O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 104 Compartilhado 36 Comentários

Onde você estava na noite do dia 15 de março? O Google Maps sabe!

Imagine estar uma sala quente, sem janelas, o vidro no meio da parede na sua frente  é um espelho - mas você sabe muito bem que ali atrás há um comissário de polícia e a única testemunha do incidente com a intenção de interpretar todas as suas expressões faciais. Em dado momento, o policial que te interroga grita a pergunta: "Onde você estava na noite de 15 de Março, hein?", Você sua frio, e sabe que não vai lembrar e diz…"Posso perguntar para o Google Maps?”

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
3485 participantes

Google Map - Seus Lugares e a falta de privacidade

Ok, talvez uma sala de interrogatório não seja o lugar mais apropriado para pedir o uso do Google Maps, mas saiba que o aplicativo está sempre rodando em segundo plano no seu smartphone, gravando cada passo que você dá, mais precisamente na seção Seus lugares. A primeira vez que eu encontrei este esconderijo no app fiquei chocada. Sejam 3 dias, 4 meses ou 1 ano atrás, o Google Maps lembra de tudo. Ele conhece os meus hábitos e os lugares que eu frequento melhor do que a minha mãe! Preocupante, para dizer o mínimo.

Mas isso não é tudo! Além da lista de lugares visitados, incluindo bares, aeroportos, restaurantes, museus e etc., você pode acessar o histórico do Google Maps e voltar no tempo, usando o calendário no topo da página. O app não só mostra os endereços em que você esteve, mas também os caminhos seguidos de carro, a pé ou de transportes públicos e o tempo gasto na viagem.

androidpit google maps violacao privacidade 1
Parece que eu fiz um percurso de 3,0 kilometros de carro no dia 19 / © ANDROIDPIT

No dia 19 de maio, por exemplo, eu andei 3,0 Km de carro, num total de 18 minutos. Por quê? Será que eu bati a cabeça? Por que o Google se lembra desse trajeto e eu não? 

A coisa mais surpreendente, no entanto, está sob o título Marcados, dentro da seção Seus lugares. Aqui, eu descobri que tinha endereços de casa e do trabalho de vários dos meus amigos guardados. Endereços que não talvez nem tenha chegado fisicamente, e nunca sequer salvo no meu smartphone. E que, provavelmente, tenham sido compartilhados a partir dos meus contatos e, de alguma forma, foram sincronizados com minha conta. Horripilante, não?

Google Maps - Como limpar o seu histórico e ser invisível aos olhos do Google

Eu não entendo. Não tenho nenhum problema em permitir que o Google Maps acesse a minha localização para ser capaz de me fornecer indicações mais precisas. Mas por que ele precisa salvar todos os meus passos dia após dia? E mais: por que gravar qualquer endereço meu ou dos meus amigos sem que eu tenha pedido? 

Felizmente, é possível limitar esta invasão de privacidade nas configurações do aplicativo. Acessando as Configurações Gerais > Editar casa ou trabalho no Google Maps, você pode remover os endereços marcados, da sua casa, trabalho e amigos. Mas, desta forma, toda vez que você quiser ir a um dos seus lugares favoritos você tem que lembrar o endereço exato e digitá-lo na barra de pesquisa.

androidpit google maps violacao privacidade 2
Limite a invasão de privacidade do Google / © ANDROIDPIT

Acessando a seção Seus lugares > Visitados e clicando na Linha do tempo no topo da página, você pode ver a data exata dos seus deslocamentos. Selecione os três pontos superiores no canto direito da tela e escolha a opção de Configurações da linha do tempo. A partir daqui, você pode negar ao Google Maps o acesso ao local ou desativar e excluir o seu histórico de localização.

androidpit google maps violacao privacidade 3
Você pode editar e eliminar seu histórico de endereços no Google Maps / © ANDROIDPIT

Google Maps - A política de privacidade do Google

A qualquer momento, para aliviar o seu estado de perpétua ansiedade e recuperar um pouco de confiança no Google, você pode acessar as Configurações > Sobre, Termos e Privacidade do Google Maps, ir para a seção Termos e Privacidade e clicar na seção Política de Privacidade. Nesta seção, você encontrará tudo sobre os dados coletados pela empresa, como eles são usados, quais informações são compartilhadas, qual a segurança das mesmas e quando a política de privacidade é aplicável.

androidpit google maps violacao privacidade 4
Você pode ler e reler os termo e condições de privacidade do Google sempre que quiser / © ANDROIDPIT

Basicamente, o que é preciso entender é: quando você usa os serviços do Google, você confia a eles as suas informações.  Há pessoas que estão bem com isso e há aqueles que traduzem isso como: "Você acabou de assinar um pacto com o diabo. Você não quer ter sua alma de volta?". 

Logo, cabe à você - uma vez concedidos seus principais dados ao Big Brother Google durante a ativação de sua conta - ajustar as configurações e permissões para que sua privacidade não seja violada.

O Google te dá a opção de negar qualquer autorização para os aplicativos, mesmo os nativos do seu aparelho, mas não espere usá-los da mesma maneira ou obter uma operação igualmente intuitiva e inteligente.

Agora chega de conversa! Depois de olhar o seu histórico, onde você esteva no dia 15 de março? Me conte aqui nos comentários.

104 Compartilhado

36 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi