O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 119 Compartilhado 48 Comentários

O Galaxy S8 realmente merecia uma câmera dupla?

Os vazamentos sobre o processo de desenvolvimento do Galaxy S8 continuam mesmo após seu lançamento oficial. Hoje, por sinal, o modelo será lançado no Brasil, e também tivemos a oportunidade de conhecer um protótipo do dispositivo com uma câmera dupla, projeto abandonado em sua versão final. Mas, afinal, os novos S8 mereciam um conjunto de lentes dupla?

As câmeras duplas se tornaram mais populares no ano passado, presentes em modelos como o LG G5, o iPhone 7 Plus e o Huawei P9. O ano de 2017 também tem nos reservado algumas novidades nessa área. O G6, da LG, e o Huawei P10 deram continuidade ao projeto iniciado por seus predecessores.

É claro que as grandes fabricantes precisam abraçar essas novidades, visto que elas são as responsáveis por tornar essas tendências acessíveis em diversos países. A Samsung, aparentemente, resolveu não apostar nas lentes duplas e priorizou outros aspectos nos novos Galaxy S8. Pelo menos é isso que revela o protótipo que foi divulgado hoje na internet:

galaxy s8 lens duo leak
Protótipo do S8 com lentes duplas  / © TekSapo

A empresa realmente teve o interesse de adotar uma câmera dupla em seu novo flagship. Entretanto, a presença dos sensores na parte traseira poderia fazer com que a Sammy precisasse abrir mão de um dos grandes diferenciais do S8: o display infinito (Infinity Display). Seria tecnicamente difícil para a empresa adicionar o sensor biométrico na traseira da forma como foi feito com os novos produtos, devido aos módulos e componentes das lentes duplas.

Se não estivesse na região traseira, provavelmente a Samsung teria que colocá-lo na parte frontal, o que não seria interessante para o conceito de display infinito. Afinal, teríamos um botão físico e mais espaço seria utilizado pelas bordas. É claro, essa é a minha teoria para a desistência dessa ideia nos S8.

Isso não significa que a marca pretende abandonar esse projeto. Pelo contrário, ainda teremos o Note 6 este ano, que pode chegar ao mercado trazendo câmeras duplas. No mais tardar, podemos ver esse recurso chegando ao Galaxy S9.

O Galaxy S8 realmente merecia uma câmera dupla?

Pessoalmente, não vejo muitas vantagens em ter uma câmera dupla em um smartphone. Digamos que eu não acho que esse recurso seja 'algo matador'. A ausência dessa tendência de mercado também não faz com que os Galaxy S8 sejam produtos inferiores, pelo contrário, acredito que dificilmente um usuário que venha a se tornar proprietário de um S8 irá sentir falta de uma segunda lente.

Opinion by Bruno Salutes
A câmera dupla não fez falta no Galaxy S8.
O que você acha?
50
50
428 participantes

No campo das lentes duplas, a Apple investiu numa lente teleobjetiva de 56mm com abertura f/2.8, que é dedicada para o zoom e para dar sensação de maior profundidade de campo da imagem. A Huawei, por sua vez, aposta num sensor secundário monocromático, que funciona em conjunto com o principal RGB, oferecendo maior detalhamento e profundidade em fotos com tons cinzas.

Nesses dois casos temos resultados bons e bem interessantes, dependendo da iluminação, mas não é nada que o usuário não consiga fazer com a câmera do Galaxy S8 e usando um bom aplicativo de edição de imagem.

Na minha opinião as câmeras duplas passaram despercebidas nos Galaxy S8. E na sua opinião?

Via SapoTek

119 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

48 Comentários

Escreva um comentário:
  • Ai eu vejo o brasileiro falar. Pago 4 mil no celular pq eu posso. Ai vem a 2nd pergunta. Até quando? Acorda povo!

  • só posso dar minha opinião sobre as duas lentes, quando eu tiver um em mãos. pra usar e depois dar o veredito final se é necessário. pelo que vejo de informações de terceiros, me parece deixar a imagem muito show. de câmera profissional...
    futuramente não precisaremos comprar câmeras caríssimas e grotescas pra tirar foto por aí...

  • Acredito que a Samsung não teve tempo de incorporar o sensor de impressão digital na tela então tiveram que sacrificar a segunda câmera

  • imagina, iria passar dos 5000 com mais uma câmera, na verdade não me importa pq não vou comprar mesmo

  • Se com uma câmera só ele já chegou por mais de R$4,000,00 imagina com uma câmera dupla!

  • Não concordo. Acho que câmera dupla só foi uma desculpa pra dizer que houve inovação. Porque sabemos que em qualidade pouco nota-se.
    Não vejo uma significância explícita em câmeras duplas. Quero fotos com mais iluminação à noite.

  • Eu realmente não acho necessário as duas lentes num smartphone. E quando digo necessário, digo algo que me faça desistir de comprar um em prol do outro. Fora que, eu não uso tanto assim as câmeras.

  • Já saiu o preço.....

    4000,00 e 4400,00

  • O lg G6 tem câmera dupla. E eu pergunto... É feio o desgn????? Prejudicou o desgn????
    Sinceramente bem mais elegante que se ter um sensor biométrico retangular paralelo a câmera

  • Bom na verdade, quando não se conhece ou quando não experimentamos algo,podemos até dizer que: ah eu acho mais bonito gadgets com apenas uma câmera.. Por exemplo
    Mas se perguntar pra quê ou que não serve, que é bobeira ou que não viu nenhuma evolução em se ter camera dupla sem nunca ter usado.... Uma afirmação um tanto quanto precipitada.

  • Existem gadgets que possuem excelentes câmeras é verdade. Mas câmeras quase perfeitas... acho que ainda não chegaram a este nível...

  • Bom gosto não se discute. Mas sinceramente quem já usou lg G5, principalmente o europeu ( melhor hardware, maior memoria RAM. Fotos em RAW e etc.) sabe que é favorável se ter câmera dupla. Aumenta o leque de possibilidades. No LG G5 por exemplo, e possível tirar foto pegando um ângulo bem maior. "Cabe" mais coisas ou mais gente na foto. Possivel também filmar no modo tradicional( ângulo tradicional) e alternar para o modo de maior ângulo e vice versa, sem precisar interromper/parar a filmagem. Fica bem legal.
    Acho que seria válido o S8 ter vindo com came2ra dupla. E acho que querendo ou não isso será uma tendência daqui a alguns anos. Daqui pra frente as empresas implementarem o módulo de câmera dupla. Com qualidade claro. Nós só temos a ganhar com isso.

    O que não implica dizer que o Celular q tem câmera dupla seja melhor que o que tem apenas uma câmera. Mas depois que você acostuma... Com elas...kkkk

    Parabéns LG pela excelente câmera do LG G4 ( que tem apenas uma câmera traseira. Excelente câmera!!!) e parabéns. Novamente por implementar câmera dupla traseira no LG G5. Pois o que era excelente no LG G4 ficou Perfeito no LG G5.👏👏👏👏

  • Ter dois câmeras não significa qualidade... só justifica pra aumentar os preços.

    Se fizesse realmente diferenças na qualidade, todas câmeras profissionais teriam 2 câmeras.

  • Infelizmente não é algo padrão, cada empresa tem uma justificativa em particular para as câmeras traseiras, se já houvesse um padrão com certeza a Sammy investiria no negócio. Fora que vale a pena ela pegar esses protótipos, estudar melhor eles pra colocar essa função no Note 8 que seria a cara do dispositivo.

  • Precisa não. A câmera do S7 já é quase perfeita. Se a do S8 for melhor, pra quê ser dupla?

  • Esse protótipo com camera dupla não tem sensor de impressão digital na traseira... Sera se estavam testando na tela?

    CAV

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi