O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
207 Compartilhado 69 Comentários

A série Galaxy A está cada vez mais parecida com a Galaxy S

Bateria de 3.000mAh, 3GB de memória RAM, certificação IP68, suporte ao Samsung Pay, câmera traseira com 0.0mm de protuberância: estas não são características do carro-chefe da Samsung, mas do novo intermediário Galaxy A5. Depois de analisar várias características da série Galaxy A, já não tenho dúvidas de que os intermediários da fabricante sul-coreana estão cada vez mais parecidos com os topo de linha da série Galaxy S.

No passado, a Samsung tinha as séries Galaxy S, Galaxy Note e o resto. Como uma gigante da tecnologia, a fabricante sul-coreana sempre teve uma enorme fatia do mercado de dispositivos móveis no Brasil e, sempre que você chegava em uma loja, o atendente oferecia um Galaxy por que este era um Samsung. Contudo, no final das contas, faltava memória, a TouchWiz pesava, a tela era mínima e a experiência do usuário era péssima. Bem me entende quem já teve um Galaxy Mini, Galaxy Ace, Galaxy Y ou Galaxy Pocket.

Contudo, com a forte concorrência no mercado de dispositivos de entrada e gama média (devemos sim agradecer à Motorola), a Samsung se viu obrigada a mudar, e as séries J e A começaram a fazer sucesso por aqui. Não apenas porque levavam o nome da gigante da tecnologia, mas porque passaram a ser sinônimo de qualidade.

Opinion by Camila Rinaldi
A série Galaxy A está cada vez mais parecida com a Galaxy S.
O que você acha?
50
50
536 participantes

Hoje recebi um email da equipe de assessoria da Samsung falando sobre alguns dos destaques da nova série A. Sinceramente, nunca tive muito contato com a linha, não tanto quanto tenho com os Moto G e Z, com os Xperia ou com a própria linha Galaxy S, talvez por isso, algumas coisas realmente me chamaram a atenção a respeito destes destaques.

samsung galaxy a protuberancia
Exclusão total da protuberância da câmera / © Samsung

Todos sabemos que o Galaxy S8 está prestes a ser anunciado, e que entre as suas características temos a diminuição da protuberância da câmera, a manutenção do certificação de resistência à água IP68 ou mesmo uma possível surpresa no aumento desta certificação, bem como a combinação de metal no contorno do dispositivo e de vidro curvo 3D na parte traseira. Isso tudo o novo Galaxy A5 possui.

galaxy s8 cad schematics 2
O Galaxy S8 é esperado com a menor protuberância da câmera possível / © @onleaks

A série de intermediários da Samsung pode não ter o aproveitamento da tela esperado no novo Galaxy S8, mas talvez vejamos isso acontecendo no futuro. Sinceramente, isso também não é necessário, visto que existe publico para ambas as características de display.

Enfim, ver a otimização no design, no software e nos componentes internos da série Galaxy A, e mesmo um padrão mantido na série Galaxy J, me faz ver o quanto a Samsung mudou o próprio entendimento sobre o seu portfólio no Brasil.

É claro que o preço mudou também. Porém, levando em consideração que a nova geração do Galaxy A5 chegou ao mercado em 27 de janeiro deste ano pelo preço sugerido de R$2.099,00, e já pode ser encontrado no varejo nacional por R$1.889,10, diria que em um curto prazo o preço tende a ficar ainda mais baixo.

Acredito que o novo slogan da Samsung para a série A define a estratégia da fabricante por aqui muito bem: "Mesmo DNA Galaxy, nova atitude". 

E aí, levando em consideração os dispositivos na mesma margem de preço no mercado nacional, você acha a linha Galaxy A uma boa opção? Na sua opinião, a Samsung está revendo o portfólio de smartphones de entrada e intermediário no país nos últimos anos?

69 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
207 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi