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A Motorola não está trocando Moto G4 Plus defeituoso pelo Moto Z Play

O Moto G4 Plus é um bom aparelho, mas já faz algum tempo que seus usuários estão reclamando de alguns defeitos do dispositivo. Por se tratar de um modelo bastante popular seus problemas foram aparecendo em fóruns, em redes sociais de sites especializados em reclamações e também nos próprios canais da Motorola. A seguir você encontrará informações úteis sobre como encaminhar seu aparelho para o reparo em caso de problemas.

A primeira coisa que você deve saber é que a garantia oferecida por padrão cobre defeitos de fabricação que venham aparecer em qualquer smartphone durante os três primeiros meses de uso após a compra. Para isso, a marca precisa fazer um diagnóstico no dispositivo para certificar se esse defeito é de fabricação ou surgiu pelo chamado mau uso. Logo, a primeira coisa que você deve fazer ao constatar um defeito em seu smartphone é encaminhá-lo até a assistência técnica autorizada do fabricante, ou entrar em contato com o SAC do mesmo.

As empresas possuem um banco de dados interno com registros de problemas genéricos que foram encontrados em determinados lotes ou em modelos específicos. Dessa forma, nem todo problema relatado pelos usuários pode se enquadrar num programa de recall, mas sim em um programa de qualidade. Diferente do recall, os programas de qualidade reparam lotes e defeitos isolados, como é o caso do famoso Burn-in na tela do Moto G4 Plus.

Um veículo especializado em cobrir tecnologia móvel divulgou algumas informações pertinentes sobre o processo de troca desses aparelhos, mas muitos usuários entenderam que a Motorola estava realmente substituindo qualquer Moto G4 Plus defeituoso pelo Moto Z Play 'a rodo', e nos procuraram com algumas dúvidas. Nós entramos em contato com a marca, que nos enviou o seguinte comunicado:

A Motorola informa que recebeu alguns casos de consumidores relatando este problema. A empresa orienta as pessoas a levarem o produto a uma assistência técnica autorizada da Motorola para realizar o reparo dentro da garantia do produto. 

Para esclarecer qualquer dúvida adicional, a Motorola coloca-se à disposição por meio de seu serviço de Atendimento e Vendas ao Consumidor pelos telefones 4002-1244 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 773 1244 para as demais localidades.

O posicionamento da Motorola pode ser considerado padrão, e se encaixa no que mencionei acima. A empresa está oferecendo o reparo de acordo com a lei, mediante diagnóstico e análise de cada caso isoladamente. Com relação a substituição, é garantido por lei que isso ocorra, assim como a devolução do dinheiro, caso o fabricante não resolva o problema apresentado num prazo de 30 dias. Essa é uma condição estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor:

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito a troca quando ele não é reparado no prazo de 30 dias. Ou seja, em geral, a troca não precisa ser feita de forma imediata: o fornecedor tem um mês para consertar a falha. Se passar esse período e nada tiver sido resolvido, o consumidor pode, então, escolher entre a substituição do produto por outro em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço. Essas regras estão no artigo 18 do CDC e valem para a maioria dos casos, mas há exceções.

Logo, entre em contato com a Motorola e esteja ciente dos seus direitos, mas, não espere que a empresa lhe ofereça um Moto Z Play logo de cara, até porque o fabricante pode substituir o modelo por outro equivalente e funcional (outro Moto G4 Plus, no caso), ou então devolver o dinheiro. Nós, por exemplo, temos um Moto G4 Plus na redação que nunca apresentou qualquer tipo de problema, mas conhecemos leitores que se decepcionaram com o aparelho por motivos além do Burn-in.

Você já reparou seu smartphone na garantia? Conhece algum problema do Moto G4 Plus?

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Os comentários favoritos dos leitores

  • Fellipe Viana há 3 meses

    Bruno,
    Então tem outro site passando informações sem confirmação com a motorola.
    Obrigado por apurar as informações antes de passar pra gente.

  • Ronaldo há 3 meses

    Meu moto g4 (não o plus) deu burn in na tela e foi para a assistência 4 vezes. Fiz uma reclamação no reclame aqui, então a motorola tentou me oferecer outro aparelho da linha G, mas não aceitei e exigi meu dinheiro de volta. Foi quando a motorola me ofereceu o moto z play. Eu aceitei a oferta e já recebi o aparelho. Comigo foi assim, mas cada caso pode ser diferente!

  • Luiz de Sá há 3 meses

    Marcelo, o Ronaldo só conseguiu essa troca porque ele exigiu seu dinheiro de volta (após o aparelho ter voltado da assistência 4 vezes com o mesmo defeito), e isso é garantido pelo código de defesa do consumidor.
    Como ele mesmo disse, cada caso é um caso... Acho que se ele não tivesse feito reclamação pelo site Reclame Aqui nem teria conseguido.

    https://www.reclameaqui.com.br

  • Luan Andrade há 3 meses

    Vale considerar realmente que, existindo o mesmo aparelho em comercialização, não há motivos para a troca por modelo superior.
    Já em relação ao prazo para sanar os problemas ou mesmo trocar o aparelho, segundo o próprio Código de Defesa do Consumidor, no caso de vício oculto (ou seja, aquele que aparece repentinamente após certo tempo de uso), o prazo passa a correr do surgimento do vício/problema; ou seja, se o problema aparece após o tal prazo de 3 meses, ou mesmo após 8, 9 meses (ainda mais), só então o prazo para correção do problema (ou troca) passa a contar. Infelizmente muitas empresas não se atentam (talvez propositalmente) a esse detalhe.

  • Rafael Martins há 3 meses

    Luan a troca de um G4 Plus por um Z Play como se deu em alguns casos, é pelo fato de que o Z Play embora seja superior, hj ele está na mesma faixa de preço que o G4 Plus no lançamento, eu por exemplo tenho um que comprei por 1500, que pra minha sorte não deu defeito até hj, e espero que não aconteça!!!!

231 Comentários

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  • Boa noite! tenho motog4 plus, deu problema com toque fantasma já levei na assistência duas vezes agora voltou apresentar o mesmo problema ,não sei o que fazer ser levo para assistência ou se vou direto para o Procon alguém poderia me ajudar?

    • Israel, uma coisa que muitos não sabem... É que se seu celular ficar na assistência por um período superior a 30 dias corridos ou mesmo que somados todas O.S, exemplo... Se levou na assistência por duas vezes, e cada vez que levou ficou 16 dias, totalizou 32 dias e vc já terá seu direito de escolher se quer seu dinheiro de volta ou a troca do aparelho... se caso nessas duas vezes não somos mais de 30 dias... Leve o aparelho novamente, até completar mais de 30 dias... E vá ao PROCON... Que eles resolverão pra vc! Já passei por isso e novamente vou passar... Pois meu aparelho está com o "toque fantasma"... E acredito que não irão arrumar de fato... Vou levá-lo a assistência e veremos como ficará! Espero ter ajudado.

  • Bom, vou tentar deixar minha contribuição com vocês... Há 1 ano atrás tive problema com meu Moto X Play de chiado no alto falante e a tela ficava toda preta algumas vezes que apertava o power.. Levei na assistência (ele só tinha 3 meses de uso) e disse que não gostaria de ter um celular novo reparado, eles dissem que iam analisar e depois de 3 dias me mandaram um email dizendo que meu celular havia sido reparado.. Sem minha permissão! Pra minha surpresa (mesmo tendo aceitado e retirado) o problema da tela preta continuou acontecendo, foi aí que abri uma reclamação no reclame aqui e para minha surpresa a motorola havia oferecido todo o suporte via telefone, contudo tinha que levar o aparelho para análise para que eles fizessem um laudo e liberasse a troca. A assistencia deu a maior dor de cabeça dizendo que lá não emitem laudo e que fazem apenas reparo mesmo eu mostrando o email e conversas com o jurídico da motorola no reclame aqui. Resultado: Após 3 dias recebo um novo email de que meu celular havia sido repado. Chegando lá na descrição trocaram a placa, tela, laterais, enfim, o celular havia sido completamente mexido e para minha surpresa na câmera frontal era possível ver a luz do display... No próximo contato que recebi da atendente da motorola no reclame aqui (foi sempre a mesma) expliquei a situação que não fizeram o laudo e repararam o celular novamente e sem autorização e havia aparecido um novo problema (luz do display visível na camera frontal). Resultado final: Ela entrou em contato com a assistência e solicitou (obrigou) que eles recolhessem meu aparelho e acessorios e enviassem para a fábrica. Recebi um novo aparelho com todos os acessórios novos e 1 ano de garantia da data que retirei na autorizada. Bom, escrevi bastante mas caso tenham problema com o aparelho de vocês não confiem nas autorizadas, eles devem estar lucrando bastante para evitar de todo modo que o consumidor tenha o aparelho substituído, nessas horas que vejo a diferença para a Apple. PS: Continuo usando motorola. Se tiverem com problemas vão atrás e exijam o direito de vocês! Abraço.

  • Acionar o Procon ou entrar direto com ação judicial?

    • Beatriz... Leve seu celular pra assistência, e deixe ultrapassar os 30 dias... Indiferente se for em várias vezes levados pra assistência... Somados tem que ultrapassar os 30 dias. Aí sim, vai até o PROCON que exigirá a troca ou seu dinheiro de volta da fábrica.

  • pessoal me ajudem ai .. meu g4 plus retornou da assistência pois estava com esse defeito tela fantasma ( External Display - Dust in display), passado 9 dias que peguei ele, o mesmo continua com o mesmo problema, o que devo fazer???

    • Caíque, leve pra assistência alegando o mesmo defeito... Quando em todas vezes que levar ultrapassar 30 dias... Vc poderá exigir a troca do aparelho ou seu dinheiro de volta!

  • Meu moto g4 plus deu problemas do toque fantasma, levei na assistência e depois de 22 dias trocaram o aparelho pelo moto g 5 plus.

  • Precisei acionar judicialmente a Motorola por causa desses problemas com a tela, considerando a inércia e a incompetência da empresa e da assistência em resolver qualquer coisa. Quando a empresa foi intimada do processo, ofereceram o valor atualizado do aparelho (paguei R$ 1390,00 na Fast Shop) + R$1.800,00 pelos danos. Ontem, foi realizada a audiência de conciliação e reduziram a proposta à restituição do aparelho por similar ou superior conforme disponibilidade de estoque. Como recusei a oferta, o processo foi para sentença.

  • Tenho tido muitos problemas e prejuízos com G4 plus, já foi 2 vezes para a assistência técnica com o meu relatório por escrito orientada pelo SAC MOTOROLA e fui tratada pela assistência técnica como se nunca tivesse um mobile, sou cliente MotoG desde a 1G e me disseram hoje que tenho que levar o aparelho pela 3° vez eu não acho dinheiro no lixo, economizei para dar uma boa entrada e trouxe um lixo caro, pesquisei várias lojas e mesmo assim fui mau sem problemas quero meu PROBLEMA resolvido ou terei que leva-lo a assistência técnica a cada 30 dias? Se o seu aparelho está bem, ótimo o meu já era para estar bem , mas existem profissionais e profissionais...eu comprei , quero conforme foi me proposto ! obrigado

  • Comprei moto g4 plus to tendo problemas com tela fantasma e descarregamento rápido bugando tela aquecimento tá ficando muito quente celular tá garantia pelo fabricante tem 5 messes só de uso fiquei decepcionado com moto G 4 plus porque fui levar na autorizada é lá tinham umas 35 pessoas mesmo modelo células com mesmo problema queria muito que Motorola devolvesse meu dinheiro pago porque vou ficar mais de vinte dias sem meu celular eu não paguei 1300 reais pra passar por isso espero que eu não precise entrar com processo para isso contra Motorola se alguém poder me ajudar com informações e se todos que compraram moto G 4 plus e tiver mesmo defeito vamos reclamar não deixar esse problema com moto G 4 plus de tela fantasma um problema de fábrica nos pagamos por isso vamos procurar nossos direitos obrigados a todos

    • to com esse mesmo problema mandei o meu para assistência, agora to no aguardo do meu aparelho de volta para ver se o problema foi resolvido . É espero que sim pois gostei do aparelho, mas passa por esse problema e muito desagradável ainda mas quando se paga um valor 1.300,00 .

  • Deixei meu G4 Plus na Assistência no dia 12/05. Me deram até dia 26 para resolver esse problema. Apesar de estar ansioso. Duvido muito que ficará pronto. Se der dia 12/06 e meu aparelho ainda estiver lá. Já vou ligar na mesma hora e pedir o reembolso. Por acaso alguém sabe se tenho que procurar a motorola, procon ou os dois para pedir esse reembolso? Agradeço desde já!

  • Alguém sabe dizer quando começa a contar os 30 dias exatamente?
    Mandei meu Moto g4 no dia 05/05/2017, a data começa a contar neste mesmo dia que ocorreu o envio?

  • Não percam tempo, vão direto ao ReclameAqui que terão uma solução satisfatória.

  • Comprei meu Moto G4 puro em Novembro e até agora não tenho nada á reclamar do aparelho, sou suspeito pra falar, pois p/ celular só uso motorola, enfim até agora está tudo perfeito inclusive atualizei p/ o Nougat 7.0 até o momento roda liso no meu smart, porém o carregador veio c/ defeito e quando fui solicitar a troca pela autorizada quiseram me cobrar eu achei um absurdo, acionei o reclame aqui em 24hs o gerente geral da Lenovo me contatou, pediu mil desculpas e em 2 dias úteis recebi me enviaram 2 carregadores originais.

  • Comprei meu G4+ em junho/2016 e até agora não tive nenhum problema com ele. Apesar de esquentar bem, nada a reclamar. Que continue assim! :-)

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