O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
88 Compartilhados 110 Comentários

É assim que a Samsung pensa em comercializar o Tizen

Há alguns dias, escrevi sobre a guerra das fabricantes pela independência. Algumas querem se afastar do Google, enquanto este último quer fabricar os próprios smartphones. Agora, parece que temos mais um forte indício de que duas gigantes do mundo dos smartphones poderiam passar a colaborar.

A notícia se espalhou como fogo: a Huawei poderia usar o Tizen, o sistema operacional da Samsung. Por enquanto, este é apenas um rumor, nenhuma das fabricantes confirmaram esta informação. Parece também que a Huawei não está satisfeita com o Android Wear, e até estaria pensando em construir o próprio sistema operacional para evitar o Android. 

AndroidPIT samsung gear s3 comparison 4
Será que teremos o Tizen em smartphones da Samsung e da Huawei no futuro? / © AndroidPIT

O Tizen é o sistema operacional criado pela Samsung, e hoje é usado principalmente nos smartwatches da fabricante sul-coreana. Nos últimos anos, muitos foram os rumores de que a Samsung viria a desistir do Android e mudar para o próprio SO. Na teoria, pode até parecer fácil, mas na prática, isso representaria um enorme risco, mesmo para uma das grandes potências tecnológicas, como a Samsung.

BP
Benoit Pepicq
A Huawei e a Samsung pensam em uma colaboração apenas em smartwatches, mas se este acordo se estendesse aos smartphones, aí seria outra conversa.
O que você acha?
578 participantes
50
50

A colaboração não é necessariamente obrigatória. Em teoria, o Tizen é um projeto de código aberto, ao qual a Huawei poderia acessar o código e adaptar o sistema conforme fosse a sua vontade. Na prática, essa parceria poderia ser benéfica para ambos os lados, que começariam um disputa mais acirrada contra o Google, o que seria um golpe forte na gigante das buscas (sim, o Goole iria se recuperar, mas sentiria o baque).

Atualmente, a Huawei e a Samsung pensam em uma colaboração para o uso do Tizen apenas em smartwatches, portanto, economicamente, o Google não correria riscos. Agora, se este acordo se estendesse aos smartphones, aí seria outra conversa.

Não se preocupe muito com o Google, este provavelmente já vem considerando este considerado há algum tempo. Tanto que na próxima terça-feira (4/10), a equipe de Sundar Pichai pretende nos surpreender com "algo que poderia revolucionar o universo do Android". Vamos esperar!

Os comentários favoritos dos leitores

  • Andreu Vasconcelos há 2 meses

    Sou usuário da Samsung, mas não a acompanharia caso ela passasse a utilizar exclusivamente o Tizen. E caso isso ocorra, migro para a Apple, já que as outras marcas de Android não me convenceram ainda...

  • Denis Correia há 2 meses

    A Samsung não seria louca de desistir do Android em prol do Tizen... pelo menos, não ainda. Daria um tiro no próprio pé. E com o fiasco (sim, fiasco) do Note 7, ela não pode pensar em marcar bobeira, pois perdeu muito em lucro e em marketing.

  • Wagner Sanches há 2 meses

    Samsung trava mais que tudo.Ta falando merda.

  • Steven Oliver há 2 meses

    A Lenovo quase me convenceu com o Moto Z, mas a câmera, a falta de resistência à água e, principalmente, aquele ridículo adaptador para fone de ouvido, me fizeram desistir.

  • Squalo há 2 meses

    Cara, eu já tentei mudar do Android pro IOS e não me acostumei, sei lá, acho o IOS meio estranho, questão de gosto mesmo..

110 Comentários

Escreva um comentário:
  • Concorrência é a alma do negócio. Seja bem vinda toda e qualquer inovação, pois isso estimula todos os envolvidos em correr atrás pra melhorar.

  • já não uso samsung faz tempo por conta do TouchWiz ser uma porcaria (na época). se trocar pra outro SO eu não volto mesmo

  • eu fico meio que revoltado com uns comentários sobre aparelhos sansumg travarem os caras compram umas merdas de aparelhos intermediário básico e que rodar tudo a todo vapor ...eu tenho um note 4 a dois anos e nunca travou e olha q eu tenho muitos app instalados comprei um MOTO G3 pra minha filha pra e só vive travando com nada vai entender

  • tirom de 12 no pé

  • A hegemonia do Android é muito difícil de ser ameaçada. A única coisa que faria com que as fabricantes migrassem para outra plataforma seria a Google fechar o sistema.

  • Se o Touchwiz já é ruim, imagina um SO inteiro feito pela Samsung?!

  • Acho bem difícil o Android perder sua posição, mas não devemos ser soberbos né!?

  • Bom, não conheço o Tizen, nunca fucei, apenas vi alguns vídeos sobre o sistema.
    Acho pouco provável, pelo menos agora, que a Samsung use o Tizen na linha S, A...

  • lembro quando comprei o Galaxy Note 1 (no lançamento) naquela época já se falava sobre o lançamento do Tizen...... está quase igual a Pokemon Go isso....... quem sabe um dia né

  • Não vou negar que fiquei bastante impressionado com o Tizen nos relógios da Samsung, mas nos smarts não sei se ficaria legal. Fora que Samsung é sinônimo de Android praticamente, acho que essa parceria não vai se partir tão cedo.

  • Estou fazendo uma pesquisa sobre preferência de marcas de smartphones. Se alguém quiser ajudar. Respondam por favor! Segue o link:
    gaussem.com.br/pesquisa/index.php?sid=18147&lang=pt-BR

  • "Considerando esse considerado"?

  • para um rumor está bom mas a realidade é bem diferente.seria pedir falencia a troca de os pela samsung

  • Se tiver boa parte dos apps dará certo. A maioria nem sabe que o SO é Android, vai por ser Samsung.

    • Concorrência sempre é bom para o mercado, mas o problema, quem está a muito tempo no Android e já conhece o sistema, mesmo sendo cliente da Samsung, sabendo que o sistema é outro, muitas pessoas não compram!

      Não podemos esquecer que até o Windows Phone, já cansei de ver pessoas na loja perguntando, se ele rodava Android. grande parte das pessoas, mesmo não sabendo nem a versão do Android que usa, pelo menos sabe, que o sistema, tem um tal robô verde.

  • Para nós consumidores seria muito bom um 3o OS mobile que realmente emplacasse , apos o fim do BB 10 , Sailfish empacado e a notoria incompetência da MS neste segmento desde o WM 6.0 , seria muito bem vindo um 3o OS estável e que possua apps de qualidade , caso este último parâmetro não seja alcançado o OS morrerá , a Samsung já tentou uma vez e fracassou com o Bada , talvez acerte agora.

  • Tenho o novo Samsung galaxy A5 2016 comprei em fevereiro deste ano e já recebi a atualização para o Android 6.0.1 e mais três atualizações de segurança do Google, sendo a mais recente a de setembro , Android rodando fluido sem travamentos, uso do Samsung pay sem falhas na prática de uso cotidiano para pagamento sem cartão de crédito de forma rápida e fácil,boa bateria tela super amoled full hd com 421 ppi com sensor biométrico rápido, a touchwiz está mais leve e fluida mas ainda consome boa parte da memória RAM do aparelho mas nada que traga travamentos no seu processamento, o mesmo não esquenta mesmo utilizando a entrada de vídeos ou jogos com processamento pesado, flui de maneira rápida nas transições de tela e a entrada de aplicativos se faz em toques suaves trazendo uma boa fluidez do Android marshwellon ao aparelho!!!
    A marca não pode ser perfeita ,mas está mostrando na linha A ,um lindo design e um bom conjunto de câmeras então já é visível ver a mudança na politica de atualizações da Sul coreana, a disputa saudável pela concorrência com a Apple se faz melhor aos usuários de ambas ,pois são produtos de alta qualidade chegando aos admiradores de tecnologia!!!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi