O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
295 Compartilhados 90 Comentários

Ter dois sistemas operacionais em um smartphone Android? Isso pode ser possível

Anunciado no último Google I/O, o sistema de atualizações Seamless para o Android foi bem recebido pelo público. Basicamente, o update seria realizado de uma forma mais “discreta”, evitando que o usuário espere longos minutos enquanto tudo é carregado para só depois reiniciar o dispositivo. Tudo isso funcionaria nos, digamos, bastidores do sistema. O defeito? Ele só poderá ser implementado a partir do recém-lançado Nougat. 

O Seamless é possível porque a nova versão do SO do Google teria cópias das partições mais importantes (sistema / dados / recovery /cache e boot). Com isso, enquanto uma dessas cópias está ativa, a outra está rodando em segundo plano. E é nessa última que as atualizações são instaladas – mais especificamente na partição de sistema. 

Com isso, você pode usar o smartphone normalmente mesmo com a atualização em movimento. Logo, quando todo o processo de update é feito, o usuário recebe um aviso e o smartphone é reiniciado. 

AndroidPIT Android N Nougat 2519
O Seamless é um recurso do Android Nougat que facilita o processo de atualização do sistema / © AndroidPIT

A grande limitação do Seamless, no entanto, é que ele exige uma capacidade de armazenamento generosa por parte do smartphone, já que ele precisa alocar tanto a partição original, quanto a sua cópia. Logo, ainda fica a dúvida de que se um smartphone que ganha um upgrade do Marshmallow para o Nougat recebe uma cópia adicional de cada partição para fazer uso de sistema de atualizações no futuro. 

Esse sistema de atualizações pode permitir um smartphone Android rodando dois SOs

Segundo o site XDA Developers, um desenvolvedor chamado Dees_Troy, que também é um dos líderes do projeto Team Win Recovery Project (ou, simplesmente TWRP) prevê que, em breve, os desenvolvedores modificarão essas cópias de partições para que seja possível executar um sonhado dual boot. Ou seja, o Android teria a capacidade de rodar até dois sistemas diferentes dentro do hardware. 

Com isso, é animadora a perspectiva de podermos ter um smartphone com dual boot, onde podemos escolher entre iniciar o dispositivo com o Android original ou, por exemplo, com uma ROM customizada, como a CyanogenMod. No entanto, a meta ainda está um tanto longe de ser alcançada por uma questão de disponibilidade de aparelhos. Isso porque Dees_Troy informou que esse método só seria possível, atualmente, com a linha de dispositivos Pixel, o substituto da série Nexus, que o Google apresentará apenas no próximo dia 04 de outubro. 

ANDROIDPIT CYANOGENMOD HERO
No futuro, poderemos ver o CyanogenMod rodando junto com o Android original / © ANDROIDPIT

Outra boa perspectiva é que, casos essas cópias consigam ser modificadas num eventual dual boot, elas também seriam capazes de clonar o sistema de atualizações do Nougat nos smartphones que trazem essa versão do SO de fábrica. Com isso, em teoria, seria possível reproduzir este sistema de updates nas ROMs customizadas sem precisar entrar no Modo Recovery cada vez que for necessário instalar uma nova versão da mesma. Ou seja, menos trabalho, principalmente naqueles casos em que as atualizações não trazem tantas melhorias assim. 

A ironia disso tudo é que o Google, indiretamente, ajudou a tornar essa hipótese do dual boot uma possibilidade. Isso porque - apesar da empresa tentar dificultar os processos de root a todo custo - a liberação de um segundo conjunto de partições para o Seamless acaba permitindo que os desenvolvedores “sequestrem” a mesma para trabalhar no processo.

Em breve, cenas dos próximos capítulos. 

Você toparia entrar em um processo – mesmo arriscado – para ter dois sistemas operacionais no seu smartphone? 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Léo Walk há 2 meses

    Ai você instala o iOS e depois descobre que o seu smartphone fica limitado ao iTunes...kkkkkkkk...Apple e suas porcarias, tô fora!!!

  • Phelipe Breves há 2 meses

    Ótima forma da Microsoft tentar emplacar o maravilhoso Windows Phone outra vez - quem sabe com sucesso - o problema seria o espaço que esses dois sistemas iriam ocupar.

90 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi