O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

7 min para ler 124 Compartilhado 1.098 Comentários

Moto G4 Play atualiza e passa a contar com a versão 7.1.1 do Android

A série Moto G é bastante popular no Brasil, com muitos usuários das diferentes versões do aparelho. Os modelos dessa série são conhecidos por receber atualizações do sistema operacional com frequência, logo após a liberação oficial das novas versões da plataforma pela Google. Atualização: Moto G4 Play recebe atualização para a versão 7.1.1 do Android. Confira os detalhes desta atualização aqui.

Destacar mudanças recentes

Pegue um atalho

Linha Moto G: versões do Android 

  Android 5.1 Android 6.0 Android 7.0 Android 7.1.1
Moto G5 Plus - - fábrica Sim
Moto G5 - - fábrica Sim
Moto G4 Play - Sim Sim Sim
Moto G4 Plus - Sim Sim Sim
Moto G4 - Sim Sim Sim
Moto G Edição Turbo Sim Sim Não Não
Moto G 2015 Sim Sim Extraoficial Não
Moto G 2014 Sim Não Não Não
Moto G 4G Sim Não Não Não
Moto G 2013 Sim Não Extraoficial Não

Moto G5/ Moto G5 Plus (2017) - Atualização Android

A Motorola está liberando um novo update do sistema operacional do Moto G5 Plus que muda a versão para NPN25.137-67 e ocupa aproximadamente 215 MB. De acordo com os usuários do Fórum da Lenovo, a principal melhoria foi feita em relação a recursos como áudio e vídeo. Também tivemos otimizações em relação aos dados de tráfego e o ícone do VoLTE, que aparecia na barra de status dá lugar ao ícone de 4G.

No entanto, já tivemos um update para otimização no áudio e vídeo dos modelos G5 Plus, em março, que modificava a versão para NPN25.137-33 e pesava 280MB. Esta atualização começou na Índia e deverá chegar para outras regiões, talvez no Brasil, nas próximas semanas.

moto g5 plus update
Novo update chega ao Moto G5 Plus / © Lenovo Forum

Atualização do sistema operacional para Nougat: a série Moto G5 foi anunciada durante o MWC 2017 e já saiu de fábrica rodando com Android 7.0 Nougat. Apesar desta ser a versão mais recente da plataforma Android, o software mais atual é o Android 7.1.2. Ainda não existe previsão de quando a Motorola vai liberar este update para o Moto G5 ou Moto G5 Plus.

Moto G4/ Moto G4 Plus/ Moto G4 Play - Atualização Android 

Moto G4 Play atualiza para Android 7.1.1 Nougat: a Motorola havia afirmado que o Moto G4 Play receberia a atualização para Android Nougat em junho. Nesta semana, a fabricante manteve sua palavra e o aparelho começou a receber o update para a versão mais recente do sistema depois do Android 7.1.2. A atualização começou primeiro no Brasil. O novo software ocupa 640MB e traz o patch de segurança do mês de junho.

A série Moto G4 começou a ser atualizada para Android Nougat em dezembro, contudo, o update foi suspenso pela Motorola e retomado apenas em janeiro de 2017.

Moto G4 Play
Moto G4 Play começa a receber update para a versão 7.1.1 do Android / © TechDroider

Moto G 2015/ Moto G3 Edição Turbo - Atualização Android

Atualização do Moto G 2015 para Android 7.0 Nougat: apesar do Moto G de terceira geração não receber o Android Nougat oficialmente, os desenvolvedores da XDA vêm trabalhando para levar a atualização para o máximo de dispositivos possíveis e o Moto G 2015 foi um dos primeiros a recebê-la.

A ROM, traz uma mescla do código aberto do Google (AOSP) com outros recursos. O responsável pelo desenvolvimento incluiu até o "modo noturno", que torna a visualização do conteúdo no escuro mais fácil. Esta ROM ainda está em fase de testes, mas algumas de suas funções já estão ativas, como: SMS, conexão Wi-Fi, câmera, chamadas, Bluetooth e navegação na internet.

Algumas funções ainda estão instáveis e a ROM não é compatível com o modelo dual-SIM do dispositivo. Para testar o Android Nougat no Moto G 2015 basta baixar a ROM aqui.

Atualização do Moto G 2015 para Android 6.0.1 Marshmallow: o novo update do software do Moto G3 para a versão 6.0.1 do Android ocupa 371.4MB e chegou OTA (Over-the-Air). A última atualização do aparelho para a versão final do Android 6.0 ocupava aproximadamente 451 MB.

Atualização do Moto G Edição Turbo para Android 6.0 Marshmallow: a versão Turbo do Moto G de terceira geração também já roda com a versão Android 6.0 Marshmallow. O último update do software, no entanto, foi para Incluir as atualizações do Boletim Mensal de Segurança Android.

motogturboteaseropcional
Moto G Edição Turbo já não é mais comercializado / © AndroidPIT

Moto G 2014 - Atualização Android

Atualização do sistema operacional para Nougat: O Moto G 2014 não receberá a atualização do sistema operacional para Android Nougat de forma oficial.

Atualização do sistema operacional para Marshmallow:  o Moto G 2014 foi um dos dispositivos da Motorola que recebeu o Marshmallow durante o primeiro bimestre de 2016. O último update do aparelho foi para o Android 6.0 Marshmallow, que chegou aos proprietários do modelo no dia 10 de fevereiro. O software pesava cerca de 471 MB e está disponível via OTA para download.

motog20146
O Moto G 2014 já recebeu o Android 6.0 Marshmallow / © Rodrigo Xavier e Anderson Lopes

Moto G (2013) - Atualização Android

Atualização do sistema operacional para Nougat: O Moto G 2013 e o Moto G 4G não receberão a atualização do sistema operacional para Android Nougat de forma oficial. Portanto, a única maneira de conseguir levar o dispositivo para a mais recente versão do SO é por meio de ROMs customizadas.

A Lineage OS 14.1 desenvolvida para o modelo já está disponível e roda sem problemas no aparelho. O tutorial requer conhecimentos básicos de root, mas iremos ensinar o pessoa-passo da instalação para vocês.

Lineage OS 14.1 com Android Nougat para o Moto G 2013: a atualização para o Moto G 2013 chega pelas mãos da Lineage OS 14.1. Obviamente, não se trata de uma versão oficial da nova atualização do Android. Contudo, ainda é uma ótima notícia para os proprietários que já perdiam as esperanças de ter o Android Nougat rodando em seu dispositivo.

A instalação irá apagar todo o conteúdo do dispositivo, portanto, recomendamos que você faça o backup de suas informações previamente. Para desbloquear o Bootloader do aparelho, precisaremos antes do ADB e Fastboot instalados num computador com Windows. Ative também a depuração USB do dispositivo indo até o menu do desenvolvedor. Todos os arquivos para download e o tutorial dessa parte estão aqui:

Após a instalação anterior, precisará ser feito o desbloqueio do Bootloader. Nosssa equipe revisou este processo recentemente, portanto, acesse o artigo abaixo para fazer o desbloqueio:

O TWRP permitirá que a ROM seja instalada no dispositivo. Acesse esse link para baixar o arquivo referente ao seu modelo. Após a instalação, reinicie o dispositivo em modo de recuperação e instale a Lineage OS 14.1 para Moto G 2013. Para isso, basta salvar o arquivo em .zip baixado na raiz interna do armazenamento. Antes da instalação, lembre-se de fazer um "wipe data" e um "wipe cache" para que a partição do atual sistema seja formatada.

AndroidPIT Moto G Nougat 1590
Moto G 2013 rodando com a Lineage OS 14.1 / © AndroidPIT

Atualização do sistema operacional para Marshmallow: lançado em 2013, o Moto G 4G é a versão com LTE do Moto G 2013. Assim como seu predecessor, a última versão oficial que este dispositivo recebeu foi o Android 5.1 Lollipop. O update foi disponibilizado via OTA durante o mês de abril de 2015.

Atualização do sistema operacional do Moto G 4G para Nougat: para contar com o Nougat no Moto G 4G, no entanto, é possível usar uma ROM alternativa. Você pode seguir o tutorial que preparamos com a instalação da Lineage OS para o Moto G 2013, contudo, a ROM do Moto G 4G é o arquivo que está hospedado neste link.

Quando o update OTA chega para o seu Moto G

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o update oficial começou a ser liberado em primeiro lugar para modelos rodando com o software de varejo. Para conferir se o seu dispositivo pode receber o update, acesse Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema > Verificar.

E aí, seu Moto G já foi atualizado para Android Nougat?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre as atualizações recentes do software da linha Moto G. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

124 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Deivis Schuman há 11 meses

    Quem comprava aparelhos da Lenovorola(Assim como diz o brother Andreu Magnata) por causa da rapidez das atualizações, já pode começar a rever os critérios!

  • Leandro Marques há 11 meses

    Já era de se esperar, a Lenovo não atualizou nem os próprios smarts que levam sua marca, o K5 foi completamente abandonado, imagina os Moto G4....

  • Claudio R. 28/set/2016

    Pelo menos o meu G4 Plus vai receber o Nougat e O...
    Mas a Lenovo tá pisando na bola com os outros smartphones da linha Moto 👎
    Já está havendo demissões de funcionários na Motorola li na Olhar Digital

  • Ronaldo há 6 meses

    Precisei levar três vezes para trocarem a tela, quando o fizeram, ferraram a câmera. Joguei o aparelho lá pela quarta vez e fui no reclame aqui. Resultado: A motorola me enviou o moto z play. Esse sim, eu recomendo!

  •   44
    ALCIDES 8/dez/2016

    Legal, porque eu acabei de comprar um pro namorado da minha filha.

1.098 Comentários

Escreva um comentário: