à Apple cerca de U$ 1 bilhão para ser o mecanismo de busca padrão em iPhones e iPads em 2014.

Se o Google pagou isso, sem dúvidas que a publicidade gerada no iOS deve ter sido algumas vezes maior do que esse valor, afinal eles não iriam jogar dinheiro fora. Com um investimento desses, só podemos concluir que o retorno é enorme.

A Google pagou à Apple cerca de U$ 1 bilhão para ser o mecanismo de busca padrão em iPhones

Mas como que uma simples barra de busca gera dinheiro no iOS? É comprovado por diversas pesquisas que os usuários do iOS geram rendimentos maiores, isso porque em média eles possuem rendimentos maiores e consequentemente estão mais propensos a compra online.

Funciona assim, quando um usuário digita algum produto na barra de busca, os primeiros resultados normalmente são links pagos por uma empresa X ao Google. Além disso, em diversos países, o Google ainda ganha porcentagens de vendas quando as compras são fruto de seus links publicitários. Imagine que pessoas fazem compras no mundo inteiro usando smartphones e, na maioria das vezes, tudo começa com uma busca na barra de pesquisa do Google.

Mas não é só isso, os mesmos anúncios que são mostrados nas pesquisas, também são mostrados em todos os outros apps da gigante das buscas: YouTube, Google Maps, Drive, Gmail, e muitos outros aplicativos e serviços do Google. Mas não é simplesmente mostrar um anúncio e esperar os usuários clicarem e depois comprar algo, os algoritmos do Google vão além.

SAM 1332
Google ganha com todos os apps deles no Android. / © ANDROIDPIT

Através dos seus aplicativos, o Google sabe exatamente o comportamento online dos usuários. Os algoritmos analisam os dados dos usuários, onde os mesmos clicaram, quais os e-mails que receberam, o que comprou e muito mais.

Sabendo o que o usuário faz, o que ele compra, o que come e o que bebe, o Google mostra anúncios quase que exclusivos, que se encaixam no gosto do usuário. Com isso aumenta em muito a taxa de conversão deles, ou a probabilidade do usuário clicar em seu anúncio. E é digno de nota que eles ganham duas vezes. Primeiro quando você clica no anúncio, pois o anunciante paga por seu clique, e depois na venda, pois o anunciante paga uma comissão ao Google.

Atualmente, a publicidade móvel ainda é um patinho feio para muitos anunciantes. Por isso, a publicidade móvel dá menos lucros que pesquisas em desktop, porque o valor de um click é geralmente menor. Mas isso aumenta a cada ano, pois cada vez mais as empresas estão reconhecendo que a internet móvel representa o futuro. Assim, quanto mais smartphones (Android e iOS) circulam no mercado, mais pessoas compram usando eles, mais pessoas pesquisam no Google e mais eles ganham por click e por comissões.

2. Aplicativos na Play Store

Cada aplicativo pago que é comprado na Google Play Store, o desenvolvedor repassa cerca de 30% do valor para o Google. Em troca, a empresa oferece toda a infra-estrutura necessária para armazenamento na nuvem, além do sistema de entrega de notificações. Agora, se analisarmos que o Google sempre foi uma empresa com uma grande infra-estrutura, 30% de todos os apps pagos geram um bom lucro para eles.

androidpit play store 2
Google ganha 30% de tudo o que é vendido na Play Store / © ANDROIDPIT

Para efeito de comparação, a receita da Apple é 70% maior do que a da loja do Google, mesmo com a metade de downloads da Play Store. Qual é a explicação? Simples, mais uma vez, os usuários da Apple não se importam em pagar por aplicativos. Assim, a quantidade de aplicativos comprados no iOS é bem maior do que no Android.

Entretanto, isso está mudando, principalmente depois das compras dentro do app chegarem ao Android, já que o Google também ganha em cima de todas elas. Além disso, os usuários Android a cada ano estão comprando mais e mais aplicativos, aumentando o lucro da empresa.

Números

Durante o Google I/O 2015, a empresa confirmou que pagou U$ 7 bilhões para os desenvolvedores em 2014. Fazendo uma conta simples, é possível concluir então que o Google teve um lucro de U$ 3 bilhões só em 2014 com aplicativos. É ou não é muito dinheiro?

Só que isso tende a aumentar. No gráfico abaixo é possível ver que a quantidade de downloads na Play Store só aumenta quando comparada com a App Store, da Apple:

grafico
Só aumentam números de downloads na Play Store / © App Annie

Não podemos esquecer do lucro que o Google tem com mídia na Play Store. São filmes pagos, música, livros e assinaturas. Embora não ganhe tanto, pois a receita de aluguel de filmes e afins ainda é pequena quando compara ao seu potencial, temos que pensar que são milhões de usuários ao redor do mundo, qualquer fração de compra já seria algo considerável.

Lucro de 31 bilhões ou mais

Como dissemos no começo, o Google não revela o quanto lucra. Chegamos aos U$ 31 bilhões só porque a Oracle disse no processo que move contra o Google por quebra de patentes. Mas, como eles mesmos dizem, isso deve ser apenas uma fração do que o Google realmente ganhou até hoje. Basta alguns cálculos para ver que a conta não fecha.

Sendo assim, através do Android, sem contar a barrinha no iOS, seriam U$ 24 bilhões em 2016 (3X mais). Isso sem contar a loja de aplicativos que mais que dobrou nos últimos anos. Mesmo essa conta sendo bem especulativa, não é difícil de acreditar que o Google ganhou bem mais que U$ 31 bilhões com o Android, não acham?

34 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi