O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
206 Compartilhados 80 Comentários

Como atualizar um Nexus com a última versão do Android

Atualizado: Segunda prévia do Android 7.1.1 chega aos Nexus

Quer saber se o seu Nexus está com a última versão do Android? Quer instalar a atualização nele você mesmo? Nesse texto, você irá encontrar todas as fontes e tutoriais necessários para atualizar o seu telefone ou tablet Nexus. A última novidade é que a segunda versão prévia do Android 7.1.1 já está disponível para usuários cadastrados no programa beta da Google, confira os detalhes na seção do programa beta.

Destacar mudanças recentes

Pegue um atalho

Lista de atualizações disponíveis para cada aparelho Nexus

  Android 6.0.1 Android 7.0 Android 7.1
Google Pixel/XL Não Não Sim
Nexus 6P Sim Sim Prévia
Nexus 5X Sim Sim Prévia
Pixel C Sim Sim Prévia
Nexus 9 Sim Sim Prévia
Nexus 6 Sim Sim Prévia
Nexus 7 (2013) Sim Não Não
Nexus 5 Sim Não Não
Nexus 4 Não Não Não

Confira qual a versão Android disponível para cada Nexus

Os proprietários dos Nexus recebem uma atualização mensal de segurança da Google. Os smartphones verificam diariamente se há uma nova versão disponível. Entretanto, essas atualizações são liberadas em lotes, ou seja, nem todos os usuários as recebem ao mesmo tempo. Por isso, é mais confiável ir em Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema e fazer a verificação manualmente. 

Para isso, é necessário ir até o do Google Services para a família Nexus. As chamadas Factory Images nos dão as informações sobre a última versão do Android disponível para cada Nexus. Depois de aceitar os termos de uso, que adverte sobre o risco de se perder os dados contidos no telefone, clique/toque no nome do seu Nexus para ver a lista com os firmwares disponíveis. 

Você pode reconhecer as diferentes versões pelo número de compilação delas. Agora é só comparar com a versão instalada no seu Nexus, que pode ser encontrar nos Ajustes do telefone. Caso o seu Nexus tenha uma versão diferente da última da tabela, você pode atualizá-lo para a mais recente. Se não quiser esperar que ela chegue organicamente até o seu smartphone, você pode instalá-la manualmente. Nos seguintes passos, ensinaremos como fazer isso:

Instalar uma atualização do Android no Nexus

Factory Image (Imagem de fábrica)

O modo mais trabalhoso, mas também mais garantido, de instalar uma versão nova do Android em um Nexus é através de uma imagem de fábrica. Depois desse processo, o seu Nexus voltará ao seu estado original, ou seja, todos os dados pessoais terão sido apagados. É bom fazer um backup das fotos, contatos, SMS, etc., que não estejam na nuvem. Além disso, será necessário configurar novamente todos os aplicativos. 

O primeiro passo para fazer essa atualização é habilitar o modo USB debugging. Em um artigo separado, explicamos como fazer isso no PC:

Depois, baixe a Imagem de fábrica do seu smartphone Nexus. Paralelamente, você pode ir fazendo os backups necessários e desbloqueando o bootloader.

AndroidPIT nexus 6p bootloader
Desbloqueio do bootloader / © AndroidPIT

Nota: em dispositivos Nexus mais antigos, o comando de flash é "fastbook oem unlock", ao invés de "fastboot flashing unlock".

Abra pasta de Downloads onde a Factory Image foi baixada e extraia o arquivo [nome do dispositivo]-[número de build]-factory-[código].tgz (ou similar) com um programa de descompressão como o 7-zip. Abra a pasta descomprimida e extraia o arquivo [nome do dispositivo]-[número de build]-factory-[código].tar de dentro dela. Mova o conteúdo da pasta [nome do dispositivo]-[número de build] para a pasta ADB Plataform Tools e dê um clique duplo no arquivo flash-all.bat.

windows nexus 6 shamu marshmallow install
Extraia a imagem usando o Platform Tools e execute o flash-all para instalar o Marshmallow no seu Nexus / © AndroidPIT

A Imagem de fábrica será instalada no seu Nexus. O processo demora alguns minutos. Quando terminar, pressione qualquer tecla do teclado para fechar o prompt de comando. O Nexus finalizará a instalação e reiniciará.

Se você encontrar algum erro, primeiramente verifique o ADB-Tools e, caso necessário, instale uma versão mais nova dele. Também é possível "flashear" as imagens separadamente. Execute os comandos nessa ordem:

fastboot flash bootloader <Bootloader-nome_arquivo>.img
fastboot flash radio <Radio-nome_arquivo>.img
fastboot reboot bootloader
fastboot flash recovery recovery.img
fastboot flash boot boot.img
fastboot flash system system.img
fastboot flash cache cache.img
fastboot flash userdata userdata.img






Imagem OTA

A Google sempre distribui as atualizações para Android "Over the Air" (OTA ou 'pelo ar'), ainda que às vezes demore algumas semanas até ela chegar ao seu aparelho. A Google disponibiliza os arquivos OTA de forma oficial para download, sendo que você pode instalá-las manualmente. A vantagem desse método é que ele não precisa de um reset de fábrica. No entanto, ainda é necessário ter instaladas as ADB-Tools.

Para poder usar uma imagem OTA, você não pode ter modificado o seu dispositivo. Ou seja, nada de Xposed, custom-kernel, custom recovery, SuperSU ou custom-ROM. 

Você pode encontrar todas as imagens OTA na página de desenvolvedores da Google:

Selecione no site o arquivo OTA apropriado. Não extraia o arquivo ZIP, apenas o copie para a pasta onde estão as ADB-Tools. Em seguida, siga esses passos:

  • Desligue o Nexus;
  • Mantenha apertados os botões volume para baixo e desligar para entrar no menu Fastboot;
  • Escolha a opção Recovery Mode (modo de recuperação) usando os botões de volume e aceite com o botão de ligar/desligar;
  • Quando o robô verde do Android aparecer com as tripas de fora, mantenha pressionado o botão ligar/desligar e pressione rapidamente o botão volume para cima;
  • No menu que aparecer, escolha a opção "update from ADB" com os botões de volume e confirme com o botão ligar/desligar.

Conecte o Nexus ao PC pelo USB e abra a pasta ADB-Tools. Com a tecla Shift pressionada, dê um clique com o botão direito do mouse em algum lugar vazio da janela e clique em Abrir janela de comando aqui no menu pop-up que aparecer.

Digite os seguintes comandos e confirme com ENTER:

adb sideload <nome_do_arquivo>-ota.zip

Conselho: digite apenas as primeiras letras do nome do arquivo e pressione a tecla Tab para auto-completar. 

Isso instalará a atualização. Todo o processo dura cerca de 5 minutos. Quando acabar, reinicie o Nexus escolhendo "reboot system" no menu de recuperação.

Androidpit System update Nexus 6P
As atualizações do Nexus chegam automaticamente / © AndroidPIT

Automaticamente Over the Air (OTA)

Se tiver paciência o suficiente, pode simplesmente esperar a atualização automática chegar ao seu Nexus. A Google disponibiliza atualizações de sistema por dois anos e atualizações de segurança por três anos para cada aparelho. A lista atualizada de dispositivos compatíveis pode ser encontrada aqui:

A Google é a única fabricante que publica essa lista de forma tão organizada.

Programa beta do Google: Android 7.1.1 Nougat

O Android 7.1 Nougat chegou de fábrica nos aparelhos Pixel e Pixel XL. Até o momento, poucos são os dispositivos rodando com Android 7.0 Nougat e as versões mais recentes, como Android 7.1 e 7.1.1 ainda estão em fase de testes.

Inicialmente, o Google liberou a versão prévia para desenvolvedores para os dispositivos Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 9 e Pixel C. Agora, a segunda prévia chegou para os mesmos modelos, deixando assim o Nexus 6 mais uma vez de fora.

Com este novo update do sistema para Android 7.1.1, será necessário instalar as novas imagens de fábrica manualmente, visto que não teremos atualizações OTA desta vez. As novas compilações são NPF26F e NPF26H. A compilação final da versão Android 7.1.1 Nougat deve chegar de forma oficial no próximo mês.

Os dispositivos que deverão receber o update primeiro são os Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 9, Nexus Player, Pixel C e dispositivos da linha Android One.

Atualizações não-oficiais para o Nexus 5 e companhia

O seu Nexus está na lista do que não recebem mais atualizações? Ainda assim você quer receber as novas funções e atualizações? Na comunidade Android existem inúmeras atualizações não-oficiais que você pode experimentar no seu aparelho sem muitos riscos.

Quando fizer isso, será necessário fazer um reset de fábrica, ou seja, é preciso fazer um backup antes da instalação. E caso algo dê errado no processo, sempre é possível fazer com que o Nexus volte a funcionar usando uma das Imagens de fábrica.

AndroidPIT Nexus family group shot
O Nexus 5 (esquerda) pode ser atualizado para o Nougat manualmente / © AndroidPIT

Nougat para o Nexus 5

Oficialmente a Google não vai desenvolver uma atualização Nougat para o Nexus 5, mas isso não significa que esse smartphone se transformou em lixo: a comunidade de desenvolvedores conseguiu, em poucos dias, compilar o código-fonte para o Nexus 5. O desenvolvedor Chirayu Desai publicou no Google+ um screenshot e links para o código-fonte, além de uma imagem fábrica.

Custom-ROM: a solução perfeita para o Nougat

A lista de firmwares baseados em Nougat para Nexus antigos cresce constantemente. Na maioria dos casos, vale a pena esperar. No entanto, a CyanogenMod 14 ainda está longe de terminada, e o desenvolvimento de outras Custom-ROM baseadas em Nougat ainda não está finalizado. Não existe suporte para atualizações automáticas, logo o esforço para manter tudo atualizado é bem maior.

80 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi