O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
185 Compartilhados 41 Comentários

Google Pixel vs. Nexus 5X - Um comparativo de conceitos

Ao compararmos o Google Pixel com o antecessor Nexus 5X, as diferenças são óbvias. Tive a chance de usar ambos os modelos da nova e da série anterior e o que mais chama a atenção é a diferença no software destes dois dispositivos.

Pixel vs. Nexus 5X - Preço

Uma das diferenças mais gritantes entre os dispositivos é o preço. O preço sugerido do Nexus 5X no seu lançamento, em 2015, era de 479 euros (cerca de 1.700 reais em uma conversão direta) para a versão de 16GB, e de 529 euros (1.900 reais) para a de 32GB. Hoje, é possível encontrar a versão de 32GB por a partir de 1.300 reais sem taxas ou impostos em canais não oficiais.

Já com o Pixel, a Google resolveu subir bastante o preço, já que a versão de 32GB chega por 759 euros (em torno de 2.720 reais sem contar taxas ou impostos), e a de 128GB, por 869 euros (3.115 reais em uma conversão direta). Vale lembrar que nenhum destes dois modelos está disponível no país.

Pixel vs. Nexus 5X - Design

A Google e a HTC desenharam os dispositivos Pixel juntos, e pela primeira vez, uma fabricante abriu mão de ter o seu logo incluído no dispositivo. Nos Nexus 5X e Nexus 6P, encontramos os logotipos das fabricantes (respectivamente, LG e Huawei), enquanto os Pixel parecem vir diretamente da Google.

androidpit Nexus 5X 7
O Nexus 5X vem com o logo da LG / © AndroidPIT

A Google fez o Pixel mais fino, mais liso e com mais qualidade do que os modelos Nexus. Em contraste com o Nexus 5X (o patinho feio), o Pixel não faz concessões ao design, e está no mesmo nível de um iPhone 7 ou do Galaxy S7. Infelizmente, não foi incluída a proteção de resistência à água, presente nos dispositivos de primeira linha.

AndroidPIT Google Pixel Event2016 9843
O "G" na parte traseira do Pixel sugere que o Google é que fabricou o aparelho, mas foi a HTC / © AndroidPIT

Pixel vs. Nexus 5X - Tela

A tela foi reduzida de 5,2 polegadas no Nexus 5X para as 5 polegadas do Pixel. A resolução foi mantida, ambos são Full HD, o que faz com que o Pixel fique com 441 ppp, enquanto o Nexus 5X tem 424 ppp. Graças à tecnologia AMOLED, o Pixel ganha em contraste. Entretanto, ainda precisamos de mais testes para saber se ele pode superar o brilho do Nexus 5X.

androidpit Nexus 5X 5 8
O Nexus 5X veio com tela IPS / © ANDROIDPIT

Uma característica única do Pixel é o modo de leitura noturna (ainda que essa exclusividade provavelmente seja temporária), que diminuiu os tons azuis da tela. Uma atualização para Android 7.1 trará essa função para outros telefones rodando com a Android , o que nos leva ao próximo ponto.

Pixel vs. Nexus 5X - Software

Os smartphones Pixel vêm com Android 7.1. No lançamento deles, essa versão ainda não estava disponível para a linha Nexus. Com a atualização dos Nexus para  Android 7.1, nem todas as funções do Pixel chegarão à linha, o que faz com que o Pixel mantenha algumas de suas características únicas.

Os smartphones Pixel não são mais Nexus

Entre essas características encontramos uma nova forma de fazer updates, que instala as atualizações do sistema em segundo plano, somente sendo necessário reiniciar o aparelho para que elas sejam ativadas. Com isso, não temos mais a demora do processo de baixar, instalar e otimizar os apps. Essa função é baseada em uma nova partição de sistema, o que impede que smartphones anteriores a recebem a partir de uma atualização. Novos smartphones que já vierem com o Nougat é que poderão receber essa função.

AndroidPIT Nexus family group shot
Os Nexus ficarão sem as funções exclusivas da linha Pixel / © ANDROIDPIT

Além disso, os smartphones Pixel não são mais Nexus. Enquanto a série Nexus tinha como característica oferecer uma experiência de Android puro, os Pixel servem como uma plataforma para os serviços Google. A Inteligência Artificial personalizada do Assistant estará onde quer que você vá. O serviço acompanha as nossas vidas, gerencia nossos compromissos, faz listas de compras, toma notas, guarda senhas e PINs, conseguirá até saber qual a sua música favorita e, em um futuro próximo, controlará nossos eletrodomésticos através da Internet das Coisas (IoT).

Google enterrou a marca Nexus
AndroidPIT Google Pixel Event2016 9721
O Assistente do Google pode aprender idiomas, por exemplo / © AndroidPIT

O Nexus 5X se caracteriza por ter um firmware fácil de ser trocado. As ROMs da CyanogenMod, por exemplo, são lançadas rapidamente para os dispositivos desenvolvidos pelo Google, e ajudam a reduzir o número de Google Apps, a aumentar o controle sobre o dispositivo e a receber atualizações a longo prazo.

Uma pergunta para a qual ainda não temos resposta é se a Google seguirá com essa política de abertura com os dispositivos Pixel, ou se será necessário recorrer a projetos como o Cyanogen OS?

AndroidPIT nexus 6p bootloader
Será que desbloquer o bootloader do Pixel será assim tão fácil? / © AndroidPIT

Pixel vs. Nexus 5X - Câmera

As câmeras do Nexus 5X e do Nexus 6P eram excepcionais. As fotos eram nítidas e de qualidade em praticamente todas as situações, seja de dia ou em ambientes escuros, à contraluz ou em movimento. Os Pixel vão ainda mais longe, graças, especialmente, ao software exclusivo da câmera, além de aproveitarem as capacidades sofisticadas do Hexagon-ISP do Snapdragon 820.

AndroidPIT Nexus 5x
A câmera do Nexus 5X é muito boa / © ANDROIDPIT

Nas demonstrações com o dispositivo, a Google assegurou que todas as imagens mostradas eram nítidas e de qualidade. Entretanto, não nos foi permitido testar as câmeras corretamente. Apenas com os dados de especificações técnicas e o teste da DxO-Mark, podemos supor que a câmera do Pixel é uma das melhores do mercado. Ainda que certamente não seja duas vezes maior, como o preço.

ANDROIDPIT pixel event 5
A câmera do Pixel promete ser a melhor entre os smartphones do mercado / © ANDROIDPIT

Uma surpresa agradável aguarda aos que colecionam muitas fotos: a galeria de imagens com Inteligência Artificial e o app Google Photos oferecem armazenamento ilimitado para vídeos e imagens não compactadas que subirem a partir do Pixel. O sistema de otimização de memória liberará espaço no dispositivo assim que as imagens forem sincronizadas com o app de armazenamento de imagens na nuvem.

Pixel vs. Nexus 5X - Especificações técnicas

  Google Pixel Google Nexus 5X
Modelo: Ainda não disponível. LG-H791
Fabricante: Google Google
Dimensões: 143,8 x 69,5 x 8,6 mm 147 x 72,6 x 7,9 mm
Peso: 143 g 136 g
Tamanho da bateria: 2770 mAh 2700 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas 5,2 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (441 ppi) 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 12,3 megapixels 12,3 megapixels
Flash: Dual-LED Dual-LED
Versão do Android: 7.1 - Nougat 6.0 - Marshmallow
Interface: Stock Android Stock Android
RAM: 4 GB 2 GB
Memória interna: 32 GB
128 GB
16 GB
32 GB
Memória removível: Ainda não disponível. Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 821 Qualcomm Snapdragon 808
Número de núcleos: 4 6
Velocidade máx. 2,15 GHz 1,8 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Pixel vs. Nexus 5X - Conclusões preliminares

A Google enterrou a marca Nexus e está marcando o começo de uma nova era para seus dispositivos. Os Pixel e Pixel XL oferecem, a preços exorbitantes, um novo foco no software, que podemos chamar de Google-First ou Assistant-First.

Do ponto de vista da política de software, trata-se de uma mudança de paradigma. Em termos de hardware, houve apenas melhoras. Já o design e a comercialização passaram por mudanças grandes, e agora lembram mais a Apple.

EH
Eric Herrmann
Vou sentir falta da série Nexus.
O que você acha?
483 participantes
50
50

Os Nexus 5X e 6P são os últimos de uma espécie e continuam como recomendação de compra, já que com eles receberemos atualização para o Android O e seguirão funcionando sem problemas com o uso de ROMs customizadas. Não obstante, os novos dispositivos só valerão o investimento alto se o Google Assistant se provar um grande avanço revolucionário em assistentes, como a Google tem alardeado. Isso é algo, entretanto, que ainda iremos descobrir.

Os comentários favoritos dos leitores

41 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi