O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
255 Compartilhados 287 Comentários

Android 6.0 Marshmallow chega para o Sony Xperia Z1 via AOSP!

A Sony já divulgou quais serão os dispositivos da linha Xperia que receberão oficialmente o Android 6.0 Marshmallow. Infelizmente, o Xperia Z1 ainda não entrou na lista. Contudo, desenvolvedores do fórum do XDA já disponibilizaram uma ROM em estado Alpha para o carro-chefe de 2013 da companhia japonesa. Confira detalhes abaixo.

Versão do Android 5.0.2 Lollipop 5.1.1 Lollipop 6.0 Marshmallow
Xperia Z1 Sim Sim ROM

Atalho para a seção

Xperia Z1 - Atualização para Android 6.0 Marshmallow

A Sony não incluiu o Xperia Z1 na lista oficial de dispositivos que receberão o Android 6.0 Marshmallow anunciada em outubro de 2015, contudo desenvolvedores do fórum XDA disponibilizaram os arquivos de instalação do Android 6.0 Marshmallow para os proprietários do Xperia Z1. 

Como instalar o Android 6.0 Marshmallow no Xperia Z1

O firmware é baseado no AOSP (Android Open Source Project), não oferece as customizações de interface oferecidas pela Sony através da Xperia UI. O sensor de luz e proximidade, assim como o Bluetooth e o Wi-Fi estão funcionando normalmente, segundo os desenvolvedores responsáveis pelo desenvolvimento da ROM. Para a instalação você precisará dos seguintes arquivos:

  • Ferramenta para o desbloqueio do bootloader fornecida pela Sony aqui;
  • Arquivo com a ROM alpha (3.10.x) do Android 6.0 Marshmallow para o Xperia Z1 
  • Pacote de aplicativos do Google aqui;
  • Descomprima-o e copie o arquivo de backup da ROM de /sdcard/clockworkmod/backup para o local desejado no seu smartphone;
  • Inicie seu dispositivo em Recovery Mode;
  • Faça um full wipe dos dados (a não ser que já esteja usando uma versão anterior desta ROM);
  • Restaure o  backup que você copiou antes e faça o flash da ROM para o Xperia Z1

Mais informações sobre o processo de root podem ser consultadas no artigo abaixo:

Xperia Z1 - Atualização para Android 5.1.1 Lollipop

A última atualização oficial do Xperia Z1 foi feita para o Android 5.1.1 Lollipop, com uma "cura" para o malware com o nome de Stagefright, assim como mudanças nos ícones da tela inicial. 

Xperia Z1 - Atualização para Android 5.0.2 Lollipop

O firmware tem o número de compilação 14.5.A.0.242, e este é o quarto update do sistema operacional do dispositivo que foi lançado em setembro de 2013, rodando inicialmente com Android 4.2 Jelly Bean. A atualização requer cerca de 1,2 GB de memória interna livre e pode demorar cerca de 20 minutos.

Entre os recursos e melhorias de sistema, temos as seguintes mudanças com o update do SO do Z1 para Lollipop:

  • Uma aparência nova baseada no Google Material Design;
  • Notificações inteligentes da tela de bloqueio e configurações personalizáveis;
  • Perfis multiusuário e modo de convidado;
  • Otimização do armazenamento: mova aplicativos para o cartão SD.
sonylollipop
Atualização do Xperia Z1 para o Android Lollipop. / © ANDROIDPIT

Quando o update OTA chega para o seu Sony Xperia Z1

A primeira coisa que você deve ter em mente é que a disponibilidade das atualizações por conexão sem fio depende do seu país e/ou da operadora.

Assim, mesmo que na página oficial de atualização do Xperia Z1 no site da Sony já apareça o Lollipop como o software mais recente do aparelho, não significa que a atualização esteja disponível no Brasil para todas as variantes do aparelho.

Para conferir se o seu Xperia Z1 já pode receber o update, acesse: Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de software> Atualizações do sistema.

E aí, você pretende experimentar a ROM do Marshmallow no seu Xperia Z1?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Denis Correia 26/out/2015

    "... está instável e não oferece suporte para diversos sensores e funcionalidades do dispositivo, como a câmera, NFC, GPS e o armazenamento externo com o uso de cartão microSD." - Ou seja, ainda está inutilizável. Quem instala rom ainda nesse estágio inicial de desenvolvimento vai movido ou pela curiosidade ou pela vontade de passar raiva.

  • Diego Nascimento 27/out/2015

    "A ROM foi disponibilizada pelo membro do XDA Ev3rtH, está instável e não oferece suporte para diversos sensores e funcionalidades do dispositivo, como a câmera, NFC, GPS e o armazenamento externo com o uso de cartão microSD."

    Credo, nem vale a pena ter o trabalho de atualizar e não poder usar recursos essencias do cel.

  • Luis Boccardi 15/abr/2015

    Atualizei o Z1 Compact pelo PC Companion agora ao meio dia e parece (quase) tudo em ordem! Achei o visual bem legal e o aparelho até agora está bem rápido, no mínimo como era antes, o que eu acho um bom sinal, visto que eu não formatei o aparelho antes/depois da instalação. Algumas observações:

    - xLoud foi desnecessariamente removido (porquê Sony? Sério... Era uma das coisas muito boas na parte multimídia... Agora tá apenas... Normal :/)
    - Gravação de vídeo Full HD/60FPS possivelmente fraudulenta (não testei, mas no XDA todos que testaram estão dizendo que só grava em 30FPS, como no 4.4.)
    - A qualidade das fotos parece um pouco melhor, assim como a velocidade do foco, mas a câmera não está rápida quanto antes no modo preview. Quando movimentamos o celular, a imagem que aparece na câmera parece um pouco travada... Nada comprometedor, mas tomara que corrijam na próxima atualização do sistema ou câmera.
    - Botão "Close All" dos aplicativos recentes misteriosamente está presente em apenas alguns aparelhos atualizados, e infelizmente não no meu (eu NUNCA tenho sorte com isso!)
    - Memória RAM livre ficando entre 600 e 700mb. No 4.4.4 ficava em torno de 400 a 500mb.
    - X-Reality está funcionando!
    - Gostei bastante do tamanho dos ícones, maiores agora. É bem pessoal, e me agradou mesmo.
    - A barra de notificações muda de cor de acordo com o app aberto. É um recurso do Android 5, ou é coisa da Sony? Porque aqui não está funcionando em tudo, tem casos que a barra se mantém azul (nada legal, dependendo do app aberto haha).

    De modo geral eu achei uma boa atualização, ponderando entre os prós e contras. Caso os "problemas" forem apenas os que eu percebi até agora, acho que está valendo a pena. Lembrando que depois que atualizei esse celular do 4.3 para o 4.4, em julho do ano passado, tive que esperar até novembro pra Sony corrigir o problema da câmera que travava... No 5.0.2 não estou percebendo nada grave como isso, logo considero uma boa atualização, levando em conta que é a primeira versão do 5.0 que o aparelho está recebendo. Claro que usei apenas 2 horas até agora, mas vou esperar que se mantenha estável!
    Os detalhes que ficaram para trás eu espero que sejam corrigidos com a versão 5.1.

287 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi