O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 33 Compartilhado 33 Comentários

Confira a comparação entre o Galaxy S4 mini e o Xperia Z1 Compact

A CES 2014 serviu de palco para a Sony comprovar que um smartphone compacto pode ser grande. Entretanto, a japonesa não foi a primeira fabricante que apostou alto neste tipo de modelo, já que a HTC adicionou algumas das grandes specs do HTC One ao modelo "mini" do seu carro-chefe. Porém, é preciso reconhecer que a Sony extrapolou os limites da definição de "menor" e colocou no mercado uma versão realmente compacta do Z1 quando anunciou o Xperia Z1 Compact. Como a HTC já não comercializa mais seus smartphones em terras tupiniquins, que tal colocar o mais novo Xperia ao lado do Galaxy S4 mini? Confira a comparação dos dois minis do mercado nacional.

Xperia Z1 Compact Galaxy s4 mini
Sony Xperia Z1 Compact x Samsung Galaxy S4 mini! / © Sony/ Samsung/ AndroidPIT

Design e acabamento

O design é algo bastante subjetivo, mas no caso destes dois smartphones, não tenho preferência por nenhuma das duas fabricantes. Porém, vale dizer que a Samsung utiliza o plástico como matéria-prima do S4 mini (e de todos os seus smartphones) e a Sony optou pelo mesmo material usado no Xperia Z1, ou seja, vidro e alumínio. Além disso, assim como o original, a carcaça também é à prova d'água e poeira (certificado IP55/58). Por isso, o Z1 Compact vem com proteções para todas as portas.

Outra característica bem marcante no design dos dois aparelhos está nos botões. Enquanto a Samsung utiliza um botão físico para a Home, a Sony prefere apenas botões de toque capacitivos na tela. Na realidade, depois que o Z1 Compact for atualizado para Android 4.4.2 e contar com a barra transparente, os usuários irão contar com um melhor aproveitamento de tela. Porém, em termos de aproveitamento de display, ambos parecem oferecer a mesma experiência.

Xperia Z1 Compact Galaxy S4 mini botoes
Enquanto a Sony aposta nos botões na tela (acima), a Samsung prefere manter pelo menos um botão físico! / © Sony/ Samsung/ AndroidPIT

Dimensões e peso

Apesar de ambos os dispositivos possuírem o mesmo tamanho de tela, o Galaxy S4 mini é menor, mais fino e mais leve que o Z1 Compact. Muito disso se deve ao fato de que o mini é de plástico e o Compact é de vidro e alumínio. Além disso, é preciso levar em consideração que o smartphone da Sony foi desenvolvido para entregar resistência à prova d'água e à poeira, logo, possui dimensões um pouco maiores, porém, nada que seja tão perceptível.

Xperia Z1 Compact Galaxy S4 mini dimensoes
O Z1 Compact é mais pesado e um pouco maior que o Galaxy S4 mini. / © Sony/ Samsung/ AndroidPIT

 

  Xperia Z1 Compact Galaxy S4 mini
Dimensões 127 x 64,9 x 9,5 mm 124,6 x 61,3 x 8,9 mm
Peso 137 g 107 g

Especificações

E é no quesito especificações técnicas que o Galaxy S4 mini fica longe, bem longe do Xperia Z1 Compact. Honestamente, nunca fui fã da linha mini das fabricantes. Antes do Galaxy S3 mini surgir no mercado, os rumores eram de que traria todas as características do modelo original, mas com menos polegadas de tela. Isso o deixaria imbatível em comparação ao iPhone, visto que a tela de 4,8 polegadas não alegrava a todos. Porém, a Samsung lançou um mid-range muito sacana e maculou a ideia inicial. Isso me deixou com os dois pés atrás com relação a linha "mini".

Aí, veio a HTC, que diga-se de passagem fez um trabalho melhor que a Samsung, porém pecou no acabamento, na quantidade de RAM e na bateria do HTC One mini. E então, veio a Sony... e o Xperia Z1 Compact... e tudo começa a ficar diferente!

Xperia Z1 Compact galaxy s4 mini camera
A câmera do Z1 compact possui um sensor de 20,7MP, enquanto a do Galaxy S4 possui 8MP.© Sony/ Samsung/ AndroidPIT

Na tabela abaixo, fica óbvia a distância entre o Z1 Compact e o Galaxy S4 mini: CPU, memória RAM, câmera e a capacidade de bateria são algumas das características que à primeira vista saltam aos olhos. Não tenho medo de afirmar que o Z1 Compact é o único smartphone mini presente no mercado capaz de bater de frente com o iPhone 5S, pois manteve a ideia original de grandes especificações e tela relativamente menor.

  Xperia Z1 Compact Galaxy S4 Mini
Sistema Operacional Android 4.3 + Xperia UI Android 4.2.2, atualizado para Android 4.3 + TouchWiz
Tela 4,3 polegadas, 1.280 x 720 Pixels (342 ppi) 4,3 polegadas, 960 x 540 Pixels (256 ppi)
Processador Snapdragon 800, Quad Core, 2,2 GHz Snapdragon 400, Dual Core, 1,7 GHz 
Memória RAM 2 GB 1,5 GB
Memória Interna 16 GB + microSD (até 64 GB) 8 GB + microSD (até 64 GB)
Conectividade LTE, WLAN 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0, USB 2.0, NFC LTE, WLAN 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 4.0, USB 2.0, NFC, Sensor infravermelho
Câmera 20,7 MP (principal)
2 MP (frontal)
8 MP (principal)
1,9 MP (frontal)
Bateria 2.300 mAh, não-removível 1.900 mAh, removível

Software

Ambos os dispositivos rodam com Android 4.3, porém, cada um deles mantêm as características das suas fabricantes. No Z1 Compact, a Sony oferece praticamente o mesmo serviço dos demais smartphones da linha Xperia, com exceção do software da câmera. Já o Galaxy S4 mini possui grande parte dos recursos mais inteligentes do Galaxy S4 original. Mas aí vai do gosto do cliente, optar pela Xperia UI ou pelo TouchWiz.

Xperia Z1 Compact Galaxy S4 mini software
Xperia UI (esquerda) ou TouchWiz (direita): qual das duas você prefere? / © Sony/ Samsung/ AndroidPIT

Conclusão

Você pode até não achar justa a comparação entre estes dois smartphones, porém, o Galaxy S4 mini já está à venda no mercado nacional e, segundo informações da Sony Brasil, o Xperia Z1 Compact tem boas chances de chegar ao Brasil (mas isso será confirmado após fevereiro ou março). O HTC One mini não será vendido no varejo nacional e o LG G2 mini nem foi lançado ainda. Porém, se o Z1 Compact enche mais aos olhos, existe algo indiscutível nessa comparação e que torna o Galaxy S4 mais atraente: o preço.

No Magazine Luiza, por exemplo, é possível comprar o Galaxy S4 mini 4G por R$1.399,00. Já o Xperia Z1 Compact pode chegar ao mercado por um valor condizente (em parte) com o seu hardware. O Z1 foi lançado no Brasil pelo preço absurdo de R$2.399,00 e, levando em consideração que o Z1 Compact é a versão original do carro-chefe da Sony, mas com algumas polegadas a menos, não existe chance de ser lançado abaixo da casa dos 2.000 reais.

Levando em consideração hardware, software e preço, qual dos dois smartphones você levaria para casa: o Xperia Z1 Compact ou o Galaxy S4 mini? Deixe nos saber a sua opinião nos comentários abaixo.

33 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi