X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

10 dicas de uso para o Moto G

Alejandro Alonso Nieto
18

Ele é o dispositivo do momento, e um dos destaques de 2013: o que mais chama a atenção quando falamos do Moto G é o seu preço baixo, mas o aparelho também traz funções bem interessantes, que normalmente só vemos em high ends. Confira aqui 10 dicas e truques para tornar a sua experiência com o dispositivo ainda mais legal.

motorola moto g 4
© AndroidPIT

1. Mudar do seu smartphone antigo para o Moto G

A Motorola quis facilitar ao máximo o trabalhoso processo de transferência de dados do seu smartphone antigo para o novo (no caso, o Moto G). O dispositivo conta com um aplicativo pré-instalado chamado "Migração Motorola", e com ele você pode fazer a transferência com alguns cliques (veja o tutorial aqui). Além de app nativo, o Migração Motorola também está disponível na Google Play, para que você baixe em seu celular antigo.

blnd
Migrar os seus dados para o Moto G é bem simples. / © AndroidPIT

2. Ampliar a memória do Moto G com USB

Definitivamente, um dos pontos fracos do Moto G é a sua capacidade de armazenamento. Existem duas versões deste dispositivo, com 8 e 16 GB de armazenamento interno e 1GB de memória RAM , no entanto, este terminal não tem entrada para cartão SD, como acontece com todos os dispositivos com o selo do Google . Em princípio, não encontraremos problemas com a capacidade de armazenamento do Moto G, mas com o tempo, se você baixar um monte de aplicativos ou jogos que ocupam muito espaço, sim, vai precisar de alguns megas a mais. O próprio Google forneceu alternativas para este problema.

A solução vem na forma do USB. Felizmente, Moto G tem um tipo de USB que permite o uso de acessórios compatíveis com o padrão On The Go. Trata-se de uma extensão do padrão USB que permite a interligação de diferentes dispositivos ou acessórios. Com o USB OTG no Android, os dispositivos podem operar com teclados ou mouses (veja aqui um tutorial), mas também com HDs externos, pendrives, etc. Assim, podemos usar um pendrive USB para aumentar a memória Moto G, extrair ou incluir arquivos como fotos, músicas ou vídeos.

blnd
A entrada para USB do Moto G. / © AndroidPIT

3. Mudar o papel de parede

Se quiser utilizar os papéis de parede que a Motorola disponibilizou para o Moto G, você deve entrar em “Configurações” e depois em “Tela”. Aí você terá a opção de selecionar as fotos da sua própria galeria ou panos de fundo normais ou animados (live wallpapers) da Motorola, alguns bem divertidos. Além disso, a Play Store ainda traz diversos apps para você personalizar o seu Moto G (veja aqui a nossa galeria). Só tenha em mente que os papéis de parede animados irão aumentar o consumo de bateria do seu dispositivo.

4. Fazer uma captura de tela

Uma imagem vale mais que mil palavras. Às vezes não há maneira mais eficaz de compartilhar informações do que uma imagem. O que seria os nossos artigos e tutoriais sem os screenshots? Em muitos dispositivos, como os da Samsung, fazer um screenshot é geralmente muito simples, mas o processo pode mudar , dependendo do modelo. Vou explicar os passos simples que você tem que seguir para fazer uma captura de tela para o Moto G:

Tudo que você tem de fazer é pressionar e segurar o botão de ligar/desligar e volume para baixo até ouvir o som do obturador da câmera . Para exibir a imagem após a captura, basta acessar a galeria, na categoria " Screenshots".

5. Acessar a busca do Google da tela de bloqueio

Normalmente a tela de bloqueio não oferece opções ou atalhos. No entanto, a tela de bloqueio do Moto G oferece um recurso interessante. Se você clicar no círculo pontilhado bem abaixo da tela, aparecerá a opção de ir diretamente para a busca do Google, algo muito prático, na minha opinião.

mtg6
A busca do Google diretamente da tela de bloqueio. / © AndroidPIT

6. Acesso ao menu de configurações rápidas

Ter que abrir o menu para acessar a tela com todos os ícones de aplicativos, encontrar "Configurações" e acessar a categoria requerida pode ser muito tedioso, especialmente no início, quando estamos começando a usar um novo dispositivo e precisamos configurar um grande número de coisas. No entanto, os menus de dispositivos Android sempre oferecem atalhos que estão muitas vezes no topo da tela. No Moto G,basta deslizar o dedo de cima para baixo e com isso abrir a barra superior. Em seguida clique no ícone no canto superior direito da tela. Por fim, clique em “Configurar” e você pode ajustar seu celular de forma rápida.

mtg9
O caminho mais rápido para as configurações do Moto G. / © AndroidPIT

7. Acessar as opções da câmera

Apesar de ter sido muito criticada, acho que a câmera do Moto G oferece resultados aceitáveis graças à sua resolução de 5 megapixels. As fotos em geral oferecem uma boa resolução, contraste e representação de cores. No entanto, se quisermos fazer ajustes para cada situação de luz específica, por exemplo, a câmera oferece um menu que está um pouco escondido, mas é fácil de abrir. Depois de ter acessado o aplicativo da câmera, basta deslizar o dedo da esquerda para a direita para acessar o menu, e escolher os modos no menu em meia-lua que aparecer. Por outro lado, deslizando o dedo da direita para a esquerda leva você diretamente para a galeria de fotos.

mtg2
O menu em meia-lua da câmera. / © AndroidPIT

8. Adicionar arquivos às nossas mensagens de texto

O aplicativo de mensagens que vem pré-instalado no Moto G permite opções muito interessantes para elaborar as suas mensagens de texto. Se clicarmos no ícone de clipe do canto superior direito, não só podemos inserir imagens da galeria como também feitas imediatamente pela câmera. Além disso, clicando no menu (os três pontinhos verticais ao lado do clipe), podemos inserir emoticons ou acrescentar um assunto à nossa mensagem.

mtgg1
As opções do aplicativo nativo de mensagens. / © AndroidPIT

9. Realizar buscas por voz

Este é um novo recurso que o Google adicionou ao seu motor de busca e tem atraído mais atenção entre os usuários e jornalistas de tecnologia. A partir do Moto G também podemos realizar buscas por voz, sem necessidade de incluir qualquer texto. Para fazer isso, basta clicar no microfone que aparece tanto na barra de pesquisa da tela inicial como no aplicativo de pesquisa do Google e pronunciar o que queremos buscar. Saiba mais sobre a busca de voz do Google aqui.

mgg
A pesquisa de busca do Google. / © AndroidPIT

10. Abrir várias janelas do navegador

Entrando no Chrome, obviamente o navegador natico do Moto G, temos a opção de abrir várias guias ao mesmo tempo e trocar de uma para outra com a maior facilidade. Basta clicar no ícone de quadrados ao lado do menu de três pontos verticais. As guias já abertas aparecerão também verticalmente e você poderá passar de uma a outra.

mtg
A visão geral das guias do navegador. / © AndroidPIT

E você, conhece outra dica de uso do Moto G? Compartilhe conosco nos comentários!

Tópicos relacionados

Continue a conversa aqui!

Artigos relacionados

Notícias / Hardware
16 há 2 dias

Rumor: Motorola pode lançar Moto G Ferrari e Moto G LTE

Notícias / Dicas e Curiosidades
13 Há 6 horas

Motorola manterá Android puro nos próximos dispositivos

Notícias / Hardware
40 há 1 semana

Motorola pode lançar smartphone de gama baixa em maio

Notícias / Hardware
26 há 1 semana

Confirmado: bateria do Moto G tem autonomia maior do que a de smartphones premium

Notícias / Hardware
27 há 2 dias

Motorola Moto E: o novo low-cost com TV digital

Notícias / Aplicativos
17 há 3 semanas

Como personalizar o seu Moto G

Notícias / Dicas e Curiosidades
30 há 3 semanas

Motorola lança animação especial para Moto G e Moto X

Comentários

Escreva um comentário:
  • wallace reis há 4 meses Link

    gostaria de saber como faco para enviar musica pelo whatsapp, moto x, a opcao de arquivos de audio nao aparece , somente a opcao de gravar um audio .

    0
    0
  • Yuhara há 4 meses Link

    Muito bonito o moto G, o mais chato que só tem versões de 8 a 16gb, poderia ter a versão de 32gb e 64gb..

    0
    0
  • Junior Smartphones há 4 meses Link

    A dica 6, está desatualizada. Na verdade, se você deslizar um dedo para baixo, abre a área de notificação, e lá, realmente, é necessário clicar no ícone de configuração indicado. Mas se você deslizar para baixo dois dedos juntos, então abrirá automaticamente a área de configurações. Experimentem!

    2
    0
    • Anderson Silva há 3 meses Link

      Ótima dica, cara! Eu não sabia que o uso de dois dedos seria capaz alterar a barra de notificações do dispositivo desse modo. Valeu!

      0
      0
    • Fernando Garcia há 2 meses Link

      Mandou muito bem nesta dica Junior. Eu não via o porque também de ter que abrir a barra de notificações e só depois clicar para ir no que realmente interessa, que são os dados móveis, bluetooth e wi-fi.

      0
      0
  • Joaquim há 4 meses Link

    achei esta matéria um tanto desnecessária e mal-feita! a maioria dos recursos descritos contém em basicamente todos os smartphones do mercado! daria bem para compactar em 5 dicas MAS o redator estava só é pensando nas visitas e comentários em vez de ser algo útil e consistente

    1
    0
  • Wesley Souza há 3 meses Link

    A camera do moto G não tem temporizador. Ou pelo menos eu não o encontrei!

    1
    0
    • ansuleonel há 3 meses Link

      É cara essa foi uma das coisas que mais revirei, com um menu tão simples que ele foi fácil notar ausência dela.

      0
      0
  • Joice Olyntho há 3 meses Link

    gente n consigo colocar o radio em auto falante. alguem me ajuda?

    0
    0
    • ansuleonel há 3 meses Link

      Não existe essa opção no MotoG infelizmente nem com a ultima atualização, surgiu tal opção.

      0
      0
  • ansuleonel há 3 meses Link

    Uma das coisas que não curti na referida barra de notificação foi na questão dos atalhos para conectar as redes de dados, não basta apenas clicar no icone do SIM da operadora e conectar a rede escolhida (no caso do Dual SIM Colors), tem que acessar o menu dela de configurações e só assim selecionar a tal rede.

    Eu utilizei a versão 4.3 com Cyanogen e achei bem prático, senti falta dessa opção.

    0
    0
  • Priscila Santos há 3 meses Link

    Queria saber se tem como colocar uma música como toque nesse celular, pq eu já tentei, mas não consegui.

    0
    0
    • Rafael Estevan há 2 meses Link

      Priscila, baixe o PowerAmp (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxmpz.audioplayer)
      Além de um dos melhores players gratuitos, ele ainda te dá a opção de colocar a música que está tocando como Ringtone do celular. Só não consegui colocar musicas com mais de 50 MB

      Outra opção é conectar o celular ao PC e criar uma pasta 'Ringtone' em sua raíz, caso não exista. Aí é só jogar uma musica lá que aparece depois como ringtone

      0
      0
  • Ney Fernando há 1 mês Link

    Nao consigo deixar minha foto d papel de parede parada na tela td vez q movo ela vai junto e nao consigo resolver esse problema alguem sabe me dizer oq fazer

    0
    0
    • Simone Araujo há 1 semana Link

      Ney Fernando voc vai na galeria escolhe sua foto
      E então toque a tela com seu polegar e indicador afastados e une os dois dedos a fim de a imagem diminuir.. Quando estiver diminuído ao máximo voc concluí. Então sua foto não ira mais se mover ao tocar na tela..
      Esperoo teer ajudadoo' ;)

      0
      0
  • Anderson Souza de Oliveira há 4 dias Link

    Não consigo colocar fotos nos meus contatos faço o procedimento corretamente e quando click em concluir abre uma janela dizendo sua edição de fotos não foram salvas meu aparelho é motog

    0
    0

Author
42

[KERNEL][CM/AOSP] RenderKernel