O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 57 Compartilhado 33 Comentários

LG G2 vs Nexus 5: A LG aprendeu com o passado!

LG G2 é um dos melhores smartphones high-end lançados em 2013. Desde que fiz a análise do dispositivo ainda não encontrei nada parecido na mesma categoria. O Nexus 5 foi projetado em cima do carro-chefe da LG, assim, grande parte do hardware é similar ao do G2. Entretanto, existem muitas diferenças entre os dois aparelhos. Confira na comparação abaixo.

g2 nexus5 teaser
Nexus 5 (esquerda) a LG G2 (direita)! / © AndroidPIT

Design e Construção

Em primeiro lugar, é preciso dizer que os dois aparelhos foram construídos pela mesma fabricante: a LG. Porém, é muito óbvia a intervenção da Google no desenvolvimento do Nexus 5. Em primeiro lugar, o celular parece uma minhatura do Nexus 7 (2013), desenvolvido pela Asus. A parte traseira é revestida pelo mesmo plástico emborrachado e a tela, quando inativa, não possui muita diferença em contraste com as bordas, assim como o tablet de 7" do Big G - o que também me lembra muito os últimos dispositivos móveis da Sony.

g2 n5 1
Os botões localizados na parte traseira. / © AndroidPIT

Porém, a grande diferença no design dos dois dispositivos não está no material e sim na disposição dos botões dos mesmos. Como é de conhecimento geral, os botões de energia e volume do LG G2 estão localizados na parte traseira do smartphone, o que integrou recursos de software e trouxe ao cenário mobile uma nova forma de interação com um smartphone. Já o Nexus 5 vem com botões de cerâmica que balançam conforme o usuário movimenta o telefone, o que é um pouco estranho, e é mais reto e menos curvo que o LG G2.

g2 n5 2
O LG G2 possui um design mais curvo (esquerda) e o Nexus 5 é mais reto (direita). / © AndroidPIT  

Agora, o que é impressionantemente ruim em ambos os smartphones são os alto-falantes. Para começo de conversa, não se engane achando que as duas aberturas na parte de baixo do aparelho são os speakers, pois não são. Um deles é o microfone e o outro o alto-falante, no centro está o slot para o cabo micro-USB (OTG em ambos os aparelhos). Com relação à qualidade de som, a LG deu prioridade ao seu carro-chefe, pois o LG G2 entrega uma excelente experiência de som quando usado com fones de ouvido ou ligado a um sistema de som avançado.

g2 n5 4
Os auto-falantes dos dois dispositivos são muito ruins. / © AndroidPIT

Tela

Ambos os smartphones possuem telas Full HD. O display do G2 é ligeiramente maior e mais colorido que o do Nexus 5. Apesar da densidade de pixels ser um pouco menor que a do telefone da Google, não existe diferença neste sentido dado que os valores estão acima daquilo que o olho humano é capaz de perceber. A tela do Nexus 5 é nitidamente mais clara.

g2 n5 3
  © AndroidPIT

O ângulo de visão é tão bom quanto qualquer outro modelos high-end da LG. Em termos de cores, podemos dizer que o Nexus 5 tende para um branco mais amarelado, enquanto o G2 é um pouco mais neutro e puxa mais para o azul. Resumindo, posso dizer que as cores na tela do G2 são mais intensas.

Software

A maior diferença entre os dois dispositivos está certamente no software. No G2 a LG optou por uma UI mais lúdica e colorida, e com certeza está muito longe de oferecer uma experiência como a do Android puro do Nexus 5. Porém, apesar de muitos dos aplicativos extras não serem muito úteis, algumas opções são bem interessantes, como a capacidade de configurar a barra de navegação com base em suas próprias preferências ou mesmo o recurso Knock On.

Assim, se você não é um grande fã do software adicional incluído no aparelho da LG, vai se sentir mais atraído pelo Nexus 5, principalmente por causa da experiência com o Android puro. O Nexus 5 roda com Android 4.4 KitKat com todos os recursos incluídos, como o Google Experience Launcher. Já o G2 oferece um pouco mais em termos de extras ao sistema operacional Android 4.2.2. A atualização para Android 4.4 já está confirmada para o primeiro trimestre de 2014.

nexus 5 lg g2 software
UI do Nexus 5 (esquerda);  UI do LG G2 modificada (direita)! / © AndroidPIT / © AndroidPIT

Processador

O Nexus 5 teve grande parte do hardware inspirado no do LG G2, logo, ambos os smartphones possuem o mesmo processador. Porém, o clock do celular da Google roda a uma frequência de 2,3, enquanto o carro-chefe da LG roda a 2,26.

No site da Qualcomm, existe uma página oficial onde a empresa descreve os seus processadores, nela encontramos a seguinte explicação sobre o superaquecimento dos aparelhos: "Processadores móveis devem processar grandes quantidades de informações rapidamente sem usar um cooler - por isso, alguns deles ficam muito quentes. Este calor prejudica a vida útil da bateria e a capacidade de processamento". Pois bem, ambos os dispositivos aqui esquentam, porém, devido à natureza do material e à espessura do aparelho, o Nexus 5 tende a aquecer mais que o LG G2. E isso consequentemente afeta a autonomia da bateria e o desempenho do aparelho. Aqui o LG G2 parece levar a melhor.  

AndroidPIT Nexus5 Nexus4 LGG2 Benchmarks
Benchmark AnTuTu do Nexus 5 (esquerda), Nexus 4 (centro) e LG G2 (direita)! / © AndroidPIT

Durante minha experiência de uso com os dois dispositivos, o Nexus 5 foi o que mais apresentou problemas de desempenho, como gagueiras e travamentos.Aliás, esta foi uma das grandes decepções que tive com o novo Nexus. Como podemos ver na imagem acima, apesar dos testes de benchmark serem questionáveis, a pontuação que os aparelhos receberam no AnTuTu foi, no mínimo, curiosa.

Câmera

A câmera é o calcanhar de Aquiles do Nexus 5. Normalmente, quando uma empresa quer cortar gastos na fabricação de um dispositivo móvel, é aqui que o bicho pega e, consequentemente, a quinta geração do Nexus teve que sacrificar o orçamento no sensor da câmera. O mesmo não acontece com o G2, que possui melhor software e hardware neste sentido. Na galeria abaixo, as diferenças podem ser perfeitamente vistas quando comparamos diretamente as imagens capturadas com ambas as câmeras:

Ambos os smartphones vêm com um estabilizador de imagem óptico, porém o G2 proporcia melhor resultado, é mais rápido e preciso quando usamos o foco automático, o que proporciona uma qualidade de imagem mais consistente. Além disso, o aplicativo da câmera é mais avançado e, logo, oferece mais opções.

Bateria

Enquanto o LG G2 oferece bateria de 3.000 mAh, o Nexus 5 possui 2.300 mAh. Levando em consideração que ambos os parelhos possuem praticamente o mesmo tamanho de tela e resolução Full HD, quando usado para jogos e reprodução de conteúdo multimídia, o LG G2 entrega uma experiência melhor. É importante ressaltar que os dois smartphones possuem o recurso de economia de bateria nativo e, claro, o processador Snapdragon 800, desenvolvido com o objetivo de garantir uma maior autonomia da bateria.

Especificações técnicas

Deixando de lado aspectos relacionados à câmera, bateria e software, os smartphones são relativamente semelhantes e as diferenças entre os dois são quase minúsculas. A maior diferença estará, sem dúvidas, no preço!

  NEXUS 5 G2
Fabricante LG LG
Sistema Operacional Android 4.4 Android 4.2.2
Tela 4,95 polegadas, LCD, Full HD (1.920x1.080 Pixel, 445 ppi) 5,2 polegadas, LCD, Full HD (1.920x1.080 Pixel, 424 ppi)
Processador Qualcomm Quad-Core Snapdragon 800, 2.3 GHz Qualcomm Quad-Core Snapdragon 800, 2,26 GHz
Memória RAM 2 GB 2 GB
Armazenamento Interno 16/32 GB (dos 16 GB, 12,5 GB estão disponíveis) 16/32 GB (dos 32 G, 24,7 GB estão disponíveis)
Câmera 8 MP (traseira), OIS, 1.3 MP (frontal) 13 MP (traseira), OIS, 2,1 MP (frontal)
Bateria

2.300 mAh

Standby (3G): <300 horas

Tempo de conversa (3G): <17 horas 

3.000 mAh

Standby (3G): <900 horas

Tempo de conversa (3G): <17:30 horas

Conectividade LTE, HSPA+, WLAN 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0 LTE, HSPA+, WLAN 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0
NFC Sim Sim
Carregamento sem fio Sim Não
Dimensões 137,84 x 69,17 x 8,59 mm 138,5 x 70,9 x 8,9 mm
Peso 130 g 143 g

Conclusão

Nesta comparação, por razões óbvias, o G2 se mostra superior ao Nexus 5 em muitos pontos. Entretanto, o telefone da Google em parceria com a LG possui a seu favor toda a pureza do Android 4.4 stock. Quando digo que por razões óbvias, me refiro ao fato de que o aparelho é vendido a um preço bem mais alto, ou pelo menos deveria ser. A LG ainda não anunciou o valor do Nexus 5 no Brasil, mas o conceito por trás do telefone é excelente experiência a um preço acessível.

Quando digo que a LG aprendeu com o passado, é porque a empresa não negou o seu carro-chefe de 2013 como fez com o LG Optimus G, no ano passado, quando "convidada" pela Google para fabricar o Nexus 4. O LG G2 é superior ao Nexus 5, porém, vale lembrar que uma vez Nexus, sempre Nexus. Assim, se você acredita que não aguentaria a UI da LG e não estiver interessado em diferentes modos de configuração para a câmera, vá de Nexus. Agora, se você não abre mão de qualidade e consegue viver com a Optimus UI da fabricante coreana, vá de G2!

Com relação à relação custo/benefício do Nexus 5, vale lembrar que a LG Brasil anunciou anteriormente que o aparelho chegará ao varejo nacional no primeiro trimestre de 2014, logo, quando o LG G2 receberá o update para Android 4.4. Por isso, acredito que dependendo de quando isso acontecer, é possível que os dois smartphones sejam vendidos por um valor muito aproximado, visto que os dispositivos Nexus não gozam da mesma relação custo/benefício no Brasil. Mas é esperar para ver.

E aí, com qual deles você fica? LG G2 ou Nexus 5? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

57 Compartilhado

33 Comentários

Escreva um comentário:
  • Supostamente o N5 é mais fluido por ser android clean.
    O G2 tem obviamente melhor bateria.

    por isso tem a ver com a forma como cada um usa o LG que escolher. mas de qualquer das formas fica bem servido.
    Aqui em Portugal a diferença de preço avolumou-se com a descida do preço do G2 e do G3, actualmente o G3 está ao mesmo preço do N5 tendo encontrado inclusive uma promoção de uma loja online em que o G3 ainda fica mais barato do que o N5 o que obviamente pesa na escolha.
    consigo actualmente uma diferença de 100€ a favor do G2.

  • Gosto do Nexus desde o dia que fiquei sabendo do android puro, mais realmente o G2 está bem melhor.

  • Fiz teste com os dois celulares na loja da Samsung e aparentemente o G2 é melhor não sei se uso contínuo usando vários aplicativos o G2 fique com lags, alguém com o g2 para confirmar?

  • Tenho um s3 e o que me irrita são os lags, até para abrir a agenda demora (não sei se pelo fato de ter mais de 400 contatos.). No caso dessa interface do G2 tem o mesmo problema da Samsung?

  • Eu tinha um Nexus 4 e agora tenho o 5, quem teve um Nexus não troca nunca mais...Android é Nexus o resto é HI phone !!!!

  • Se a atualização da LG fosse mais seria com certeza ela estaria em primeiro lugar.

  • Será que a Anatel vai bloquear o Nexus D 820 americano????

  • Sensacional.
    Comprei o G2 pelo Hardware e vou por CM 11 pelo android puro e atualizado, é a junção dos dois lados positivos.

    Bem que o site poderia criar um tutorial de como instalar o CyanogenMod 11 no LG 2.

    LG G2 com 4.4 Kit Kat puro é um sonho de consumo..

  • Tudo bem que a LG aprendeu com os próprios erros e realmente esse LG G2 é um espetáculo. Na verdade o LG G já era bom o problema (alguns não consideram), foram as atualizações prometidas que nunca chegaram, tomara que não cometam o mesmo erro com o LG G2 que já deveria ter vindo pelo menos com o Android 4.3. E outra eu tive o LG G realmente não tenho do que reclamar, só tive uns probleminhas com a câmera e com gerenciamento de memória o que não comprometia o desempenho do mesmo. O que eu não concordo é que de uma hora para outra o S4 virou o patinho feio. O S4 ainda é sim um puta celular, fora o preço absurdo. E não podemos comparar os dois tendo visto a data do laçamento dos dois e a parceria LG/Google que com certeza deu uma nova perspectiva a LG.

  • Possuo um nexus 4, o aparelho é incrivel, nao me arrependo, mas a camera decepciona, e sinto falta de algumas funções que as fabricantes implantam no android. I'm sorry Google. Mas meu proximo smart será um G2 (:

  • Ajudem aí galera...

  • Galera, preciso de uma informação. o Nexus 5 (D820) comprado nos EUA vai entrar na lista de smarts estrangeiros bloqueados ano que vem, vez que o homologado pela anatel foi o D821?? Essa informação é importante pois um amigo vai pros EUA e pode comprar pra mim. A questão do 4G não é importante pois moro no interior do ES e creio que aqui não vai chegar tão cedo. Também tô na dúvida se compro o Nexus 4 por 829 conto eu espero até fevereiro do ano que vem.

  • na dúvida, fico com o Nexus!!

  • eu sou usuário da lg e samsung , mas ainda não me decidi esse ano de 2014 qual usar ,, mas vocês estão fazendo com que eu mude para LG , ainda prefiro a samsung está fazendo aparelhos muito caro para a realidade brasileira.ou seja pelo os aparelhos que estou vendo.

  • G2 sem duvidas! Eu só vou comprar o G2 quando chegar o N5.. mas a comparaçao entre eles, sem duvidas o G2 é superior! E com o preço do Brasil.. e ja com Kitkat.. o N5 nao vai vender tanto quanto o Nexus 4!!

  • e ainda tem gente que fala mau da lg essas pessoas o sao mal informada ou fanaticos

  • Tenho um LG G2 e pra mim o único ponto negativo é a ausência de um cartão micro usb.
    De resto tudo é muito bom.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi