O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 132 Compartilhado 47 Comentários

Quais as vantagens de um smartphone com câmera dupla?

Muitos smartphones chegaram ao mercado com câmera dupla, como o LG G6, o Huawei P10, o Honor 8 e outros. Pensando nisso, resolvi fazer este artigo para esclarecer alguns pontos interessantes sobre essa tecnologia.

A câmera dupla é um conjunto formado por duas lentes principais em vez de apenas uma. Os smartphones que se beneficiam dessa tecnologia podem oferecer resultados de imagem diferentes, com efeitos distintos. As lentes geralmente operam em conjunto, de forma complementar.

De modo geral, o primeiro sensor faz o trabalho convencional, capturando fotos coloridas e com bons níveis de nitidez, brilho e contraste. O secundário acrescenta informações que não podem ser capturadas pelo principal, só que com mais qualidade, principalmente em relação à profundidade. Combinando ambos os resultados temos uma imagem com melhor qualidade.

Cada marca tem uma estratégia diferente para o funcionamento das lentes, assim como o posicionamento no qual elas se encontram.

Opinion by Benoit Pepicq
É essencial que todos os smartphones topo de linha venham com câmera dupla.
O que você acha?
50
50
476 participantes

Melhorando alguns efeitos

Imagens em 3D

Uma das vantagens do sensor duplo é a alteração do nível da perspectiva. Com o auxílio da segunda lente podemos aplicar um efeito maior de profundidade e distância, criando quase um efeito em 3D. É possível obter resultados bons quando o software é bem trabalhado, mas isso não é tudo o que você pode fazer com uma câmera dupla. A análise de profundidade, contudo, é a base para muitos resultados que falaremos mais a seguir.

O sucedido efeito Bokeh

Já tivemos em aparelhos mais antigos a possibilidade de adicionar efeitos de cor no primeiro ou no segundo plano de uma imagem, como no HTC One M8. Neste, era possível, inclusive, recuperar partes perdidas de uma imagem e colocar em outra.

Contudo, o resultado mais interessante que um sensor duplo pode oferecer é o trabalho fora da área de foco. O segundo plano, no caso, recebe aquele efeito desfocado (blur), ou borrado, característico de câmeras profissionais.

AndroidPIT trucos huawei p9 10
O efeito Bokeh no Huawei P10 / © AndroidPIT

Realidade aumentada

Encontramos no Lenovo Phab2 Pro e no Asus Zenfone AR um outro conceito e utilidade para a câmera dupla: além do sensor RGB convencional, temos uma lente olho de peixe e outra TOF, que captura inúmeras imagens tridimensional. De modo geral, temos aqui um sensor 3 em 1.

Seu funcionamento é bem simples: um laser infravermelho incorporado na câmera reflete a luz na superfície, que é calculada pelo software fazendo com que os sensores possam fazer projeções de realidade aumentada. Além de capturar informações sobre a profundidade, o smartphone equipado com esses sensores pode calcular a posição do usuário em determinado ambiente. Temos um vídeo falando sobre o Phab2:

Não é por acaso que o Google tem interesse em manter o Projeto Tango e a plataforma Daydream sincronizados, visto que ambas as tecnologias se complementam e podem ser usadas em óculos VR e smartphones AR.

Não é por acaso que o Google tem interesse em manter o Projeto Tango e a plataforma Daydream sincronizados

Potencial de melhoria

Imagens ricas em detalhes...

O Huawei P9, o Mate 9 e o Honor 8 contam com lentes duplas e oferecem uma proposta de uso diferenciada. O segundo sensor é indiferente à cor (monocromático), e otimiza melhor as áreas de sombra, pontos de iluminação e traz mais detalhes a imagem. A combinação de cores é feita pelo software no pós-processamento.

O objetivo desses aparelhos é oferecer imagens mais realistas, ricas em detalhes. É interessante para qualquer usuário que tem essa preocupação.

... mesmo em iluminação baixa

A iluminação é sempre o fator essencial para obter bons resultados em imagens, e é o pesadelo dos fotógrafos, amadores ou não. No mundo profissional, contudo, essas situações podem ser contornadas e otimizadas, mas o usuário comum sofre mais quando as condições de luz ambiente são fracas.

AndroidPIt google pixel XL 9805
O Google Pixel é uma referência em qualidade de câmera / © AndroidPIT

No caso desses smartphones que citei acima, o sensor secundário trabalha especificamente nos detalhes, o brilho é adicionado depois pelo software. O resultado não é perfeito, mas está acima da média quando comparado com smartphones que contam com um sensor único (salvo raras exceções).

Zoom com perda mínima de qualidade

Alguns dispositivos trabalham melhor a questão do zoom sem perda de qualidade, como é o caso do iPhone 7 Plus, que entrega resultados melhores em comparação com o zoom convencional dos demais smartphones. O LG G5 também oferece outra possibilidade neste campo, fazendo com que o zoom seja aplicado de forma mais abrangente nas imagens, capturando mais detalhes e informações. No caso da LG, a lente secundária é do tipo grande angular.

47 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
132 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi