O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 159 Compartilhado 100 Comentários

Os smartphones estão caros. Eis o que você pode fazer sobre isso!

A economia do Brasil está parada, o dólar não está nada barato e você precisa trocar seu smartphone. E mesmo com tudo isso, boa parte das fabricantes que aqui estão insistem em colocar os preços dos seus modelos nas alturas. O que fazer para tentar driblar os valores altos e ter um telefone que atenda as suas necessidades? Tenho cinco dicas que podem ajudar você nessa tarefa.

1. Invista nos chineses “Made in Brazil”

Xiaomi, Huawei, ZTE, Vi/Meizu, Lenovo... as fabricantes chinesas vieram com tudo ao mercado brasileiro, com modelos que trazem design, boas especificações e, acima de tudo, bons preços. Algumas dessas empresas já são mais conhecidas do público, como a Xiaomi e a Huawei, mas vale dar uma olhada nos modelos da ZTE e da Vi/Meizu.

E, claro, se você tiver uma grana a mais, o Vibe, da Lenovo, é o único com tela Full HD e sensor biométrico abaixo dos R$1,2 mil.

AndroidPIT China
A China quer dominar o mercado de smartphones/  © ANDROIDPIT

Aliás, você sabe que vai acabar tendo um smartphone chinês mais cedo ou mais tarde, né?

2. Invista na compra online

Ok, essa operação exige mais sangue frio e paciência na hora de pesquisar, mas a economia pode valer a pena. Isso porque sites chinês, como o Deal Extreme, oferecem uma variedade gigantesca de smartphones, com as mais diversas marcas e modelos, desde fabricantes chinesas totalmente desconhecidas do público brasileiro, até empresas famosas como Huawei, Motorola e Samsung.

DEALEXTREMEANDROID
Comprar online pode gerar uma bela economia. Mas exige pesquisa e paciência / © Deal Extreme

No site, você pode filtrar os aparelhos por marca, número de núcleos do processador, o tipo de rede que o aparelho suporta, o preço e, o mais importante, a opinião dos usuários sobre os dispositivos. Dê especial atenção a isso antes de comprar. 

Aliás, confira as nossas dicas de como comprar com segurança em sites como o Deal Extreme.

3. Já pensou em comprar um smartphone topo de linha antigo?

Se as grandes fabricantes não estão colaborando nos preços dos seus aparelhos atuais, há uma saída para quem quer aliar bom desempenho e valores mais camaradas: comprar modelos topo de linha de anos anteriores. Eles trazem boas configurações, design bacana e atendem com folga tudo o que você precisa em um smartphone. Além disso, alguns deles ainda podem receber atualizações do Android.

lg g4 samsung galaxy s5 screen
Smartphones topos de linha mais antigos podem aliar performance e bom preço / © ANDROIDPIT

Entre os aparelhos que você pode dar uma olhada e cogitar a compra estão o Xperia Z3 (Sony), o Moto X 2014 (Motorola), o Galaxy S5 (Samsung) e G4 (LG). Isso, claro, se você fizer questão de usar modelos das fabricantes mais tradicionais.

4. Livre seu atual aparelho de apps e dados inúteis

Entre 2011 e 2015, tive um Galaxy Nexus S que atendeu a tudo o que eu precisava nos primeiros três anos. Mas em 2014, ele já dava claros sinais de “cansaço” e todos os processos que o aparelho rodava demoravam uma eternidade, inclusive os mais banais como fazer uma ligação ou receber e enviar mensagens pelo WhatsApp. E para completar, a bateria não durava nem metade do que costumava suportar.

AndroidPIT smartphone clean
Uma boa "faxina" no seu smartphone pode fazer com que ele ganhe um tempo extra de vida / © ANDROIDPIT

Como na época a grana estava curta, a solução que encontrei foi mapear todos os aplicativos que eu não usava mais e eliminá-los, além de fazer uma “limpa” nos arquivos, incluído enviar fotos, músicas e (muitos) ringtones direto para o Google Drive.

Em suma, eu quase fiz uma restauração de fábrica no aparelho, mantendo apenas WhatsApp, o Facebook (Lite) e os serviços do Google que mais usava. E deu certo! Meu Nexus S ganhou fôlego extra e ficou comigo por mais um ano, até que eu trocasse por um Zenfone 5.

5. Selecione aparelhos a partir de determinada faixa de preço

Nisso, nós podemos te ajudar. O AndroidPIT traz diversas matérias onde você pode escolher os melhores smartphones a partir de determinadas faixas de preço. Abaixo, você pode conferir quatro delas que podem ajudar o seu bolso. 

Você conhece outras dicas para ter um smartphone bacana sem pesar no bolso? Dê a sua opinião!

159 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Denis 1/mar/2016

    Eis o que posso fazer sobre isso: Não comprar. Simples assim. Vou ficar com o meu Moto X 2014 até que ele se desfaça nas minhas mãos. Antigamente, eu vendia o meu smartphone e com a grana da venda, inteirava e comprava o novo. Agora, não dá mais pra fazer isso... tá tudo caro demais.

  • Eduardo VP 1/mar/2016

    E pare de trocar de aparelho todos os anos feito um babaca Kkkk

100 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi