O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

Confira 10 dicas de uso para o Moto G!

Atualizado: Lista de dicas atualizada

Escrito por: Lia Martos — há 1 mês

O Moto G foi lançado em  2013, porém continua sendo um dos queridinhos do Brasil. O que sempre chamou a atenção quando falamos do Moto G é o seu custo/benefício. Abaixo, você confere 10 dicas e truques de uso do Moto G 2013 que podem tornar a sua experiência com o dispositivo ainda mais legal.

1. Ampliar a memória do Moto G com USB

Definitivamente, um dos pontos fracos do Moto G é a sua capacidade de armazenamento. Existem duas versões deste dispositivo, com 8 e 16 GB de armazenamento interno e 1GB de memória RAM , no entanto, este terminal não tem entrada para cartão SD, como acontece com todos os dispositivos com o selo do Google. Em princípio, não encontraremos problemas com a capacidade de armazenamento do Moto G, mas com o tempo, se você baixar um monte de aplicativos ou jogos que ocupam muito espaço, sim, vai precisar de alguns Megas a mais. O próprio Google forneceu alternativas para este problema.

AndroidPIT moto g 2013 8966
A entrada para USB do Moto G.! / © ANDROIDPIT

A solução vem na forma do USB. Felizmente, Moto G tem um tipo de USB que permite o uso de acessórios compatíveis com o padrão On The Go. Trata-se de uma extensão do padrão USB que permite a interligação de diferentes dispositivos ou acessórios. Com o USB OTG no Android, os dispositivos podem operar com teclados ou mouses (veja aqui um tutorial), mas também com HDs externos, pendrives, etc. Assim, podemos usar um pendrive USB para aumentar a memória Moto G, extrair ou incluir arquivos como fotos, músicas ou vídeos.

2. Configurar o Smart Lock

O Android Lollipop traz uma nova opção de segurança para os usuários, o Smart Lock. Ao parear um novo dispositivo via Bluetooth ou NFC, uma notificação irá perguntar se você gostaria de torná-lo um "dispositivo confiável". Isso significa que você poderá desbloquear seu dispositivo sem a necessidade de senha quando estiver pareado com seu fone de ouvido Bluetooth, smartwatch ou caixa de som portátil.

Para acessar tal recurso, vá até Configurações > Segurança > Tela de bloqueio > e defina um bloqueio de tela seguro (padrão, PIN ou senha). Depois disso, você estará habilitado a usar o Smart Lock, na sessão "Avançadas" selecione  "Agente de confiança"; confirme seu PIN e habilite o recurso oferecido pelo Google. 

Moto g smartlock
Função Smart Lock no Moto G! / © ANDROIDPIT

3. Mudar o papel de parede

Se quiser utilizar os papéis de parede que a Motorola disponibilizou para o Moto G, você deve entrar em “Configurações” e depois em “Tela”. Aí você terá a opção de selecionar as fotos da sua própria galeria ou panos de fundo normais ou animados (live wallpapers) da Motorola, alguns bem divertidos. Além disso, a Play Store ainda traz diversos apps para você personalizar o seu Moto G (veja aqui a nossa galeria). Só tenha em mente que os papéis de parede animados irão aumentar o consumo de bateria do seu dispositivo.

4. Fazer uma captura de tela

Uma imagem vale mais que mil palavras. Às vezes não há maneira mais eficaz de compartilhar informações do que uma imagem. O que seria os nossos artigos e tutoriais sem os screenshots? Em muitos dispositivos, como os da Samsung, fazer um screenshot é geralmente muito simples, mas o processo pode mudar, dependendo do modelo. Vou explicar os passos simples que você tem que seguir para fazer uma captura de tela para o Moto G:

Tudo que você tem de fazer é pressionar e segurar o botão de ligar/desligar e volume para baixo até ouvir o som do obturador da câmera . Para exibir a imagem após a captura, basta acessar a galeria, na categoria " Screenshots".

5. Acessar a busca do Google da tela de bloqueio

Normalmente a tela de bloqueio não oferece opções ou atalhos. No entanto, a tela de bloqueio do Moto G oferece um recurso interessante. Se você clicar no círculo pontilhado bem abaixo da tela, aparecerá a opção de ir diretamente para a busca do Google, algo muito prático, na minha opinião.

moto g google1
Atalho direto para o google! / © ANDROIDPIT

6. Acesso ao menu de configurações rápidas

Para acessar o menu de configurações rápidas a partir da tela inicial basta desliza-la de cima para baixo usando dois dedos. A partir de um primeiro deslize com um só dedo aparecerá o menu de notificações onde você pode ver qualquer tipo de notificação como emails, mensagens, documentos baixados ou atualizações realizadas, e com mais um deslize com um dedo você chega ao menu de configurações rápidas que vai facilitar muito a sua vida.

moto g configuracoes
O caminho mais rápido para as configurações do Moto G! / © ANDROIDPIT

7. Desbloquear as configurações avançadas da câmera

Os desenvolvedores do fórum do XDA deram um presente aos proprietários do Moto G da primeira e da segunda geração: agora você pode desbloquear as configurações avançadas da câmera no aplicativo da Motorola e melhor ainda, o processo pode ser realizado com e sem acesso root.

Se você utiliza a ROM oficial do aparelho, este pode ser um recurso bastante útil. Além disso, tenha em mente que este é um aplicativo extra, ou seja, como o atual app da câmera não será substituído, você pode continuar usando o software original da Motorola.

Camera moto g configuracoes avancadas android w628
Clicando na joaninha, você terá então acesso às configurações avançadas da câmera do Moto G! / © ANDROIDPIT

Depois de instalar o software, ao acessar as configurações da câmera, você verá uma joaninha, como mostrado na imagem abaixo, no canto inferior direito. Basta clicar nela e uma lista com as configurações avançadas irá aparecer na sua tela. 

A ideia aqui é melhorar as imagens que você captura com a câmera do aparelho, de forma manual, utilizando as configurações pré-estabelecidas.

Faça o download do software

8. Adicionar arquivos às mensagens de texto

O aplicativo de mensagens que vem pré-instalado no Moto G permite opções muito interessantes para elaborar as suas mensagens de texto. Se clicarmos no ícone de clipe do canto superior direito, não só podemos inserir imagens da galeria como também feitas imediatamente pela câmera. Além disso, clicando no menu (os três pontinhos verticais ao lado do clipe), podemos inserir um assunto à nossa mensagem.

moto g mensagem
As opções do aplicativo nativo de mensagens. / © ANDROIDPIT

9. Realizar buscas por voz

Este é um novo recurso que o Google adicionou ao seu motor de busca e tem atraído mais atenção entre os usuários e jornalistas de tecnologia. A partir do Moto G também podemos realizar buscas por voz, sem necessidade de incluir qualquer texto. Para fazer isso, basta clicar no microfone que aparece tanto na barra de pesquisa da tela inicial como no aplicativo de pesquisa do Google e pronunciar o que queremos buscar. Saiba mais sobre a busca de voz do Google aqui.

moto g microfone1
A pesquisa de busca do Google! / © ANDROIDPIT

10. Abrir várias janelas do navegador

Entrando no Chrome, obviamente o navegador nativo do Moto G, temos a opção de abrir várias guias ao mesmo tempo e trocar de uma para outra com a maior facilidade. Basta clicar no ícone de quadrados ao lado do menu de três pontos verticais. As guias já abertas aparecerão também verticalmente e você poderá passar de uma a outra.

moto g chrome
A visão geral das guias do navegador! / © ANDROIDPIT

Vale lembrar que o aparelho já foi foi lançado com a Jelly Bean, recebeu o KitKat, todas as versões do Lollipop e, aparentemente, vai parar por aí no que depender da Motorola.

Artigos relacionados:

E você, conhece outra dica de uso do Moto G? Compartilhe suas sugestões nos comentários abaixo!

Apaixonada por tudo que é novo, tecnologia, cultura e por este mundão. Tropeçando pelo mundo desde 2009 e curtindo cada momento. Viciada em Youtube e tutoriais e aprendendo todos os dias um pouco mais sobre o amplo universo Android.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Valdek Waslan Oliveira há 1 mês

    porque todas as pessoas que já sabem alguma coisa sempre pensam que todos sabem ou que os outros já nascem sabendo e por isso julga a coisa inútil? Será que essas pessoas não pensam que, por exemplo, novas pessoas que nunca viram àquilo podem estar entrando naquele assunto pela primeira vez? Estranho isso, não?

  • Danilo Ferreira de Carvalho há 1 mês

    Poucos aparelhos de 2013 tem desempenho como esta belezinha ai! Conheço pessoas que usam ele até hoje, e não deve muita coisa em relação a aparelhos mais atuais, exceto câmera. O Android 5.1 deu uma sobrevida muito boa a ele. Excelente trabalho da Google-Motorola! E que a Lenovo-Motorola continue nos mesmos rumos!

77 Comentários

Escreva um comentário:
  • muito bom essas dicas ai valeu manda mas novidades ai sobre o moto g 2

  • Dica importante para quem é fanático em jogos bom para smartphone estádio mobogenio através desse aplicativo Você para download de jogos exclusivos para smartphone Android ou tablet o que acontece esse esse aplicativo Mobogenie se abaixa jogos super bom tempo Novo calf Duty montouro a dica fica aí

  • O meu MotoG hoje deu defeito no fone de ouvido a pessoa me ligava e eu não escutava ela falando mas através do WhatsApp e do Facebook eu escutava chamadas um colega meu me passou uma dica de usar uma tela especial de configuração do Motor G através dessa tela especial eu consegui ativar função de voz estava desativada no meu Moto G ficou legal voltei a fazer ligação escutar as pessoas me ligando boa sorte pra você como se dá esse defeito se você for pagar para resolver esse defeito mas gostando nada nada r$ 120

  • Meu Moto G 2a.Ger 2014 estou muito satisfeito com ele, estou com Android 6, rodando perfeito, bateria 24 horas, consigo transmitir para TV sem nenhuma dificuldade, sempre organizo minhas aplicações, as vezes jogo e roda bem, não tenho interesse em trocar.
    Sempre acompanho os posts referente ao Moto G, dicas, orientações, vejo as prioridades e me atende.

  • parece que o moto g 2014 foi abandonado pela motorola. Cade a atualizacao para marshmallow?

  • Meu querido Moto G... Ainda sinto muito a sua falta desde que te larguei... Eu só era um novato não entendia poha nenhuma desse negócio de Android... Desde daí só tive experiência horrível com outro smartphones! Estou até pensando em comprá lo de novo! Infelizmente a Motorola não vai te atualizar, mas diante de root e das cutoms roms o que isso importa?

  • olha, nada de novo mesmo. o que não entendo é não lançarem o android 6 pra ele, já que o g2 tem a mesma config de ram e processador, e o cyanogen rola mais fluido que o lollipop. A apple pode ter o defeito que for, seja preço ou limitações de customização, agora, seus telefones recebem atualizações por 5 anos, não por 1 ou 2. nisso todas as fabricantes de telefones android são umas sacanas.

  • 11° dica : Compre um e fique pentelhando no Androidpit falando, "quando sai para Moto G? ; Meu Moto G é melhor! ; funciona no Moto G? " 😂

  • só meu que não pega USB on the go no lollipop, antes pegava no KitKat

  • meu moto g 2013 nao ta atualizando dis q ja ta mas nao ta .. ainda ta na versao 4.4.4 sendo q ja atualizei o app de atualização motorola

  • boa

  • Acabei de comprar um smartphone samsung galaxy s5 New edition duos dia 07/12 pelo site na loja Extra e o mesmo apresenta problema no botão de voltar, ou seja, não funciona sensível, só quando preciono com uma certa força, alguém pode me ajudar ou esse defeito é de fábrica e tenho que trocar, apesar que ainda estou no prazo de sete dias.

    • Esse botão de voltar da Samtunga é capacitivo; pede condução elétrica do dedo —assim como o resto da tela—, e não uma força mecânica (tipo o botão home).

      Então TROQUE antes dos 7 dias.

  • tentar esse esquema da camera no moto g 3 tbm :3

  • alguém testou no moto g3?

  • Basicamente oq TODOS os outros Android atuais fazem

  • Matéria inútil.

    • porque todas as pessoas que já sabem alguma coisa sempre pensam que todos sabem ou que os outros já nascem sabendo e por isso julga a coisa inútil? Será que essas pessoas não pensam que, por exemplo, novas pessoas que nunca viram àquilo podem estar entrando naquele assunto pela primeira vez? Estranho isso, não?

      • Não há nada de estranho nisso, Valdek.

        Pois eu, você, ele, a autora, os editores, os leitores do site e as sogras do Neymar somos TODOS gente metida, cada um c/ sua dose individual de preguiça intelectual, ignorância e arrogância. A diferença é que alguns gerenciam melhor a cota de presunção que Deus nos deu; esses são os que poupam nosso saco quando não têm NADA a dizer.

        E outros... não têm senso de ridículo.

  • não sabia que tinha como salvar captura de tela no moto g 😂😂😂 "ironia nível hard"

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi