O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 177 Compartilhado 63 Comentários

O assistente virtual do seu Android já pode ser a Cortana

A Cortana é a assistente virtual da Microsoft, lançada durante o ano de 2014 para Windows Phone, e concorre diretamente com a Siri e também do Google Assistente. A novidade agora é que sua última atualização permite defini-lá como a assistente virtual padrão do Android, substituindo temporariamente o Assistant.

Existem inúmeras vantagens no uso da Cortana, e uma delas é a integração da assistente com computadores que rodam Windows 10. A sincronização entre aplicativos é o ponto alto, uma vez que o usuário pode ser alertado sobre suas chamadas ou mensagens perdidas no telefone pela tela do PC. É claro que a Cortana também faz consultas similares à Siri, por exemplo, como previsão do tempo e na agenda de contatos.

A boa nova aqui é que a última atualização da assistente traz em suas configurações a opção de torná-la padrão no Android, substituindo assim o Google Assistente. Poucos usuários brasileiros estão usando o assistente do Google em português durante a etapa atual de testes, que é bastante restrita, portanto, acredito que usar a Cortana, mesmo que em inglês, até que o Big G disponibilize o Assistant no idioma local para todos não será um problema.

O botão de início pode ser configurado para acionar a Cortana ao invés do Google Assistente, ou do Google Now a um Toque, dependendo de qual mecanismo você estiver usando. Para isso, você precisa baixar o último APK da Cortana clicando aqui, que é a versão 2.8.0.1810.

Após a instalação, vá até o ícone que fica no canto superior direito do app (conta) e selecione "Configurações". Clique em "assistente padrão" e depois em "voz", e confirme a Cortana como a assistente pessoal do seu Android.

cortana default android assistant
Ativando a Cortana como assistente padrão do Android  / © AndroidPIT

Além de realizar consultas e gerenciar atividades, a Cortana pode ser customizada de diferentes formas. Você pode mudar a cor padrão dos menus, usar comandos de voz personalizados, definir para que a Cortana seja ativada na tela de bloqueio por voz e também ativar um feed lateral na tela de início, que reunirá informações interessantes, como uma espécie de Google Now.

E aí, vai experimentar a Cortana até o Google liberar o Assistente em português? Ou vai passar longe?

Os comentários favoritos dos leitores

63 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
177 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi