O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 150 Compartilhado 18 Comentários

ASUS Zenfone Selfie vs. Zenfone 2: o comparativo de câmeras que todos querem ver!

Existe uma competição acirrada entre os intermediários que estão custando aproximadamente R$ 1.500, mais especificamente no quesito câmera. A Motorola resolveu sair das últimas colocações em sensores de imagens e adicionou uma câmera decente para o Moto X Play, que disputa em pé de igualdade com os sensores dos recentes dispositivos da Asus, o Zenfone Selfie e o Zenfone 2. O comparativo de hoje fica por conta dos modelos da Asus, que são equipados com modos especiais para captura de imagens, além de recursos voltados para selfies individuais e em grupo. Confira a seguir.

A Asus soube equipar ambos os dispositivos com boas câmeras, embora o pós-processamento fique um pouco atrás do LG G4, por exemplo. O Zenfone Selfie é comercializado pelo preço sugerido de R$ 1.299, oferecendo duas câmeras com 13 MP (frontal e traseira) e um flash dual-tone que acompanha ambos os sensores. O dispositivo é ideal para aqueles que buscam pelas mesmas características do Zenfone 2 e também querem uma câmera frontal com boa definição e lente grande angular (88 graus). A câmera frontal do dispositivo captura imagens no mesmo nível da traseira, exceto pela quantidade de modos específicos para esse sensor, como embelezar rosto em tempo real e selfie panorâmica.

teasercamselfieezenfonedois
Zenfone 2 (acima) vs. Zenfone Selfie (abaixo). / © ANDROIDPIT

O Zenfone 2, por sua vez, já mostrou sua eficiência fotográfica em nossos testes no primeiro semestre do ano. A câmera frontal desse dispositivo possui 5 MP e uma lente com ângulo de visão de 85 graus, com o mesmo efeito de embelezamento em tempo real do Zenfone Selfie. A câmera traseira do Zenfone 2 possui 13 MP, capaz de entregar fotos com excelente nível de luminosidade e equilíbrio de cores.

Confira abaixo as especificações técnicas das câmeras de ambos os modelos.

  ASUS Zenfone Selfie (ZD550KL)  ASUS Zenfone 2 (ZE551ML)
Câmera traseira 13 MP 13 MP
Resolução máxima (4:3) 4128 x 3096 pixels (4:3) 4128 x 3096 pixels
LED traseiro LED dual-tone LED dual-tone
Abertura f/ 2.0 f/ 2.0
Macro até 6 cm até 6 cm
ISO 50 até 800 50 até 800
Câmera frontal 13 MP 5 MP
LED frontal LED dual-tone não possui
Ângulo de visão 88 graus (selfie panorâmica até 140 graus) 85 graus (selfie panorâmica até 140 graus)
Abertura f/ 2.2 f/ 2.0
Modos Automático/ Manual/ HDR/ Beleza/ Nitidez/ Pouca luz/ Noturno/ Profundidade/ Efeitos/ GIF animado/ Panorama/ Miniatura/ Time lapse/ Remover pessoas/ Sorriso Automático/ Manual/ HDR/ Beleza/ Nitidez/ Pouca luz/ Noturno/ Profundidade/ Efeitos/ GIF animado/ Panorama/ Miniatura/ Time lapse/ Remover pessoas/ Sorriso/ PanoSphere

Para este comparativo utilizei a proporção 4:3 para atingir a resolução máxima de ambos os dispositivos. Nenhum tipo de redimensionamento foi realizado nas imagens, exceto a compactação que é realizada pelo nosso servidor automaticamente. Utilizei um smartphone por vez para capturar as imagens e não ambos simultaneamente em ângulos diferentes, no entanto, será possível notar algumas mudanças do campo de visão de cada foto devido à diferença na objetiva de ambos os dispositivos. Confira o comparativo a seguir.

Zenfone Selfie vs. Zenfone 2: Conclusão

O Zenfone 2 é o dispositivo vencedor desse comparativo, principalmente pela riqueza de detalhes entregue pelo sensor principal, equilíbrio de cores e melhor eficiência em modo noturno. O Zenfone Selfie possui uma câmera excelente, mas fica um pouco atrás do Zenfone 2 nesses quesitos, entretanto, a câmera frontal do Selfie entrega uma qualidade superior em detalhes, tamanho e recursos, visto que este acompanha um flash de LED frontal. A captura de imagens em ambos os dispositivos é quase instantânea, o macro é eficiente e o foco manual com bloqueio de exposição se mostrou muito rápido. 

Se você procura por uma câmera traseira poderosa, opte pelo Zenfone 2 que, por sinal, dispõe dos mesmos modos de embelezar no sensor principal. O Zenfone Selfie é indicado para uso de autorretratos com maior nível de detalhes e alguns modos especiais que, unidos ao flash dual-tone, entregam resultados satisfatórios em ambientes menos iluminados. 

E aí, qual dispositivo desse comparativo é o seu favorito? 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Tiarles Nagata 23/set/2015

    Ambos são similares no quesito câmera traseira, mas um se destaca pelo frontal e o outro por ter mais qualidade na câmera traseira. Como próprio nome já diz.

18 Comentários

Escreva um comentário:
  • Por favor quero a comparação da câmera do Moto X Play e Style URGENTE !!!!

  • tudo se resume numa palavra só.... preço !!!

  • A câmera para selfies do Zenfone Selfie se demonstrou muito superior a câmera frontal do Zenfone 2, mas era esperado tal resultado. Me surpreende o Zenfone 2 ser bem melhor na câmera traseira, eu esperava que o Zenfone Selfie fosse melhor em todo conjunto.

    Muito bom o comparativo Bruno Salutes.

    • crias mais novas baseadas em modelos tops são sempre inferiores. A mesma coisa acontece com o moto x. O moto x play é bem inferior ao moto x original que inclusive foi renomeado para style. A asus fez a mesma coisa.

  • Só achei MUITO estranho essa tamanha diferença entre os dois no modo noturno. Acho que tem algo errado aí, não é possível que o Selfie seja tão inferior assim em modo noturno!

  • Como assim? Uma vez foi postado aqui mesmo que a Câmera do Selfie, entrega fotos com uma qualidade melhor. E agora falam ao contrário/

  • Zen fone 2 com certeza vale mais a pena, o selfie só compensa para usuários que utilizam muito fotos de auto retrato.
    Eu como não tenho esse dinheiro irei de quantum Go, o novo rei do custo x benefício dos intermediários, muito acima do Zen fone Laser, e um pouco melhor que o Moto G3, na minha opinião e na opinião de muitos outros.

  • Depois que conheci a linha Moto, com seu Android puro, fiquei receoso em comprar outros Androids.

  • Sei la, achei a câmera do Zenfone 2 normal melhor que o Zenfone Selfie, só a câmera frontal que realmente os 13mp fazem diferença.

  • Comprei o zenfone selfie e estou muito feliz com ele. A camera entrega fotos bem melhores das que foram postas aqui. Ele não trava praticamente em nada, somente se você quiser jogar games muito pesados em gráficos, mas a maior parte dos jogos roda liso. O que me incomodou mais no início foi o tamanho do celular, se houver uma continuação da marca, deveriam trazer um aparelho menor e mais fino. A bateria para uso moderado para alto chega ao final do dia com 20%, no meu caso. De resto, o celular é perfeito, para meu gosto(sou viciado em selfie, instagram e face)

  • Bruno tu ta com uma cara de quem quer rir naquelas fotos kkk. E agora sim ficou legal, o "sobre" ao final da matéria.

  • Não é a primeira vez que noto isso no site e acho que é um ponto que poderia ser melhorado. Vocês poderiam fazer os testes de camera, além do ambiente externo, fazer o teste em ambie te fechado onde poderia controlar a luminosidade e testar em diferentes intensidades de luz. Nesse teste por exemplo, mostra que o Selfie tira um foto quase toda escura a noite, mas aposto que não é sempre assim e também nem foi testado como cada celular lida com o flash.
    Fica a minha dica: dediquem-se um pouco mais nos testes de câmera, já que é um aspecto muito importante para muitas pessoas e façam eles mais completos.

  • Nossa

    Isso é realmente bem curioso.

    Quer dizer então que o Zenfone Selfie, mesmo apresentando um laser para melhoria de foco e claro de imagem se sai pior que o Zenfone 2 que não apresenta isso? Muito curioso.

    • também nao entendi. Se estivessemos falando da mesmissima camera traseira, poderiamos ter a diferença vinda de um possivel processamento inferior por parte do zenSelfie. No entanto, a camera do selfie tem um sensor laser... ele atrapalhou ao inves de ajudar?

  • Ambos são similares no quesito câmera traseira, mas um se destaca pelo frontal e o outro por ter mais qualidade na câmera traseira. Como próprio nome já diz.

    • É como se fosse mostrar alguns diferenciais entre dois irmãos, mesmo que fossem gemeos, um tem uma qualidade e outro tem outra qualidade, mas nem por isso deixam de ser irmãos, quer dizer a qualidade de um, não mudou mesmo com o lançamento do outro, o zefone 2, com sua câmera traseira continua com a sua eficiência, mesmo com o lançamento do zenSelfie, e no outro trabalharam na frontal, isso por o Selfie ser a onda do momento.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi