O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Opinião 553 Compartilhados 79 Comentários

O Google Allo está chegando. E o Facebook Messenger será a sua primeira vítima

Depois de uma longa preparação, o Allo – mais novo messenger desenvolvido pelo Google – está chegando ao grande público. Anunciado no Google I/0 2016, o comunicador chega para competir com pesos-pesados do setor como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger. Mas é nesse último que o app deve centrar suas forças. E tem uma forte arma para isso: o próprio ecossistema do Google. 

Explico: a principal característica do Allo é a sua integração ao Google Assistant, que podemos considerar um upgrade do Google Now (o atual assistente de voz que habita os Androids mundo afora) e que usa o recurso de chatbots. Isso permite, por exemplo, sugestões de restaurantes, se você está combinando um jantar com seu amigo por meio do messenger, com a possibilidade de fazer as reservas e agendar o horário. É possível também “conversar” com o assistente, via @Google, e pode fazer perguntas diversas, a exemplo do que é feito Google Now.

AndroidPIT allo app 3
O Allo estará integrado ao upgrade do Google Now / © AndroidPIT

Além disso, a dupla Allo / Assistant terá uma tecnologia de aprendizado, sugerindo respostas automáticas ao usuário. Por exemplo, se o seu interlocutor enviar uma foto de um filhote, o sistema envia a você respostas automáticas, como “Oh que gracinha”.  Para completar, durante a conversa com seu interlocutor, o usuário pode personalizar o tamanho do texto e dos stickers, fazer anotações em cima das fotos enviadas e usar um modo Incognito, totalmente encriptado, para o envio de mensagens privadas.

Ok, tudo muito bom. Mas por que o Facebook Messenger seria o alvo do Allo?

Simples, jovens padawans. Assim como Allo, o Facebook vem investindo cada vez mais na Inteligência Artificial para o Facebook Messenger, mais precisamente na forma de bots, que farão o papel de pequenos assistentes. Eles se comunicarão com o usuário usando a inteligência artificial para executar determinados serviços, como pedir uma pizza, enviar flores, pedir um resumo das notícias do dia ou se comunicar com a área de atendimento de empresas. 

messenger bots 7
Os bots do Facebook Messenger já trabalham com diversas empresas / © AndroidPIT

Nesse último quesito, inclusive, o Facebook Messenger já conta com parceria com alguns grandes varejistas dos EUA (onde a ferramenta vem sendo testada), como a administradora de cartões American Express, a rede de hotéis Hyatt, o comparador de preços de passagens aéreas Kayak, o canal de notícias CNN e a Disney. 

E por que o Allo levaria vantagem nessa disputa com o Facebook Messenger?

Como eu disse na apresentação deste texto, o próprio ecossistema do Google será uma arma e tanto para bater o Facebook Messenger. Isso porque, ao contrário do comunicador do Facebook, que usa parcerias com outras empresas para fazer uso dos seus bots, o Allo terá à disposição uma série de produtos da Big G para interagir. Ou seja, o Assistant trará ao usuário resultados a partir do YouTube, Google Maps, Cards, News, Gmail, Shopping, Play Músicas e por aí vai. 

Allo google assistant 3
Diversas plataformas do Google estarão integradas ao Allo / © Google

Além disso, o software de aprendizagem do Allo permitirá que o comunicador entenda o contexto das suas conversas, fornecendo informações a partir do próprio Google. Por exemplo: se você está conversando com o seu amigo sobre futebol e quer saber o placar de uma partida, o Google trará o resultado do jogo a partir do seu mecanismo de busca.

A publicidade online chega aos messengers sem precisar de anúncios 

De acordo com John Jackson, vice-presidente de pesquisas para plataformas móveis e conectadas do IDC, usuários de smartphones gastam cerca de 23 horas por semana com messengers e aplicativos sociais. E para o Google, apps como o Allo são uma bela forma de entender o comportamento do usuário para atrair ainda mais investimentos em publicidade. Logo, toda informação que suas ferramentas de inteligência artificial conseguirem capturar, será ouro para a empresa. 

RM
Rui Maciel
Para o Google, é melhor ter uma base de usuários menor, mas mais qualificada para o Allo, já que será possível entender seus hábitos para fins publicitários.
O que você acha?
522 participantes
50
50

Em última análise, esse entendimento do comportamento do usuário por meio da Inteligência Artificial (assistentes pessoais, bots, etc) é a forma que a publicidade encontrou para invadir os messengers, sem necessariamente inundar esse tipo de programa com anúncios. 

Mas o Google Allo poderá roubar usuários do WhatsApp e do Telegram?

É difícil prever isso antes da chegada do Allo ao mercado, mas, talvez, esses dois apps não sejam o alvo principal do novo messenger do Google. No caso do WhatsApp, sua base instalada é grande demais para ser afetada a curto prazo. Além disso, muitos dos seus usuários estão mais preocupados em ter funções mais práticas, no comunicador, como videochamadas e suporte a GIFs, do que propriamente um assistente de voz que é pouco usado até mesmo na página inicial do smartphone. 

AndroidPIT best messenger apps 5
WhatsApp e Telegram contam com uma base fiel de usuários / © ANDROIDPIT

No caso do Telegram, o comunicador russo conta com uma base de usuários que se não é tão grande - pouco mais de 100 milhões - é bastante fiel ao app, principalmente por suas tão propagadas funcionalidades de segurança.  Além disso, o messenger também já traz um bom número de recursos que até mesmo o WhatsApp não conta. 

Logo, é possível que o Google prefira qualidade (uma base mais refinada de usuários, com acesso a seus hábitos) do que quantidade (já que o WhatsApp, mesmo com mais de 1 bilhão de usuários ainda não dá lucro para o Facebook) na nova etapa da “Guerra dos Messengers”. 

Os próximos meses serão bastante interessantes. 

E você está disposto a dar uma chance ao Google Allo?

79 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi