O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 122 Compartilhado 36 Comentários

LG Volt vs. Motorola Moto E 2015: qual você deve escolher?

O LG Volt é um excelente dispositivo intermediário lançado pela LG no mercado brasileiro. O dispositivo concorre diretamente com o Moto E 2015, que entrega aos usuários uma excelente experiência de software com especificações satisfatórias. Comparamos os dois dispositivos para descobrir qual deles possui o melhor custo/benefício atualmente. Confira o resultado através de nosso comparativo abaixo. 

LG Volt vs. Moto E 2015: Design e acabamento

Mesmo utilizando acabamento em plástico, o Moto E 2015 não possui remendos ou design datado, como é o caso do Moto Maxx. A parte traseira é composta por plástico emborrachado, com o aro ao redor demarcado por listras aderentes em todo o seu contorno. A moldura aderente é removível, já que as tradicionais capas coloridas foram substituídas por bumpers, disponíveis nas cores roxo e esmeralda.

test du motorola moto e 2015 android 00
Parte frontal do Moto E 2015. / © ANDROIDPIT

O dispositivo é muito ergonômico, e seu manuseio com apenas uma mão é totalmente viável. A parte frontal foi reformulada pela Motorola e, em comparação com os atuais modelos da marca, o Moto E 2015 apresenta bordas menos salientes. No canto superior direito o Moto E 2015 dá espaço a novidade introduzida nesta geração, a câmera frontal VGA passa quase despercebida recoberta pelo vidro escuro.

moto e 2015 bands
As tradicionais capas se transformaram em bumpers. / © ANDROIDPIT

O LG Volt é muito ergonômico, e seu acabamento em policarbonato glossy pode ser facilmente confundido com alumínio escovado em alguns momentos. Na parte frontal, o LG Volt apresenta bordas finas nas laterais, com cantos levemente arredondados. Em termos de usabilidade, o modelo se mostra bastante leve, e manuseá-lo com firmeza é algo natural.

lgvoltquatro
Parte frontal do LG Volt. / © ANDROIDPIT

A leve curvatura na parte traseira faz ainda com que a pegada seja segura, se adaptando à curvatura da mão. O Smart Button permanece centralizado na parte traseira do dispositivo, e abriga os botões de volume e energia. Por fim, a textura do acabamento impede que o aparelho escorregue com facilidade das mãos.

lgvoltimagemdois
Parte traseira do LG Volt. / © ANDROIDPIT

O acabamento do LG Volt se mostra mais refinado em relação ao do Moto E 2015. No entanto, o dispositivo da Motorola é mais ergonômico e possui mais opções para personalização. Ambos os dispositivos entregam uma abordagem visual mais clássica, entretanto, o LG Volt se destaca por sua curvatura e usabilidade.

LG Volt vs. Moto E 2015: Tela

A tela do LG Volt é de 4,7 polegadas com resolução HD (1280 x 720), a densidade de pixels é de 312 ppi. A nitidez proporcionada pela tela TFT com tecnologia True HD IPS é excelente, atingindo ótimos níveis de contraste e cores mais vívidas. O painel recebe proteção Gorilla Glass 3 contra riscos e arranhões, além de uma camada oleofóbica que ajuda na remoçando de marcas e resíduos.

telalgvoltreview
Tela HD do LG Volt. / © ANDROIDPIT

O Moto E 2015 possui tela de 4,5 polegadas com resolução de 540 x 960 pixels e 245 ppi, as cores são medianas assim como o contraste e nitidez. O toque na superfície é relativamente fluido, a camada de toque é muito responsiva e não junta muitas marcas de digitais. 

test du motorola moto e 2015 01
Tela do Moto E 2015. / © ANDROIDPIT

A segunda geração do Moto E não foi direcionada para o mercado de gama baixa, visto que suas configurações e valor de comercialização são equivalentes a um dispositivo intermediário. O modelo poderia ter recebido uma tela com resolução HD para concorrer em pré de igualdade com o LG Volt. 

LG Volt vs. Moto E 2015: Software

O Moto E 2015 sai de fábrica com o Android Lollipop 5.0.2 embarcado, o sistema roda liso e sem engasgos. No total são 33 aplicativos pré-instalados no sistema, dos quais apenas 4 são da Motorola. A Motorola entrega o sistema com poucas alterações visuais, e disponibiliza recursos bem úteis, como chacoalhar o dispositivo para acionar a câmera a partir da tela de bloqueio.  A atualização para o Lollipop 5.1 já foi confirmada pela Motorola, e está sendo distribuída gradativamente. 

motoetela
Android Lollipop rodando no Moto E 2015. / © ANDROIDPIT

O LG Volt sai de fábrica com o Android Lollipop 5.0.1 e interface do usuário LG UI, a mesma versão presente no LG G3. A skin da LG é agradável, e acompanha 39 aplicativos pré-instalados, dos quais apenas 6 são da fabricante. O LG Volt possui os clássicos Knock On/Off, Knock Code e funções com gestos, entre as quais se encontra a possibilidade de tirar uma selfie com um movimento de mão.

telalgvolt
Interface LG UI rodando no LG Volt. / © ANDROIDPIT

Ambos os dispositivos apresentam ótimas funcionalidade de software e interface agradável. No entanto, o armazenamento é mais comprometido no LG Volt, que é comercializado em uma única versão de 8GB. A maioria dos aplicativos embarcados no dispositivo da LG não podem ser desinstalados, restando apenas 4,71GB para o usuário. O Moto E 2015 possui versões em16GB e 8GB, esta última foi a variante que utilizamos em nosso teste, onde 6,12GB estão acessíveis ao usuário.

LG Volt vs. Moto E 2015: Desempenho

O LG Volt (H4220) é embalado pelo processador Mediatek MT6582 quad-core de 1,3 GHz e 1GB de RAM. Os gráficos são processados através da GPU Mali 400, capaz de rodar títulos como Sonic Dash, Angry Birds e Aslphalt 8 com efeitos especiais reduzidos. O dispositivo não apresenta aquecimentos durante a navegação pela internet ou quando algum jogo é executado. O multitarefa aguenta até 14 aplicativos abertos, e excedendo esse limite o sistema apresenta ligeiros travamentos. Redes sociais, e-mails e mensageiros podem ser acessados diariamente sem quaisquer problemas.

O Moto E 2015 (XT1505 - 3G) é embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 410 (64 bits), quad-core de 1.2 GHz e 1GB de RAM. A GPU Adreno 306 é suficiente para rodar Asphalt 8 ou Crossy Road, com todas as sombras e detalhes de gráficos essenciais. Não pude notar nenhum aquecimento, mesmo em multitarefa com outros 7 aplicativos. O Moto E 2015 é totalmente indicado para jogos com níveis gráficos medianos e tarefas cotidianas, como redes sociais e mensageiros instantâneos.

Durante os testes, pude notar que o Moto E 2015 possui um poder de fogo maior, principalmente em processamento gráfico e durante a abertura de aplicativos. A usabilidade do sistema é semelhante em ambos os modelos, mas o dispositivo da Motorola se sobressai em tarefas que exigem um pouco mais de processamento. 

LG Spirit vs. Motorola Moto E (2015) – Especificações Técnicas

  LG Spirit Motorola Moto E (2015)
Dimensões: 133,3 x 66,1 x 9,9 mm 129,9 x 66,8 x 12,3 mm
Peso: Ainda não disponível. 145 g
Tamanho da bateria: 2100 mAh 2390 mAh
Tamanho da tela: 4,7 polegadas 4,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (385 ppi) 960 x 540 pixels (245 ppi)
Câmera frontal 1 megapixels 0,3 megapixels
Câmera traseira 8 megapixels 5 megapixels
Flash: LED Não disponível
Versão do Android: 5.0 - Lollipop 5.0.2 - Lollipop
Interface: Optimus UI Stock Android
RAM: 1024 MB 1024 MB
Memória interna: 8 GB 8 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 410
MediaTek MT
Qualcomm Snapdragon 410
Número de núcleos: 4 4
Velocidade máx. 1,2 GHz
1,3 GHz
1,2 GHz
Conectividade -
HSPA, Bluetooth 4.0
HSPA, LTE, Bluetooth 4.0

LG Volt vs. Moto E 2015: Onde comprar

Ambos os dispositivos podem ser adquiridos em diversas lojas físicas e online, mas uma pesquisa de valores é fundamental. Separamos abaixo as melhores ofertas que você pode encontrar.

LG Volt vs. Moto E 2015: Conclusão

O Moto E é indicado para os usuários que procuram boa perfomance e custo/benefício atraente. Todas as tarefas cotidianas e jogos com gráficos intermediários rodaram sem problemas no dispositivo da Motorola. Após alguns meses no mercado, o dispositivo pode ser encontrado com valores mais convidativos, incluindo uma versão com dual-chip e 4G. O LG Volt é um excelente intermediário para reprodução de conteúdo multimídia, principalmente por sua tela em HD com ótima nitidez e contraste. O modelo da LG também é indicado para os usuários que procuram por funcionalidades extras, que geralmente são encontradas em interfaces proprietárias, como a LG UI. O LG Volt traz TV digital, trazendo mais mobilidade e conteúdo para os usuários que passam mais tempo fora de casa. No entanto, eu escolho o Moto E 2015 como o vencedor desse comparativo.

E aí, qual é o seu dispositivo favorito do nosso comparativo?

122 Compartilhado

36 Comentários

Escreva um comentário:
  • Odiei esse celular. Ele atualiza sobrecarrega o drive fica com a memória cheia e vc não consegue equilibrar os aplicativos no cartão SD pq os aplicativos nao são liberados para isso. Ou seja com um ano de uso ele ja não serve mais pra nada. Pqo som tb da problema. Péssimo nota 0

  • O GPS do LG Volt é inútil. Mega descalibrado. Só funciona 100% com Wi-Fi ligado (Waze só dentro de casa!). No 3G dá diferença de 600 metros a 1,5 Km. Só com os sensores de GPS nunca funciona. O limite de tempo da tela sempre volta sozinho para 30 segundos. E curiosamente observei que toda vez que o sinal 3G cai, quando retorna, o formato da hora muda de 24h para AM/PM. Sem falar que se os dados móveis estiverem desabilitados, por várias vezes durante o dia o sistema pergunta se eu quero habilitar os dados móveis. Mesmo se o Wi-Fi estiver em uso.

  • Fale do positivo Octa x800

    •   32

      Seria interessante mesmo um review do Positivo Octa X800, o preço dele caiu bastante desde o lançamento, chegando a valores de R$ 600,00, o que o encaixa em um bom custo x beneficio.

  •   32

    Ambos possuem um desempenho bem parecidos, mas eu fico com o Volt.
    Quesitos determinantes em minha escolha(Volt):
    - câmera.
    - tela.

  • Prefiro o LG Volt, na minha opinião ele se saiu melhor. e a LG UI da uma experiência bem agradável...

  • Tenho o Moto E 2° e não tenho a reclamar pelo menos pra mim que não uso câmera ele é muito bom o que mais me chama atenção nele é a bateria que faz 7-6 horas de tela e Memória de 16 GB estou satisfeito com ele pelo preço que paguei compensou muito(550R$)

  • Vou de Motorola, LG Volt é o que oferece melhor multimidia, porém, o problema da LG é o Ui, Ui.. Ui...!!! Um problema de linguagem mesmo. Uuuiiiii!!!

  • Eu iria de Volt pelo conjunto geral mas se a câmera não for problema escolhia o Moto E

  • os dois são melhores que o zéfone 5 pelo menos

    • Nunca foi e nunca vai ser, o zen5 é até melhor q o moto g2°, e você vem falar q o moto e q é pior q o moto g2°, sendo q o mesmo é pior q o zen5.... Aaaa faça meu favor!

  • A LG a que mais dá defeito aonde eu trabalho. Não recomendo para ninguém.

  • Prefiro esperar o black friday para comprar os celulares da Xiaomi

  • mas pera e oq é daquele LG Spirit?

  • eu tava pelo LG Volt até ver, "Processador MediaTek"

    •   32

      Lukas, os processadores da MediaTek evoluíram muito, enquanto os da Qualcomm se baseando nos lançamentos de segundo semestre de 2014 até a data atual 28/06/2015 estão devendo e muito.
      Acho que esta na hora de vocês parar de se cegarem com um preconceito fundamentado no passado.
      Pesquise um pouco sobre os processadores Helio X10 e X20, MT 6595, 6592, 6732, 6735, 6795.

      • Elerson, discordo. A MediaTek JÁ evoluiu bem! E, claro, imagino que vá continuar evoluindo!
        Ainda esperando um bom top de linha em conjunto perfeito com um chipset MediaTek.

      •   32

        Mas Leonardo, não entendi o ponto que você discorda, sendo que o que você comentou entrou em concordância com o meu comentário.
        Também espero ver um Smartphone com um bom conjunto de hardware aliado a um bom processador Mediatek, estou de olho no Helio X20.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi