O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
OPINIÃO 168 Compartilhados 52 Comentários

Você pode até instalar o Allo essa semana. Mas duvido que use o app

Allo, o novo aplicativo de mensagens do Google, pode ser lançado já nesta semana, mais precisamente na quarta-feira (21.9). E alguns de seus recursos nunca foram utilizados em um messenger. Apresentado no último Google I/O, há uma grande expectativa em torno do seu funcionamento. Mas, de qualquer forma, a Big G terá um desafio e tanto para fazer com que os usuários migrem para esta nova plataforma.

Destacar mudanças recentes

Para baixar e instalar o Google Allo, acesse este link.

Em um mundo tão volátil e imprevisível como é o da tecnologia móvel, é difícil dizer com total certeza quais aplicativos darão certo (a minoria) e quais ficarão pelo caminho (a maioria). Antes de seus lançamentos, teria sido impossível, por exemplo, prever o sucesso de apps como o Boomerang, Prisma ou MSQRD. Mas, há certo momentos, em que não é necessário ser um guru da Tecnologia para ver quais programas vão cair no esquecimento rapidamente. 

Tudo aponta que o lançamento do Allo, o mais novo aplicativo de mensagens do Googe, será nesta quarta-feira (21.9). Suas funções foram apresentadas há alguns meses, durante o último Google I/O (o encontro de desenvolvedores da empresa) e, ainda que muitas sejam interessantes, não me parecem suficiente para converter o app em um êxito estrondoso. 

A maioria das funções do app é relativamente igual ao que se vê nos seus concorrentes: introdução de texto nas imagens, mudança do tamanho da fonte das mensagens, etc. Mas, o recurso mais interessante, e que claramente diferencia o Allo de seus rivais, é a integração do Google nas conversas. Chame seu amigo para assistir a um filme e o Allo vai te sugerir as salas de cinema mais próximas a você e os horários dos longas em cartaz. Esta tecnologia se estende às respostas automáticas e outras funções da conversação. 

AndroidPIT allo app 3
Na maioria das suas funções, o Allo é igual aos seus principais concorrentes / © AndroidPIT

A criptografia do Allo, no entanto, é on the wire e não End-to-end (Ponta-a-ponta), como ocorre no WhatsApp, Messenger, Telegram e iMessage. Será possível abrir uma janela no modo Incógnito para poder ativar a codificação Ponta-a-ponta, mas a que preço? A de perder a integração com o Google durante a conversação, que é a característica mais interessante do comunicador. 

O fato é que, simplesmente, esta integração não é possível se a informação está encriptada. Mas, isso não deixa de ser um ponto positivo (ou negativo se você faz questão de usar o Assistant) em um momento em que os principais apps migraram a um nível de codificação muito mais seguro. 

A concorrência é dura e o momento é pouco oportuno

Setembro também será, provavelmente, o pior mês para lançar um messenger. Para começar, os usuários do iOS estão desfrutando de um iMessage totalmente renovado há menos de uma semana, com direito a integração de apps de terceiros e novos recursos. 

Setembro é, provavelmente, o pior mês para lançar um aplicativo de mensagens

Se olharmos para o mercado norte-americano, por exemplo, de acordo com dados da Statista, a porcentagem de usuários de iOS representa 43,9%. Logo, é difícil prever como o Google irá converter os adeptos desta plataforma - que utilizam o iMessage em sua maioria - para o seu novo app de mensagens. Especialmente levando-se em conta que, precisamente neste país, a adoção de comunicadores de terceiros é baixa. O WhatsApp, por exemplo, terminou 2014 com uma taxa de adoção de apenas 8% nos mesmos Estados Unidos.

O domínio do WhatsApp e do Facebook Messenger, a esta altura, também é difícil de combater. E não foi por falta de tentativa por parte do Google, que criou apps  como o Hangouts e o Google Messenger, mas cujos resultados ficaram bem longe dos principais rivais.  

androidpit facebook messenger vs whatsapp vs telegram
A concorrência entre os messengers é dura / © ANDROIDPIT

A tudo isso, soma-se a incompreensível decisão do Google de separar o Allo do Duo, o novo app de videochamadas da empresa. Mesmo com mais de 10 milhões de downloads em menos de um mês, este último também não conseguiu conquistar o coração dos usuários. E isso é perceptível ao olharmos a posição do aplicativo no Google Play. A ver se o Allo não terá o mesmo destino.

É muito provável que a sua curiosidade faça você instalar o Allo no seu smartphone e também é possível que você goste do app. No entanto, é pouco provável que ele se converta no seu principal aplicativo de mensagens. Ainda que suas funções sejam interessantes, comprometem a privacidade dos usuários; sua concorrência já está consolidada demais para apostas em uma nova plataforma; e a comunidade iOS, muito importante para o mercado norte-americano, é difícil de convencer.

Mais que inteligência artificial ou buscas integradas, o Google precisa é de um milagre para colocar o Allo entre os grandes.

Você acha que o Allo pode figurar entre os comunicadores mais populares do mercado? Você está disposto a dar uma chance a ele?

 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Dell Porto há 2 meses

    Não custa testar ! Um exemplo é o Google+ é uma ótima rede social, mas poucos sabem disso ou usam, telegram está anos luz a frente do Whatsapp, mas não é tão popular, no fim uso cada uma para um fim específico.

  • Andreu Vasconcelos há 2 meses

    Não vou nem perder tempo! Ninguém derruba o WhatsApp. Não por enquanto.

52 Comentários

Escreva um comentário:
  • artigo de antes do app sair = duvido que você vá usar
    artigo depois do app sair = você não usa porque é acomodado

    hein?

  • Os do IOS não vão usar,a Google não faz isto para PC porque tem raiva à Microsoft,são uns caprichosos com ideias megalômanas que raramente dão certo,vai ser mais uma App para o sótão.

  • Instalado em 2 celulares de casa e estamos testando. Inicialmente tivemos ótima impressão sobre como deverá funcionar o app quando estiver c a questão do assistente em português. Bem fluido e simples. Por enquanto aprovado.

  • Só terá futuro, se fizer uma campanha publicitária, oferecendo acesso grátis nas redes de dados, pelo menos no começo, pra criar uma base de usuários. Por "modismo" os outros não largam o WhatsApp. Eu queria usar o telegram. Mas acabei virando uma ilha, sem nenhum contato pra usar, todos usam whatsapp e vc se vê forçado, a tbm usar.

  • Instalei e achei o APP bem clean e leve. Vale a pena testar, além do que por fazer ligação com sua agenda e conta do Google já sairá e muitos apps.

  • No Brasil o Telegram e outros não crescem porque a ignorância tecnológica do Brasileiro é muito grande e não é capaz de aprender algo novo, ou a preguiça não deixa. A exemplo disso é que a maioria só compra Samsung de baixo custo.

    • bobagem cara,não é bem assim,creio que as pessoas optam por aquilo que atende bem as suas necessidades

    • talvez porque a maioria absoluta das pessoas só que trocar mensagens e fotos.

      quantas pessoas normais precisam baixar arquivos de 10Gbytes no celular? quem em sã consciência precisa fazer isso?

      o whatsapp atende à maioria. o resto é mimimi

  • Tem certos momentos que acredito que o ANDROIDPIT é pago para colocar matérias sensacionalistas. Por mais que escreva que é uma matéria de opinião do autor, mas todos nós sabemos que tudo que é divulgado na web tem certo poder de influência.

  • Acredito que "vencerá" quem conseguir desenvolver um app robusto que consiga se comunicar com todos os mensageiros. Para enviar e receber msgs de pelo menos os mensageiros mais populares.

  • Que artigo idiota e tendencioso. Aqui é Android Pitt e o cara só fala de IOS. Que vc tá fazendo no mundo Android? Vaza

  • O povo deveria pesquisar mais pra falar do WhatsApp. Ele apenas copia e não inventa. Gifs e outras coisas vieram tarde de mais, coisa q Telegram e Hangouts já tinha há muito tempo.

  • Baixei e fiquei impressionando com a leveza e visual clean do aplicativo, é tudo que o WhatsApp não conseguiu em termo estético, merece a tentativa de usar, já pedi a minha namorada pra instalar e o grupo da família pra testar ele Vale a pena. Peguei no apkmirror

  • Baixei pelo ApkMirror..

  • Finalmente o Allo chegou, já baixei e instalei.. D cara eh mt legal.. Ainda tem mt q melhorar.. Mt show..

  • Acabei de olhar um site confiavel de APK e tem lá o Allo (acabou de sair) estou baixando para ver!

  • Muito bla bla bla contra os caras! Isso parece a mania de brasileiro complexado torcendo contra os melhores. Acho que a Google lança aplicativos de todos os tipos porque tem uma plataforma dinâmica, num "info sistema" completo. Por quê ninguém critica o pouco uso dos aplicativos office da Google?! Por que é bom ter opção! Enfim.. Por mais inútil que possa vir a ser o lançamento de um app tipo 'mais do mesmo', ainda mais desnecessária é a especulação do seu sucesso.

  • As pessoa peragam um gosto pelo whatsapp muito grande, mesmo tendo o Telegram com recursos que o whatsapp nem tem ainda. não é tão usado assim. acho que Allo não será muito aceito. pode demorar um pouco.

  • Tem q vir mt bom, pq o whats tá se adiantando e lançando atualizações todos os dias!!!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi