Motorola Moto G — [PROBLEMA/BRICK]Downgrade Lollipop pro Kitkat

  • Respostas:2.696
  • AbertoNão stickySem resposta
20
Conta desativada
  • Posts no fórum: 432

16/dez/2014 1:45:45 via App

Fernando Aguiar

Parece que esse tuto funciona, é só alguém testar.

Não tem nada haver com o problema desse tópico, isso é pra recarregar a bateria. 🔋

  • Posts no fórum: 5

16/dez/2014 2:13:39 via Web

Fala pessoal, fiz uma conta só para responder vocês he-he...

Não sei se já alguém já falou isso, mas o grande problema para quem atualizou para o Lollipop (independente se ser a versão GPE ou o soak test da Motorola), é que foi atualizado o Bootloader, e é aí que mora o problema. Muitos dizem que o bootloader do Lollipop é incompatível com o KitKat, o que não é verdade, já que é possível fazer o downgrade normalmente (se seguir umas regrinhas que irei colocar mais adiante).

Mas agora vamos ao que interessa, por que que está dando hard brick no Moto G quando se tenta fazer o downgrade?

Primeiro, é importante destacar quais são as duas maneiras (que eu conheço, claro) de se fazer o downgrade:

1 -> Através do fastboot;
2 -> Através de um backup nandroid (backup do kernel, system, cache, userdata, etc.) previamente criado.

Se você foi um dos que fez o backup nandroid antes de instalar o Lollipop, parabéns, você poderá regressar normalmente, tendo que apenas restaurar o backup (porém você terá que encontrar um custom recovery compatível com o Lollipop, o que de acordo com os garotos do Fórum XDA está difícil).

Se você não é um desses usuários super-protetores (assim como eu), só resta uma coisa, o fastboot. Porém, é pelo fastboot que a grande maioria dos donos do Moto G tem brickado o smart, e agora eu vou dizer o porque.

Acontece que o pessoal tem seguido os vários tutoriais da internet de como reinstalar o KitKat e sem perceber, estão dando flash que, nestas circunstancias, estão matando o Moto G, que são os arquivos gpt.bin e o motoboot.img. Mas você deve estar pensando: 'por que, se eu sempre usei eles e nunca tive problemas?', acontece que, como eu já havia dito, o Lollipop atualizou o bootloader, e esses dois arquivos em questão são os arquivos do bootloader (motoboot.img - bootloader; gpt.bin - uma espécie de guia das partições, anda lado-a-lado do bootloader) do KitKat, no caso, e é isto que está dando incompatibilidade, pois o usuário está tentando instalar uma versão mais antiga do que a instalada.

Neste caso (vamos ao que interessa agora), pode-se fazer o downgrade para o KitKat desde que siga estas duas regras básicas?

1 -> JAMAIS, eu repito, JAMAIS digite estas duas linhas
"mfastboot.exe flash partition gpt.bin
mfastboot.exe flash motoboot motoboot.img
";
*1.1 -> Cuidado dobrado com os arquivos prontos (aqueles, por exemplo, flash.cmd, que executa todos os códigos de uma vez) , pois ele pode estar dando flash nesses dois arquivos, e, se isto acontecer, é um caminho sem volta (por enquanto...). Eu recomendo digitar linha por linha ;*
2 -> INSTALE (dê flash) a versão 4.4.4 do KitKat, e não na 4.4.2, 4.4.3, ou qualquer outra que não seja a 4.4.4.

Seguindo esses passos, você pode sim voltar para o KitKat, porém, como nem tudo são flores na vida, ao fazer o downgrade, irá ficar um pequeno bug na tela, mas basta bloquear a tela e desbloquear que ele irá sumir e voltará apenas quando você reininciar o aparelho de novo (você verá rs).

Mas é isso aí pessoal, desculpa pela enrolação toda, mas basicamente é isto.

Segue abaixo um tutorial que eu testei (sou um sobrevivente do soak test da Motorola) e consegui retornar para o KitKat (até ver que tinha sido liberada a 5.0.1, mas isto não vem ao caso :D )

Tutorial = hhide.me+L0O (substituia o + por / (não posso publicar link :'( ). Para quem não manja do inglês, é só fazer o seguinte: baixar o arquivo em questão (link na frente de 'Download 4.4.4 Firmware'), extrair, colocar o smart em modo fastboot e executar o arquivo bat que está incluído, simples não? rs

Qualquer coisa, só chamar (cool)

Ah, lembrando que isto é apenas para quem ainda está no Lollipop e quer fazer o downgrade, ou seja, você não irá 'desbrickar' seu Moto G fazendo isto (mas eu nunca testei, então... Quem sabe você da sorte rs, tentar não mata).

Fui

  • Posts no fórum: 34

16/dez/2014 3:02:24 via Web

Emerson De Almeida Silva

É mesmo eu tava no android 5.0 depois eu passei para o android 4.4.2 GPE depois fui atualizar para o 4.4.4 via adb quando terminou de instalar coloquei em reboot system meu celular escurece e não liga mais MORREU

comigo foi a mesma coisa,vi um video no youtube q o cara abre o celular e depois tira e coloca o negocio q liga e desliga a bateria,vou comprar a peça amanhã e fazer pra ver se volta ;):'(

  • Posts no fórum: 59

16/dez/2014 4:09:38 via Web

isso que ele faz e um jumper! lembro que quando o v3 morria a gente tinha que fazer isso.Esse procedimento faz com que o celular limpe tudo que existe na memoria...eu tentaria fazer, mas o meu esta na garantia

  • Posts no fórum: 2

16/dez/2014 4:17:51 via Web

Emerson De Almeida Silva

Quem ai Levou o celular para a Assistencia Tecnica eles descobriu que o bootloader estava desbloqueado

Eu levei o meu hoje na garantia, falei que do nada apagou e não quis mais ligar mesmo deixando ele carregando a noite toda. Pediram 2 dias para reparar. Tomara que de certo.
Não falaram nada de estar com o bootloader desbloqueado.

  • Posts no fórum: 74

16/dez/2014 5:16:56 via Web

Carlinhos Menezes

isso que ele faz e um jumper! lembro que quando o v3 morria a gente tinha que fazer isso.Esse procedimento faz com que o celular limpe tudo que existe na memoria...eu tentaria fazer, mas o meu esta na garantia

Me lembro disso, eu tinha um Motorola Z3, fazia esse tipo de jumper direto nele... Vou ver o vídeo, e dependendo, se não houver riscos, faço no meu e posto o resultado.

  • Posts no fórum: 34

16/dez/2014 5:20:52 via Web

Igor Torres

Carlinhos Menezes

isso que ele faz e um jumper! lembro que quando o v3 morria a gente tinha que fazer isso.Esse procedimento faz com que o celular limpe tudo que existe na memoria...eu tentaria fazer, mas o meu esta na garantia

Me lembro disso, eu tinha um Motorola Z3, fazia esse tipo de jumper direto nele... Vou ver o vídeo, e dependendo, se não houver riscos, faço no meu e posto o resultado.

Eu vou amanhã comprar essa peça pra ver se funciona,se n funcionar....:'(:'(:'(:'(:'(:'(

  • Posts no fórum: 34

16/dez/2014 5:39:27 via Web

Eu tô com medo de levar na assistência e eles piorarem mais ainda.....MEU DEUS,NÃO É POSSÍVEL Q N TENHA NENHUMA PREVISÃO DO MBM 5.0 :( :(

  • Posts no fórum: 74

16/dez/2014 5:50:36 via Web

Igor Torres

Carlinhos Menezes

isso que ele faz e um jumper! lembro que quando o v3 morria a gente tinha que fazer isso.Esse procedimento faz com que o celular limpe tudo que existe na memoria...eu tentaria fazer, mas o meu esta na garantia

Me lembro disso, eu tinha um Motorola Z3, fazia esse tipo de jumper direto nele... Vou ver o vídeo, e dependendo, se não houver riscos, faço no meu e posto o resultado.

Bom, não manjo muito do Inglês, sei algumas coisas que os games ensinam, rsrsrs, mas pelo que vi ele só retirou a bateria e conectou novamente? È isso? Quando ele retira a bateria, ele fala algo sobre "5 minutos", alguém pode me ajudar...? Será que é só desconectar a bateria e conectar novamente mesmo?

  • Posts no fórum: 34

16/dez/2014 6:47:35 via Web

FERNANDO FERRETTI

Fernando Aguiar

Parece que esse tuto funciona, é só alguém testar.

Não tem nada haver com o problema desse tópico, isso é pra recarregar a bateria. 🔋

Alguém conseguiu com este método ?

  • Posts no fórum: 351

16/dez/2014 8:26:15 via Web

galera pelo que entedi ele nao explica qual foi o problema quando fala que procurou pela net disse tutoria de 2 min seguranado powe ,2 min segurando power era para aquele problema da bateria que nao pode deixar zerar mais como ele abriu o fastboot fiquei na duvida alguem perfuntou para ele se era pra hard brick vc seguir akl video pra ver se ele responde

Se n gostou do q disse da um dislike mais n enchi o saco vei,pf!!

  • Posts no fórum: 33

16/dez/2014 11:42:01 via Web

Então galera , eu também não manjo inglês , porem pelo fato dele dizer Dead
achei que resolveria o hard brick pois ná descrição ele fala que tambem resolve se não estiver entrando em fastboot , apesar que podemos ver que o dele entra , percebi que mesmo ele retirando a bateria , e colocando o cabo micro usb , o celular deu sinal de carregando
ai ele fala Five minutes , algo sobre 5 minutos . Emfim galera o jeito e apelarmos pro MBM e esperar .

  • Posts no fórum: 32

16/dez/2014 11:52:18 via Web

olha no meu caso antes de tudo o meu tinha aparecido o icone da bateria com um sinal de interrogação quando o desliguei para poder fazer o processo pra voltar pra o kitkat.
o processo que eu fisso foi o seguinte galera voltei pra o kikat 4.4.3 depois coloquei para baixar atualização do kitkat4.4.4 ate ae tudo bem ele reiniciou e fez a instalação da atualização so que quando foi reiniciar ae nao ligou mais .. se eu apertar a tecla power + volume para baixo com ele conectado ele pisca o led, no notebook e reconhecido como qhsusb_balk.

  • Posts no fórum: 33

16/dez/2014 12:04:33 via Web

Ronivon Nascimento

olha no meu caso antes de tudo o meu tinha aparecido o icone da bateria com um sinal de interrogação quando o desliguei para poder fazer o processo pra voltar pra o kitkat.
o processo que eu fisso foi o seguinte galera voltei pra o kikat 4.4.3 depois coloquei para baixar atualização do kitkat4.4.4 ate ae tudo bem ele reiniciou e fez a instalação da atualização so que quando foi reiniciar ae nao ligou mais .. se eu apertar a tecla power + volume para baixo com ele conectado ele pisca o led, no notebook e reconhecido como qhsusb_balk.

o mesmo aconteceu comigo Ronivon quando conectado mostrava o driver QHSUSB_BULK , umas duas paginas atrás eu
expliquei pro usuario Jesuel como tem que fazer para instalar os drivers Riff Box Jtag
para o funcionamento de uma futura MBM , de uma olhada é preciso baixar alguns arquivos que postei o link , pois ele precisa ser reconhecido como Qualcomm HS-USB QDloader 9008 (COMXX)
ai agorá temos que esperár pacientemente o MBM 5.0 , porém você precisá desses drivers até para usar a ferramente MotoFlasher .

  • Posts no fórum: 33

16/dez/2014 12:11:55 via Web

Galera eu não sei se posso postar links aqui no androidpit , ainda sou novo
se não puder me corrijam , que eu edito , porém quero tomar liberdade para postar
um link com um tutorial , para as pessoas que sofreram Hard Brick, e tem duvidas em relação a MBM
pois muitos acham que é so baixar a mbm e usar não tem conhecimento do que é preciso fazer antes
pois no começo eu também era leigo no assunto , e não sabia que precisava instalar um driver para o QHSUSB_BULK .
Lembrando se eu estiver cometendo alguma infração postando Links externos me corrijam .

Tutorial Instalação driver QHSUSB_BULK / MBM
http://www.htcmania.com/showthread.php?t=799612#

  • Posts no fórum: 32

16/dez/2014 12:14:50 via Web

Giuliano Santos

Ronivon Nascimento

olha no meu caso antes de tudo o meu tinha aparecido o icone da bateria com um sinal de interrogação quando o desliguei para poder fazer o processo pra voltar pra o kitkat.
o processo que eu fisso foi o seguinte galera voltei pra o kikat 4.4.3 depois coloquei para baixar atualização do kitkat4.4.4 ate ae tudo bem ele reiniciou e fez a instalação da atualização so que quando foi reiniciar ae nao ligou mais .. se eu apertar a tecla power + volume para baixo com ele conectado ele pisca o led, no notebook e reconhecido como qhsusb_balk.

o mesmo aconteceu comigo Ronivon quando conectado mostrava o driver QHSUSB_BULK , umas duas paginas atrás eu
expliquei pro usuario Jesuel como tem que fazer para instalar os drivers Riff Box Jtag
para o funcionamento de uma futura MBM , de uma olhada é preciso baixar alguns arquivos que postei o link , pois ele precisa ser reconhecido como Qualcomm HS-USB QDloader 9008 (COMXX)
ai agorá temos que esperár pacientemente o MBM 5.0 , porém você precisá desses drivers até para usar a ferramente MotoFlasher .

Olha Giuliano Santos o meu reconhece desta forma, ja esta instalado os driver ele aparece no gerenciador de dispositivo eu usei esta ferramenta mais da erro no final da instalação,

  • Posts no fórum: 32

16/dez/2014 12:20:34 via Web

olha Giuliano Santos o pessoal diz que temos que esperar o arquivo da rom da lollipop oficial pra poder extrair a MCM-CI_5.0 e como isso sera instalado do celular um vez que o mesmo nem liga voce saberia me responder Giuliano Santos?

  • Posts no fórum: 33

16/dez/2014 12:24:14 via Web

O erro que da no final e esse ?
se for é o erro que todos nós temos , pois a versão do MBM não é corretá
tem que ser do Lollipop 5.0 , temos que esperar lançar

image